03 abril 2008

Um outro olhar - A Face Esotérica da Cultura Portuguesa

Terá lugar no próximo dia 8 de Abril, terça-feira, pelas 18,30 h, na Sala do Arquivo dos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Lisboa (Praça do Município), a sessão de lançamento do novo livro de José Manuel Anes, Um outro olhar - A Face Esotérica da Cultura Portuguesa.

A apresentação da obra estará a cargo da Professora Doutora Helena Barbas, docente da Universidade Nova de Lisboa e crítica literária do semanário Expresso, e do Professor Doutor Paulo Pereira de Almeida, docente do ISCTE.

José Manuel Anes foi Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal / GLRP entre 2001 e 2004 e é titular de um valoroso currículo profano, maçónico e bibliográfico, sendo um criminalista reconhecido, antropólogo das novas religiões e estudioso das antigas espiritualidades.

José Manuel Anes é um dos defensores do urgente resgate do imaginário adormecido em Portugal para reencontrar novos desígnios para este terceiro milénio. Na primeira pessoa, apresenta-nos esse seu «outro olhar», ao mesmo tempo que faz a ponte e aborda sem tabus temas actuais e polémicos. Um dos mais importantes é o papel de Portugal no contexto internacional, que deve ser, sobretudo, de mediação entre países, fomentando o diálogo e o entendimento. Talvez esteja aí algo da ideia do Quinto Império. Completa esta obra uma série de artigos do autor que, pela sua importância história para o tema, ali são compilados. (texto retirado da referência ao livro no sítio da sua editora, Ésquilo)

Para atiçar a curiosidade dos leitores do blogue, aqui fica um pequeníssimo excerto do livro:

«Imaginariamente, sou [um mago]. Todos somos, mesmo o humilde pastor da Serra da Estrela ou o analfabeto, todos somos magos. Acho que este imaginário é absolutamente indispensável. Nunca conseguiria ser apenas um químico


«[O objectivo da criação da alquimia] é o Homem sentir-se o criador do universo, ou pelo menos co-criador - e também criador de si próprio, como escreveu Pessoa.»


José Manuel Anes


Na mesma sessão, será também apresentada a 3.ª edição, revista e aumentada, de uma outra obra de José Manuel Anes, Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos. Sobre esta obra, escreveu, no seu prefácio, Paula Cristina Costa:

«José Manuel Anes oferece-nos um estudo detalhado e rigoroso, com toda a credibilidade científica que já lhe é conhecida, aliada à sua hábil – e rara! – neutralidade na exposição destas matérias. (...)

Através da leitura deste estudo de José Manuel Anes, sentimos reforçada a ideia de que a apetência por parte de Pessoa para as questões esotéricas – hermetismo, alquimia, cabala, misticismo, magia, gnosticismo, mediunismo, astrologia, maçonaria, templarismo, rosa-crucianismo, teosofia, etc. – não se desenvolve de todo como um mero pré-texto para a sua criação literária, i.e., uma mera apropriação de temas esotéricos para ilustrarem tematicamente a sua obra poética, mas muito pelo contrário, o recurso ao esoterismo parece ser o verdadeiro modo de ser, a verdadeira vivência da sua vida e da sua obra poética.»

No final da sessão será servido um Porto de Honra. E, ao longo de toda ela, José Manuel Anes, como é seu hábito, espalhará a sua contagiante simpatia. O que é mais uma excelente razão para ir à sessão de lançamento do novo livro e da nova edição.

Rui Bandeira

Sem comentários: