18 abril 2008

O pote

A historieta que deixo para reflexão este fim de semana tem sido tão divulgada que dificilmente não terá já sido lida por si. Mas é sempre bom relembrar uma boa estratégia para a vida. E, como quem conta um conto acrescenta um ponto, para além de, como habitualmente a adaptar à minha maneira, lá para o finalzinho sempre acrescento um "pontinho" da minha laia...

Um professor, diante da sua turma de matemática, sem dizer uma palavra, pegou num pote de vidro, grande e vazio, e encheu-o com bolas de golfe. Em seguida, perguntou aos alunos se o pote estava cheio. Todos disseram que sim!

Então o professor pegou numa caixa de berlindes e esvaziou-a para dentro do pote. Os berlindes encheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar se o pote afinal agora é que estava cheio. Todos os alunos disseram que sim!

Então o professor pegou numa caixa de areia e esvaziou esta para dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam. O professor perguntou seguidamente aos alunos se finalmente era agora que o pote estava cheio. Uma hesitação de dúvida perpassou pelos alunos, mas, não vendo como pudesse colocar-se algo mais dentro dele, todos acabaram por dizer novamente que sim!

Sorrindo, o professor pegou então numa chávena de café e, cuidadosamente, deitou o líquido para dentro do pote, humedecendo a areia.

Os estudantes, três vezes logrados, riram da situação. Então o professor explicou:

- Quero que entendam que o pote simboliza a vida de cada um. As bolas de golfe são os elementos mais importantes: a família e os amigos. São indispensáveis para que a vida seja plena e feliz. Os berlindes são as outras coisas que também importam: o trabalho, a casa, o carro, a interacção social. A areia representa todas as pequenas coisas, quantas vezes supérfluas ou fugazes, que também preenchem a nossa vida. É importante que tenham sempre presente o que é realmente importante na vida. Se se encher primeiro o pote com areia, então não haverá mesmo lugar para as bolas de golfe, nem mesmo para os berlindes... O mesmo acontece nas nossas vidas: se gastarmos todo o nosso tempo e energia com as pequenas coisas, não conseguiremos arranjar lugar para o que é verdadeiramente importante. Haverá tempo e lugar para tudo, desde que se ocupem primeiro do que é realmente importante. O resto é apenas areia!

O professor calou-se. Então, um aluno levantou-se e perguntou o que simbolizava afinal o café.

Sorrindo, o mestre respondeu à esperada pergunta:

- Que bom teres-me feito essa pergunta! O café serve apenas para mostrar que, por muito ocupada que esteja a nossa vida, com cuidado e jeito sempre haverá lugar para tomar um café com um amigo...

E - acrescento agora eu - para escrever uns textos num blogue...
____________________________

E ainda para ser solidário com a Inês e, finalmente, gastar uns minutinhos para ver aqui como ajudar... e fazê-lo!

Rui Bandeira

1 comentário:

Dante Vitoriano Locatelli disse...

esse texto é baseado no livro Primeiro O Mais Importante
Por Stephen R. Covey