14 abril 2008

Mais do que duas mil palavras

Esta é a Inês, tal como se encontra actualmente.

Não publiquei antes esta imagem, porque não sabia se estava autorizado a fazê-lo. E o direito à imagem é para se respeitar. Mesmo quando se faz um apelo a favor do seu titular. Entretanto, recebi informação de que a imagem pode ser publicada. Aliás já o foi, pelo grupo de escoteiros a que a Inês pertence.

Uma imagem vale mais que mil palavras, dizem. Olhem então com atenção para esta imagem. Reparem como a Inês está presa à cadeira de rodas para não cair. Presos os pés. Presa pela cintura. Presa pelo tronco! Este é o estado actual da Inês. Mas, sobretudo reparem bem no sorriso com que, apesar de tudo, a Inês ainda consegue iluminar a sua face!!!

A Inês está assim - já o escrevi aqui - porque sofre de doença de Wilson, incapacidade de o seu fígado metabolizar o cobre que o corpo da Inês recebe, como sucede com todos nós, através dos alimentos. Tal levou a que, ao longo de doze anos, o cobre se acumulasse no seu fígado, até que este esgotou a sua capacidade para tal A partir daí, passou a acumular-se nos outros órgãos do seu corpo, em lento, mas com graves consequências, envenenamento. O cobre deposita-se no cérebro e causa paralisias. Daí o estado actual da Inês, aos treze anos.

Mas a Inês não foi sempre assim. Olhem para esta outra imagem da Inês, do seu passado:

A Inês atravessa um calvário que não necessita de adjectivos. Mas a Inês pode voltar a ser como era. Para tal, necessita de um transplante de fígado, que pode obter em Cuba. Deverá partir em Junho para aquele país. E espera-se que o transplante tenha êxito e permita a recuperação da Inês.

Lancei - e insisto hoje! - uma campanha de recolha de fundos para auxiliar a família da Inês a suportar as enormes despesas inerentes ao seu tratamento: serão viagens, será estadia prolongada, será fisioterapia, serão tratamentos e mais tratamentos, tem sido o custo de um medicamento para permitir que a Inês vá sobrevivendo e tenha hipótese de recuperar, importado especialmente dos Estados Unidos, pois só aí está disponível, será o transplante, e mais, e mais, e mais...

A Inês precisa de auxílio. Qualquer quantia, por pequena que seja, ajuda. Fumador: prescinda de uns quantos cigarros. Você: prescinda da sobremesa na próxima refeição. Ou não prescindam de nada e façam como se prescindissem, mas contribuam com o valor do vosso pequeno prazer, do vosso vício social, do conforto que apreciam. Contribuam, na medida do que puderem e quiserem.

Quem quiser e puder efectuar um donativo, por favor efectue uma transferência ou um depósito na conta do Banco Best com o NIB 0065 0921 00043890008 19, com a indicação INÊS e envie uma mensagem de correio electrónico para mestreaffonsodomingues@gmail.com confirmando esse facto. Para quem, estando fora de Portugal, quiser efectuar um donativo, pode fazê-lo mediante transferência para essa conta , indicando o IBAN (International Bank Account Number) PT50006509210004389000819. O código SWIFT / BIC do Banco Best é BESZPTPL.

Os fundos recebidos serão na totalidade entregues aos pais da Inês. Mediante o envio da mensagem de correio electrónico confirmativa do donativo, os doadores possibilitarão meio de contacto através do qual receberão confirmação da boa recepção das respectivas transferências, da entrega dos donativos aos pais da Inês e, oportunamente, informação sobre a efectivação do transplante e dos resultados (todos esperamos que positivos) para a Inês.

Caro leitor: normalmente o mais difícil não é ser solidário; é vencer a inércia. Por favor, vença-a. Ajude na medida em que puder e quiser. Pela Inês! O mero facto de eu estar a repetir o apelo demonstra que há muita inércia ainda não vencida... Por isso, insisto, agora com o auxílio das duas imagens. Que espero valham mais do que duas mil palavras!

Rui Bandeira

Sem comentários: