26 setembro 2007

Aquém e além do símbolo

É inaugurada na próxima sexta-feira, dia 28 de Setembro, pelas 16,30 horas, a exposição de pintura e escultura de Júlio Pêgo intitulada "Aquém e Além do Símbolo". Esta exposição estará patente na zona de exposições temporárias, sita na ala Norte do Claustro da Hospedaria, e ainda no no Claustro da Micha, no Convento de Cristo, em Tomar. O seu núcleo de pintura manter-se-á à disposição do público até ao dia 28 de Outubro. O núcleo de escultura, por sua vez, permanecerá exposto até 29 de Dezembro.

Esta exposição integra-se no programa nacional das Jornadas Europeias do Património 2007 e tem entrada livre nos dias 28, 29 e 30 de Setembro, bem como em todos os domingos e feriados até às 14 horas, destinando-se aos visitantes do Convento de Cristo.

A exposição é constituída pela mostra de 11 esculturas em ferro galvanizado e aço inoxidável e 21 pinturas, tendo como temáticas a época dos Templários e a expansão portuguesa e é uma organização do artista e do Convento de Cristo.

Mais informações podem ser obtidas e inscrições para visitas à exposição podem ser efectuadas através do número de telefone do Convento de Cristo, 249 313 481, ou solicitadas através dos endereços de correio electrónico cartaxe@gmail.com ou convento.cristo@ippar.pt .

Segundo informação na página na Rede do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico - (antigo IPPAR), "as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, com o objectivo da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.

O tema escolhido pelo IGESPAR para as Jornadas Europeias do Património de 2007 - "PATRIMÓNIO em DIÁLOGO", parte da ideia-base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica."

O programa completo das Jornadas Europeias do Património de 2007 em Portugal inclui dezenas de actividades por todo o País e pode ser consultado, em ficheiro.pdf, aqui.

Ir a Tomar ver esta exposição é um bom passeio! E também não é má ideia espreitar o programa completo das Jornadas Europeias do Património 2007 em Portugal e ver que iniciativa há na sua localidade ou perto de si. Há de tudo, desde exposições a espectáculos e a passeios.

Rui Bandeira

1 comentário:

Maria José disse...

Bela exposição de Júlio Pêgo e parabéns ao Convento de Cristo por organizar exposições de grande nível artístico, ainda por cima com uma temática simbólica, fazendo juz às origens templárias.
Obrigada a todos, nestes tempos em que é necessário reflectir a espiritualidade.
MªJosé