05 julho 2006

Balanço de um mês


Este blogue completa hoje um mês de existência.
Não contando com o presente, atinge esta data com 43 textos inseridos por quatro autores.
Quando iniciámos o blogue, optámos por não efectuar nenhuma declaração de propósitos. Limitámo-nos a afirmar aquilo que gostaríamos que, desde o início, ficasse bem claro, que este é um blogue feiro por maçons, destinado a ser lido por quem o quiser ler, maçon ou não maçon.
Passados trinta dias, pode-se já fazer um pequeno balanço, necessariamente não muito significativo, do que é este blogue.
Tem as vantagens e os inconvenientes de um blogue colectivo: diversificação de pontos de vista e de estilos, sacrificando a homogeneidade.
Ao longo de trinta dias, neste blogue se escreveram textos sobre assuntos maçónicos e sobre temas não maçónicos; escreveu-se sobre solidariedade e sobre futebol; escreveu-se a sério e procurou-se usar o humor, quer nos textos, quer nos títulos, quer ainda nas imagens que acompanham os textos.
Passados trinta dias, sentimos que estamos a conseguir cumprir os nossos dois objectivos ao criar o blogue: por um lado, divertirmo-nos, isto é, fazer algo que nos agrada fazer e gostar de fazê-lo; por outro, mostar a quem nos lê os sentimentos, as preocupações, os anseios, o pensamento, enfim, dos maçons e, com isso, demonstrar que não somos nenhuns "bichos esquisitos", que somos homens comuns, apenas com a preocupação (que muitos não maçons também têm) de procurarem aperfeiçoar-se, de serem melhores, de agirem melhor, de cumprirem com as suas obrigações em termos pessoais, familiares, profissionais, sociais e patrióticos o melhor que podem e sabem, de se preocuparem com a solidariedade perante o seu semelhante que dela necessita - mas sem nunca "brincarem à caridadezinha" -, enfim, de utilizarem sabiamente, se possível, com a força de vontade de cada um e da forma mais bela de que forem capazes o inestimável dom que nos foi concedido, a Vida.
A melhor forma de celebrar condignamente a Vida é vivê-la, plena e responsavelmente, sabendo - mas sem que isso nos preocupe - que uma das características ínsitas na Vida é que ela começa... mas, um dia, também acaba!
Assim sendo, devemos viver e aproveitar a Vida com Dignidade, com Respeito pelo nosso semelhante e pelo ambiente que permite a existência da vida, com Alegria, com Entusiasmo, com Utilidade e em espírito de Solidariedade e Fraternidade.
Assim o pensamos, assim procuramos agir. Porque não dizê-lo, e escrevê-lo, e praticá-lo, num blogue? Aqui está ele!
Mas, se estamos contentes por este blogue ter já completado um mês (com alguma utilidade, esperamo-lo), não há razão para entusiasmos desmedidos: dizem os entendidos nestas coisas dos blogues que o cabo das Tormentas de um blogue são os quatro meses de duração, período em que muitos blogues terminam ou se vão lenta, mas inexoravelmente, finando, porque os seus autores sentem que já disseram tudo o que de útil tinham, a dizer. Será, mas não nos esquecemos que, uma vez dobrado o cabo das Tormentas, ganhamos o direito de o crismar de cabo da Boa Esperança! Esperamos então atingir, dobrar e ultrapassar este nosso escolho.
Por mim, espero poder, no dia 5 de Dezembro, efectuar um balanço positivo dos 6 meses de existência do blogue.
Rui Bandeira

3 comentários:

Rui Bandeira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Bandeira disse...

Mas quem tem medo do Adamastor ?
Nem o Camões que era "zarolho", quanto mais um "Campeão do Mundo"...
Preocupa-te mas é com o que vais escrever daqui a 50 anos, todo comidinho das baratas e com as lunetas a cairem-te pelo nariz abaixo !

Rui Bandeira disse...

Esclarecimento...
No comentário anterior estava a referir ao Oquei em Patins, claro.
Vocês perceberam logo, verdade ?