26 julho 2006

Urgências 2006



Na passada semana, fui, com um outro dos habituais colaboradores deste blogue e as respectivas caras metades, assistir, no Teatro Maria Matos, ao espectáculo "Urgências 2006", constituído por onze pequenas peças, todas relacionadas com o tema que dá o título ao espectáculo, que os seus promotores impressivamente afirmam serem "como um festival de curtas metragens em teatro".

Gostei! Ou melhor, gostámos! Como me disse, no final, o outro blogueiro, nenhum dos textos é mau e pelo menos metade são francamente bons.

É um espectáculo que recomendo seja visto com...urgência, pois as últimas representações decorrem de hoje até sábado, às 21 h 30 m.

Das onze pequenas peças, apreciei particularmente três: CORO DOS AMANTES A CAMINHO DO HOSPITAL - soberba interpretação de Cláudia Gaiolas e Tónan Quito -, ÚLTIMA CHAMADA - um interessante diálogo interpretado por Margarida Cardeal e (de novo) Tónan Quito - e BOLAS DE NEVE - um perturbador texto sobre as possíveis e nem sequer sonhadas consequências das nossas acções, mesmo as mais simples, interpretado por Iolanda Laranjeiro e Luís Mestre.

Interpretam este espectáculo, além dos já citados, também Joaquim Horta, Sofia Grilo e Tiago Rodrigues, sendo que este último assina também a encenação e é autor de um dos textos, precisamente o primeiro que acima destaquei.

Este espectáculo é uma co-produção Mundo Perfeito / Produções Fictícias / Teatro Maria Matos e é , sem dúvida, um dos bons espectáculos teatrais em cena, interpretado por actores da jovem geração, que mostram muita qualidade e de quem seguramente muito vamos ouvir falar.

Atenção: não é um espectáculo maçador ou para intelectuais! São textos que possibilitam soberbas interpretações, admiráveis monólogos e interessantes diálogos, oscilando entre o sério e o humor inteligente. Proporciona duas horas de um espectáculo divertido, mas não bacoco ou boçal.

Na minha opinião, é a prova de que um Teatro Municipal pode, se bem dirigido por um programador competente (e o director artístico do Maria Matos é Diogo Infante) proporcionar espectáculos de qualidade, com interesse para o grande público e não apenas para meia dúzia de intelectuais.

Mais informações aqui .

Ah! E este espectáculo tem também um blogue! Não é tão bom como este (modéstia à parte...; presunção e água benta cada qual toma a que quer...), mas vale bem a pena espreitá-lo, também com alguma... urgência, não vá o blogue ser apagado após o fim da apresentação do Urgências 2006. Dêem uma olhada neste endereço .

Rui Bandeira

2 comentários:

Liberdade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liberdade disse...

Parabens pelo blog,

Acreditando que vocês tem o conhecimento, solicito um pedido de segredo pelo meu comentário, por motivos pessoais.

Visto que vós sois os mestres da verdade, dou-lhes meus elevados votos de estima e consideração.

Raimundo Alves