22 fevereiro 2007

Loge Nationale de Recherche Villard de Honnecourt

Já foi referenciada neste blogue a principal Loja de Investigação da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE), a Loja Quatuor Coronati.


Agora é a vez de dar conta da principal Loja de Investigação da Grande Loja Nacional Francesa, a Loge Nationale de Recherche Villard de Honnecourt, n.º 81 daquela Obediência Regular.

A Loge Villard de Honnecourt foi fundada em 1964, entre outros por Jean Baylot (1897-1976), autor de diversas obras de História da Maçonaria, e é reconhecida em todo o Mundo maçónico pela qualidade das suas conferências e dos seus trabalhos, constituindo as obras que publica referências da Maçonaria e da investigação espiritual contemporânea.

Publica a colecção CAHIERS DE VILLARD DE HONNECOURT, na qual se inserem os volumes, semestralmente publicados, dos TRAVAUX DE LA LOGE NATIONALE DE RECHERCHE VILLARD DE HONNECOURT.

A designação da Loja homenageia o Mestre de Obras Villard de Honnecourt, que viveu e trabalhou no século XIII, célebre por ter deixado documentos repletos de projectos arquitectónicos, actualmente guardados na Biblioteca Nacional de França.

As duas últimas iniciativas públicas da Loja tiveram lugar, respectivamente, em 12 de Dezembro e 13 de Fevereiro últimos e consistiram em conferências, a primeira sobre o tema A LEI E O SAGRADO (conferencista: Christian Charrière-Bournazel, Bastonário da Ordem dos Advogados de Paris) e a última subordinada ao tema A NATUREZA E O SAGRADO (conferencista: Jean-Marie Pelt, Presidente do Instituto Europeu de Ecologia).

Rui Bandeira

Sem comentários: