18 janeiro 2007

A Proposito de Saldos

Não sou um entendido em Saldos, nem sequer em comprar nos saldos. Mas há uma coisa que sei e que se calhar faz toda a diferença.
Os Saldos destinam-se a saldar a mercadoria existente nas lojas. A Lei dos saldos determina que e expressamente proibido comprar mercadoria para Saldar. Ou seja um truque que era usado há uns anos de comprar colecções de baixo preço para os Saldos não é mais possivel.
Mas para as promoções nada está determinado. Os comerciantes podem comprar coisas para promover, e podem determinar quais os artigos que estão ou não em promoção.
As promoções, e estou em desacordo com o RUi Bandeira, nao são uma violação da lei. Regem-se por questões comerciais e estão devidamente consagradas nas praticas comerciais. Aqui a unica coisa que nao pode acontecer é a pratica de Dumping ( venda por preço inferior ao Custo).
Ora vir alterar a epoca dos Saldos, aumentando-a é ou pode ser contraproducente para os Lojistas.
O que o representante dos lojistas nao pode dizer é porque razão isso é contraproducente.
Enfim, coisas do nosso quotidiano.

JoseSR

2 comentários:

Rui Bandeira disse...

1) Se as promoções forem unicamente uma forma de fazer saldos antes do prazo fiado para tal (como acontece com frequência), claro que é violar a lei, o espírito da lei, fazer aquilo que a lei não quer permitir!

2) Afirmas que aumentar o período de saldos é ou pode ser contraproducente para os lojistas. Porquê? Já que não és representante dos lojistas podes dizer...

Jose Ruah disse...

AS Promoçoes são ferramentas comerciais, sujeitas a uma só regra o preço de venda nao pode ser inferior ao custo.

Quanto a ser contraproducente :

Se os saldos tiverem tempo maior, ha menos tempo disponivel para as promoçoes.

O que quer dizer que margens importantes feitas nas promoçoes deixariam de ser feitas.

O raciocinio é meramente economico. Mas os lojistas nao podem explicar que um aumento dos saldos que vem reduzir o tempo das promoçoes( e recordo que nas promoçoes eles podem comprar mercadoria para promover ) porque o comum dos mortais nao entende a diferença entre promoçao e saldo.

Ora nos saldos eles têm que vender o que têm em stock por preços baixos, tendo assim margens mais baixas.

Se nao fui suficientemente claro diz.