Bolama - Uma memoria revisitada
Hoje ouvi na radio que a Procuradoria iria rever / reabrir / re ouvir ( confesso nao me recordo do termo ) o processo Bolama.
E a minha memoria navegou ( sem se afundar ) para os dias do naufrágio do dito navio. Por esses dias preparava-me eu com afinco para a minha iniciação na Maçonaria, que viria a acontecer no dia 14 de Dezembro de 1991, 2 ou 3 dias depois do naufrágio / desaparecimento do dito navio.
No ágape que se seguiu à minha iniciação tomei assento junto dos mais altos dignatários da GLRP como era hábito nessa altura. E para meu "regalo" aqueles homens falavam com ar de grandes conhecedores das causas e sobre o desaparecimento do Bolama. Que levava isto ou que foi uma fraude daquilo. Opiniões ....
Para um aprendiz, acabado de ser iniciado, estar sentado no meio das mais altas esferas da Ordem e ouvir aquelas teses, só me lembro de pensar " UAU isto é mesmo a sério !! estes tipos sabem destas coisas e isto é mesmo como nos livros ! ".
Pobre ignorante !!. Uns tempos mais tarde conhecendo melhor cada um daqueles com quem me sentei naquela noite verifiquei o quão enganado estava nessa noite.
Mas quem viveu uma iniciação poderá compreender bem o estado de Pasmo com que eu fiquei nessa noite.
Quanto ao Bolama já passaram 15 anos e continuamos sem saber se foi acidente, sabotagem ou outra coisa qualquer.
Quanto aos dignátarios, uns já passaram ao Oriente Eterno, outros optaram pela via da cisão em 1996, outros ainda cá estão.
Quanto a mim, continuo na Maçonaria, aprendi muito de então para cá, e se tivesse que voltar no tempo, faria o percurso tal qual o fiz até hoje.
JoseSR
1 comentário:
Procuro informações sobre o naufrágio do navio Bolama ocorrido a 4 de Dezembro de 1991. Investigação jornalística. Sigilo Absoluto. Enviar E-mail para: investigacaobolama@gmail.com
Enviar um comentário