20 outubro 2006

Do Zénite ao Nadir


O local onde os maçons se reúnem é por estes designado de Templo.

Embora tal não seja absolutamente necessário, por regra esse local está profusamente recheado (decorado, dizem os maçons) de objectos e referências que constituem símbolos. A observação desses símbolos, a atribuição do seu significado e a elaboração sobre o mesmo é uma permanente tarefa do maçon.
O Templo físico, o local de reunião é, no entanto, muito mais do que apenas isso.
Como em quase tudo em Maçonaria, o que é aparente esconde um outro significado, que por sua vez pode revelar um terceiro.
Assim, o Templo físico é simultaneamente o local de reunião, apenas entre maçons, mas também simboliza todo o Universo. Por isso dizem os maçons que as suas dimensões vão do Ocidente ao Oriente e do Zénite (o ponto mais alto das alturas) ao Nadir (o ponto mais profundo das profundezas). Simboliza assim todo o Espaço, afinal o local onde existe e vive e trabalha e produz e evolui toda a Humanidade em geral e o maçon em particular. Tal como o maçon deve ter uma impoluta conduta dentro do Templo / local de reunião , deve mantê-la em qualquer local onde se encontre, pois, onde quer que esteja, está em local que é produto da Criação, ou seja, onde quer que o maçon se encontre, está dentro do Templo Universal criado pelo Grande Arquitecto do Universo.
Mas ainda um terceiro significado simbólico existe no Templo: este é o local físico de reunião dos maçons, simboliza todo o Universo, mas também - e principalmente - simboliza o que o maçon permanentemente deve construir: o seu próprio Templo Interior, local apto a condignamente albergar a partícula de Divindade que, se lograr descobrir a Luz, verá brilhar dentro de si.
Esse templo interior deve ser construido com base nas três colunas da maçonaria: a Sabedoria, a Força e a Beleza, pilares de sustentação do mesmo.
Por isso, nos Templos maçónicos estão, além do mais, presentes três colunas, a cada uma se atribuindo um desses significados (ver imagem).
Rui Bandeira

4 comentários:

"Fernando Pessoa" disse...

Sei que os templos maçónicos têm para alem da referencia aos simbolos, ao sol e à lua, o chão em xadrez preto e branco, ....mas a minha duvida incide nas colunas dos templos, pois pelo que já tive oportunidade de ler os templos têm apenas duas colunas, não sei qual é o significado da terceira coluna que é referida neste post.
Desculpem ainda a minha ignorância, mas pergunto ainda, cada loja tem o seu templo?

Rui Bandeira disse...

1. À entrada do local de reunião de uma Loja maçónica há 2 colunas; DENTRO do local de reunião de uma Loja maçónica são visíveis três colunas, que são as mencionadas no texto e que simbolizam a Sabedora, a força e a Beleza.

2. O mesmo local de reunião pode ser utilizado por várias Lojas.

"Fernando Pessoa" disse...

Esclarecido, Obrigado

Unknown disse...

quero te dizer , que nao sou crente fanatico mas saiba que esta fora da biblia esta relegiao , eu sei que a muitos pastores envolto a isso , ´so quero te dizer que ainda há um lugarzinho para voce la no ceu junto com jesus , todos as religiao sao tiradas da biblia como o salmo 133 bom que os irmaos vivecen em uniao na cidade do interior um delegado dito macon me lecionou sem me dar a chance de me defender , com pode ser do bem com essa atitude deste sujeito