29 novembro 2007

Foi um cometa que causou o Dilúvio - é simple(s)!

Hoje recebi uma mensagem de correio electrónico do simple, que transcrevo na parte que interessa para este texto (em bom rigor, vai mesmo ser esse o texto...):

Caríssimo:

Não pretendo, de modo algum, "impingir-lhe" temas para o blog; não faltava mais nada.

(...)

Dito isto, envio-lhe mais uma história, desta vez sobre um mito. Sendo o simbolismo algo de muito importante na Maçonaria, pareceu-me esta uma história interessante, pois trata da (possível) origem de uma das lendas colectivas mais difundida pelo mundo: a do Dilúvio; esta será, mesmo, transversal a muitas culturas pelo mundo fora, o que terá causado alguma estranheza na comunidade científica. Uma das hipóteses que se coloca será a da queda de um asteroide ter provocado um enorme tsunami, há cerca de 5000 anos atrás. Deixo-lhe os links - do New York Times e da Discover Magazine - para o caso de querer ler algo sobre o assunto:

Claro que, como na Maçonaria, também na Ciência há quem se debruce sobre conjecturas implausíveis (como é que o José Ruah lhes chamava? Eso-histéricos? Esse artigo dele estava hilariante...) mas mesmo esse permitem que, no pior dos casos, abramos o espírito a interpretações diversas daquilo que tínhamos como mais ou menos certo. E, se não for de todo verdade, não deixa de ser uma história interessante. Ou, como dizem, si non è vero, è benne trovato…

(...).

Vale a pena seguir os atalhos e ler as histórias. Atenção que o artigo do Discover tem duas páginas...

E, depois de ter lido os artigos, cá para mim é simple(s): não me admiro nada que a culpa do Dilúvio tenha sido do cometa!

Só há uma coisa que não entendi: como é que o bom do Bruce Massa (o arqueólogo referido no artigo do Discover) conseguiu determinar que o dito cujo cometa provocou o Dilúvio precisamente, exactamente, em 10 de Maio de 2.807 Antes de Cristo?

Isto é precisão a mais! É o borrão que estraga a pintura! E esta data será do calendário gregoriano ou do juliano? E a hora, minha gente? Então o homem consegue uma precisão destas e não faz mais um bocadinho de esforço e não determina a hora da queda do cometa?

Rui Bandeira

7 comentários:

Paulo M. disse...

Bom, não era bem esta a minha ideia, mas fico muito contente por ter proporcionado ao Rui a "almofada" de mais um artigo para outro dia!

Quanto à precisão calculada pelo tal Bruce Massa, não é dislate do mesmo calibre que o que reclama que a data da Criação ocorreu a 23 de Outubro do ano 4004 AC, mas de factos presumivelmente mais concretos.

Um mito Hindu descreve ter ocorrido o alinhamento de 5 planetas pela altura de um dilúvio. Na História da China é mencionado um dilúvio ocorrido pelo fim do reinado da Imperatriz Nu Wa. Estes são os dados.

A mecânica clássica permite-nos determinar, entre outras coisas, em que posição os planetas estavam em qualquer dia arbitrário, mesmo que há milhares de anos atrás. De forma inegável e rigorosamente científica, consegue-se calcular que esse alinhamento só ocorreu uma vez nos últimos 5000 anos: precisamente a 10 de Maio de 2807 AC (não sei de que calendário, mas suponho que do nosso actual). Esta data é consistente com o fim do reinado da imperatriz referida, de acordo com os registos históricos existentes.

Claro que pode ser uma grande coincidência, e os dados em si não serem fidedignos (especialmente os do mito Hindu); talvez venham a surgir uma terceira ou mesmo uma quarta confirmações, com dados de outra culturas, que confirmem a teoria. Ou não.

Eso-histerismo científico? Pode ser. Contudo, os mais literalistas poderão passar a contar aos filhos, à noite, antes de deitar, que Deus fez subir as águas atirando-lhes com um enorme calhau. O resto de nós fica - mesmo que não seja verdade - com uma forma diferente de contar uma história antiga.

Um abraço,

Simple Aureole

Jose Ruah disse...

E fica assim demosntrado que o NOÉ além de:

a) engenheiro Naval - construiu a Arca Navegante

b) zoologo pois conseguiu la dentro ter um Jardim Zoologico,

c) Marinheiro - porque capitaneou a nau durante a tormenta.

d) Columbofilo - Mandou a Pomba à procura de Oliveiras.

e) Silvicultor e agronomo - porque identificou a especie da folha

f) Veterinario - porque nao ha registo de algum animal ter morrido

g) Medico - porque tambem nao houve mortos nem doentes na tripulaçao


foi também um brilhante ASTRONOMO e ASTROFISICO, além de MESTRE EM OPTICA, METEOROLOGISTA e OCEANOGRAFO

E porquê?
SImples - se sabemos que construiu a Arca etc.....e sobreviveu ao Diluvio, então foi porque conseguiu prever quo tal do Cometa/ Asteroide/ Corpo Celeste iria embater com a Terra e provocar o Tsunami etc... e isto com tempo suficiente para preparar a Arca, embarcar os animais ....

Aqui fica mais uma brilhante demosntraçao cientifica, sem necessidade de estudar muito e nem seque de ler os artigos do Senhores que os escreveram.
MAs pronto eu sou mesmo assim, modesto....

José Eduardo Sousa disse...

Caro José Ruah, o Noé, a dominar essas ciências todas, á altura dos eventos, seria conotado como algo mais simples do que enumerar todas essas qualidades. Era bruxo e pronto.

Abraços

Jose Ruah disse...

@ Jose Eduardo Sousa

Engano seu. Se fosse Bruxo tinha sido morto. E não foi !!!! logo por maioria de razão tinha que ser Cientista.

Bem Talvez Profeta ou escolhido de DEUS se formos mais pela Biblia.

Rui Bandeira disse...

Vêem como, de vez em quando, um texto ligeirinho (e usando desavergonhadamente uma mensagem pessoal do simple...) dá resultado? vejam só: quatro textos seguidos sérios mereceram 0 (zero!) comentários. Este já vai em quatro (com este, cinco! - Parabéns, simple!)...
Está decidido: tenho mais mensagens do simple guardadas e vou passar a utilizá-las. talvez até passe a criar um "dia simple", quem sabe? às vezes, sou tão imprevisível, que até me surpreendo a mim próprio...

@ simple:

A sério. As informações que dá no seu comentário permitem-me perceber porque é que o Bruce Massa diz que o cometa colidiu com a Terra em 10/5/2807 AC. Mas continuo a pensar que ele não podia fazer exactamente essa afirmação. O máximo aonde poderia chegar era que o tal cometa teria colidido com a Terra "por volta de" 10/5/2007, pois que essa terá sido a data atribuída ao alinhamento dos cinco planetas e o mito hindu relata que esse alinhamento ocorreu "pela altura de um dilúvio"...

Paulo M. disse...

@ Rui

Estive a ler de novo os artigos, desta vez com mais atenção. O tal Masse não alega ter sido esse do dia preciso em que caiu o asteróide; pelo contrário, ele admite que mais não fez do que relacionar factos antes dispersos -alguns dos quais de fidedignidade questionável mesmo aos seus olhos - e tentar chegar a uma data.

Ele próprio admite que tal, para já, não passa de uma conjectura, e que faltam provas materiais que a confirmem: “Mythology can help us hypothesize about events that might have occurred,” he says, “but to prove the reality of them, we have to go beyond myths and search for physical evidence.”

De facto, com os dados que temos hoje em dia, o Rui tem razão: ninguém pode dizer, com precisão, que o cometa caiu em determinado dia e hora. O que podemos saber é que, a 10 de Maio de 2807 AC, houve um determinado fenómeno astronómico, e que por essa altura (eventualmente mais século menos século) se presume ter caído um enorme asteróide na Terra. O resto, para já, são conjecturas e wishful thinking.

Abraços,
Simple Aureole

Pedro disse...

Se Deus construiu o mundo todo em sete dias, e resolveu acabar com alguns itens que eram convenientes com o chamado diluvio, por que dar toda aquela trabalheira para o podre do Noé, bastaria reconstruir tudo que foi destruido com algumas horas de trabalho e tudo estaria resolvido. Essa historia e muito mal contada, quem a inventou não acreditava no poder de Deus!!!