02 agosto 2007

Desafio - mais respostas

O nosso leitor Simple deixou esta pergunta reflexão.

A Maçonaria revela pouquíssimo sobre si mesma aos não-iniciados. Por outro lado, as regras de admissão ditam que "if you want to be one, ask one". Das duas anteriores decorre que quem quiser ser maçon tem que querer ser algo que não sabe bem o que é. Em alternativa, o candidato terá que "escarafunchar" sozinho e descobrir por si mesmo a partir das escassas e contraditórias fontes existentes.A Maçonaria diz ser uma "via de melhoramento" do homem. Contudo, a natureza desse "melhoramento" é cuidadosamente ocultada dos profanos. Porquê? Em suma: de que serve, ou que objectivo serve, todo este secretismo?


Temos então algumas questões aqui:

Quais as regras de Admissão ?
A Maçonaria revela muito ou pouco aos não iniciados?

Quais os metodos de pesquisa ?
Ocultaçao da "via de melhoramento", porquê?

Porquê o secretismo ?


O nosso leitor parte de uma premissa que sendo verdadeira não é Universal, nem espelha a totalidade do processo.

"if you want to be one, ask one".

Esta é a forma Americana. Não é a forma Europeia. E mesmo sendo a Americana deve ser interpretada apenas como relativa ao primeiro passo.

Comecemos pelo segundo passo que se constitui como tronco comum ao "recrutamento" de novos membros. Todos os candidatos são apresentados por um ou dois "padrinhos".

O primeiro passo regula apenas a forma de abordagem, o padrinho aborda um futuro candidato sondando-o e convidando-o ou o candidato tem interesse e dá o primeiro passo de contacto.

A Maçonaria Americana espera que o Candidato dê o primeiro passo, a Europeia utiliza o metodo de escolha e abordagem. ( embora quer num sitio quer no outro se convide ou se dê continuidade a candidaturas espontaneas)

Devo acrescentar que a Maçonaria Americana está gradualmente a modificar esta abordagem, uma vez que tem tido um decrescimo de admissoes nos ultimos anos.

Isto pode ser percebido quando se consultam sites de Grandes Lojas Americanas - How to Join.

Ora se entendermos correctamente o segundo passo, o dos padrinhos, respondemos a mais questões nomeadamente sobre a qualidade de informaçao revelada e os metodos de pesquisa.
Os padrinhos terão como missão explicar ao candidato ao que vai e direccioná-lo nas suas pesquisas , alem de alijá-lo das suas duvidas.

Quanto ao melhoramento , esse é um caminho individual e consequentemente nao pode ser revelado nem ocultado pois é sentido por cada um individualmente, à medida que vai aprendendo e progredindo.

Quanto ao Secretismo, permito-me discordar. Se é certo que as organizaçoes maçónicas não publicam tudo, mas também quais as organizaçoes que o fazem hoje dia , também é verdade que com a actual sociedade de informação grande parte das coisas estão disponiveis para consulta seja na Net seja em livro.

Sobre o Segredo Maçónico poderá consultar O Segredo em Maçonaria (post meu de há uns meses atrás) bem como as etiquetas deste Blog Segredo Maçónico

Espero ter respondido as suas questões.

Jose Ruah

P.S. vou tentar seguir uma certa ordem cronologica nas respostas, tentando escrever um ( no máximo dois) post por dia.

3 comentários:

Paulo M. disse...

"o padrinho aborda um futuro candidato sondando-o e convidando-o"

Tinha a ideia de que, na Maçonaria Regular, não seriam feitos convites, mas que a iniciativa teria que partir sempre do candidato. Pelos vistos não é assim; obrigado pelo esclarecimento.

Quando ao resto, não fiquei de facto bem elucidado. Acredito que me tenha respondido ao que podia responder, o que só quer dizer - como bem indicou - que tenho que ler mais. Já tinha lido os textos que referiu, pelo que tenho que procurar outas fontes...

Obrigado, e um abraço.

Simple Aureole

Jose Ruah disse...

@simple

Diga-me exactamente o que nao ficou claro das minhas respostas que pode ser que eu as consiga elaborar melhor ou de outra forma.

Paulo M. disse...

Tanto quanto consegui apurar, e parafraseando o Shrek que dizia que "os ogres são como as cebolas, às camadas", a maçonaria também é assim: a cada grau são desvendados novos "segrados". Ora, por não a entender, faz-me confusão a razão de ser de tal realidade, e foi acima de tudo essa a razão da minha pergunta sobre o segredo.

De facto, a maioria dos "ramos de conhecimento" (à falta de melhor termo), seja este de natureza científica, religiosa, filosófica, etc, desvenda integralmente todo o seu conteúdo. Este pode, porém, ser inútil a quem não tenha os conhecimentos prévios para o entender, mas essa questão é outra, e não impede o acesso à informação.

O único exemplo de "religião" que conheço em que este conhecimento "por camadas" e respectivo segredo existe é o da Cientologia, que me absterei de comentar, apenas dizendo que não creio ter a Maçonaria absolutamente nada que ver com a mesma, pelo que estranho o facto de partilharem deste "método" de transmissão de conhecimento.

Em suma: para além do segredo sobre os sinais de reconhecimento e sobre a identidade dos irmãos - que são sobejmente conhecidos e entendidos - de que aproveita e para que serve o segredo entre graus?

Um abraço,

Simple Aureole