28 fevereiro 2007

O Segredo em Maçonaria

Sobre este assunto já foi escrito um post pelo Rui Bandeira, mas como é assunto muito vasto retomo-o agora publicando uma adaptação de um trabalho (prancha) que apresentei há alguns meses em sessão ritual da Loja Affonso Domingues.

Comecemos pela minha definição de Segredo.

“ Segredo é aquela coisa que se diz baixinho a uma pessoa de cada vez “ precedido da instrução de “ Isto é segredo não podes contar a ninguém “.

E é verdade, nunca contei um segredo a ninguém, foi sempre a Alguém!!!

Sobre este tema devem já ter sido escritos pelos menos uma prancha e um capítulo (seguramente pequeno) de um livro. O que me deixa uma certa latitude para elucubrar sobre o tema.

Confesso que não li nem essa prancha nem esse capítulo, por isso apresto-me a produzir um inédito qualquer.

Penso que temos que separar planos e assim o vou fazer. Imaginem em quantos planos? Pois claro 3 (deve haver uma razão qualquer para isso mas é seguramente Segredo!)

Temos então em meu entender:

O Segredo Maçónico

O Segredo dos Maçons

O Segredo Intimo


O Segredo Maçónico no seu mais puro significado esotérico, é o Indizível. É algo que se perdeu e que se procura, e que por ter sido o Segredo de UM (e ele não dizia baixinho a alguém) e se ter perdido se manteve mesmo como Segredo.
Este é um tema que pela sua natureza me deixa pouca latitude para falar pelo que manterei segredo daquilo que sei.

Ao manter segredo daquilo que sei passo para o segundo plano.

O Segredo dos Maçons. Este é constituído por tudo o que nos é transmitido pelos nossos mestres no que a assuntos rituais diz respeito.
Em cada juramento é referido e repetida a promessa de sigilo sobre tudo o que nos for transmitido.
Este Segredo assume importância na diferenciação entre os vários graus.

Mas assume maior relevância quando se trata de revelar ou não revelar nomes. Não nos é permitido revelar nomes dos nossos Irmãos sem estarmos a coberto. Isto quer dizer que do lado de fora do Templo e face a profanos os Irmãos não têm nome, ou se têm não podem ser referenciados como Irmãos. O melhor exemplo que encontro para vos ilustrar é este Blog feito por Mestres desta Loja. Nele há “blogueiros” com pseudónimos sendo que os gestores do Blog sabem quem eles são mas têm o cuidado de publicamente os tratarem pelo pseudónimo.

E chegamos ao segredo Intimo.

À nossa decisão de revelar ao Mundo que somos ou não somos Maçons. Esta é uma decisão individual e a revelação não constitui uma quebra do Segredo, mas sim o assumir publicamente de uma qualidade.
Este processo de aparecimento público, puramente individual, tem vários níveis. Desde o Simples alfinete de lapela (PIN) que é em si pouco revelador, até ao assinar textos enquanto Maçon ou aparecer publicamente em representação da Loja ou da Grande Loja.


Escrever sobre o Segredo Maçónico, para mim que não sou um esotérico é de facto um pouco complicado por isso tentei, de uma forma ligeira, deixar aqui apenas uns pensamentos não muito profundos, mas que permitam a cada um de vós progredir na procura, se esse for o vosso desejo.

O verdadeiro segredo da Maçonaria é tão somente tornar melhores homens Bons.

O resto é Segredo.
JoseSR

1 comentário:

Gago Coutinho disse...

gostei bastante do blog, parabens.

www.maconariaportugal.com