22 setembro 2014

A importância da Família na Maçonaria...

 (imagem proveniente de Google Images)
 
 
Para um maçom é muito importante o apoio que lhe é prestado pela sua família face à quantidade de ausências do seu ambiente familiar  que vão sucedendo ao longo dos anos para cumprimento dos seus deveres maçónicos. Deveres estes que, na maioria dos casos, serão a frequência das sessões da Respeitável Loja a que pertença, as assembleias gerais da sua Obediência, atividades que sejam promovidas pela sua Respeitável Loja tanto no mundo profano como internamente; bem como para a assistência de cursos, debates, tertúlias e palestras que lhe interessem tanto nas várias áreas do Esoterismo como no âmbito da Maçonaria em geral.
 
Digo que é necessário este apoio,  porque com o passar do tempo é normal existir sempre algum desgaste natural nas relações familiares e por vezes as sistemáticas ausências que levam o maçom a sair do seu lar, poderão criar brechas no seu relacionamento marital se estas saídas não forem entendidas ou bem compreendidas pela sua esposa e família. Por isso é necessário também existir uma certa maturidade e confiança entre ambos para que continue acesa a tal “chama” que nos aquece o coração e que nos alimenta a alma.
Se a vida familiar de um maçom não se encontrar com a estabilidade necessária a este tipo de relacionamento, o elevado absentismo que vai existir no seu quotidiano será sempre uma fonte de crítica por parte de uma esposa ou família que se sentirão colocadas à margem da vida do casal em detrimento da vida e família maçónica.
Mas porventura o que nunca deverá acontecer (!!!) será o maçom se desculpar com as suas atividades maçónicas para justificar as suas constantes ausências para ter um comportamente menos lícito e incorreto com a sua cara-metade. - Quando um maçom disser à sua família que “vai à Loja”, é para ir mesmo! - Pois a mentira não faz parte da conduta que se espera de um maçom; o qual deverá nunca esquecer que é um homem de “bons costumes” e que deverá ser naturalmente um bom “chefe de família”.
Todavia, durante o processo de candidatura de um profano a maçom, é usual existir um contato entre os inquiridores instruídos desse processo com a família do candidato para se aferir qual o nível de aceitação que a família terá em relação à proposição do seu familiar. Pois se a família discordar, a candidatura estará “ferida de morte” logo no seu início. Pois possivelmente se for deferida esta proposição, as presenças deste novo membro em loja serão fortuitamente escassas para o que se esperaria dele. E a frequência das sessões da sua Respeitável Loja é obrigatória a todos os seus membros salvo motivo que seja atendível e aceite pelo seu Venerável Mestre (o responsável da Loja).
No âmbito desse contato, também é informada a família de algumas das obrigações do candidato nomeadamente na questão da sua presença nas sessões de loja bem como das obrigações pecuniárias que terá de cumprir, ou seja, a joia e quota mensal/anual de loja.
O que demonstra que a opinião da família é sempre deveras importante, ou não fosse a família a base estrutural da nossa sociedade. E este contato possibilita ainda à família saber o quanto é relevante também, para a futura loja que cooptará o seu familiar.
Algumas das mais valias que a família dos maçons terão/têm à sua disposição, são a possibilidade de conhecer gente que doutra forma não conheceria e que estaria fora do seu círculo habitual de amizades ou o estreitamento dos laços de amizades com outras pessoas com quem já se relacionaria num âmbito mais superficial para além de puder  confraternizar nos vários eventos que vão sendo organizados tanto pela Loja como noutros organizados a “descoberto”… Cimentando  assim, os laços que unem os maçons entre si e que se estendem às suas respetivas famílias. Sendo que na generalidade da sociedade civil mas principalmente em “meios pequenos”, as amizades e famílias maçónicas/profanas  quase se confundem, pois é sempre mais fácil o relacionamento entre Irmãos e/ou com gente que comungue dos mesmos príncipios de vida.
Existem vários tipos de família, umas grandes, outras pequenas, mas a família maçónica será sempre singular e bastante eclética…
Seja em Portugal ou no mundo inteiro, um Irmão será sempre um irmão… e isto para mim será sempre o mais importante. Ou não fosse esta  a família que escolhi, a nossa Família!


7 comentários:

Unknown disse...

Só por curiosidade!
Um familiar de maçom sofre alguma influência se teve um familiar maçom?

Rui Bandeira disse...

@ Unknown:

Se se refere a alguém ter tido um familiar maçom (já faleciso), a influência que porventura sofreu foi a que derivou do contacto com esse seu familiar. Não há vantagens ou benefícios decorrentes de ser familiar de um maçom. A única exceção é a atinente aos filhos menores (e à viúva) de um falecido maçom, que têm direito a receber ajuda dos obreiros da Loja que integrou o seu falecido familiar, na medida da suas necessidades e das possibilidades da Loja. Essa ajuda, porém, tem caráter eminentemente assistencial e processa-se sempre dentro do respeito das normas legais e sociais vigentes.

Eliana disse...

Se sofre, se tiver que brigar judicialmente por um direito seu. Sera esmagado... Uso o exemplo o da formiga e o elefante. A parte do macom em questao o elefante e o familiar, ex esposa, a formiga. Tudo isso porque o Juiz é maçom. Advogado e macom e resumindo o macom faz a propria lei. Senti na pele. Na minha cidade que e um ovo, nao entraria com nenhuma acao mesmo sabendo do meu direito. Mesmo porque ainda acrwdito qir a Justiça Divina se cumprira. E os homens pregam muitas cpisas das quais nao podem cumprir. Nao sei com e essa triade que pregam. Da familia, justica e liberdade. Ela nao existe!

Unknown disse...

Eu gostaria muito de saber onde foi que fizeram entrevista c a mulher e filhos pq aqui em casa ng veio ... nunca vi...só se foi feito por outra pessoa que se passou por mim , pq o meu simplesmente comunicou que entrou , era bom que viessem mesmo presenciar o quão bom é, ofende a própria mulher c palavras de baixo calão pq sou professora ganho pouco , fala que tenho salário de merda manda ganhar dinheiro na rua ... ofende ameaça pq diz que é maçon ng faz nada contra ele .... acorda gente tem muita família sendo violentada e esses caras pagando de bonzinho ... vc liga manda email nunca chega na tal "loja "

Unknown disse...

Me identifico com tudo que disse . Aqui ng nunca apareceu em minha casa p fazer entrevista nenhuma. Logo , penso que já foi um Pelé p ng saber o que a pessoa é... vivo relacionamento abusivo há tempo ... palavras de baixo calão... meus filhos ñ se jogaram no mundo por mim , uma pessoa que deixa faltar o necessário p dentro de casa e faz bonito p outros lá fora ... Essa tal loja que tanto falam ? Ng consegue um contato.. Ñ existe comunicação email tudo fantasia .... tem muita mulher aí vivendo relacionamento abusivo, sendo violentada psicologicamente sendo ameaçada por esses monstros que usam o nome da instituição p nos ameaçar... chantagear... venham fazer uma visita na minha casa ..

Unknown disse...

Um maçom quando é hospitalizado a família não pode acompanhar tem que ser outra pessoa?

Unknown disse...

Um maçom quando é hospitalizado a família não pode acompanhar? Tem que ser outra pessoa?