25 junho 2012

A Maçonaria e o Culto Solar




"Todas as grandes religiões professam uma filosofia que (...) continua a tratar e a ensinar o Culto Solar e a forma como o Sistema Solar se Comporta.. (...) Hoje sabemos também que a posição do Sol em relação aos outros Eloíns ou planetas também nos afecta e conforme os Anjos, ou ângulos relativamente entre eles, produzem efeitos no comportamento quer ao nível do nosso planeta, quer ao nível do nosso corpo. É claro que em Maçonaria, essas representações Alegóricas tem essas metáforas baseadas em «questões Morais». (...) Eu aceito que o Paulo e outros maçons, não possam falar abertamente sobre estas coisas em público... (...) agora custa-me a aceitar e a perdoar que este conhecimento se mantenha Oculto, tudo fazendo para programar as massas não as educando ou reservando só para si, a chave de muitos problemas que afectam a nossa civilização."
(de um comentário recente do Streetwarrior, que tomei a liberdade de abreviar)

O nosso leitor Streetwarrior apresenta uma série de hipóteses - das quais extrai variadas conclusões - que me pareceram merecer mais do que um mero "comentário ao comentário". Vou tentar contribuir - sucintamente! - com a minha visão do assunto. Comecemos então pelo princípio.

A primeira hipótese é a de que todas as grandes religiões terão a sua origem no Culto Solar, tendo progressivamente divergido umas das outras na forma, mas mantendo a essência e a ancestralidade. Terá havido um "conhecimento ancestral" que se foi degradando com o tempo, e que apenas alguns terão sabido manter na sua integridade. A este respeito pouco haverá a dizer de categórico: não creio que haja documentos que o demonstrem, e tudo o que existe constitui apenas uma série de conjeturas, especulações e extrapolações, forçosamente pessoais e mais do campo da crença do que do da ciência. Assim sendo, é questão que não vou, sequer, tentar discutir: sou absolutamente concordante com a posição da maçonaria a este respeito, de que matéria de crença, fé ou convicção pessoal  são matérias que não devem ser discutidas, mas apenas respeitadas enquanto manifestação da liberdade individual.

A hipótese seguinte - apresentada como facto incontestado - é a de que a posição do Sol  em relação aos outros planetas afete o comportamento quer do nosso planeta quer do nosso corpo. Se virmos esta afirmação numa perspetiva estritamente astronómica e científica - do campo, portanto, dos factos  demonstráveis - dificilmente podemos deixar de a subscrever. Todavia, ao estabelecer um paralelo entre "planetas" e "Eloíns", e entre "ângulos" e "anjos", afastamo-nos do factual, e regressamos ao domínio da crença.

As duas hipóteses anteriores conduziram a uma terceira: de que "em Maçonaria, essas representações Alegóricas tem essas metáforas baseadas em «questões Morais»". Não é novidade que em maçonaria se faça recurso intensivo de símbolos, metáforas e alegorias para se transmitir ideias e princípios. A este respeito, nada de novo. É igualmente conhecido que a maçonaria terá ido "beber" a maior parte da sua simbologia de outras fontes, não criando coisas novas senão esporadicamente. Afinal, torna-se mais simples e eficaz transmitir uma ideia alicerçada sobre conhecimentos já consolidados do que tentar fazê-lo sobre terreno virgem. É verdade que muitos - a maior parte, diria - dos ensinamentos morais que a maçonaria transmite o são de forma alegórica, simbólica ou figurada. Não é por acaso que diz ser a maçonaria "um sistema de moral velado por alegorias e ilustrado por símbolos".

No entanto, não é correto identificar-se a maçonaria com o qualquer "conhecimento ancestral" que terá estado na origem das religiões, a não ser que tal seja feito, eventualmente, numa perspetiva antropológica e sociológica da História das Religiões - que não me parece ser o caso. A maçonaria, a este respeito, pretende apenas promover "a religião com que todos os homens concordam", conceito próximo do da "religião natural", ideia muito em voga no Iluminismo, segundo a qual haveria algumas características da crença religiosa que emanariam da essência da própria natureza humana. Não pretende, de modo algum, constituir ela mesma uma religião, ou reclamar-se detentora de qualquer conhecimento ancestral secreto, mas tão-somente promover a harmonia entre homens de crenças diferentes, na certeza de que o simples facto de terem crenças - mesmo que diferentes - é e deve ser um fator de união e identidade, e não de contenda.

A maçonaria não é detentora de nenhum "segredo oculto" sobre nenhum culto solar, nem detém nenhum conhecimento ancestral sobre o Sol, a Lua, as estrelas, os Astros ou o Zodíaco. Há, sim, símbolos da maçonaria que evocam esses corpos celestes, a começar logo pela questão de se chamar "luz" ao conhecimento. Todavia, são apenas isso mesmo: símbolos, alegorias, auxiliares de memória. Não há conhecimentos ocultos, fórmulas mágicas ou poderes escondidos. Só há trabalho, esforço e vontade de ser uma pessoa melhor - cada um à sua maneira.

É só isto, e não há nada que impeça um maçon de falar disto.

Paulo M.

10 comentários:

Rui Bandeira disse...

Se bem me recordo do comentário do Streetwarrior / Nuno que o Paulo M. sintetiza no início deste texto, o mesmo insere-se num conjunto de comentários em que - se bem entendi - o Nuno expunha uma tese de que a Humanidade teria tido origem em (ou pelo menos contactos com)extraterrestres vindos da nebulosa de Orion.

Curiosamente, o texto da Wikipedia Elohim, que o Paulo M. indica com um atalho,em "Eloíns", refere que a´versão judaica da Bíblia, corretamente traduzida, menciona, não o Deus Criador, mas "os criadores dos Homens e da Humanidade (os Elhoim). Por outro lado, este mesmo texto da Wikipedia menciona os nefilins, como sendo o resultado do cruzamento dos Elohim com as filhas do Homem. Consultando a entrada Nefilim na Wikipedia, verificamos que uma das teses ali referidas é que "Em aramaico Nephila designa a constelação de Orion, que entre os hebreus era o anjo Shemhazai (Semyaza, Samyaza, Semyaze)"!

Menciono isto, não para confirmar a tese que me pareceu ter sido exposta pelo Nuno naquele conjunto de comentários, mas para ilustrar que, em matéria de crença, não se deve criticar nenhuma. Se escavarmos um pouco, todas as crenças acabam por ter raízes profundas comuns...

Streetwarrior disse...

Bom dia @Paulo.

[ ""A primeira hipótese é a de que todas as grandes religiões terão a sua origem no Culto Solar, tendo progressivamente divergido umas das outras na forma, mas mantendo a essência e a ancestralidade. Terá havido um "conhecimento ancestral" que se foi degradando com o tempo, e que apenas alguns terão sabido manter na sua integridade"" ... "" não creio que haja documentos que o demonstrem, e tudo o que existe constitui apenas uma série de conjeturas, especulações e extrapolações, forçosamente pessoais e mais do campo da crença do que do da ciência."" ...]

Não crê que haja documentos Paulo?
Então, mas eles estão em todo o lado...o que praticavam o Sumérios que deixaram escritos em Vasos, Os Babolónios, Os Egicios praticavam o quêentão?
Não são crenças pessoais Paulo, são factos.
Não é ciência? Então que nome se dá ao estudo da Luz que no fundo são Fotões e da qual se reparte, transformando-se em Electricidade ou Magnestismo?
È que tudo o que existe no nosso planeta, tem um campo vibracional Originado ou por electricidade ( EL ) ou Magnestismo ( Magda)
Ou isto é especulação ou crença pessoal?

[... Todavia, ao estabelecer um paralelo entre "planetas" e "Eloíns", e entre "ângulos" e "anjos", afastamo-nos do factual, e regressamos ao domínio da crença ]
Então, se a luz do Sol são Fotões que se tranformam e interagem em electricidade, misticamente designados por( Deus,O Bem,O Céu,Fogo,o lado Direito do cerebro,ou Abel,no fundo, tudo o que é positivo na natureza) ou magnetismo, Electricidade na sua variante negativa, misticamente( Mª MAGDAlena, O Diabo,o Mal, o Inv(f)erno, a Agua, o lado esquerdo,Cain,) qual é a especulação?
Especulação, só se for na vertente Mistica, pois ao nivel das ciências, percebe-se perfeitamente como se comporta a Electricidade que o Sol nos porpociona e nos afecta, durante os seus 360 ºGraus ao percurer os 2 hemisférios.
E Essa viagem, é o vosso ( no sentido de crença, pois são os maçons regulares que são crentes )Templo de Salomão (Sol e Moon)que explica a forma como o Sol, a Lua e os outros planetas nos afectam.

O Paulo pode até aceitar que o Mestre ande em Angulos rectos por questões morais e não se questione ( o que eu duvido, pois um Maçon é uma pessoa que se questiona )mas, no fundo, está ligado a tradições relacionadas com o Sol, pois os Angulos rectos, é exactamente os 4 Pontos Cardeis ( Equinócios e Solesticios ) no qual,o Sol, nos transmite uma energia ainda mais poderosa...
Mas será coincidencia em Astrologia, um Triangulo detro de uma circunferencia ser designado por um Angulo de Alegria e um Quadrado dentro da mesma circunferencia, ser um Angulo de Tristeza?

Streetwarrior disse...

Boas @Rui
Pelos vistos@Rui, colocamos os nossos comentários ao mesmo tempo...será bom ou mau sinal?
Lol

Não @Rui, percebeu-me mal...eu nunca disse que teve contacto com Extraterrestres...
Referi que existia algo naquela zona de Orion que já os Egicios adoravam e que supostamente, parecia ter " iluminado " certos Pintores e artistas que copiaram algo semelhante por lá.
Talvez seja o Ciclo das almas que comece ou termine por lá...nunca fiando como o meu avô me ensinava.

Com respeito á Elhoins e aos Nephilins...é mais um jogo de palavras, tão caractristico nas religiões, metamorfoseando os contextos.

Os Ehloins, são os 7 Planetas e os Nephilins são os 7 chacras.

Seguindo a filosofia Hermética que tudo o que existe acima, é exactamente igual ao que está abaixo.

As religiões são peritas nisso...e no Dizimo.
Como diz o autor do Zeitgeist.

eus é tão poderoso, transforma Agua em Vinho, cura os doentes, ajuda os Pobres, está em todo o sitio ao mesmo tempo...Só tem 1 defeito!
È mau gestor e contabilista, pois quando se trata de $$$$, precisa sempre mais e mais....nunca lhe chega

Streetwarrior disse...

@Rui
Já agora e por mera curiosidade, existe ouma teoria, a qual nunca me debruçei, logo não posso concordar/descordar que O Ser Humano, a ter tido ajuda de Extraterrestres, possivelmente terá sido de Andromeda.
Pois o próprio nome em si....já justifica algo.
Isto foi-me dito por um Padre jesuita num comentário que se fizer gosto conhecer a teoria, posso colar aqui.
E sabe que penso que os jesuitas... são como os Maçons...andam há muitos anos a virar frangos sem deixar cair o molho.
Pois é no molho que está o segredo, não no frango.

Abraço.
Nuno

Streetwarrior disse...

@Paulo, deixe-me que lhe retribua então uma questão.

[A maçonaria não é detentora de nenhum "segredo oculto" sobre nenhum culto solar, nem detém nenhum conhecimento ancestral sobre o Sol, a Lua, as estrelas, os Astros ou o Zodíaco ]

Então qual é a razão da data da maçonaria como a escrevem?
Porque abrem loja ás 12h ?
Porque comemoram os Solesticios e os Equinócios?

Streetwarrior disse...

Caros.
Qunado tiverem um pouco de tempo livre, eis um bom serão.
http://www.youtube.com/watch?v=OH7lrjixaNA&feature=g-vrec

Nuno

Nuno Raimundo disse...

"Só há trabalho, esforço e vontade de ser uma pessoa melhor - cada um à sua maneira."
É isso mesmo! Quanto ao resto são fait-divers para entreter espíritos menores...

TAF

Paulo M. disse...

@Streetwarrior: Muito lhe agradeço as questões que coloca, que servem de inspiração para novos textos. Perdoar-me-á que não lhe responda já; fá-lo-ei no próximo fim de semana.
Abraço,
Paulo M.

Streetwarrior disse...

Penso que a colocação desse "espiritos menores" poderá ter ou ser entendido com um sentido depreciativo.
Creio que o Nuno sabe que não há espiritos menores ou maiores...há pessoas mais ou menos conscientes do seu potencial.

Mas no entanto, até porque olhando as coisas nesse sentido, os responsaveis pelo actual " estado de espirito " das nações ou do Planeta, sabemos bem quem são.
São " as Altas Autoridades Espirituais do Mundo, ou...Aqueles que julgam, ter " Um espirito maior " para conduzir o rebanho muitos deles, Iluminados por espiritos Santos...dos grandes, claro.

Mas isso já é outra conversa que não é o tema do Post
P.S- Atenção Nuno, Não estou a falar contra si.

Unknown disse...

Primeiramente gostaria de informação está desinformação do nosso querido e amado irmão Paulo.

Pois como diz Albert Pike: " Todo Maçon enganado merece ser enganado em seu livro moral and dogmas.

A simbologia Maçônica serve de linguagem universal para revelar de forma simbólica e literal a todos os construtores especulativos independente de credos ou religiões de mistérios, a maçonaria é a única irmande junto a rosa cruz Ocidental guardiã destes mistérios. Muitos escritos em livros ou de forma oral dita somente entre colunas aos neófitos e não a profanos e por isso que o culto Solar é um mistério secretíssimo, pois o poder é desigual, apesar que a Luz brilha para todos, porém poucos são iluminados e iluminadores.

Carlos martins
Leonardo C. Santos
www.artigonal.com
www.simceros.com