11 julho 2008

O copo de leite

O texto de hoje, como venho fazendo às sextas-feiras, é um texto que seleccionei para publicação, com o objectivo de que sirva de ponto de partida para alguma meditação, em ordem a algo aprendermos. Este texto, de autor que desconheço, chegou-me já em português, mas tenho-o como tradução de um texto original em inglês, tendo em atenção o nome de um dos intervenientes, que também mantenho. Também como uso fazer, o texto é editado, adaptado e comentado por mim

Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para pagar seus estudos, viu que só lhe restava uma simples moeda de dez cêntimos e tinha fome. Decidiu que pediria comida na próxima casa. Porém, os seus nervos traíram-no quando uma encantadora mulher jovem lhe abriu a porta. Em vez de comida, pediu um copo de água. Ela reparou que jovem estava esfomeado e assim deu-lhe um grande copo de leite. Ele bebeu devagar e depois perguntou à mulher:

-Quanto lhe devo?

-Não me deves nada - respondeu ela. E continuou:

- A minha mãe sempre nos ensinou a nunca aceitar pagamento por uma oferta de boa vontade.

Ele concluiu:

-Pois agradeço de todo coração.

Quando Howard Kelly, assim se chamava o rapaz, saiu daquela casa, não só se sentiu mais forte fisicamente, mas também a sua fé em Deus e nos homens ficou mais forte. Ele, que já estava resignado a render-se e deixar tudo, prosseguiu firmemente seus esforços e acabou por endireitar a sua vida e atingir os seus objectivos.

Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os médicos da localidade onde vivia estavam confusos. Por mais que fizessem e tentassem, a doente não melhorava e cada dia piorava um pouco, rumo ao que parecia uma prematura, mas inevitável, morte.

Finalmente enviaram-na para a capital, onde chamaram um especialista, dos poucos no Mundo que sabia tratar essa rara enfermidade. Chamaram o Dr.Howard Kelly!

Quando escutou o nome da povoação de onde ela viera, uma estranha luz encheu os olhos do Dr. Kelly. Imediatamente, vestido com a sua bata de médico, foi ver a paciente. Reconheceu imediatamente aquela mulher. Determinou-se a fazer o melhor para salvar aquela vida. Passou a dedicar atenção especial àquela paciente. Depois de uma demorada luta pela vida da enferma, ganhou a batalha.

O internamento fora demorado. Os tratamentos caros. O Dr. Kelly pediu à administração do hospital que lhe enviasse a factura total dos gastos, para a conferir e aprovar. Conferiu-a e depois escreveu algo e mandou entregá-la no quarto da paciente.

A mulher abriu a medo o envelope que continha a factura. Sabia que levaria o resto da sua vida para pagar todos os gastos. Mas, quando finalmente abriu a factura, algo lhe chamou a atenção. Nela estava escrito o seguinte:

Totalmente pago há muitos anos com um copo de leite.

ass.: Dr.Howard Kelly.


A pequena história de hoje é sobre a gratidão, mas não só. Pensemos também que um acto de solidariedade que fazemos hoje, algo de pequena monta, que provavelmente esqueceremos rapidamente, pode fazer toda a diferença para quem dele beneficia. E - quem sabe! - pode, no futuro fazer toda a diferença para nós próprios, quando chegar a altura em que sejamos nós a precisar de ajuda... Ser solidário, fazer o bem sem olhar a quem, como diz o Povo, tem um efeito multiplicador. Quanto mais um de nós for solidário, mais influenciará outros da sua comunidade a sê-lo. E cada um que assim se comporte influenciará mais e mais pessoas. Um pequeno gesto nosso não é apenas um pequeno gesto que fazemos. É um elo na imensa cadeia de pequenos gestos solidários, que assim cresce e se fortalece e faz um Mundo melhor. E um dia nós, ou os nossos filhos, porventura beneficiaremos de que o Mundo esteja melhor.

Nenhum gesto solidário é pequeno. Todos são grandes, imensos e indispensáveis. Para o Mundo ser melhor, só é preciso que cada um faça a sua parte!

Rui Bandeira

Sem comentários: