09 julho 2008

Com que então a fazer caixinha!

O Companheiro Maçon do Estado de São Paulo a que aludi no último texto, também escreveu na sua mensagem de correio electrónico:

Sou leitor assíduo de seu blog. Como Companheiro Maçom, às vezes sou criticado pelos Mestres de minha Loja por sugerir alguns temas que, diante de suas visões, fogem ao meu grau. Entretanto, desconhecem a fonte de minhas pesquisas: o blog do Ir.´. Rui Bandeira, de Portugal.

Vamos lá por partes: ser leitor assíduo deste blogue é algo que me agrada. Recomendo. Acho que faz bem ao espírito. E, porque diminui o stresse, também acaba por fazer bem ao corpo e à saúde. É só vantagens! Por aqui estamos de acordo!

Um pequeno desacordo existe quando o Irmão Companheiro escreve que a fonte de suas pesquisas é "o blog do Ir.'. Rui Bandeira, de Portugal. Aqui, como sou cordato, acho que o meu correspondente acerta em 50 %: o blogue é de Portugal e escrito por maçons de Portugal. Mas no mais tenho que corrigir o Irmão: o blogue não é do Irmão Rui Bandeira. É dos maçons da Loja Mestre Affonso Domingues. Rui Bandeira é apenas um deles. Faça o Irmão Companheiro o favor de dirigir seus olhos para a frase que está logo abaixo do título do blogue: Blogue escrito por maçons da Loja Mestre Affonso Domingues. É isso que ele é. Não do Rui Bandeira.

O Rui Bandeira tem sido o elemento que mais textos tem escrito, é verdade. Mas não é o único a escrever e não é, não quer ser, o dono do blogue. Pelo contrário, espera que o blogue continue quando ele já não estiver em condições de nele escrever. Se tiver continuidade, se passar de geração em geração de maçons da Loja Mestre Affonso Domingues, como os princípios maçónicos passam de geração em geração de maçons desde há muitos e muitos anos, terá sido uma boa ideia iniciá-lo. E, se assim for, altura chegará em que os textos escritos por Rui Bandeira serão uma minoria esquecida no arquivo do blogue, eventualmente um ou outro lido aqui e ali, pelo acaso de aleatória busca num motor de busca, quiçá com a mesma curiosidade e bonomia com que acolhemos uma velharia testemunho de época passada...

Um blogue escrito pelo Rui Bandeira seria algo de efémero. Um blogue escrito pelos maçons da Loja Mestre Affonso Domingues tem as sementes da perenidade, que é grandiosa.

É certo que nestes dois anos o mais frequente autor de textos do blogue é Rui Bandeira. Mas isso não quer dizer que o blogue seja do Rui Bandeira. Isso apenas prova que é verdade o que aqui no blogue apregoamos: a Maçonaria é um meio e um método de aperfeiçoamento. Só procura aperfeiçoar-se quem tem defeitos. E muitos dos maçons da Loja Mestre Affonso Domingues estão ainda bravamente lutando contra o defeito da Preguiça! Mas eu não desespero: os meus Irmãos certamente obterão êxito na sua tarefa de aperfeiçoamento e acabarão por vencer esse defeito. E então teremos muitos mais textos de muito mais gente aqui no blogue. E então ver-se-á como é redutor considerar este blogue como o blogue do Rui Bandeira. Porque então se verá como há na Loja Mestre Affonso Domingues gente com muito melhor qualidade do que o Rui Bandeira. Até lá, portanto, o Rui Bandeira vai praticando o seu defeito de estimação: a obstinação!

Há um prazo de validade para uma pessoa manter um projecto com qualidade. Espero que, antes de eu esgotar o meu prazo de validade, este blogue já esteja a ser pensado e administrado por outrem, que tomará o testemunho e o levará mais além, até o passar a outros, que o passarão a outros. e assim porventura se fará deste blogue algo com alguma valia. Se há algo que os maçons demonstraram ter entendido, é que a continuidade e a persistência ao longo do tempo geram a qualidade. Dois anos? Não é nada! Será alguma coisa se, daqui a vinte anos, eu ainda por aqui estiver e puder ler textos no A Partir Pedra. Terá realmente algum significado porventura com um interesse relevante, se, daqui a duzentos anos, os meus trinetos e tetranetos continuarem a ler - e, quem sabe, a escrever... - textos no A Partir Pedra.

Portanto, caro Irmão Companheiro do Estado de São Paulo, não diminua involuntariamente o significado deste blogue, crendo que ele é o blogue do Irmão Rui Bandeira. Espero que seja muito mais do que isso. Assim os maçons, actuais e futuros, da Loja Mestre Affonso Domingues o queiram!

Mas agradeço-lhe a gentileza!

Agora, caríssimo Irmão Companheiro, onde eu tenho de virar para um arremedo de português do Brasil e lhe dar uma baita bronca é quanto àquela parte de sua mensagem em que - lembro para você não esquecer - você escreveu que os Mestres de sua Loja
"Entretanto, desconhecem a fonte de minhas pesquisas"!!!!

Que é lá isso, meu Irmão? Valha-nos Nossa Senhora de Aparecida, que eu parece que não tou lendo bem! Então o Irmão tá fazendo caixinha? Tá guardando segredo? Tá aproveitando no bem bom o que vai lendo por aqui e guarda tudo pra você? Que é então do sentimento fraternal de partilha com seus Irmãos? O meu Irmão, se leu e gostou, se acha que é bom, tem a obrigação de partilhar com seus Irmãos! Tá guardando tudo pra você, é?

Meu Irmão Companheiro do Estado de São Paulo: sua tarefa de aperfeiçoamento é aprender e praticar a partilha do que acha bom com seus Irmãos. Prove-me que está melhorando, se aperfeiçoando. Mostre a todos seus Irmãos, Mestres, Companheiros e Aprendizes a fonte de suas pesquisas! Dê a eles o endereço do A Partir Pedra! Olha que eu vou saber, viu? Tou esperando um aumento súbito de visitas ao blog... Quando é mesmo a próxima reunião de sua Loja? Na semana seguinte eu vou tar de olho, viu?

Fazer caixinha? Onde já se viu? VirgeMaria! Vá correndo emendar seu erro. Além do mais, fica com a vantagem de os Mestres da Loja deixarem de dar bronca em você. Passam a dar em mim!!!

(Pausa para respirar, reassumir um ar formal e voltar a escrever português à moda de Portugal)

Meu Irmão Companheiro do Estado de São Paulo. Espero que não se tenha ofendido. Esta imitação de "bronca" foi brincadeira mesmo! Gostei muito e fiquei muito satisfeito quando recebi a sua mensagem e apeteceu-me brincar um pouco com ela. É assim! Só com os Irmãos é que se está à vontade para brincar, sabendo que eles se não vão zangar... Mas, agora a sério: se gosta do A Partir Pedra, não acha mesmo que deverá informar seus Irmãos da sua existência, para eles poderem também usufruir?

Entretanto, espero que o texto sobre a Escada em caracol lhe seja útil. Mande-me depois o seu trabalho. Vou gostar de ler! Um abraço e disponha sempre do

Rui Bandeira

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro Ir.'. Rui Bandeira.

Aqui no Brasil temos o costume de chamar irmão de mano, e irmã de mana, não sei se essa invenção é brasileira ou veio sacolejando nos porões das naus, mas é assim que carinhosamente chamamos os nossos irmãos na informalidade dos ágapes, nos encontros casuais, e até mesmo em Loja.

Bom, deve ser este o meu terceiro comentário neste blog, que a exemplo do nosso irmão paulistano, faz parte da minha rotina diária no que tange a leitura. Contudo, divergimos na geografia e no santo, ele paulista ( ou do Estado de São Paulo ) e eu catarinense ( ou barriga-verde, alcunha dos nascidos neste maravilhoso Estado de Santa Catarina ).

Caro Rui, o seu "português brasileiro" estava tão estranho que tive que ler e reler sem declinar da atenção, quase precisei de um tradutor. Tão estranho, que mesmo conhecendo o Brasil de norte a sul e do oriente ao ocidente, não reconhecí o seu jeito de escrever em qualquer dos sotaques "tupiniquins" ( acho que essa vai ser difícil para você )com os quais tenha tido algum contato. Mas antes de tudo, foi divertido, e me diverti com o que escrevestes, como dois "manos" conversando acostados na mesa. Tua imitação do nosso português ficou parecendo a nossa imitação do pastel de Portugal.

Tenho muita vontade de conhecer Portugal, penso daqui a uns dois anos pedalar de Lion até Compostela, quem sabe me sobre um "gás" e continue até Tomar já quase as portas de Lisboa.

Parabéns pelo blog, inúmeras vezes lí publicações de vocês em Loja, citando a fonte, e o autor.

TFA

Vlad.'.
ARLS Philantropia e Liberdade 3557 GOB SC - Rito Moderno

Jose Ruah disse...

@ Vlad

Eu também tive que reler a parte que o Rui escreveu em Portugues do Brasil.

Ele usou uma mistura de Carioca, com Mineiros, com Baiano, e vá-se lá saber com que mais.

Mas ele é mesmo assim, farto em ideias e com capacidades mesmo para mim desconhecidas, como a de inventar um novo sotaque e grafismo para a nossa lingua.

Continue a ler o que aqui escrevemos. Sei que o Rui vai agradecer também, mas muito obrigado por " nos prestigiar" ao ler na sua Loja textos aqui produzidos.

Rui Bandeira disse...

@ vlad:

Mano, também em Portugal temos o mesmo costume, quando falamos coloquial e descontraídamente. Não sei se foi nas naus e regressou com os aviões, mas acredito que é característica comum de quem fala a lusa língua, já que idêntico hábito vi em Irmãos africanos.
Quanto ao meu arremedo de "português brasileiro": o Brasil é um País tão graaaannnnde!. É maior do que a Europa toda, da Suécia e Noriega a Portugal e Espanha , Itália e Grécia... Na brincadeira, quis usar os regionalismos que conhecia, ainda por cima, imitando a fonética. Claro que, como o Ruah já disse, saiu uma mistura de carioca com baiano, mineiro e não sei que mais... Mas não é assim, com exageros e distorções que devem ser as caricaturas?
E deixa-me agora dar uma de conhecedor: tupiniquins são... os brasileiros típicos - afinal os índios que Cabral encontrou foram os Tupis. Certo?
Vale a pena vires a Toamr. E, se por Portugal estiveres num segundo sábado ou numa quarta quarta-feira, vale ainda mais a pena combinarmos a maneira de vires a Lisboa e dar e receber uns abraços na Loja mestre Affonso Domingues!
Fico à espera!
Muito obrigado pelo comentário e pelas palavras agradáveis. Comenta sempre que quiseres, que nós gostamos. E vamos procurando ir publicando, sempre que se pode, alguma coisa que valha a pena ler.
Um abraço fraterno.

Rui Bandeira disse...

Noriega, não: Noruega!
Toamr não, Tomar!
Maldito teclado, que nunca mais aprende a emendar os meus erros!