27 setembro 2025

À Luz da Cadeira de Salomão: a Instalação do Irmão Paulo F.

Na passada quarta-feira, dia 24 de Setembro, no templo a coberto dos profanos a Respeitável Loja Mestre Affonso Dominguez viveu um momento de grande significado com a instalação do seu novo Venerável Mestre, o Irmão Paulo F., acto solene que contou também com a presença do nosso Ilustre e Muito Respeitável Grão-Mestre, testemunho de amizade e de união.



O Irmão Paulo F. juntou-se à Ordem em 6015, durante o veneralato do Irmão Paulo M.,  desde então percorreu com mérito diversos cargos na nossa respeitável loja, como Secretário, Mestre de Cerimónias, Experto, 2º e 1º Vigilante. Em todos se revelou dedicado, discreto e eficiente, contribuindo para a harmonia e o bom andamento dos trabalhos. O seu percurso constante e fiel conduziu-o agora à Cadeira de Salomão, lugar de sabedoria e responsabilidade. Seguindo a tradição da nossa Loja, o Irmão Paulo F., então 1º Vigilante, foi proposto para Venerável Mestre e, em espírito de harmonia, eleito pelos Mestres votantes, prova da confiança e da estima que nele depositamos.

O Paulo é reconhecido pela sua forma de estar, pode falar pouco, mas quando fala fá-lo com clareza e profundidade. Une à sua humildade uma capacidade rara de criar laços, seja no templo, seja fora dele, até na arte de fazer uma boa cerveja, lembrando-nos que a fraternidade se alimenta tanto de símbolos como de gestos simples que aproximam corações.

Para o seu veneralato traçou um programa que honra o passado e aponta ao futuro com novas iniciações, a progressão dos nossos Aprendizes e Companheiros, a valorização das pranchas como alimento da reflexão, sessões regulares de grau, a revitalização dos ágapes como momento de união, assim como a reaproximação das famílias da Loja com encontros nos solstícios e equinócios. No solstício de inverno, a beneficência ganhará novamente forma com o tradicional leilão, sendo ideia de reverter este ano para alguma organização, com menos possibilidades, e de acordo com escolha da loja.

Nesta passada quarta feira, depois da sua cerimónia de instalação, tivemos a honra de pela primeira vez o ver dirigir a Loja. Fê-lo com o nervosismo natural de quem recebe o Malhete pela primeira vez, mas também com a dignidade e a firmeza que a nossa Ordem exige de quem guia os trabalhos.

Hoje, apenas lhe desejo sucesso no seu veneralato, que este seja fértil em Sabedoria, Força e Beleza. Que o seu labor inspire todos os Irmãos a erguerem consigo o edifício espiritual da nossa Loja e que a luz que ora conduz o Paulo F. na Cadeira de Salomão se reflita em cada um de nós, para que juntos possamos construir um templo interior cada vez mais sólido, justo e perfeito.

João B. M∴M

Sem comentários: