01 janeiro 2014

2014: O Recomeço!



Terminei o meu primeiro texto de 2013 assim:

Que todos consigam prescindir sem demasiado esforço do supérfluo e preservar o verdadeiramente essencial. Que àqueles que já veem o essencial a ser atacado não falte a indispensável solidariedade que lhes permita resistir e ultrapassar a sua situação. Que àqueles que mantiverem o privilégio de manter barca que os proteja do furor destas vagas alterosas, que a tantos e cada vez mais fustiga, não lhes falte o sentido de solidariedade, a predisposição para ajudar, o ânimo para partilhar o que lhes sobra com quem está a necessitar.

Se assim for, então todos conseguiremos vir a ver o horizonte a clarear, encontrar novos caminhos desimpedidos, reconstruir o que se tiver perdido ou destruído. E a superação das dificuldades ter-nos-á tornado um pouco mais fortes, capazes e resistentes - em suma, melhores. Se assim for, apesar dos pesares, ao olhar para trás poderemos dizer que as dificuldades afinal não nos impediram de conseguir ter o que a todos desejo: UM FELIZ ANO DE 2013! 

Um ano volvido, precisamente no primeiro dia de 2014, apenas com a alteração do ano estas palavras permanecem válidas.

Não obstante, em Portugal e na Europa o estado de espírito modifica-se subtilmente. As dificuldades continuam aí, a adversidade continua a necessitar de ser combatida e ultrapassada, a solidariedade permanece indispensável, mas começo a ver no olhar de todos aqueles com quem me cruzo um outro brilho, no rosto uma resoluta determinação. Todos continuam a enfrentar dificuldades, mas começa a parecer a muitos, senão a todos, que o pior está passado.

Não sei se o pior já passou efetivamente. Mas sei que cada um de nós, com maior ou menor dificuldade, ajustou o seu nível de vida às possibilidades de que dispunha e, por mais difícil ou doloroso que isso tenha sido, tal ajuste permitiu à maior parte - espero que a todos - encontrar alguma solidez no chão que pisa. Esse chão será porventura menos agradável, mais rude, mais pedregosos do que se gostaria - mas, pelo menos, é sólido e já não nos sentimos a afundar.

A sensação de que o pior já passou advém, não de qualquer milagre ou fezada, mas do sentimento de cada um que - finalmente! -, depois de um período demasiado longo para o gosto de todos, em que nos sentíamos joguetes de forças e condições que não conseguíamos controlar e que nos impunham não sabíamos bem o quê, mas nada de bom, cada um de nós volta a estar em condições  de gerir o seu destino, de escolher o seu caminho, de voltar a criar e a construir.

Começamos a pôr a cabeça de fora dos abrigos em que nos recolhemos no pior da borrasca e pensamos em mais do que meramente resistir. Pensamos em voltar a construir. Começamos a voltar a olhar em frente.

Esta mudança de estado de espírito faz toda a diferença!  Porque é imprescindível que cada um de nós reganhe, dentro de si próprio, a noção de que o seu destino é para ser traçado por si, não pelas circunstâncias ou por desconhecidos poderes. Porque o esforço que foi necessário para resistir tornou-nos mais fortes. Porque, desejavelmente, aprendemos algumas lições e não repetiremos tão cedo alguns disparates. 

Espero e desejo que este ano seja para todos um ano de recomeço, de reconstrução, de avanço, de progresso - e não já apenas de resistência. 

Se assim for, conseguiremos cumprir o meu desejo para todos: UM FELIZ 2014! 

Rui Bandeira

2 comentários:

Marcos Amaro disse...

Que assim seja!

Joaquim Almeida Santos disse...

Caro Senhor Dr. Rui Pimenta,
Saúdo-o! E a todos os que Trabalham para este Blogue e os que nele participam. Permita-me:
_ "...Pensamos em voltar a construir. Começamos a voltar a olhar em frente.
Esta mudança de estado de espírito faz toda a diferença! Porque é imprescindível que cada um de nós reganhe, dentro de si próprio, a noção de que o seu destino é para ser traçado por si, não pelas circunstâncias ou por desconhecidos poderes." Plenamente de acordo! É imprescindível, cada um de nós, construir a sua Vida e, "Olhando em frente", participar na construção do Bem-Estar do Todo: País!
FELIZ NOVO ANO,
Partilhando a afirmação/desejo do Senhor Marcos Amaro: "Que assim seja!"
Cordiais Cumprimentos,