16 maio 2012

Pode um católico ser maçom?

Há tempos, no jornal Público, Ricardo Sá Fernandes, meu colega de profissão e membro do GOL (Grande Oriente Lusitano), publicou um pequeno texto em que se assumia como católico e maçom, defendendo que ambas as qualidades são plenamente compatíveis. Respondeu o padre Gonçalo Portocarrera de Almada, sustentando a posição inversa. Recentemente, um senhor de nome João Mendia afirmou também a incompatibilidade das duas condições.

Decido intervir na polémica. Antes do mais, e como convém, eis a minha declaração de interesses: sou maçom regular, isto é, integro a orientação maçónica original, que só admite no seu seio crentes, qualquer que seja a crença religiosa de cada um. Em termos de convicção religiosa, não me defino como católico, antes como deísta, crente no Criador sem necessidade da intermediação das religiões organizadas, na minha opinião cada uma delas se afadigando a moldar o Criador às suas respetivas conceções particulares. Nesta polémica de se um católico pode ser maçom, parto, pois, de uma posição neutral.

Maçom que sou, mais do que criticar as opiniões expressas pelos que se pronunciaram sobre a questão (opiniões que, concorde ou discorde delas, me cumpre respeitar),  vou-me limitar a expor a minha opinião e as razões dela.
 
Advogado que sou, tenho a deformação profissional de analisar os conflitos, as divergências de opinião, recorrendo ao que está escrito nos livros da lei. E, nesta matéria de religião e espiritualidade, nada me parece melhor do que recorrer ao Volume da Lei Sagrada que é aceite por todas as partes, católicos, maçons e católicos maçons: a Bíblia.
Confiramos então os Dez Mandamentos que Deus transmitiu a Moisés,constantes do Livro do Êxodo, 20, 2-17 (e também em Deuteronómio, 5, 6-21):    

2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

 Neste texto nada objetivamente se encontra que permita concluir que ser maçom infringe qualquer dos mandamentos divinos. Cuidadoso que sou com os pormenores, esclareço que o Grande Arquiteto do Universo invocado pelos maçons mais não é do que a designação particular que estes dão ao Criador, evitando assim ter de utilizar uma denominação utilizada por uma religião e não por outra, não sendo um qualquer "outro deus".

Mas prossigamos até ao Novo Testamento e aportemos a Mateus,22, 34-40:

34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"
  
37Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos". 

Também aqui, obviamente, nada é infringido com a filiação maçónica. Para um católico que não seja um primário antimaçom, parece-me estar qualquer dúvida desfeita: nem os dez Mandamentos do Antigo Testamento, nem os dois mandamentos invocados por Jesus Cristo impedem que um crente, designadamente um católico, possa ser maçom.

Mas houve condenações e proibições papais. Houve! Porém, por grande que seja a importância dos Papas - e só posso aceitar que, para os católicos, o seja -, o certo é que todos foram, e o atual é, apenas homens. Entre as determinações divinas e as humanas eu, simples crente deísta, atribuo primazia às divinas... Confesso que me faz alguma confusão que haja quem, reclamando-se da pureza do catolicismo, roce a blasfémia de sobrepor as determinações humanas às divinas...

Lição a tirar desta polémica? O fundamentalismo religioso é tão irrazoável e tão perigoso sendo cristão, católico ou de outra orientação espiritual, como islâmico.  Que ninguém disto se esqueça!

Rui Bandeira

11 comentários:

Jocelino Neto disse...

O fundamentalista não ama, idolatra.

ps. Mais um excelente texto.
Parabéns M.´. Rui Bandeira.

T.F.A

Atilla disse...

Meu Ir:. Rui, sempre leio seus posts, porém este me chamou atenção por ser um tema discutido em nossas lojas no Brasil. Concordo com você em gênero, número e grau. O que as religiões não entendem é que a maçonaria não sobrepõe nenhuma delas, pelo contrário, eu acredito que um católico-maçom ou um budista-maçom, ..., será um dos melhores de sua congregação ou fará tamanho esforço para ser muito útil. Tenho um lema comigo, "A mais ampla tolerância com a maior e irrestrita independência". Um TFA do Brasil, Atilla

Streetwarrior disse...

Para muitos autoridades religiosas, a maçonaria só não é compativel com o catolicismo porque os maçons não estão debaixo da alçada das Leis do vaticano.
Se fossem mais uns "soldados" ao serviço do vaticano, como a Opus, os jesuitas etc...nãoveriam qualquer tipo de imcompatibilidade.

Apesar de para mim ( e isto é a minha opinião )muita coisa ainda estará para explicar e compreender em relação a certas Ordens, tais como Ordem Cavaleiros de Malta, CV Hospitalários, CV Colombos etc que admitem maçons e algumas serão reconhecidas pelo Vaticano.

Pois, parece que neste caso, como são reconhecidos pelo papa, já não parece haver imompatibilidade.

Nuno

Streetwarrior disse...

Cada vez mais compreendo porque razão a maçonaria não acredita em Deuses fabricados pelos homens.
É que existe uma grande diferença entre Teologia e Astro-Teologia, a primeira não passa de um conto de fadas, já a segunda, é a ciencia que levou á morte, os grandes mestres da história da humanidade por a ensinarem!...mortos por quem?
Claro está...por aqueles que insistem em manter o seu conto de fadas que lhes garante poder e muito dinheiro!

Júnior disse...

Salve!
Entendo e concordo com muito do que escreveste, na visão maçônica não há problema algum em ser católico e maçom. O que a igreja não concorda e oficialmente vai contra são certos relativismos e secretismo que existe em nossa filosofia (Sou DeMolay). Tenho conhecidos que para conciliar a fé católica com a maçonaria, participam das missas, porém não comungam. O melhor artigo que tenho conhecimento sobre essa questão é esse:
http://direitocanonico24x7.blogspot.com.br/2011/12/maconaria-e-igreja.html

Fraterno Abraço!!!

Streetwarrior disse...

Boas @Rui.

Rui, ao ler o artigo do link que o comentador #Junior# deixou, assaltou-me a seguinte duvida...

Para se ser membro da maçonaria regular, é necessário ser-se crente num ser supremo criador de tudo o que existe no Universo, correcto?
Na maçonaria Irregular, isso não é necessário?
Sendo os Segundos ateus ( talvez a maioria ) como podem eles acreditar num G.A.D.U ?
Não é assim algo contraditório?

Obrigado
Nuno

Rui Bandeira disse...

@ streetwarrior:

Nuno,

Para se ser maçom regular tem que se ser crente no Criador.

A Maçonaria Irregular admite ateus e agnósticos, não exigindo assim a crença no GADU. Os seus trabalhos podem não se fazer na presença do Volume da Lei Sagrada (podendo ser, por exemplo, utilizada a Constituição ou a Declaração Universal dos Direitos do Homem) e pode não se trabalhar à Glória do GADU.

A Maçonaria Irregular trabalha, inclusivamente um rito, o denominado Rito Francês ou Moderno, que é um rito absolutamente laico.

Não há assim, do ponto de vista da Maçonaria Liberal, qualquer contradição.

Mas, atenção: nem todos os que se integram na Maçonaria Irregular são ateus ou agnósticos. Também ali existem crentes, que se sentem confortáveis com uma postura meramente filosófica de aperfeiçoamento ético.

Abraço.

Streetwarrior disse...

Boas @Rui.

Desculpe só agora responder.

Ok,percebi essa parte.
Aquilo que no entanto eu pretendia apontar é que a filosofia Maçónica, ensina que existe algo para lá do nosso conhecimento que parece ser e agir como " o criador "... O criador tanto do Macro como do micro.
Ora,para que isto faça sentido como filosofia de vida,é necessário aceitar que existe algo que nos transcende "não como divindade " mas sim como "dorça criadora "...ora um Ateu,parece ter dificuldade em aceitar isto,não será?
Um Agnóstico eu percebo...um Ateu,fico com duvidas sobre a sua intrepretação.
Era isto a que me erferia como contraditório.

Já agora, conhece o trabalho de Santos Bonacci?

Rui Bandeira disse...

@ Streetwarrior:

Nuno,

Como maçom regular, concordo consigo.

Mas não julgo os demais.

Streetwarrior disse...

A Lei da reacção, julgará todas as nossas acções!
Onde e quando não sei....mas nã falha!
LOL

Jocelino Neto disse...

http://cavaleirosdaartereal60.wordpress.com/2012/04/25/existe-dialogo-entre-a-igreja-e-a-maconaria/

Abraços Fraternos!