06 abril 2011

Pedra de Buril


Pedra de Buril é um blogue de temática maçónica mantido por Nuno Raimundo e iniciado em janeiro do corrente ano. Nuno Raimundo assume-se como obreiro da Loja Mestre Affonso Domingues.

Perguntar-se-á - aliás, já lhe foi perguntado, numa "cinzelada" (comentário) do blogue - por que razão optou Nuno Raimundo por iniciar e manter um blogue maçónico, em vez de juntar os seus escritos aos que se publicam no A Partir Pedra. Nuno Raimundo esclarece que encara o seu blogue como um projeto mais pessoal, mais íntimo, portanto diferente, do que o A Partir Pedra. Tem toda a razão e - como ele o assinala, aliás, o tempo mostrará que as caraterísticas de ambos os blogues são diferentes e que, mais do que concorrentes, são complementares.

Mas uma outra razão há para que o Nuno Raimundo não escreva ainda no A Partir Pedra e tenha optado por comunicar a sua vivência e visão de maçom no Pedra de Buril. É que o A Partir Pedra, sendo um blogue escrito por maçons da Loja Mestre Affonso Domingues, é, por opção dos seus administradores, reservado, quanto à publicação de textos na sua área principal, a Mestres Maçons da Loja. Os Aprendizes e Companheiros - ainda sujeitos à regra do silêncio - apenas podem, se quiserem, intervir na caixa de comentários. Nuno Raimundo só daqui a algum tempo terá acesso, como autor, ao espaço principal.

Não se depreenda daqui qualquer desagrado ou discordância com a decisão do Nuno Raimundo em publicar o Pedra de Buril. O silêncio de Aprendizes e Companheiros é, como já neste espaço foi esclarecido, apenas limitado ao espaço e tempo da sessão ritual de Loja, sendo pleno - e encorajado - o seu direito de uso da palavra e da expressão do seu pensamento fora daquele estrito condicionalismo. Aliás, em bom rigor, o A Partir Pedra, não sendo um espaço de sessão ritual da Loja, não tem que necessariamente estar restrito, no seu espaço central, a Mestres da Loja. Esta opção é, por um lado, simbólica e, por outro, decorre de uma razão muito prática: a preservação do próprio obreiro, no período da sua adaptação à Loja. Optámos assim por aguardar que o obreiro esteja já plenamente integrado na Loja, no seu espírito, bem conhecedor dela e do que lá se faz, para lhe facultarmos este instrumento de comunicação para, se assim o quiser (como é evidente, pelo número de autores de textos no A Partir Pedra, muitos não querem...), expressar o seu pensamento. Mas esta opção em nada prejudica, ou inibe, ou impede, qualquer obreiro que ainda não pode aceder ao espaço central do A Partir Pedra de iniciar e manter o seu próprio blogue.

Nuno Raimundo é um ativo blogueiro. Contactei, pela primeira vez com o seu trabalho nesta área ainda ele era Profano. Continuei a seguir os seus textos no blogue coletivo 2711. Agora, já não mais profano, mas maçom, dá-nos a sua visão pessoal da Arte Real através do Pedra de Buril. É interessante verificar o seu percurso e evolução pessoais ao longo do tempo e em virtude da (grande) mudança que constitui a Iniciação! Tempo virá em que o Nuno Raimundo decidirá se privilegia o Pedra de Buril em relação ao A Partir Pedra, se troca aquele por este ou se se dedicará a ambos, selecionando o local de publicação dos seus textos conforme o seu respetivo cariz. Essa decisão será, oportunamente, sua e só sua.

Por agora, o Pedra de Buril é mais um interessante blogue, que recomendamos. O Nuno alia a sua experiência de blogueiro, o seu gosto pela escrita, um certo jeito intimista de transmissão, com o seu percurso e trabalho maçónicos e o resultado é, manifestamente, agradável. Revela, aqui e ali, para o observador mais experiente nestas coisas, um pouco de inexperiência, no que à Maçonaria diz respeito? Claro que sim (por isso mesmo está ainda em silêncio no A Partir Pedra...). É isso mau? Não me parece. Pelo contrário, quer para quem se interessa por Maçonaria, quer para quem gosta de ler o que o Nuno Raimundo escreve, é e será certamente muito interessante espreitar um pouco do produto do seu trabalho nestas lides e surpreender a sua evolução.

Aqui se dá, pois as boas-vindas ao Pedra de Buril e se deixa um conselho: coloquem este espaço na vossa lista de leitura de blogues. Aproveitem enquanto podem! Que - a "ameaça" fica feita! - tempo virá em que o A Partir Pedra recrutará o Nuno e depois... logo se verá!

Rui Bandeira

6 comentários:

Nuno Raimundo disse...

Boas...

Epa!!! Um "gajo" assim até fica mei sem "jeito"...
Se fosse possível se ver o rubor da minha face, muitos se ririam dela.

De fato estou muito agradecido pela publicidade feita ao "Pedra de Buril".
A análise feita pelo Rui, é como se usa dizer na "mouche".
O "Pedra de Buril" será como que uma espécie de diario de bordo, sem datas associadas, em que vou escrevendo e partilhando alguns conhecimentos possíveis dentro do meu honroso "silêncio" e onde vou fazendo umas criticas literárias de alguns livros que vou lendo sobre a Augusta Arte Real.

Muito Obrigado!!!
TAF

JPA disse...

Esperemos então por a Elevação do Nuno.

Cumprimentos
JPA

Unknown disse...

Com tantos Aprendizes e Companheiros ainda não citados… não deverão passa o Nuno Raimundo de imediato a mestre? Dáda a sua notoriedade? Ainda para mais citado num sítio só dedicado a Mestres… Como é possível existirem Mestres da Affonso Domingues que nunca ouvi falar e existir tal destaque a um Aprendiz? Não existira na vossa Loja um ou outro mestre que mereçam tal destaque?

Rui Bandeira disse...

@ max:

1) Quem lhe disse que Nuno Raimundo é Aprendiz? Só referi que não é Mestre...

2) Quanto ao mais, está muito enganado. O que se destacou foi um blogue de temática maçónica - que, por sinal, foi criado por um obreiro da Loja Mestre Affonso Domingues que ainda não é Mestre. Se e quando outros obreiros, Aprendizes, Companheiros ou Mestres, da Loja Mestre Affonso Domingues ou de outras Lojas, criarem blogues de temática maçónica, e eu disso tomar conhecimento, também divulgarei e farei a crítica - apontando o que gosto e criticando o que eu achar por bem criticar - desses blogues (não dos seus autores).

E isso está provado! Faça o favor de conferir o marcador "Blogues outros" e verificará que, antes do Pedra de Buril, já dediquei textos a outros 13 blogues de temática maçónica, portugueses e estrangeiros, de obreiros da GLLP e de obreiros de outras Obediências portuguesas.

O que é restrito a Mestres da Loja Mestre Affonso Domingues é o direito de escrever no espaço principal do blogue - não o de comentar, nem o de ver referido blogue que mantenha...

É possível nunca ter ouvido falar de Mestres da Loja Mestre Affonso Domingues e ser dedicado um texto a um blogue de um não-Mestre, por estas três simples razões:

1) Os Mestres de que nunca ouviu falar não publicaram nada no blogue A partir Pedra - por decisão, absolutamente legítima, sua.

2)Os Mestres de que nunca ouviu falar não criaram nenhum blogue de temática maçónica - por opção, absolutamente legítima, sua.

3) O não-Mestre Nuno Raimundo - por iniciativa, absolutamente legítima, sua - criou um blogue de temática maçónica. E foi esse blogue (não a pessoa) que se divulgou.

O max aparentemente não percebeu - mas eu procuro agora explicar-lhe - que em Maçonaria vigora e aplica-se um absoluto princípio de igualdade. Mestre, Companheiro ou Aprendiz são apenas estádios de um percurso - mas, quem o faz, esteja em que estádio estiver, é ABSOLUTA, COMPLETA E TOTALMENTE IGUAL aos seus Irmãos. As únicas diferenciações que se fazem são em relação às suas ações, iniciativas, trabalhos. Um fará algo, outro fará outra coisa, um terceiro porventura estará em altura que nada faz. Neste blogue, por opção editorial - que remonta ao seu início - divulgam-se blogues de temática maçónica. Quem faz outras coisas - seja Aprendiz, Companheiro ou Mestre - vê referenciado o seu trabalho noutros espaços ou locais - seja Loja, seja Grande Loja, seja na Imprensa escrita maçónica, seja onde seja.

O seu comentário, max, que eu achei turvado por um azedume cuja origem desconheço, na minha opinião é assim completamente injusto e injustificado. Permito-me mesmo dizer mais: acho que perdeu uma excelente ocasião de estar calado!

Nuno Raimundo disse...

Boas Max,

Agradeço a "cunha" que tentou meter por mim, de fato eu agradeço mesmo.
Mas em Maçonaria, as coisas não se passam assim. Para passar de grau é necessário trabalho, empenho e estudo. Tudo isso é o que faço no meu blogue pessoal, que em nada vincula a Respeitável Loja a que pertenço nem os meus queidos Irmãos, sendo ali colocada a minha opinião pessoal sobre os temas que eu considero dignos de análise. Apenas eu estou vinculado à minha palavra.

Quanto ao fato de eu não ser Mestre, em nada acho menor. Pois até tem uma grande vantagem. Posso aprender e principalmente apreender a vasta simboliga maçónica de forma serena. Por isso eu próprio não tenho pressa alguma em atingir o mestrado.

abraços

Jose Ruah disse...

@ MAX

O azedume e o nome dizem-me qualquer coisa. Se estiver certo rennie é um bom remedio.

Se eu estiver enganado, as minhas desculpas !

Se estiver certo, então o que pensei desde sempre está correcto, mas isso será para outros foruns.