06 janeiro 2010

Blogue da R.·. L.·. Zarco a Oriente do Funchal


Basta consultar os textos do marcador "Blogues outros" para se verificar que aqui se está atento à "concorrência" e que, quando se encontra um blogue que entendemos que o justifica, o divulgamos através de um texto aqui no A Partir Pedra.

Hoje, é com indisfarçada satisfação que referencio aqui o Blogue da R.·. L.·. Zarco a Oriente do Funchal (endereço: http://joaogoncalveszarco.blogspot.com/), que, de alguma forma, se inspira no A Partir Pedra mas que, certamente, fará o seu próprio caminho, diferente - porventura melhor... - que o nosso.

A R.·. L.·. Mestre Affonso Domingues deu uma ajuda para o alçamento de colunas da R.·. L.·. João Gonçalves Zarco, ao Oriente do Funchal, acolhendo e preparando obreiros que iriam integrar esta Loja, aliás presentemente liderada por um antigo obreiro da R.·. L.·. Mestre Affonso Domingues.

Não admira, assim, que alguns dos projetos iniciais desta nóvel - e visivelmente dinâmica - Loja se inspirem no que a R.·. L.·. Mestre Affonso Domingues vem desenvolvendo - e, a partir dessa inspiração, desenvolvendo os seus próprios caminhos, buscando aperfeiçoar o modelo, expurgá-lo do que de menos bom tem, melhorá-lo.

Nesse sentido, enquanto o A Partir Pedra se anuncia a si próprio como o Blogue escrito por maçons da Loja Mestre Affonso Domingues, o Blogue da R.·. L.·. Zarco a Oriente do Funchal declara que Este blogue é feito pelos obreiros da R:. L:. João Gonçalves Zarco, n.º 71 da Grande Loja Legal de Portugal - GLRP, a Oriente do Funchal.

Um dos colaboradores do Blogue da R.·. L.·. Zarco a Oriente do Funchal é T.:. P.:., que, sob o pseudónimo por extenso de Templuum Petrus, já publicou alguns textos aqui.

Apontadas as semelhanças, anotem-se as diferenças. Desde logo, de imagem, tendo o Blogue da R.·. L.·. Zarco a Oriente do Funchal optado pelo tradicional fundo negro de muitos dos blogues de temática maçónica. Mas, para além da "cosmética", é já possível notar-se, apesar da juventude do blogue (teve os primeiros textos publicados em 12 de novembro último) e do ainda reduzido (mas significativo, para menos de dois meses de publicação) número de textos (19, até ao final do ano de 2009), uma assinalável diferença - para melhor, frise-se - em relação ao nosso blogue: a participação de elementos daquela Respeitável Loja. Em 19 textos, descortinamos, pelo menos, seis autores (Zarco, Nadir, T.:. P.:., tes.:o.dias, RF e H:. T:.), o que é quase o mesmo número de autores de textos dos mais de mil já publicados aqui e, comparativamente à dimensão das respetivas Lojas, denota uma muito maior proporção de participação no Funchal do que em Lisboa...

No Blogue da R.·. L.·. Zarco a Oriente do Funchal publicam-se, segundo julgo perceber, pranchas ou sinopses de pranchas dos obreiros daquela Loja, ao contrário do que, com as inevitáveis exceções, tem sucedido aqui.

Estes dois aspetos - maior proporção de obreiros da Loja a participarem no blogue e publicação nele das pranchas ou sinopses de pranchas apresentadas em Loja - afiguram-se-me exemplos de dois caminhos diversos do que este blogue vem seguindo, com vantagem para os nossos Irmãos madeirenses.

Seguir o Blogue da R.·. L.·. Zarco a Oriente do Funchal é uma maneira fácil de seguir e apreciar o trabalho dos maçons da, por enquanto única, Loja Regular na Madeira. Eu, por mim, já me inscrevi como seguidor...

E, claro!, este blogue passa a integrar a nossa lista de atalhos!

Assim a Maçonaria Regular portuguesa vai crescendo na blogosfera. Já vamos em três blogues, oriundos de localizações tão díspares como Lisboa, Madeira e Macau...

Rui Bandeira

3 comentários:

Nuno Raimundo disse...

Boas Rui...

Já tinha conhecimento do respetivo blog, através de visitas a outros sites.
E penso e q este blog da R.L.Zarco
tem muito a dar tal a qualidade dos textos que tem publicado.
Mais um lugar a visitar com certeza...

abr...prof...

jpa disse...

Optimas noticias;
Parabéns à R.L.Zarco, contem com mais um seguidor.

Cumprimentos
JPA

Henrique Tigo disse...

Meu Ir.:
Quero agradecer as tuas palavras e o teu post, sobre o nosso blog, como criador e moderador do mesmo nada me deixaria mais orgulhoso.
A RL Mestre Affonso Domingues é a nossa “Mãe” e claro o Blog Partir a Pedra é o “Pai “e a inspiração do nosso Blog.
Só desejo um dia chegar a vossa mestria, até lá serei um aprendiz bebendo o mais possível dos vossos ensinamentos e conselhos, como um bom “filho”.
Mais uma vez obrigado.
TAF
H:.Tigo