Cinco motivos para NÃO SER maçon
1. Influência política - PoderAo contrário do que muitos pensam, a Maçonaria - pelo menos a maçonaria Regular; e, mesmo quanto à Maçonaria Liberal, acho que são mais as vozes do que as nozes... - não tem mais influência junto do Poder Político do que qualquer outra instituição social. A única influência que a Maçonaria pode exercer é apenas de ordem moral, pelo exemplo dos seus membros através da aplicação dos seus princípios. Engana-se quem pensa que. ao juntar-se à Maçonaria, terá acesso aos corredores do Poder...
Aliás, uma das coisas de que o maçon rapidamente se dá conta,dentro da Ordem, é que é muito mais abrangente a ilusão do Poder, do que este propriamente dito. Ao menos em ambiente democrático, cada um exerce apenas o Poder que os demais lhe reconhecem e admitem que exerçam.
Em Loja, o detentor do Poder, o condutor, o decisor, o que detém os símbolos do Poder é o Venerável Mestre. Pois bem: como todos os que já se sentaram na Cadeira de Salomão rapidamente verificaram, a função de Venerável Mestre é aquela em que, afinal, não se tem mais direitos do que o mais recente Aprendiz e se tem mais deveres do que os restantes Mestres.
Portanto, quem busca o perfume do Poder, procure-o noutro lado, não na Maçonaria. Aqui apenas aprenderá o cumprimento dos seus deveres.
2. Influência económica - negócios e dinheiro
Quem pensar que a entrada na Maçonaria é uma porta aberta para obter contactos e negócios e o propiciar de condições para "subir na vida", pense outra vez, e pense melhor! Se for este o motivo que o faz desejar entrar na Maçonaria, poupe-se ao trabalho e às despesas. Dentro da Maçonaria fará os mesmos negócios que faria fora dela. O que todos lhe pedirão na maçonaria é que dê algo de si em prol dos outros. Dos demais receberá o que efectivamente necessite e os demais lhe possam dar, não o que deseje ou egoisticamente pense que lhe convenha. Os negócios da Maçonaria são de índole moral e espiritual. Quem deseje entrar no Templo tem que deixar os seus metais à porta deste.
Quem pensar que a entrada na Maçonaria é uma porta aberta para obter contactos e negócios e o propiciar de condições para "subir na vida", pense outra vez, e pense melhor! Se for este o motivo que o faz desejar entrar na Maçonaria, poupe-se ao trabalho e às despesas. Dentro da Maçonaria fará os mesmos negócios que faria fora dela. O que todos lhe pedirão na maçonaria é que dê algo de si em prol dos outros. Dos demais receberá o que efectivamente necessite e os demais lhe possam dar, não o que deseje ou egoisticamente pense que lhe convenha. Os negócios da Maçonaria são de índole moral e espiritual. Quem deseje entrar no Templo tem que deixar os seus metais à porta deste.
3. Influência social - honrarias e reconhecimento
Na Maçonaria usam-se aventais e colares e jóias, é verdade. Mas o maçon considera tudo isso como meros penduricalhos. A única diferença entre o mais rico, bonito, bordado e colorido avental de Grande Oficial ou de Altos Graus e o simples avental branco de Aprendiz é que quem usa aquele pagou bem mais caro por ele do que o que usa este. Aliás, de todos os aventais que um maçon possa possuir, aquele que para ele tem significado é precisamente o primeiro, o mais simples, o avental branco de aprendiz. Esse é o que qualquer maçon, qualquer que seja o seu grau ou qualidade, pode sempre usar e simbolicamente deve sempre usar. Esse é o adorno que o maçon deve cuidar de manter sempre alvo e puro e, portanto, nunca conspurcado por acções censuráveis ou indignas.
Na Maçonaria usam-se aventais e colares e jóias, é verdade. Mas o maçon considera tudo isso como meros penduricalhos. A única diferença entre o mais rico, bonito, bordado e colorido avental de Grande Oficial ou de Altos Graus e o simples avental branco de Aprendiz é que quem usa aquele pagou bem mais caro por ele do que o que usa este. Aliás, de todos os aventais que um maçon possa possuir, aquele que para ele tem significado é precisamente o primeiro, o mais simples, o avental branco de aprendiz. Esse é o que qualquer maçon, qualquer que seja o seu grau ou qualidade, pode sempre usar e simbolicamente deve sempre usar. Esse é o adorno que o maçon deve cuidar de manter sempre alvo e puro e, portanto, nunca conspurcado por acções censuráveis ou indignas.
O maçon gosta de usar a jóia de sua Loja, não porque seja bela ou valiosa, mas apenas e tão só porque é um dos símbolos de sua Loja e o seu uso mostra a todos os seus Irmãos o grupo fraterno em que se integra.
O maçon usa colar quando exerce uma função, não porque lhe fique bem, mas apenas e tão só como distintivo de que a está exercendo. Em bom rigor não é o maçon que usa o colar; é o colar de função que usa o maçon...
Nem na sociedade profana o estatuto de maçon atribui qualquer privilégio que não o reconhecimento das eventuais qualidades de quem o seja, nem no interior da Maçonaria o estatuto social, profissional, académico ou de fortuna diferencia um maçon de outro; o mais jovem aprendiz só tem uma maneira de se dirigir ao Muito Respeitável Grão-Mestre (apesar de formalmente lhe dar este tratamento): "meu Irmão"! E é esse mesmo o tratamento que recebe do Grão-Mestre.
Assim, aquele que porventura sonhe ser a maçonaria um local ideal para obter ou reforçar reconhecimento social, não se engane a ele, nem engane os maçons: abstenha-se de pretender ser maçon!
4. Beneficência - ajuda ao próximo
O bem intencionado que porventura procure na Maçonaria o instrumento para dar largas ao seu anseio de ajudar o próximo, de ser beneficente, se é essa a principal razão que o move, se é isso que vê na Maçonaria, também está enganado.
Não que a Solidariedade e a Beneficência não sejam prosseguidas pela Maçonaria. Claro que o são. Mas não é essa a razão de existir da Maçonaria. Não é por causa da Solidariedade e da Beneficência que a Maçonaria existe. A Solidariedade e a Beneficência são simples consequências de se ser maçon.
Em linguagem de "economês", por muito praticadas que sejam, a Solidariedade e a Beneficência não fazem, no entanto, parte do "core business" (essência) da Maçonaria.
Em linguagem de "industrialês", por muito importantes que sejam, a Solidariedade e a Beneficência são simples subprodutos da Maçonaria.
Portanto, se são a Solidariedade e a Beneficência que atraem o bem intencionado, e nada mais, e não essencialmente algo mais, então o melhor que o bem intencionado tem a fazer é dar largas ao seu anseio através de outras organizações especialmente vocacionadas para isso. A Ajuda de Berço é uma boa opção. A Cruz Vermelha, também. Os Bombeiros, idem. O Banco Alimentar contra a Fome, a mesma coisa. E muitas mais organizações há que têm na Solidariedade e na beneficência a sua razão de ser. E , mesmo sem se juntar a qualquer organização, certamente na sua rua ou na sua localidade encontrará alguém que necessita da sua ajuda. Dê-lha!
5. Curiosidade - conhecer o "segredo maçónico"
Se é a curiosidade que o faz desejar ser maçon, não se iluda: naquilo que ela pode ser satisfeita, não precisa de ser maçon para o saber.
Quer conhecer as palavras de reconhecimento mútuo dos maçons? Por quem é, não seja por isso, arme-se de um pouco de paciência, leia uns livros, encontre umas obras onde estão transcritos rituais antigos e faça favor! Nunca ouviu dizer que os maçons preservam a Tradição? Então, basta tirar a consequência: o que se fazia antigamente continua válido agora... Mas, o quê? Ser maçon só para tomar conhecimento dessas palavras sem ter de ter o trabalho de procurar? Meu caro, a Preguiça é um Pecado Mortal... Se é só por isso que quer ser maçon, os maçons não querem preguiçosos no seu seio... E - acredite em mim! -, garanto-lhe que vai ter muito mais trabalho e demorar muito mais tempo para tomar conhecimento dessas palavras, grau por grau, do que se ler nos livros certos. Está tudo publicado!
Quer conhecer os sinais secretos dos maçons? Meu caro, o You Tube preenche-lhe o anseio! Siga este atalho e ei-los, não ao vivo e a cores, mas em filme e a preto e branco! Não lhe garanto que tudo o que vir esteja certo, mas posso afirmar-lhe que algo do que vir o está...
Portanto, caro curioso, se é a curiosidade que o move a ser maçon, esqueça! Tem outros meios de a satisfazer!
E, afinal, se o que pretende é apenas conhecer como pensam, o que fazem, de que tratam, os maçons, nem sequer precisa de se incomodar muito: basta-lhe ir lendo o A Partir Pedra...
Rui Bandeira
Comentários
Este post é directo e certeiro. E tem razão de o ser, pois em alguns casos quem se filia na Arte Real nada quer realmente dela senão protagonismo, reconhecimento ou riqueza.
Mas cabe aos Maçons mostrar e desprezar esse tipo de atitudes, e com posts destes, claramente que "afugentará" quem quiser se aproveitar da Maçonaria para os seus desígnios pessoais.
No meu caso pessoal, para além de me documentar acerca da Maçonaria e de outras ordens do género através da leitura e da pesquisa pela net, continuarei a visitar este espaço, pois é com bastante agrado que enriqueço também Aqui os meus conhecimentos sobre a Arte Real.
Só posso pedir que continuem com a quantidade e Qualidade dos artigos...
Abraços Profanos
- os "comentários expostos" a que se refere incluem o artigo, ou são só os comentários, mesmo?
- de que outra forma poderei cultivar os meus conhecimentos? Tem alguma sugestão?
Um abraço,
Simple
Seria pretencioso achar que pode contribuir para com alguém também? Antes de se iniciar e ficar mais "ciente" de onde está se metendo?
A esta pessoa está fechada a porta da Maçonaria?
A sua dúvida fica, a meu ver, esclarecida com o texto seguinte publicado no blogue: UM motivo para ser maçon (http://a-partir-pedra.blogspot.com/2007/04/um-motivo-para-ser-maon.html)
Humildemente peço sua permissão para acompanhar seu blog. um grande abraço!!!
Obrigado e que a luz sempre ilumine seu caminho
Hoje em dia certamente há um "mito maçônico". Quanto mais dizemos: "maçonaria é coisa feita por mortais, é coisa simples, é coisa feita por pessoas simples..." mais parece agussar a tal sanha dos defensores da fé crsitã ou dos interesseiros.
Aliás, fico preocupado com este "xenofobismo" maçônico. Tenho receios de que ele sai do mundo virtual e de anedota ridícula para o mundo real.
Da Academia Maçônica de Filosofia
or. de São Paulo, Capital.
GOP
E parece que vc tem ciumes dos que se candidatam a arte real. Irmao ciúmes tambem é um pecado mortal.
Está enganado, meu caro: eu e mulhares e milhares de outros maçons apenas queremos que aqueles que fazem parte desta bela instituição não o façam por pretenderem influência política ou poder, influência económica, negócios ou dinheiro, influência social, honrarias ou reconhecimento, ou apenas motivados pelo (louvável) anseio da beneficência ou ainda por mera curiosidade. Só isso!
Lamento desapontá-lo, mas se acalenta algum destes cinco motivos, a Maçonaria não é para si: não perca ou seu nem o nosso tempo.
E quanto à sua deslocada frase sobre "ciúmes", meu caro, só revela desconhecimento: é sempre uma grande alegria para um maçom receber um pedido de iniciação - desde que não motivado por nenhum dos cinco motivos expostos no texto...
As várias interpretações, a meu ver, surgiram da convivência dos próprios maçons com os profanos.
Uma abertura, em termos de literatua maçónica, pode ajudar as pessoas a terem uma ideia correcta sobre a Maçonaria. Mas também não podemos nem devemos negar o protagonismo social de muitos maçons no percurso da história da humanidade. Muitas organizações humanitárias foram criadas, não pela maçonaria mas, por pessoas pertencentes a essa Sociedade. O blog sobre os "cinco motivos para não ser maçon" aumentou o meu desejo de querer saber mais sobre a Sociedade Maçónica.
Depois que vi os cinco motivos devo assumir que fiquei com mais vontade de fazer parte da sociedade porque meu maior prazer é me aprimorar e é isso que a sociedade proporciona a pessoa, porem nao conheço nenhum maçon apesar de meu avo materno ser maçon mas falecido enquanto estava no ventre de minha mae.Se alguem me responder o que seria necessario para me tornar um maçon agradeceria muito. Meu e-mail é kelvin_maciel@hotmail.com. obrigado...
Gostei mais ainda dos 5 motivos para ser um maçon! Sei que a pagina assim como os nomes a cima são de respeito... Mas quem descobrir os 5 motivos de ser um maçom ocultos no texto ganha um um pirilito de morango!
Atenciosamente Rodrigo G. Alves
Pode, como se confirma em http://www.gob.org.br/gob/index.php?option=com_content&view=article&id=275&Itemid=270 .
O primeiro dever de um maçom é sustentar e cuidar de si próprio e de sua família. Só depois vêm as suas obrigações maçónicas. Integrar a Maçonaria implica custos: joias de iniciação e de aumentos de salário, quotas, despesas com refeições e deslocações, etc.. Se alguém está com dificuldades económicas, deve resolvê-las primeiro, pois não é justo nem acertado prejudicar seu sustento e de sua família, a vida com dignidade e de sua família com despesas com a Maçonaria e a atividade maçónica.
Claro que o "pode" inicial diz respeito à sua pergunta "Posso realmente pedir para ingressar, sem ter que esperar um sonoro NÃO do sujeito? " e a segunda parte da resposta à questão das dificuldades económicas.
Possivelmente guiados pelo desejo(até admirável)de pertencer ao Grupo, pessoas exaltam a Maçonaria às alturas e denominam a si próprios "profanos". Não posso julgar o mérito da Maçonaria nem tampouco a atitude das pessoas, mas para mim é motivo de muita reflexão a capacidade que nós, humanos, temos de errar até mediante uma boa intenção. O Exaltar ao próximo em troca de humilhar-se, sem dissimulação ou interesse próprio, beira à perfeição. E perfeitos, sinceramente, creio que nós humanos ainda não somos. Perdoem-me se, sem querer, julguei mal a intenção dos nobres colegas. Desejo profundamente que encontrem, não apenas o que buscam, mas o que precisam. Cordial abraço!
Se o meu destino for ser maçon, irei procurar as pessoas que me convidaram para isso, pois são pessoas que deixaram até mesmo de convidar os próprios irmãos para me chamar.
Muito se ouve, mas pouco se prova e se vê, o que me deixa no mesmo lugar por enquanto. Não participando.
Pois muitos vão em busca de dinheiro e alguma proteção.
Estou eu aqui hoje com meu joelho dir. com lesão de menisco e até pensei em ir em busca de ajuda com os maçons, pois os "amigos" que eu tinha sumiram com medo de eu pedir algo.
Nem por isso entrei, pois acho que seria oportunismo, se algum deles me ajudarem ficarei grato, mas não me aproveitarei de uma doença para ter "benefício", pois para isso existe a Previdência Social.
Abraços a todos.
Não sou ninguém renomado, importante, influente ou que tenha algo à beneficiar meu próximo, meu sentido religioso é o espiritismo, é com o que me identifico.
Parei nesta página pois outro dia tive uma breve conversa com um amigo que é absolutamente fascinado, pelo "mundo Maçônico".
Respeito muito essa forma, que acredito ser um "modo" de se encarar verdade e fatos sob um novo prisma.
Eu busco à mim mesmo, em poder me superar, ser um ser humano melhor.
Quanto à segredos, todo mundo têm segredos, dogmas, pontos de vista diferentes e etc.
Quanto ao anseio de se fazer parte de um meio, acredito que atraímos tudo o que queremos de alguma forma, mas existem preços à serem pagos sempre.
Não irei buscar algo mais a fundo do que poderia ser a Meçonaria, por que meu momento de vida é estudar para alcançar meu objetivo profissional, contudo após ler muitos "post" deixados aqui, confesso isso de alguma maneira gera no mínimo uma "sede" que seria ter um novo ponto de vista sob tudo.
Abraços e Saúde à todos.
Bom post que Deus ilumine seus caminhos.
O link está reconstituído. O filme foi removido da sua localização original, mas, como seria de esperar, está noutra localização...
Com as caraterísticas que pretende, tem, por exemplo, o Rotary Club.
Meu caro. Deveria ter lido o texto Cinco motivos para NÃO SER maçom e teria evitado os incómodos e despesas. Realmente pretendia algo que a Maçonaria não dá. Vantagens materiais, empenhos e quejandos não devem ser procurados entre nós.
Acho que faz bem em sair...
Perante as 12 regras da Maçonaria Regular seguidas em Portugal, a deficiência visual não é impedimento à iniciação maçónica. O que é imprescindível é que o Candidato seja crente num Criador, qualquer que seja a forma como o conceba, seja Homem Livre e de Bons Costumes e esteja de boa-fé.
A maçonaria e uma merda so serve para catar nosso dinheiro infelizmente sou maçom. se soubesse que era essa merda nunca tinha entrado. os otarios que dizem ser irmaos na verdade so estao enteressados em alguma coisa sua favor, dinheiroe outra coisas mais. atençao nao entrem na maçonaria porque vao ser explorados financeiramente. dinhiro para iniciar, dinheiro para elevar,dinheiro para exaltar. meu dinheiro nunca mais essa ordem vai ver. vou ser companheiro maçom o resto da minha vida. CAMBADA DE MAÇONS VAIDOSOS.
'ADENTREI APENAS PARA RESPONDER A UM IMBECIL QUE TECE UM COMENTÁRIO DESSE E AINDA AFIRMA QUE SERÁ " COMPANHEIRO MAÇOM" PARA RESTO DA VIDA E QUE A POTÊNCIA NUNCA MAIS VERÁ SEU DINHEIRO". COMO CONSIDERAR COMO TAL UM BESTIOLOIDE DESSE? AFINAL ESSE INDIVIDUO ADENTROU MESMO NO "TEMPLO DE SALOMÃO" OU É MAIS UM "GOTEIRA DE PLANTÃO" TENTANDO ENXOVALHAR A MAÇONARIA"? VOCÊ JAMAIS DESAGREGARÁ A INSTITUIÇÃO.ELA ESTÁ ACIMA DE VAIDOSOS, E EGOCÊNTRICOS DO SEU TIPO.
ASSINADO BAIANO E PEDREIRO LIVRE COM MUITO ORGULHO.
A mulher aceitar ,não ser ateu etc....
Afinal eu como leiga humildemente espero que vc se cuide quando estiver la no vale da morte esperando a grande travessia.da alma de vcs todos .
Gostaria de ser aceito para ampliar o conhecimento, para se desenvolver enquanto pessoa, não só nos aspectos culturais, mas de forma holística.
Além disso, vejo que o homem é um ser complexo, e também social, e a integração é uma de suas necessidades.
Seriam motivos justos para sonhar com um convite ?
www.vozesdoverbo.blogspot.com
Sugiro que contacte a Loja maçónica do GOB ou da Grande Loja Estadual da sua cidade (ou, no caso de inexistência de qualquer delas, na cidade mais próxima onde exista) e manifeste o seu desejo de receber a Iniciação.
https://www.facebook.com/ensinamentostemplariosemaconicos?ref=bookmarks
U.'.T.'.A.'.F
Gostava de me tornar membro e queria saber como faze-lo.
Cumprimentos
Arlindo Pinto
Meu caro DESCONHECIDO, para sua informação os meus Irmãos maçons reconhecem-me como tal desde há mais de 20 anos e fazem-me o favor de me confiar responsabilidades significativas na Loja e na Obediência em que me integro.
O seu comentário é - perdoe-me a expressão e a frontalidade - completamente disparatado. Só fico na dúvida se se limitou a ler apenas o título e os subtítulos e resolveu escrever a boçalidade que escreveu sem sequer ter lido o conteúdo do texto ou se leu e não percebeu... No primeiro caso, aconselho que seja mais ponderado antes de escrever o que não deve; no segundo, sugiro-lhe que, no seu trabalho de aperfeiçoamento, dê prioridade ao estudo do português e à interpretação de textos em português...
Em qualquer caso, desejo~lhe as maiores felicidades e espero ter oportunidade de, algum dia, deixar de o ter por desconhecido, poder conhecê-lo e - mais importante! - poder vir a reconhecê-lo. Seria bom sinal...
Tendo lido seu texto e muito orgulhoso pelo seu empenho em defender a real motivação para ser um Maçon, não pude deixar de pensar em pessoas como eu, que, tem o desejo natural de esquecer o que fora dito por dizer e ser conhecedor incondicional do que é real, em minha terrível ignorança senti indiferença em algumas respostas de teus colegas irmãos e não puder deixar de me perguntar, será que por não ter as mesmas 5 também não sou digno de ser um Maçon? Perdoe-me, não tenho intenção de afrontar ou desrespeitar, pois a mim, se trata de um assunto muito sério.
S.'.F.'.U.'.
Primeiramente, desejo parabenizar o autor do texto pela sua didática bastante elucidativa, no sentido de desmistificar a Ordem em alguns aspectos.
Àqueles que têm interesse em ingressar em nossas Colunas, deixo-lhes a certeza que encontrarão uma grande escola de aprimoramento pessoal, onde se exercita constantemente a fraternidade e a benemerência.
A Maçonaria é uma Ordem iniciática, filosófica e filantrópica, a qual tem por valores a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, e por objetivo tornar feliz a humanidade.
Quanto aos seus segredos, além dos que dizem respeito aos seus rituais e do que é tratado em Loja, há um, na minha opinião, de caráter transcendental, vinculado à experiência ritualistica de cada um da qual se abstrai um despertar de consciência.
O que distingue um verdadeiro Maçom não é seu avental, mas sua conduta em sociedade de maneira íntegra, reta, justa e honesta.
Ao longo da história a Maçonaria teve influência em diversos eventos, não diretamente como Instituição, mas indiretamente, ao fomentar em seus membros as iniciativas amparadas nos valores éticos e morais que preza.
Não posso aqui encerrar sem antes me manifestar sobres as colocações ofensivas de um suposto Maçom que se auto intitula "A Verdade"
O simples fato de alguém se intitular como "A Verdade", por si só, já denota presunção e soberba decorrentes da falta da devida humildade. Tal postura não é digna de um Maçom. Duvido que esse cidadão seja!
Ora, qualquer Aprendiz Maçom sabe que A Verdade não é um produto acabado, mas em constante construção conforme a evolução espiritual da humanidade.
Além disso, ainda que alguma verdade nos fosse revelada, não poderiamos olvidar que nossas perspectivas são diferentes devido às diferentes impressões causadas pelos sentidos em cada pessoa. Afinal, não gostamos, necessariamente, das mesmas comidas, das mesmas musicas, dos mesmos aromas, não é mesmo? Temos diferentes concepções do que nos é belo e diferentes formas de lidar com nossas emoções.
Estou ciente que há diversos Irmãos mais qualificados do que eu para vos falar sobre a Sublime Instituição, mas espero ter contribuído de alguma forma.
Um fraterno abraço a todos!
Só mostra seu profundo desconhecimento e ignorância.
Pessoas como você, deveriam se preocupar em ajudar o universo para um bem maior, ao invés de gastar seu próprio tempo para inferiorizar um grupo.
Sugiro que não escreva comentários apenas em face do título do texto. Pelo contrário, deve ler o texto que se proõe comentar antes de elaborar o comentário! Se o tivesse feito, evitaria ter cometido o erro que cometeu. Para sua informação, este "blog depreciativo" é SÓ um dos mais lidos blogues maçónicos de língua portuguesa e o autor do texto que mostra "profundo desconhecimento e ignorância"é SÓ um maçom com mais de 25 anos de atividade contínua na sua Loja e na na sua Grande Loja. Finalmente, se se tivesse dado ao trabalho de ler o texto (e não comentar em face da sua errada interpretação do título, teria verificado que qualquer maçom se revê na consideração de que quem deseje integrar a Maçonaria por qualquer um dos cinco motivos apontados fará bem melhor em abster-se, pois deve-se ser maçom por outros - e mais nobres - motivos.
o homem desde de sua criação não se contenta com os limites que Deus o deu. Procurando sempre um conhecimento que não é devido, não sou maçom e não gosto da filosofia também, mais procurando o conhecimento na ideia de previnir-me a fatos que alguns irmãos não tem o conhecimento, achei interessante o tema abordado neste texto, e mais uma vez assim como eu ja tinha conhecimento. Comparo o raciocínio do escritor ao de uma mente formada no sentido de excluir aqueles que por ventura fazem alusão aos conceitos maçons. Eu me pergunto? se o foco não é dinheiro não é solidariedade não é conhecimento não é crescimento hierárquico no contexto. De que serve a tão famosa doutrina secreta da maçonaria.... o maior conhecimento que um homem natural pode ter esta escrito em um livro cujas palavras foram direcionadas por um único ser imutável chamado Yahweh,e tenho certeza que esse ser supremo não exclui a nenhum se quer. Mesmo vindo a ele com segundas intenções!
Deixo Claro aos irmãos conceituados na maçonaria que são meus irmãos no amor e na fé o meu ponto de vista não exclui o meu amor pela vida de cada um de vocês independente de vossas escolhas!
Não sou profano, mas sim o contrário.
Albert Pike supostamente teria recebido uma visão, cuja qual foi descrita pelo próprio numa carta endereçada a Giuseppe Mazzini, com data de 15 de Agosto de 1871. Nesta carta estão descritos os traços gerais para a criação de três guerras mundiais cujas quais seriam necessárias para trazer a Nova Ordem Mundial.
Esta carta esteve em exposição por um breve período de tempo no British Museum Library de Londres em 1925, de acordo com o Cardeal Caro y Rodriguez de Santiago do Chile, cujo qual a transcreveu e posteriormente a publicou no seu livro “The Mistery of Freemasonry Unveiled”.
No entanto, o museu nega a existência de tal documento.
“A Primeira Guerra Mundial deve decorrer de forma a permitir que os Illuminati derrubem o poder dos Czares da Rússia e garantir que esse país se torne um bastião do comunismo ateísta. As divergências causadas pelos agentes Illuminati entre a Alemanha e a Inglaterra serão usados para fomentar esta guerra. No final da guerra, o comunismo será criado e usado de forma a destruir outros governos e ainda para enfraquecer as religiões.”
“A Segunda Guerra Mundial deve ser fomentada por forma a tirar vantagem das diferenças entre os Fascistas e os Sionistas políticos. Esta guerra tem de surgir de forma a que o Nazismo seja destruído e o Sionismo político se torne forte suficiente para instituir um Estado soberano de Israel na Palestina.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o comunismo internacional tem de se tornar forte suficiente de forma a contrabalançar a Cristandade, o qual deverá então ser refreado e contido em cheque, até ao momento em que nós voltaremos a necessitar dele para o derradeiro cataclismo social.”
“A Terceira Guerra Mundial tem de ser fomentada de forma a tirar vantagem das diferenças causadas pelos agentes Illuminati entre os Sionistas políticos e os líderes do mundo Islâmico. Esta guerra tem de ser conduzida de forma a que o Islã (Mundo Árabe Muçulmano) e o Sionismo político (Estado de Israel) se destruam mutuamente. Entretanto as outras nações, mais uma vez divididas nesta matéria serão constrangidas a lutar até ao ponto de completa exaustão física, moral, espiritual e económica. Nós iremos então libertar os niilistas e os ateus, e então iremos provocar um formidável cataclismo social em que em todo o seu horror mostrará claramente a todas as nações as consequências do ateísmo absoluto, origem de selvajaria e agitação sangrenta.
Então por todo o lado, os cidadãos, obrigados a se defender eles próprios contra as minorias revolucionárias, irão exterminar esses destruidores da civilização, e a multidão, desiludida com o Cristianismo, cujos espíritos ficarão a partir desse momento sem compasso ou direção, ansiosos por um ideal mas sem saber para onde direcionar essa adoração, irão receber a verdadeira luz da manifestação universal da doutrina pura de Lúcifer, trazido finalmente aos olhos do público. Esta manifestação será resultado de um movimento reacionário geral no qual se seguirá a destruição da Cristandade e do ateísmo, ambos conquistados e exterminados ao mesmo tempo.”
E o pior é que tem perfeita consciência de que baseia todo o seu comentário em premissas falsas, ao "transcrever" um documento que refere que a British Museum Library teria exposto por breve tempo, MAS QUE A MESMA NEGA A EXISENCIA DESSE DOCUMENTO.
Como exemplo de desonestidade intelectual, não está nada mal...
Meu caro, considero-o simplesmente mais um teórico da conspiração, tal como se ilustra no texto publicado neste blogue em https://a-partir-pedra.blogspot.com/2010/08/o-teorico-da-conspiracao.html ...
Cegos, guiando cegos.
Não sou tolo, continue na sua ingenuidade ou má fé!
A maçonaria criou através do genocídio da (revolução francesa), o estado laico para destruir o cristianismo e impor a lei dos homens. (Satanismo)
Atualmente para a justiça LAICA, criminosos tem os "direitos humanos" a favor de seus crimes. O direito a vida e propriedade é "mero" mandamento de um suposto deus criador, pai de um tal Jesus Cristo.
O estado laico foi criado para varrer o cristianismo e traçar as bases do estado laico ditador comunista/fascista. NOVA ORDEM MUNDIAL. "NOVUS ORDO SECLORUM"
DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA MAÇONARIA
Prestemos atenção ao autor Maçónico Manly P. Hall a descrever esta organização bi-dimensional da Maçonaria. A Maçonaria é composta por duas organizações distintas - uma visível e outra invisível e Hall descreve-as. [Hall foi honrado pelo "Scottish Rite Journal" que o chamou de "O Ilustre Manly P. Hall" em Setembro de 1990, para além de o chamar também de "O Maior Filósofo da Maçonaria", dizendo que "O mundo é um lugar melhor devido a Manly Palmer Hall, e nós somos melhores pessoas por o termos conhecido e por termos conhecido o seu trabalho"]. Isto foi o que Manly P. Hall disse:
A Maçonaria é uma fraternidade dentro doutra fraternidade - uma organização externa a esconder a irmandade interna composta pelos eleitos. ... É necessário estabelecer a existência destes duas, mas interdependentes, ordens - uma visível e outra invisível. A sociedade visível é uma camaradagem esplêndida de homens "livres e aceites", intimados a dedicarem-se a preocupações éticas, educacionais, fraternas, patrióticas e humanitárias.
A sociedade invisível é a fraternidade mais secreta a mais Augusta [definido como "com dignidade majestosa, grandeur"] cujos membros se encontram dedicados ao serviço dum misterioso arcannum arcandrum [definido como "secreto, um mistério"]. [Hall, Lectures on Ancient Philosophy, p. 433]
Muitos homens bem intencionados são membros deste sociedade visível sem saberem da existência da sociedade interna invisível. De facto, Albert Pike tinha algums coisas a dizer sobre os irmãos da sociedade visível:
A Maçonaria, tal como todas as religiões, todos os Mistérios, o Hermetismo e Alquimia, esconde os seus segredos de todos, excepto para os Adeptos e Sábios, ou os Eleitos, e usa falsas explicações e falsas interpretações dos seus símbolos para enganar aqueles que só merecem ser enganados; para esconder a Verdade, que ela chama de luz, e afastar as pessoas dela." [Morals and Dogma, p. 104-5, 3rd Degree]
http://omarxismocultural.blogspot.com/2015/10/maconaria-duas-organizacoes-uma-visivel.html?m=1
Meu caro, acredite no que quiser - estamos num país livre!
Mas pense um bocadinho nesta questão: se a Maçonaria é tão, tão, tão secreta, tão exondida, "usando falsas explicações e falsas interpretações dos seus símbolos
para enganar aqueles que só merecem ser enganados", por que carga de água é Que "ilustres" e "importantes" maçons iam escrever e publicar livros... afirmando e, afinal, denunciando isso mesmo?
Claro que o simples bom senso nos faz concluir que os tais escritos ou são falsos ou os aeus autores não são afinal tão "ilustres", tão "importantes", tão sabedores e tão informados como isso.
Não há lógica nenhuma em escondertão profundamente excelsos escritos e depois haver uns tantos "escondedores" que... divulgam que há segredos escondidos...
Mas, repito, meu caro, acredite no que quiser acreditar!