23 março 2020

Comunicação do Grão Mestre aos Irmãos por ocasião do Equinócio da Primavera


Meus Queridos Irmãos,

Nesta hora tão difícil que o povo Português atravessa, em consequência da pandemia que afecta milhões de seres humanos em todo o mundo, a Grande Loja Regular de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal, fiel às suas tradições deveria estar hoje, dia 21MAR20, a celebrar em Paz, Harmonia e Alegria o Equinócio da Primavera.

Ao assinalar este ano a passagem do Equinócio da Primavera, esta lembrança é mais actual que nunca, porquanto as trevas anunciam-se hora a hora e dia a dia, por toda a Terra, num vendaval ininterrupto e avassalador, sob a forma de um vírus, o Covid 19, afectando a humanidade e pondo em risco a nossa sobrevivência.

Mas as Trevas, que sempre existiram, parecem desconhecer a sagacidade, a ousadia, a inteligência e a temeridade da nossa fraternal ordem, sobretudo nos difíceis tempos de desgraça. Por todo o tempo que nos antecede, quantas lutas os Maçons travaram e ajudaram a vencer.

A Grande Loja criou um Gabinete de Apoio aos Irmãos mais vulneráveis para satisfação das necessidades básicas.

Tenho recebido inúmeras mensagens de apoio de muitos Irmãos que, com verdadeiro amor fraterno, manifestaram vontade de ajudar neste momento de calamidade. A todos agradeço, muito reconhecido.

Tenho ainda mantido estreito contacto com muitos Veneráveis Mestres que procuram encontrar e apoiar as soluções mais adequadas à satisfação das necessidades dos nossos Irmãos e dos seus familiares.

Sempre unidos e prontos a lutar pela segurança os Maçons estão a dar provas em todo o mundo e em todos os lugares e posições.

A Maçonaria a que pertencemos, está em cada canto do nosso planeta e por isso se define como uma Ordem Mundial.

Por isso, tenho ainda mantido contactos com muitas Obediências Internacionais num amplo quadro fraterno e de diplomacia maçónica.

E tudo isto na sustentação moral e material dos mais necessitados, fazendo o bem e contribuindo para a diminuição das imperfeições do mundo.

Desta forma, cada Irmão, no campo da sua actividade, deve colocar em prática todos os ensinamentos a que foi convidado a meditar e a aceitar, no dia da sua iniciação.

Tudo o que assim fizermos, far-nos-á encontrar o âmago da vida - ou das coisas que fazem a vida -, e isso é saber a razão de existir e do porquê de aqui estarmos.

E o que procuramos é o conhecimento, a Luz. Por isso convoco todos os Irmãos a este combate pela Luz, manifestando prontidão, seja onde for e estejam onde estiverem.

Neste tempo particular de dificuldades e de incertezas, precisamos de estar unidos e serenos, para que a razão, alicerçada nos valores que professamos, seja a Luz que ajuda os outros.

Não posso deixar de enviar um abraço forte e fraterno a todos os Irmãos que se encontram doentes, bem como a todos os Irmãos que se mantêm a trabalhar activamente em todas as frentes das necessidades desta luta, bem como às suas famílias, abraço que alargo a todos os Irmãos e famílias que se encontram confinados em casa.

Renovo o agradecimento a todos os cidadãos que em Portugal se empenham em possibilitar a continuidade da nossa vida comunitária, de forma denodada e virtuosa.

Meus Queridos Irmãos,

Precisamos de todos. Apelo, por isso, ao vosso escrupuloso cumprimento das Directivas Governamentais e das Entidades de Saúde.

Convosco, sei que faremos mais e melhor a bem da humanidade e para engrandecimento da nossa Augusta Ordem.

Recebam um fraternal tríplice abraço,

A.G.D..A.D.U..

Armindo Azevedo
Grão Mestre

Sem comentários: