16 junho 2010

Esclarecimento


Publicado o texto de homenagem e evocação António Cunha Coutinho, maçom absoluto, recebi um telefonema de um familiar, que me manifestou o seu apreço pelo mesmo. Posteriormente, recebi um segundo contacto, agora de uma familiar, se bem percebi a sua viúva, que me solicitou que retirasse o texto de publicação.

Meditei sobre o pedido e resolvi que não o faria, pelas razões que abaixo exponho. Mas o respeito pela memória do António Cunha Coutinho e pelos seus familiares determinam que acrescente e publique aqui algumas informações que a senhora entende relevantes. Tão relevantes que, no seu entender, justificariam a retirada do texto de homenagem.

Não retiro o texto, desde logo pela inutilidade do ato, para os objetivos pretendidos pela mencionada familiar. As pessoas poderão não ter a noção da mudança de paradigma, mas, uma vez publicado um texto na Internet, é impossível apagá-lo de todo. No mesmo dia em que o texto foi publicado, foi automaticamente enviado por e-mail para os atuais 238 subscritores desse serviço, foi disponibilizado via Blogger, para os atuais 130 seguidores desse serviço, foi enviado para os atuais 17 seguidores no Facebook. Só no próprio dia 9 de junho, o texto foi acedido por 250 outros leitores deste blogue. E, só nos três dias subsequentes, por mais 564. Algumas destas pessoas têm ligados programas que publicam automaticamente os textos deste blogue nas suas páginas de Facebook. Qualquer destas 1199 pessoas pode ter guardado o texto no seu computador. Seguramente, algumas fizeram-no. Qualquer das pessoas que guardaram o texto pode publicá-lo, difundi-lo. enviá-lo por correio eletrónico, hoje, amanhã, para a semana, daqui por um ou dez anos. Apagar um texto que se publicou na Internet é uma ilusão: o texto "apagado" está. automática ou manualmente guardado num desconhecido número de computadores e bases de dados, apto a ressurgir, ser publicado, disponibilizado, a qualquer momento - independentemente da vontade de quem originalmente o publicou e porventura posteriormente o tivesse "apagado".

Mas também não retiro o texto, porque entendo não ter o dever de o fazer e não ter a vontade de assim proceder. Reli-o cuidadosamente. Em nada afeta a honra e a memória do António Cunha Coutinho. Pelo contrário, é uma homenagem. Mais: uma homenagem feita por quem assumidamente em muito divergia do pensamento, das ideias, das opções do António. O que não impediu de o admirar e de manifestar essa admiração pelo seu caráter. Retirar o texto era retirar a homenagem, trair a admiração e a amizade.

A familiar, se bem percebi viúva, do António baseou o seu pedido em duas informações que me transmitiu: que o António Cunha Coutinho veio a retirar-se da Maçonaria e que, no final da sua vida, expressou claramente a sua profissão de fé católica, tendo-se confessado pouco tempos antes de morrer.

Aqui ficam as informações adicionais e o esclarecimento.

Mas isso não invalida o que publiquei. Todo o maçom pode afastar-se (nós chamamos a isso "adormecer") quando o entender, pelas razões que entender. No caso do António, e estando ciente das convulsões que, no final do século passado, assolaram a Maçonaria Regular, percebo perfeitamente essa sua decisão. Por vezes, o único compromisso possível entre a lealdade pessoal e a manutenção de uma coluna vertebral direita e digna - como sempre o António, concordasse-se ou discordasse-se dele, teve - é o afastamento. E a Maçonaria Regular não só não é incompatível com a fé religiosa, como incentiva os seus membros a praticarem e aprofundarem a sua crença religiosa.

Creio que no espírito da minha interlocutora estará, porventura, o entendimento diverso, isto é, que é incompatível para um católico a integração na Maçonaria. Que considerará tal integração, mesmo, desonrosa. Que revelá-la atenta contra a memória do António.

Obviamente que respeito - só posso respeitar! - o entendimento da senhora. Mas o mesmo respeito obriga-me a consignar que, se for esse o seu entendimento, dele discordo. Muito mais do que alguma vez discordei do António...

Ser maçom não só não é desonroso, como muitos dos maiores vultos da História Universal - e da nossa História - foram maçons. O António bastas vezes me enumerou alguns.

O António esteve na Maçonaria como homem digno e honrado que era. Com o propósito de se aperfeiçoar e de ajudar outros a serem também melhores. O António deixou de estar na Maçonaria quando o entendeu, pelas razões que entendeu, com a mesma dignidade e honradez que sempre o caraterizaram.

Esconder que o António foi maçom é que seria trair a sua memória. Honrá-la é recusar esconder essa sua opção. O António nunca o teria feito: tinha a coluna vertebral bem direita para alguma vez o fazer!

Para quem entender que integrar a Maçonaria é um pecado, fica esclarecido que, se o António pecou, abandonou o pecado! E ser justo não é não pecar, é não persistir no pecado.

Por mim, que persisto e insisto em afirmar a minha admiração pela firmeza de caráter do António, aqui fica então o esclarecimento: o António desvinculou-se da Maçonaria antes de morrer e morreu como, na minha opinião, sempre viveu: como um bom católico!

À senhora que me contactou, não dando cumprimento à sua solicitação, aqui fica a minha explicação e o esclarecimento que julgo devido. Em nome daquilo que, cada um a seu modo, ambos prezamos: a memória do homem bom que foi o António.

Rui Bandeira

5 comentários:

Diogo disse...

Caro Rui,

Li o seu artigo e ao chegar ao fim vi a imagem que surge no topo do post anterior.

Pode-me explicar uma coisa? Porque é que o olho que tudo vê – símbolo maçónico – aparece nas notas de dólar?

Abraço

Rui Bandeira disse...

@ Diogo:

Como deverá saber, grande parte dos Pais Fundadores dos estados Unidos da América foram maçons, designadamente George Washington, que foi Grão-Mestre da Grande Loja do seu Estado e cuja efígie figura na nota de 1 dólar, aquela em que, no verso, está o "olho que tudo vê"

Por outro lado, o "olho que tudo vê" é também uma conhecida representação do Criador.

E, se reparar, no mesmo lado da nota de dólar onde está essa imagem, está a divisa "In God we trust", divisa adotado pelos USA.

Quer pelo significado simbólico religioso, quer pelo significado simbólico maçónico, os criadores da nota de dólar decidiram colocar lá o símbolo. O que demonstra ainda uma outra coisa: nos EUA, a Maçonaria Americana é CRENTE e uma interventora social conhecida e reconhecida, daí que por lá uma coisa como esta seja encarada como natural - e é-o.

Essa é uma das razões porque entendo que a Maçonaria Europeia do século XXI, particularmente a Maçonaria Regular Portuguesa deve rejeitar a fama e o (mau) proveito de secretismo, divulgando o que faz, porque faz, como faz e dizendo abertamente o pouco que reserva para si, e porquê - como nós procuramos fazer aqui no A Partir Pedra.

Diogo disse...

Caro Rui Bandeira,

Apreciei bastante a sua resposta à minha questão, e, sobretudo, o seu último parágrafo.

Você, muito melhor do que eu, sabe bem as desconfianças que se abatem sobre as maçonarias. Toda a gente desconfia de sociedades secretas e quase sempre com razão.

Tenho toda a confiança em si (embora discordemos cordialmente na existência de um Deus). Obrigado pela franqueza e abertura demonstrada.

Abraço.

jpa disse...

Caro Rui;

Concordo com a sua decisão em manter o texto.

Quanto aos comentários;
Estou atónito.
O Diogo confia em alguém. Em si.

Para já dou os parabéns aos dois, ficando muito feliz com esta declaração do Diogo.

Cumprimentos
JPA

Unknown disse...

Caro Rui,
Já tinha lido teu panegírico sobre o Antonio Cunha Coutinho e achei-o muito respeitoso, delicado e cheio de admiraçâo e carinho, aliás como todos os que fizeste dos Irmaos que já passaram ao O.E., pelo que nâo percebo muito bem a atitude desse seu familiar, parece ser a viuva, a quem dirlhe-ia que se eu fosse filho, irmâo ou um familiar qualquer do Antonio, depois de ler teu artigo ficaria orgulhoso e feliz por ver que entre seus (antigos)Irmâos foi respeitado, admirado e querido sem por em causa jamais os principios religiosos que atesorava e cumpriu até o final. Aliás, a Senhora deveria saber que a Maçonaria Regular a quem pertencia "exige" a seus membros um grau de religiosidad que implica a creença em Deus pelo que nâo é nenhum desdouro aceitar que o Antonio foi um bom Maçon tal e como foi uma excelente pessoa e tambem um bom cristâo.
Mais uma vez, parabens pelos teus artigos e opiniôes que sempre sâo apreciados e bemvindos.

gnr