26 maio 2010

As pranchas do livro


O texto da semana passada foi ilustrado com a imagem da capa do livro 20 anos de História, que está no prelo para publicação pela Loja Mestre Affonso Domingues. Hoje mostro a capa completa: frente, lombada e contracapa.

No texto da semana passada, referi que no livro se incluíam dezoito pranchas (trabalhos) de dezoito obreiros atuais da Loja Mestre Affonso Domingues. Hoje, decidi deixar aqui a informação dos títulos desses dezoito trabalhos. Não apenas para que os leitores deste blogue fiquem - espero - com vontade de o encomendar. Também como ilustração do trabalho que se faz numa Loja maçónica. Como se poderá verificar só pela lista de títulos, a variedade é significativa. Pertencer e trabalhar numa Loja maçónica também é aprender e partilhar com os demais o que se aprendeu.

Todos os trabalhos que agora a Loja Mestre Affonso Domingues agora partilha com quem ler o livro foram apresentados e debatidos em Loja. Alguns destes trabalhos foram elaborados por então inexperientes Aprendizes, que ainda estavam em processo de descoberta e interiorização do trabalho de um maçom. Alguns desses, hoje já Mestres Maçons que efetuaram outros trabalhos, de maior fôlego, entenderam que o trabalho que gostariam de divulgar fosse o seu primeiro, talvez o menos elaborado, mas seguramente o mais puro. Uns são mais extensos, outros mais curtos. Uns mais elaborados, outros mais simples. Todos ilustram igualmente uma parte significativa do trabalho que se faz na Loja Mestre Affonso Domingues. O que a Loja hoje é também decorre dos trabalhos que cada um ali elaborou e apresentou e que todos, ao longo do tempo, fomos ouvindo e discutindo. No fundo, a expressão da receita simples da Maçonaria: a melhoria do indivíduo pelo coletivo; a melhoria do coletivo pelos contributos dos indivíduos.

Eis, pois, os títulos das dezoito pranchas, pela ordem em que as mesmas aparecem no livro:

Mestre Affonso Domingues
Contra a indiferença
O silêncio dos Aprendizes
Êtes-vous maçon?
A união dos maçons
L'égalité est la base de toute liberté
A arquitetura no grau de Companheiro
Pensamentos, sensações e emoções de um Aprendiz - parte II
Irmandade e música
Intocáveis
Quantos compõem uma Loja justa e perfeita
Breves reflexões acerca do Tudo
A dúvida
Primeiro passo.
A Luz
Maçonaria e intervenção na sociedade
A identidade social
Maçonaria e Ambiente

Se está interessado em tomar conhecimento do trabalho de uma Loja maçónica, não precisa de grandes esforços: basta encomendar e ler o livro 20 anos de História da Loja Mestre Affonso Domingues. As encomendas podem ser feitas mediante o envio de mensagem de correio eletrónico para mestreaffonsodomingues@gmail.com, indicando nome, o número de exemplares pretendido e endereço postal para envio. Será acusada a receção da mensagem e fornecido o NIB da conta para onde deverá ser efetuada transferência do custo de aquisição e um código que deve ser mencionado na ordem de transferência (esta menção de código é importante para ajudar a determinar quem procedeu ao pagamento, em ordem a ser-lhe enviada a encomenda). A expedição da encomenda para a morada indicada será confirmada por envio de mensagem de correio eletrónico para a caixa de correio de onde partiu a encomenda. Em alternativa, pode também a encomenda ser feita mediante envio de cheque do valor correspondente ao número de livros encomendados e indicação de nome e endereço postal para envio para Apartado 22777, EC Socorro, 1147-501 LISBOA.

Rui Bandeira

Sem comentários: