26 dezembro 2008

A Maçonaria na Sociedade. Que secretismo ?

Tenho questionado frequentemente sobre o segredo da Maçonaria e a vivência social, quais as suas razões e interesses.
Alguns jornais/revistas, não tendo mais sobre que escrever (o Benfica até anda na mó de baixo !) têm-se entretido a divulgar um conjunto de informações sobre a vida dos Maçons (algumas verdades/algumas mentiras), seus rituais e sua vida interna.
Nada que a bisbilhotice bacoca, a falta de assunto e a necessidade do “vil metal” não justifique.
No último artigo que li sobre o assunto, há 2 semanas, aparecem fotografias de “maçons” à janela (assim com letra pequenininha, porque não merecem mais !) supostamente trajando a indumentária ritual.

Esta coisa irrita-me sobremaneira por várias razões.
1 – O único objetivo daquelas fotos é mostrar a indumentária, talvez os aventais e mais uma ou outra “condecoração”, o que acaba não acontecendo porque as imagens são de tão longe (a máquina não devia ser grande coisa porque o zoom não funcionou !) que não dá para perceber nada do que está vestido;
2 – São imagens completamente idiotas. Presumo que quem as obteve teve de pagar por elas, teve de gastar tempo para as conseguir, teve de ter trabalho ! Ora isto é completamente estúpido… na “net” é só procurar no “youtube” e tem tudo muito mais perfeito e verdadeiro, de borla, sem trabalho e sem riscos;
3 – Convém esclarecer ainda que os “artistas” que fizeram a figuração estavam mal “indumentados”, muito mal mesmo de tal forma que, ainda com a péssima qualidade das imagens se percebe que estão em mangas de camisa, o que não é ritual, absolutamente !;
4 – Os artistas convidados são por demais envergonhados e tiveram que lhes tapar as caras, e assim lá se vai o objetivo da peça;
5 – Tudo o que é assumidamente estúpido me irrita (pronto…, eu sei, lá se vai a minha tolerância. Paciência, estou farto de dizer que tenho mau feitio !)

Porque que é que não me pediram a fotografia a mim ?
Ficava muito mais valorizado o artigo, eu recebia uns trocos e até tenho esse defeito, não me importo nada de ser reconhecido pela comunicação social.
Estou-me nas tintas para que me conheçam ou não !

E aqui começa a questão do aparecimento em público.

Sabemos que o “segredo maçónico” nunca teve a intenção de encobrir “esquemas” ou actividades ilegais e atualmente, limita-se a pouco mais do que aos rituais internos, à interpretação dos símbolos e, principalmente, aos sinais de reconhecimento.
E parece-me muito bem que, se por um lado a discreção se deva manter em relação àqueles pontos, já não fico tão feliz assim com o secretismo à volta das pessoas, com o medo instalado, uns porque sendo maçons têm medo da sociedade, a sociedade porque sendo maçons, tem medo deles.
Ora isto é, no mínimo, uma incongruência.

A Maçonaria é uma organização de Bem, os Maçons são obrigados por juramento a cumprir as Leis da República, o seu lema central e centralizador è “Fraternidade, Igualdade, Liberdade”, os objetivos definidos são de apoio a todos os que necessitam de apoio, de ajuda a todos os precisam de ajuda, sem ligar a crenças, opções políticas, raças, ou o que quer quer seja que possa dividir os Homens.
Então… e eu vou-me esconder porquê ?

Não gosto, não quero, não aceito ! Nada tenho que me envergonhe. É diferente de nunca ter feito asneira, que fiz, muitas e grossas ! Mas as que fiz, assumi e assumo inteiramente, sem hesitação. Corrijo quando e onde posso, e vou-me esconder porquê ? e de quê ?

Se há organização de processos transparentes é com certeza aquela a que pertenço, e ou há várias Maçonarias, com definições, bases e processos diferentes e mesmo antagónicos, ou eu sou Maçon e orgulho-me disso.

7 comentários:

Nuno Raimundo disse...

Boas...

Concordo inteiramente.
Nota-se e bem que o "trabalho" foi encomendado. E trata-se de apenas mais artigo que serve para aumentar a tiragem da revista em si e nada mais, pois até quem foi identificado o poderá ser ou não.
Mas como nomes como a Maçonaria e outras "Sociedades" mais ou menos secretas vende bem, então toca de fazer algo para vender mais...
:(

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A mim não me preocupam os artistas que aparecem nas fotos. A mim o que me preocupa são as listas com os nomes de todos os membros e os documentos oficiais que lá estão publicados e que estão nas mãos da Sábado e que podem saltar a qualquer momento. A mim, o que me preocupa é a publicação de nomes de irmãos, independentemente dos juramentos que fizeram de guardar silêncio até ao mais ínfimo pormenor dos nossos trabalhos. A mim o que me preocupa é quem deu toda essa documentação à Sábado e com que finalidade.
Tudo isto me preocupa. As fotos nada me dizem.
E ninguém levantou uma única palavra na Sessão da GL. Porquê ?
Estou triste com o estado que a maçonaria caiu. Tudo é fútil e nada tem sentido. Isto não é maçonaria. Que me desculpem, mas é isto que eu sinto.

Jose Ruah disse...

Ha sempre em todos os momentos gente disposta a atacar a maçonaria, a vender-se ou a vender informação. Esta é, infelizmente, a lei da coisa.

Quando se toma a decisão de entrar para uma sociedade como a Maçonaria, embora o nosso espiritual deseje que seja tudo conforme aos livros, o nosso racional tem que estar preparada para a dura realidade das coisas.

Poderemos até encontrar quem deu esta informação, e poderemos castigá-lo exemplarmente.

Não podemos com certeza alguma garantir que no futuro outro qualquer ceda às vãs vaidades e passe informação para uma "Sabado " qualquer.

O comentarista anterior menciona que ficoou desiludido com a ausencia de comentário sobre o assunto na sessão de GL.

Inconscientemente ele próprio com essa informação acaba por revelar mais informação interna.

É certo que não se pode tomar a parte pelo todo e é certo que esta pequena informaçao é irrelevante.

Quanto ao facto de o assunto nao ter sido tratado, posso dar uma mao cheia de razões, mas não o vou fazer, e o comentarista em questão se as quiser que me procure. Ele sabe seguramente quem sou eu nao faço ideia de quem ele seja.

José Carlos Soares disse...

Há aqui mais um orgulhoso de ser Maçon!!!

Lagash disse...

Caro irmão,

Estou completamente de acordo! Sou maçon e pertenço ao Grupo de Lojas e Capitulos em Portugal sob obediência directa do United Grand Lodge of England.

Há efetivamente várias obediências maçónicas, regulares e iregulares - mas todas têm na sua essência os meus principios justos e honrados, dos quais não nos devemos esconder.

Compreendo porque o fazem a maior parte dos irmãos, mas eu não o faço, e nunca o fiz. Tenho um anel com o esquadro e o compasso e uso-o desde sempre. E quando me perguntam o que é (quem não conheçe) digo comn orgulho: "sou maçon!".

Um TAF a todos e votos de feliz ano novo.
Mário L. Soares
http://lagash.blogs.sapo.pt

Lagash disse...

Caro irmão,

Estou completamente de acordo! Sou maçon e pertenço ao Grupo de Lojas e Capitulos em Portugal sob obediência directa do United Grand Lodge of England.

Há efetivamente várias obediências maçónicas, regulares e iregulares - mas todas têm na sua essência os meus principios justos e honrados, dos quais não nos devemos esconder.

Compreendo porque o fazem a maior parte dos irmãos, mas eu não o faço, e nunca o fiz. Tenho um anel com o esquadro e o compasso e uso-o desde sempre. E quando me perguntam o que é (quem não conheçe) digo comn orgulho: "sou maçon!".

Um TAF a todos e votos de feliz ano novo.
Mário L. Soares
http://lagash.blogs.sapo.pt