14 maio 2009

Indiferença entre semelhança e diferença

O nosso leitor e comentarista JPA deixou a seguinte pergunta.

"Sendo a Loja formada por irmãos com diferentes formações e interesses, não leva a que uns fiquem aquém do trabalho em loja, i.e. não atinjam os objectivos, e outros achem os objectivos curtos, i.e. pouco para eles. E se tal acontece, não pode levar ao abandono quer de uns quer de outros?"


Permito-me começar a responder com uma nova pergunta :

Sendo a Loja formada por irmãos com semelhantes formações e interesses, não leva a que uns fiquem aquém do trabalho em loja, i.e. não atinjam os objectivos, e outros achem os objectivos curtos, i.e. pouco para eles. E se tal acontece, não pode levar ao abandono quer de uns quer de outros?


Todos os homens são diferentes, e isto independentemente da sua formação. A capacidade de trabalho, não está em meu entender ligada à formação ou aos interesses, é algo intrínseco e logo cada um tem a sua capacidade, velocidade, empenho.

Uma Loja deve sempre tentar ter objectivos de grupo. Estes sim deverão ser atingidos, e é através destes que os membros individualmente se vão melhorando.

Quero com isto dizer que o abandono tem pouco a ver com a formação ou interesses de base, mas muito a ver com a vontade de cada pessoa, ou às vezes por situações conflituantes. Os abandonos também se devem em parte a “erros de casting” ou seja pessoas que foram iniciadas mas que não o deveriam ter sido.

Finalmente, em minha opinião, creio que é mais vantajoso para a Maçonaria que as Lojas tenham pessoas com formações e interesses diferentes pois isso obriga-os a encontrar as pontes que os unem e não quando todos são por exemplo advogados, onde cada um tentará sobressair face aos outros.

Aqui fico a aguardar mais perguntas.


José Ruah

5 comentários:

jpa disse...

Sr. José Ruah;

Muito obrigado pela sua resposta.
Depois de pesquizar um pouco mais sobre o abandono de Irmãos na Maçonaria, fico com a ideia que a principal razão é a quantidade de trabalho constante. Possivelmente grande, que leva alguns Iniciados a desistirem; Não era talvez o que pensavam.
Logo acho que a grande parte das desistências se dá no Grau de Aprendiz.
Blogues como o "A PARTIR PEDRA" podem também servir na filtragem dos candidatos a Iniciados, pois na minha opinião, a sua leitura, alerta também o candidato para aquilo que poderá encontrar, podendo este deixar de ser candidato, ou ter ainda mais vontade de o ser.

Possivelmente alonguei demais o comentário.
Tenho outra questão que se o (Sr) José Ruah com facilidade responde, e que eu ainda não consegui exclarecer, é a seguinte:

No final do Ritual de Iniciação, o Necrófito, faz o seu juramento sobre o VSL. Como escolhem o Livro, se o candidato acreditar sómente no GADU?

Bom fim de semana a todos.
JPA

Nuno Raimundo disse...

Boas...

Aqui deixo mais uma questão.

Todas as RLs teem um número de ordem atribuido no seu "levantamento de colunas".
Porque será que depois quando "abatem colunas", o mesmo númerpo não pode ser utiliado por outras RLs que entretanto foram fundadas?

Isto é, serem utilizados os números das RLs que fecharam por cisão ou por se terem juntado a outras. Uma vez que não voltarão ao "trabalho".


abr...prof...

José Restolho disse...

Sem dúvida uma pergunta pertinente com uma resposta ainda mais pertinente. Além do mais, falando num contexto mais geral, a existência de pessoas com formações distintas não deve de ser vista como algo maus mas sim como um ponto muito positivo. Para além de se evitar "competições", podemos aprender imenso com essas pessoas, já para não falar do estudo de opiniões sobre um assunto vistas por diferentes prismas.

Jose Ruah disse...

@ JPA

Responderei à sua questão dentro de algum tempo, todavia tenho que lhe fazer uma correcção pequena.

Não sou particular fã do Cristiano Ronaldo - CR e aqui no seu comentário a sigla cr faz uma enorme diferença, e que importa esclarecer pois os detractores da MAçonaria poderiam engendrar novas teorias.

Na sua pergunta fala do neCRófito, nós preferimos Neófito.

Sabe as cerimónias de iniciação em si contêm alguma simbologia relacionada com a morte, se ainda em cima disso ainda juntarmos o CR ao Neofito.....

Espero que não leve a mal este reparo.

jpa disse...

Sr. José Ruah;

Peço desculpa pelo erro. Com a pressa enganei-me e aumentei o cr. Embora não fosse a pensar no Cristiano Ronaldo, que o Sr não admira e eu admiro, pois é o melhor jogador do mundo da actualidade, é Português, acabou de ganhar mais um campeonato Inglês, vou fazer força para que volte a ganhar a Liga dos Campeões. São das poucas boas noticias juntamente com a conquista do campeonato Italiano pelo J Mourinho e Figo que de algum modo colocam Portugal no mapa.Mais uma analise, C Ronaldo, Figo e J Mourinho foram lançados pelo mesmo clube.

Cumprimentos
JPA