27 novembro 2008

A Maçonaria e a Revolução Farroupilha

A Maçonaria Regular não tem intervenção política e funciona dentro da legalidade vigente. Estes são dois princípios básicos e essenciais do comportamento da Maçonaria Regular em Democracia.

Mas, historicamente, nem sempre a Maçonaria assumiu esse comportamento. Umas vezes por opção própria, nomeadamente na variante dita Irregular ou Liberal, sempre mais interventiva politicamente. Outras vezes, porque a Democracia não estava presente, a tirania campeava e ser maçon, prosseguir o ideário de Liberdade que é apanágio da Maçonaria, implicou lutar pela Liberdade em falta, intervir mesmo em Revoluções.

A Itália fez-se enquanto país unificado muito graças à atuação de Garibaldi e outros maçons. A América Latina ganhou a sua liberdade e a independência de vários dos seus países graças aos esforços de Simón Bolívar e seus companheiros, muitos deles também maçons. Maçons também deram os seus esforços para a instauração da República em Portugal.

Alguns dos episódios que ajudaram a forjar a identidade brasileira também têm a intervenção decisiva de maçons. É o caso da Revolução Farroupilha, que foi desencadeada pelos membros da loja maçónica Philantropia e Liberdade, sob a direção do seu Venerável Mestre Bento Gonçalves da Silva.

Pelo seu interesse histórico, eis um extrato da sua Prancha (ou Balaústre) n.º 67, relativa aos trabalhos da sessão da Loja de 18 de setembro de 1835, que transcrevo sem qualquer edição, tal qual a descobri num artigo do Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva, professor do Colégio Militar de Porto Alegre, publicado em 7 de novembro de 2008, no jornal eletrónico Última Hora News:

Aos 18 dias do mês de setembro do ano de 1835 da E:.V:. e 5835 da V:.L:. reunidos em sua sede, sito a Rua da Igreja, Nº 67, em um lugar Claríssimo, Forte e Terrível aos tiranos, situado debaixo da abóbada Celeste do Zenith aos 30º e 5´ de Latitude da América Brasileira, ao Vale de Porto Alegre, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, nas dependências do Gabinete de Leitura onde funciona a Loj:. Maç:. Philantropia e Liberdade, com o fim de especificadamente traçarem as metas finais para o início do movimento revolucionário com que seus integrantes pretendem resgatar os brios, os direitos e a dignidade do povo Riograndense.

A sessão foi aberta pelo Ven:. Mestre Ir:. Bento Gonçalves da Silva. Registre-se a bem da verdade, ainda as presenças dos IIr:. José Mariano de Mattos, Ex Ven:. José Gomes de Vasconcelos Jardim, Pedro Boticário, Vicente da Fontoura, Paulino da Fontoura, Antonio de Souza Neto e Domingos José de Almeida, o qual serviu como Secretário e lavrou a presente ata. Logo de início o Ven:. Mestre depois de tecer breves considerações sobre os motivos da presente reunião de caráter extraordinário, informou a seus pares que o movimento estava prestes a ser desencadeado. A data escolhida é o dia 20 do corrente, isto é, depois de amanhã. Nesta data, todos nós, em nome do Rio Grande do Sul, nos levantaremos em luta contra o imperialismo que reina no País.

Na ocasião, ficou acertada a tomada da Capital da Província pelas tropas dos IIr:. Vasconcellos Jardim e Onofre Pires, que deverão permanecer com seus homens nas imediações da Ponte da Azenha, aguardando o contingente que deverá se deslocar desde a localidade de Pedras Brancas, quando avisados. Tanto Vasconcellos Jardim como Onofre, ao serem informados responderam que estavam a postos aguardando o momento para agirem. Também fez ouvir o nobre Vicente da Fontoura que sugeriu o máximo de cuidado, pois certamente, o Presidente Braga seria avisado do movimento.

O tronco de Beneficência fez a sua circulação e rendeu a moeda cunhada de 421$000 contados pelo Ir:. Tes:. Pedro Boticário.

Por proposição do Ir:. José Mariano de Mattos, o tronco de Beneficência foi destinado à compra de uma Carta de Alforria, de um escravo de meia idade, no valor de 350$000, proposta aceita por unanimidade.

Foi realizada uma poderosa Cadeia de União, que pela justiça e grandeza da causa, pois em nome do povo Riograndense lutariam pela Liberdade, Igualdade e Humanidade, pediam a força e a proteção do G:.A:.D:.U:. para todos os Ir:. e seus companheiros que iriam participar das contendas.

Já eram altas horas da madrugada quando os trabalhos foram encerrados, afirmando o Ven:. Mestre que todos deveriam confiar nas LL:.do G:.A:.D:.U:. e como ninguém mais quisesse fazer uso da palavra, foram encerrados os trabalhos, do que, eu Domingos José de Almeida, Secretário, tracei o presente Balaústre, a fim de que, a história através dos tempos, possa registrar que um grupo de Maçons Homens Livres e de Bons Costumes, empenhou-se com o risco da própria vida, em restabelecer o reconhecimento dos direitos desta abençoada terra, berço de grandes homens, localizada no extremo sul de nossa querida Pátria.

Oriente de Porto Alegre, aos dezoito dias do mês de setembro de 1835 (E:.V:.)

18º dia do sexto mês Tirsi da V:.L:. ano de 5835.

Assinado: Ir:. Domingos José de Almeida - Secretário

Uma última nota é de fazer ressaltar: mesmo preparando uma revolução, com todas as incertezas e riscos inerentes, aquela Loja não deixou de destinar uma muito grande parte do produto do Tronco de Beneficência talvez ao mais meritório dos destinos que, na época e no lugar, podia ser destinado: à libertação de um escravo! Não há grande nem pequena liberdade. Há simplesmente Liberdade. Aqueles maçons decidiram lutar contra a tirania e em prol da Liberdade. Mas não olvidaram o dever de zelar pela libertação de quem era ainda menos dotado de liberdade do que eles: um escravo. Enquanto não era possível acabar com a escravatura, os maçons daquela Loja faziam o que era possível: acabar com ela... um a a um. O que nos deixa uma lição: por muito impossível que pareça uma empresa, por muito difícil que seja afrontar o que parece não se conseguir derrotar, é sempre possível algo fazer. Muitos poucos acabam por fazer muito!

Rui Bandeira

26 novembro 2008

O porquê do Acordo Ortográfico no blogue

Termino com este texto, ao menos por ora, uma longa série de textos dedicados ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. Faço-o em jeito de balanço e de justificação. Sei - nunca disso duvidei! - que alguns (muitos? todos?) dos habituais visitantes deste blogue algumas das vezes, se não em todas, em que depararam com textos sobre o dito Acordo Ortográfico tiveram alguns pensamentos de impaciência: este blogue é essencialmente dedicado a desenvolver o tema da maçonaria, que cabimento tem estar aqui a divulgar e comentar esta coisa do Acordo Ortográfico? Pelo menos um obreiro da Loja Mestre Affonso Domingues manifestou-me essa impaciência, esse desencanto, a sua discordância.

Bem ciente estava do risco que corria. Além do mais, o tema é árido. E dedicar mais de duas dezenas de textos a esse árido tema foi, talvez, abusar da paciência de quem se habituou a visitar este blogue. Foram três meses, de setembro a novembro, em que, em todas as semanas, havia um texto sobre esta "seca", algumas semanas dois. Garanto-vos: também para mim o tema Acordo Ortográfico não é nada apelativo... Se vos serve de consolo, foi tão secante preparar e publicar os textos como lê-los (ou passar por cima deles sem os ler...).

Mas quem pensou que divulgar, comentar, publicar, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 não tem nada a ver com Maçonaria, pense outra vez e pense melhor!

Maçonaria não é só tratar de coisas espirituais. Maçonaria não é só lidar obscuramente com uma linguagem simbólica como meio de extrair, absorver, princípios éticos, desenvolvimentos morais, lustre espiritual. Maçonaria é, antes de tudo, acima de tudo, contra tudo, o APERFEIÇOAMENTO DO HOMEM. Em todas as suas vertentes. O Homem inteiro não é só espírito, como não é só matéria. É ambos. A Maçonaria não se destina a anular, destruir, a parte material, animal, comezinha, do Homem. Esta é tão inerente a nós como as mais nobres caraterísticas do nosso espírito. A maçonaria ajuda o Homem a dominar as suas paixões. Não a destruí-las, não a anulá-las. Isso não seria humano, não seria natural. E as regras da Natureza são as que são, assim foram instituídas pelo Criador, grossa prosápia seria presumir que se pode alterá-las!

A Maçonaria, na sua forma e prática atuais, conformou-se no século XVIII, a partir dos princípios do Iluminismo. Não postula que o maçon se esgote em esotéricos pensamentos sobre os mais recônditos resquícios do seu espírito e os mais etéreos níveis a que desejará elevá-los. Isso também - com conta, peso e medida - tem lugar, mas a Maçonaria é essencialmente um método de aperfeiçoamento do Homem Inteiro. E uma das formas por que se manifesta esse propósito é pela aquisição e aprofundamento de conhecimentos. A ideia não é fazer de brutos incultos e ignorantes especialistas em espiritualidades etéreas. A ideia é precisamente mostrar, praticar, que a Ciência e a Espiritualidade não são opostas, mas complementares. O maçon deve trabalhar no seu aperfeiçoamento moral e espiritual, mas simultaneamente deve também melhorar, elevar-se, aprender, na vertente do conhecimento das Artes e das Ciências.

Também para o maçon - diria que principalmente para o maçon! - o saber não ocupa lugar. Mais: é pelo hábito de saber, de estudar, de aprender, que o maçon também se aperfeiçoa, cresce, é mais homem e, sendo-o, se aproxima do ideal digno da sua natureza.

Uma das tarefas que se pede aos maçons é que produzam trabalhos e os apresentem aos seus irmãos. Para que aprendam e ensinem. E, todos juntos, um pouco todos melhorem. Esses trabalhos não devem ser apenas sobre simbologia, espiritualidade, etéreos temas. Devem ser também sobre conhecimento, puro e simples, puro e duro. Cultura geral. Divulgação. Estudo. Saber. Porque o maçon cultiva-se, também como forma de se aperfeiçoar. De resto, um período específico da formação do maçon é dedicado ao estudo de si próprio, das Artes e das Ciências.

Imaginemos um homem que se dedicava a exercitar, a muscular, a desenvolver, apenas o braço direito. Possivelmente lograria vir a ter um desenvolvidíssimo bíceps direito, um forte antebraço direito, uma mãozorra direita, tudo amplamente desenvolvido. Mas continuaria a ser um lingrinhas atrofiado no braço esquerdo e no resto do seu corpo... Melhoraria? Estaria mais perfeito? Não! Pelo contrário, estaria desequilibrado e com um aspeto antinatural. Seria pior a emenda que o soneto. Porque não se teria cuidado do desenvolvimento, do exercício, da melhoria HARMONIOSA de todo o corpo e ter-se-ia, ao contrário, criado uma aberração, um lingrinhas sobremusculado num, e só num, braço...

A mesma coisa sucederia se o maçon apenas cuidasse do seu espírito, dos seus princípios morais, das suas crenças religiosas, descurando a manutenção e aperfeiçoamento dos conhecimentos científicos e sociais. Seria melhor? Estaria mais perfeito? Não! Seria apenas um bruto ignorante armado em beato...

A Sociedade moderna, pelas suas exigências, pela sua competitividade, dá muita atenção à aquisição de conhecimentos técnicos e científicos. Daí que seja natural que os maçons alertem para a necessidade de contrabalançar com o cuidado com os valores morais e espirituais, para que o desenvolvimento do homem seja harmonioso, total, equilibrado. Mas, quando o maçon depara com tema ou assunto que desconhece, ou conhece mal, pode e deve buscar melhorar o seu conhecimento sobre ele e partilhá-lo com seus irmãos.

Não se pede que os maçons sejam especialistas de tudo. Aliás, a ideia não é que um maçon, quando elabora e apresenta trabalhos em Loja, debite amplos, extensos, profundos conhecimentos especializados. A loja maçónica não é propriamente o local adequado para se debater as dificuldades técnicas da escolha, combinação e aproveitamento dos combustíveis adequados à propulsão de nave interplanetária, tendo em conta as necessidades de aprovisionamento, velocidade pura prolongada e manobrabilidade da nave propulsada... A ideia é o maçon dedicar-se a estudar algo que não saiba, ou não saiba convenientemente, e com isso aprenda algo e partilhe o que aprendeu com os demais. Também!

E não se estudam só temas agradáveis. Os áridos também estão diante de nós para que também sobe eles aprendamos um pouco.

Por isso entendi que era útil estudar o que era o Acordo Ortográfico, as mudanças que trazia, como se devia passar a escrever. E decidi partilhá-lo com todos os que por este blogue passam. Em conjunto e em simultâneo com as minhas habituais considerações sobre temas mais estritamente (tradicionalmente?) maçónicos. No fundo, como diz o Povo, nem sempre sardinha, nem sempre galinha...

Ou seja, quero eu dizer cá no meu estilo arrevesado que aprender e divulgar como se deve corretamente escrever é tão maçónico, tão útil, tão indispensável, para a prossecução do objetivo de aperfeiçoamento buscado pelo maçon como perorar, especular, sobre o mais profundo tema esotérico. Por isso decidi assumir o risco de vos enfastiar com a publicação de 21 Bases mediocremente comentadas e mais uma resenha das principais alterações resultantes do Acordo Ortográfico.

O que não quer dizer que não seja com algum alívio que ponha ponto final no assunto...

Rui Bandeira

25 novembro 2008

"Novas do interior da terra"

Saindo do meu buraco, onde de facto ando escondido não por medo do que quer que seja mas por necessidade de isolamento para prosseguir com o meu novo projecto profissional, venho aqui falar de duas ou tres coisas que vos deixarão de agua na boca.

Pois eu sou assim !!

Em 12 de agosto ( com letra minuscula depois de ler os artigos do acordo ortográfico) deste ano anunciei a versão beta do http://www.rlmad.net/ hoje venho cá dar novas dele, mas sobretudo do que nele existe e que só está ao alcance de um punhado de pessoas.

Desde agosto até hoje o site foi sendo desenvolvido pelo A.Jorge de forma fantástica. A Loja como entidade responsável tratou de aprovar uma politica editorial para o mesmo, criando para tal um regulamento de utilização do site e nele definindo a politica de acessos.

Como não sou muito mau, quero chamar a vossa atenção para um documento notável publicado recentemente no http://www.rlmad.net pelo Irmão Alexis Botkine ( e escrevo o seu nome completo porque ele deu autorização para tal afirmando " estou orgulhoso de ser Maçon"). Este documento lido em Loja em 1999 ( fará 10 anos em janeiro) é uma resenha do que foi o trabalho da Maçonaria Internacional para trazer a Regularidade para Portugal e o empenho do Alexis neste movimento.

Digo eu - é com orgulho que afirmo que sou da mesma loja do Alexis. Aprendi com ele, nao por ensinamento directo mas por ouvir ( e manter-me em silencio mesmo depois de ser Mestre, mesmo depois de ter sido Veneravel, mesmo depois de ter sido inumeras vezes Grande Oficial) o mester de Organista.

Ouvi-o durante mais de 10 anos, com atenção.

Por isso quando a Loja decidiu em Setembro deste ano prestar-lhe justa homenagem foi com grande alegria que suportei essa inciativa e que consistiu em torna-lo Antigo Veneravel Mestre de Honra da Loja Mestre Affonso Domingues. Cerimónia feita a dois tempos e à qual o MR Grão-Mestre Mario Martin Guia fez questão de se associar agraciando o Alexis com mais uma distinção honorifica concedida pela Grande Loja e sendo ele Grão Mestre a conduzir os trabalhos para dessa forma prestar ainda maior homenagem a quem de pleno direito a mereceu.

Passando à parte da inveja, a que vos vou causar.

Na zona restrita do site, estão a ser paulatinamente colocadas pranchas apresentadas em Loja ao longo destes 18 anos, sendo recuperadas dos nossos arquivos e disponibilizadas para leitura. Felizes nós os que temos acesso a preciosidades. Textos de qualidade inegável que voltam a ver a luz do dia e a terem o que merecem, serem lidos.

Tenho consciencia que o trabalho é duro e que ainda nao vai sequer a meio, mas o resultado é fantástico e permite (-me) ter o gozo de ler o que havia ouvido, ou mesmo ler pela primeira vez o que nao havia ouvido.

Quando vamos vivendo a Loja, não temos ( eu pelo menos) a noção do acervo que vai sendo criado, da qualidade de trabalho produzido. Com esta publicação é quase surpreendente.

Ler pranchas de aprendiz escritas por Irmãos que hoje já são antigos Veneraveis permite ver que o percurso que seguiram era mesmo esse e não outro e que quando no passado foram aposta para um dia vir a dirigir a Loja, era porque de facto era esse o designio.

Fiquem com a inveja de não poderem partilhar estas pérolas, mas leiam as pranchas publicas que aí encontrarão já muita qualidade. E quem sabe se um dia estes Irmãos que hoje pretendem ficar na reserva de identidade passam a poder /querer aparecer publicamente e aí os seus trabalhos também possam ser do dominio publico.


José Ruah

24 novembro 2008

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 - Resumo das alterações

Estando publicadas no blogue as 21 Bases do Acordo Ortográfico, comentadas, julgo útil deixar agora um resumo das principais alterações resultantes do mesmo, em relação às normas de escrita antecedentes.

Alterações em todos os países

- Supressão do acento em palavras paroxítonas (graves) com o ditongo "oi" : boia, joia, heroico, asteroide.

- Supressão do acento anteriormente existente para distinção de outras palavras: "para lá com isso", "o pelo do cão", "o polo norte", "comer uma pera".

- Supressão do acento na terceira pessoa do plural em diversos tempos dos verbos "dar", ver e "ler": "deem", "veem", "leem"

-Eliminação de hífen em várias palavras compostas, em que o segundo elemento começa por "r" ou "s" (dobrando a consoante) ou por vogal diferente de vogal final do primeiro elemento: "minissaia", "contrarregra", "antissemita", "antirreligioso", "extraescolar".

- Eliminação de hífen nas formas monossilábicas do verbo "haver" seguidas de "de": "hei de", "hás de", há de", hão de".

- Utilização de hífen nas palavras compostas em que o primeiro elemento termina na mesma vogal com que se inicia o segundo: "arqui-inimigo", micro-ondas".

Alterações no Brasil, unificando com a norma já usada em Portugal e restantes países lusófonos

- Supressão do trema (¨): "linguiça", "sequência", "frequência", "pinguim", "cinquenta".

- Eliminação dos acentos nas palavras terminadas em "eia" e "oo": "assembleia", "ideia", "europeia", "voo", "abençoo", "enjoo".

Alterações em Portugal e restantes países lusófonos, unificando com a norma já usada no Brasil

-
Eliminação das consoantes mudas: "ação", "acionar", "abstração", abstrato", "ato", "atual", "ativar", "adjetivo", "adotar", "afetivo", antártico", "Antártida", "Ártico", "arquiteto", "atração", "atrativo", "bissetriz", "coleção", "contração", "correção", "correto", "dejeção", "descontração", "dialeto", "didático", "direção", "direcionar", "direto", "diretor", "efetivo", "efetuar", "Egito", "elétrico", eletrónico", "espetáculo", "estupefação", "exato", "exceção", "exceto", "extrato", "fatura", "fração", "fratura", "injeção", "inspetor", "letivo", "objeção", "objeto", "ótico", "ótimo", "profilático", "projeto", reação", "redação", "respetivo", "seleção", "subtração", "subjetivo", "teto", "tração", "trajeto".

- Utilização de letra inicial minúscula nos nomes dos meses, estações do ano e pontos cardeais: "janeiro", "fevereiro", "março", i"abril", "maio", "junho", "julho", "agosto", "setembro", "outubro", "novembro", "dezembro", "primavera", "verão", "outono", "inverno", "norte", "sul", "este", "nascente", "oeste", "poente".

Dupla grafia de palavras diferentemente pronunciadas em Portugal e nos restantes países lusófonos e no Brasil

- Palavras em que determinada consoante ou é muda ou é pronunciada: "facto" / "fato", "abjeto" / "abjecto", "adoção" / "adopção", "afeção" / "afecção", "afetar" / "afectar", "afeto" / "afecto", "amígdala" / "amídala", "amnistia" / "anistia", "anticoncecional" / "anticoncepcional", "cato" / "cacto", "conceção" / "concepção", "contraceção" / "contracepção", "receção" / "recepção", "súbdito" / "súdito".

- Variações ao nível da acentuação de "e" e "o": "académico" / "acadêmico", "afónico" / "afônico", "Amazónia" / "Amazônia", "anatómico" / "anatômico", "anónimo" /anônimo", "antimónio" / "antimônio", "antónimo" / "antônimo", "António" / "Antônio", "antropónimo" / "antropônimo", "Arménia" / "Armênia", "arménio" /"armênio", "astrónomo" / "astrônomo", "atómico" / "atômico", "atónito" / "atônoto", "autómato" / "autômato", "autónomo" / "autônomo", "bebé" / "bebê", "binómio" / "binômio", "blasfémia" / "blasfêmia", "Boémia" / "Boêmia", "maçónico" / "maçônico".

Portanto, para tirar alguma dúvida, basta consultar este resumo. Se necessário, a noção mais completa adquire-se através da consulta da Base respetiva do Acordo Ortográfico.

Rui Bandeira

22 novembro 2008

PFFFFffffffffffmmmmmm, apagou-se !

Meus Queridos Irmãos, Amigos, conhecidos e os outros, mais assim ou menos assim... um agradecimento infinito pelos telefonemas, pelas mensagens, por tudo o que significou lembrarem-se de mim.
Quando um Amigo se põe a escrever sobre outro há uma tendência natural para o empolamento, e o Rui não evitou o descuido.
Pior do que isso, foi de propósito !

Outra questão tem a ver com a fotografia do bolo. Não entendo onde ele foi buscar aquilo.
Nota-se claramente que aquele bolo não foi o meu, e mesmo que não goste de chocolate não é razão para inventar coisas destas.


Mas passando estas questões de somenos ao Oriente Eterno vamos às importantes, e essas são as muitas mensagens fraternas, amigas, que recebi.

Sempre ouvi dizer que não é possível enganar toda a gente durante todo o tempo. Começo a preocupar-me com as minhas capacidades porque me parece que o GADU me deixou um dote especial para convencer "o próximo" de que sou um gajo pachola.
São capacidades... e Vocês, se só conseguem ser honestos, desistam ! Não vão longe.
Se não conseguem enganar ninguém, então o que é andam para aí a fazer ?
Montem um banco... Façam-se presidentes de um clube de futebol... Concorram à Câmara de Felgueiras... ... ... Fiquem espertos...

Vejam o meu exemplo, ainda não cheguei a nada disso e mesmo assim "é só abraços e beijinhos..." Ainda estou "teso que nem um carapau" e já consegui enganar uma data deles ! Quando fôr rico... áh, áh, vai ser o bom e o bonito. Hei-de enganar muitos mais, e não é gente assim pobretana, ranhosa, como Vocês, há-de ser gente da grande, da boa, Presidente da Junta para cima !
Ainda vão ouvir falar de mim! Ponto final nesta brincadeira.

Agora tenho que pôr o meu ar sério para aproveitar uma dica sobre o tema de um texto de há dias atrás, (Mau-gosto) que o Rui "postou", de alguma forma com o sentido de acertar a hora a algum espírito atrasado que anda por aí.

Tal como o Rui também não conheço Paulo Teixeira Pinto pessoalmente. Por várias vezes estivemos muito próximo, nunca falamos porque nunca foi necessário nem se proporcionou a ocasião, mas sempre fiquei com a imagem de uma pessoa muito afável, de porte extremamente educado e cordial.
O facto de saber que pertencia à "Opus Dei" nunca me causou confusão na apreciação que humanamente fazia dele. Digamos que era daqueles casos que às vzes me leva a pensar... "olha que pena... andar metido naquilo", mas isso francamente não pode e não tem na realidade qualquer significado porque hoje há de certeza vários que pensarão exatamente o mesmo de mim e eu cá estou bem, obrigado. A razão é outra, mas a conclusão idêntica.

Acontece que ainda há bem pouco tempo estive junto de PTP. Fui convidado para assistir no passado dia 11 ao lançamento de um livro (Jacarandá e Mulemba) da autoria de António Costa Silva e de Nicolau Santos (o do Expresso) e lá encontrei PTP, atualmente responsável pela Editora da obra. Independentemente da apreciação política, religiosa, comportamental que se possa fazer a alguém, a dimensão humana tem que estar acima de todas as outras apreciações, justas ou não.
E o que me aparece agora, em PTP, é alguém com uma dimensão humana muito acima da média que anda por aí.

A frase que feriu a sensibilidade do Rui, é perfeita. Define claramente o autor, confessadamente "companheirão" de Jardim Gonçalves que como é conhecido publicamente, é "santinho" capaz de milagres. Pelo menos o de multiplicar o dinheiro para o filho estoirar. E como tenho mau feitio apetece-me comentar: - Ainda bem que está na Opus Dei. É o sítio certo. Deixe-se ficar que está bem. E para amigo... ... ... bom tenho a certeza que este não foi um dos que me telefonou !!!

JPSetúbal



21 novembro 2008

Hoje a história é...

Hoje a história é outra!

Ele é o reformado mais ocupado que conheço.

Também é uma das pessoas mais bem-dispostas com que lido. E das mais sensatas. E das mais prestáveis.

Conheci-o na Loja, quando um dia se apresentou para ser iniciado. Tenho o gosto e a honra de hoje o pode considerar um bom Amigo.

Foi um dos fundadores do A Partir Pedra. Aliás, se não fosse ele, porventura hoje não existiria A Partir Pedra... Porque ele foi quem passou da conversa ao ato e registou o blogue e introduziu o primeiro texto e... depois foi só prosseguir!

Ele é o JPSetúbal e completa hoje 68 anos.

Não parece. Parece mais novo. E tem um espírito jovem, de fazer inveja a muitos com muito menos anos no bilhete de identidade. Dono de uma curiosidade inteletual apreciável, contagia quem com ele priva.

Hoje a história é de regozijo e de parabéns ao JPSetúbal. Feliz aniversário!

Rui Bandeira

20 novembro 2008

Cooperação Maçonaria - Igreja Católica: um bom exemplo

Li, já há alguns dias, no jornal on line Página 20, de Rio Branco, Brasil, uma notícia que entendo merecer comentário. Não interessa particularmente a sua atualidade - por isso a guardei e reservei para oportuna referência mais tarde -, mas sim o significado do que nela se relata.

Em síntese, refere a notícia em causa que a loja maçónica Fraternidade e Trabalho, de Sena Madureira, Estado do Acre, Brasil, efetuou um donativo destinado à construção de uma área de lazer para os internados na Fazenda Esperança, uma instituição de recuperação de toxicodependentes da mesma cidade.

Assim resumida, esta notícia não tem nada de especial: a disponibilização de meios para entidades de apoio social é uma maneira corrente e habitual de os maçons exercerem o seu dever de solidariedade. O que me chamou a atenção foram dois aspetos constantes no desenvolvimento da notícia.

O primeiro é que a Fazenda Esperança é uma instituição de recuperação de toxicodependentes administrada pela Igreja Católica de Sena Madureira e a cerimónia de assinatura do protocolo celebrado entre as duas instituições, para a construção da dita área de lazer, contou com a presença do pároco local.

Quando ainda se tem presente o pretenso conflito entre Maçonaria e Igreja Católica, com decisões papais e da Congregação para a Doutrina da Fé, é reconfortante saber-se que, a nível local, elementos das duas instituições sabem cooperar na ajuda a quem necessita. O que vem relatado nesta notícia é um bom exemplo de como Maçonaria e e Religião Católica (ou qualquer outra) não são incompatíveis, nem as instituições respetivas se devem comportar como adversárias ou oponentes. Cada uma das instituições tem o seu múnus, não deve interferir negativamente com a outra e, pelo contrário, a sua cooperação em benefício de quem necessita dos esforços de ação social de uma e outra só dignificam ambas.

O segundo aspeto que me chamou a atenção foi a destacada referência que é feita na notícia à importância na celebração da parceria que teve a intervenção do juiz da comarca, maçon e coordenador local da comissão de finanças para as obras sociais da maçonaria.

Magistratura, Igreja, Maçonaria, todos cooperando em favor de quem necessita! Que o bom exemplo frutifique!

Rui Bandeira