14 agosto 2007

Desafio - primeiro balanço

Passadas as duas semanas sobre o lançamento do Desafio, e em jeito de balanço, creio que a coisa correu bem.

Até hoje ( e com este) sao 11 posts e 27 comentarios.

Quatro leitores perguntadores : Profano, Escriba, Helio e Simple

Varios temas tratados, alguns melhor outros pior, outros nada, mas é mesmo assim.

Aos meus perguntadores o agradecimento que se impoe.

Aos leitores a pergunta - porque razao nao passam a perguntadores ?


Assim sendo e face à experiencia vou prolongar até ao final do mês este desafio.



José Ruah

13 agosto 2007

Desafio - falar ou nao falar

Depois e um fim de semana em que nao escrevi, à semelhança do anterior, aqui volto para responder aquela que penso ser a unica questão pendente neste momento.

O nosso leitor Simple disse...

Caro José:

(...)
Já agora, ouvi dizer que, em algumas Lojas, os Aprendizes passam o primeiro ano em silêncio (durante os trabalhos), e só após este período lhes é dada palavra. Mais, que quem fala tem que adoptar uma posição fisicamente incómoda de forma a não se alongar demasiado no discurso. É verdade? Quer contar-nos mais sobre isto?Um abraço,Simple Aureole


Temos aqui duas questões:

Quem pode usar da palavra ?

Quando pode, como pode, e quanto tempo pode?


Apenas os obreiros com o grau de Mestre podem fazer uso da palavra. Isto quer dizer que um obreiro nao usara da palavra durante o tempo que passar na condiçao de Não Mestre e isso pode ser 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 Ano, 1 decada ou 1 Seculo.


Quanto à segunda pergunta.

A minha ja longa experiencia destas andanças permite-me dizer que a unica maneira de controlar os tempos de intervençao falada individual ( exceptuando a dictatorial) é o auto controlo.

As posiçoes desconfortaveis são mitos. Embora para falar seja necessario esperar pelo momento em que a palavra pode ser concedida, e solicitar essa mesma palavra, usando-a de pé e com respeito e educaçao.

Jose Ruah

10 agosto 2007

Desafio - Resposta sobre a subtileza

O nosso Leitor Escriba disse...

Meu caro José, antes de mais quero agradecer a atenção que dispensaste a esta minha questão. No que concerne á segunda, a da subtileza, tem que ver com uma reportagem que deu na Sic Noticias, onde aparecia o Grão Mestre do GOL e um ex-Grão Mestre da GLRP, onde explicaram as diferenças entre as obediências. Essa explicação remeteu para uma pesquisa onde encontrei a tal enfase das obediências em motes diferentes, o GOL na Liberdade, Igualdade e Fraternidade e a GLRP na Sabedoria Força e Beleza. Isto terá que ver com a GLRP ser mais conservadora, não sei se será o termo, pois o GOL existe há muito mais tempo. De não ter percebido bem a nuance dos motes é que decorreu esta minha iniciativa de aqui colocar a questão. No GOL iniciam-se ateus e agnósticos, nas palavras do seu Grão Mestre, na GLRP não. Não sei se me fiz entender bem, mas foi o que se arranjou.


Começaria por recomendar a leitura de textos publicados aqui no blog e que poderá encontrar procurando nos "labels" Antigos Deveres , Landmarks .

Mas na verdade a nuance tem a ver com a Regularidade sendo que de facto a Grande Loja, ao ser mais retritiva na admissão, no sentido de apenas admitir quem acredite num Ser Supremo, e ser também mais restritiva no que concerna à discussão de temas politicos e religiosos em Sessão de Loja, está mais virada para os valores tradicionais que para os valores emergentes da Revoluçao Francesa.

Não que estes nao sejam praticados, apenas que ritualisticamente e no posicionamento A Sabedoria, Força e Beleza sejam mais o mote.


Jose Ruah

09 agosto 2007

Desafio - resposta Simple ou talvez nao

O nosso leitor Simple disse...

Tanto quanto consegui apurar, e parafraseando o Shrek que dizia que "os ogres são como as cebolas, às camadas", a maçonaria também é assim: a cada grau são desvendados novos "segrados". Ora, por não a entender, faz-me confusão a razão de ser de tal realidade, e foi acima de tudo essa a razão da minha pergunta sobre o segredo.
De facto, a maioria dos "ramos de conhecimento" (à falta de melhor termo), seja este de natureza científica, religiosa, filosófica, etc, desvenda integralmente todo o seu conteúdo.
Este pode, porém, ser inútil a quem não tenha os conhecimentos prévios para o entender, mas essa questão é outra, e não impede o acesso à informação.
O único exemplo de "religião" que conheço em que este conhecimento "por camadas" e respectivo segredo existe é o da Cientologia, que me absterei de comentar, apenas dizendo que não creio ter a Maçonaria absolutamente nada que ver com a mesma, pelo que estranho o facto de partilharem deste "método" de transmissão de conhecimento.
Em suma: para além do segredo sobre os sinais de reconhecimento e sobre a identidade dos irmãos - que são sobejmente conhecidos e entendidos - de que aproveita e para que serve o segredo entre graus?
Um abraço,
Simple Aureole

Pois é ! ir buscar razões complicadas para explicar coisas simples dá, na minha modesta opinião, muito trabalho e confusão.

Como funcionavam as confrarias dos Maçons Operativos ?

Exactamente assim, os segredos eram comunicados passo a passo, e assim se mantinha uma cadeia de comando.
Apenas havia um Mestre em cada Loja operativa.

Ora a Maçonaria especulativa reclama-se a continuadora da Maçonaria Operativa, que coisa mais normal que a de manter os mesmos costumes e tradições.

A Maçonaria incorporou também os esoterismos de Ordens de Cavalaria, que como sabemos se regiam por hierarquias bastantes rigidas com o conhecimento dos segredos a ser numa " need to know basis".

Ofereço-lhe aqui uma explicaçao absolutamente simples.

José Ruah

08 agosto 2007

Desafio - esta é uma resposta Breve

O Nosso Leitor Helio disse...

M.’.Q.’.I.’.
Espero que as férias estejam a ser justas e perfeitas.
Entretanto coloco mais uma questão que julgo importante ser esclarecida .
Os mações vêm de uma Loja de S. João.Ora bem, de que S. João estamos a falar?
De S. João Baptista, de S. João Evangelista, ou, será, de S. João Esmoleiro ou de Jerusalém.Qual a história deste santo e qual a sua relação com a maçonaria?TAFApolo


Aqui vai resposta breve - Não sei responder e duvido que venha a saber. Esta é uma das mais esotericas questões em Maçonaria.

Maçons muito mais iluminados que eu produziram vasta obra sobre o assunto, e ao fim destes anos todos as mesmas questões subsistem.

Carissimo não serei eu o desmancha prazeres que vai desvendar essa fonte de tratados e pranchas. Há que pensar que aprendizes, companheiros e mestres precisam sempre de um tema para fazerem um prancha !

José Ruah

07 agosto 2007

Desafio - Mais e mais respostas

Num comentário às respostas que dei às primeiras perguntas O Profano disse...


Agradecido.Outra questão,uma "coisa" que também me causa alguma confusão: se um Mestre aumentar for "aumentado de salário" e pertencer a uma Loja Azul, passa a pertencer á loja do "cor seguinte" ( não tenho a certeza se vermelha?!)ou permance nas duas Lojas ao mesmo tempo?

abr...prof...



É uma duvida pertinente mas que se esclarece com razoavel facilidade.

Usarei o caso Portugues que não é diferente ( na essencia) dos demais paises.

Existem 2 Planos na Maçonaria.

Independentes entre si e simultaneamente ligados e dependentes.

Num primeiro Nivel existe a Grande Loja que administra os 3 primeiros graus da Maçonaria - Aprendiz; Companheiro ; Mestre - e que chamaremos de maçonaria Azul.

Num Segundo Nivel existem os Corpos Rituais - Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escoces Antigo e Aceite, Priorado Independente da Lusitania no regime Escoces Rectificado e o Rito de York com os seus Capitulos,Comendas, Mosteiros - que administram os respectivos graus e que são considerados Filosóficos.

Estas entidades todas, são todas independentes umas das outras, sendo no entanto todas dependentes umas das outras. Existem convenios que determinam que os Altos Graus apenas podem recrutar maçons que pertençam à Grande Loja e que tenham as suas obrigaçoes em dia.

Existem outros tratados internacionais de reconhecimento mutuo entre as varias organizaçoes, sendo que a Grande Loja apenas reconhece os Corpos Rituais enquanto estes forem reconhecidos pelos seus congeneres Internacionais que estao reconhecidos pelas Grandes Lojas com as quais a Grande Loja tem reconhecimento mutuo, e vice-versa ( uma especie de anuncio ao Porto Ferreira).

Posto isto temos que a porta de Entrada é a Grande Loja e que aí o percurso máximo é Mestre Maçon - grau 3.

Os Mestres têm duas qualidades, os que já foram Instalados enquanto Veneravel Mestre de uma Loja e os que ainda nao o foram.

É necessario entender que grau é diferente de qualidade, todavia a qualidade de Mestre Instalado uma vez adquirida nao mais se perde pelo que muitos tendem a confundir com uma especie de "meio grau".

Atingido o grau de Mestre o obreiro pode optar por ficar apenas nas Lojas Azuis ou por enveredar por uma corrente de Graus Filosoficos. Neste ultimo caso deverá solicitar a admissão nesses graus ( também chamados de Altos Graus) e aí fazer o percurso definido pelo Sistema que escolheu, REAA; RER;York.

Nunca em qualquer circunstancia, numa Obediencia Regular, os graus obtidos nestes Sistemas servem para o que quer que seja numa Cerimonia sob Auspicios da Grande Loja. No caso pratico eu sou Grau 32 do REAA e isso nao me serve de nada quando em Sessão da Mestre Affonso Domingues onde sou Mestre com a qualidade de Instalado tal qual mais uma serie de obreiros.

Da mesma forma quando em Sessão num Consistorio de 32º, o facto de ter sido Veneravel de uma Loja Azul não adianta nem atrasa.

A confusão seguinte vem com os Grandes Oficiais da Grande Loja. Ser grande Ofcial é desempenhar um cargo Administrativo/Ritual na Grande Loja. É mais uma qualidade, embora esta seja transitoria e dure normalmente o tempo equivalente ao mandato do Grao Mestre.

Um grande oficial activo pode no fim do seu mandato ser nomeado Grande Oficial Honorário ad Vitam, ficando assim com essa qualidade.

Aos Grandes Oficiais estão reservadas algumas prerrogativas, perfeitamente regulamentadas, quando assistem a sessões de loja que não a deles, e têm que desempenhar papel activo quando em sessão de Grande Loja.

Tudo isto para lhe dizer que Mestre é o pior emprego de todos. Não tem mais aumentos de salário e cada ano que passa pode ser chamado a desempnhar funções e assumir responsabilidades maiores, e sempre como disse sem mais aumentos no salário.

José Ruah

06 agosto 2007

Desafio - Ainda mais respostas

O nosso leitor Escriba ( nao me tinha esquecido de si caro amigo) deixou a seguinte pergunta


Meu caro José,
Correndo o risco de a minha questão partir de uma premissa completamente errada, vou deixar aqui a mesma. Tenho a ideia de que a Maçonaria não continental ( e por continental quero dizer dos paises do continente europeu), dos EUA, do Reino Unido ou da América do Sul, por exemplo, tem uma vertente filantrópica ou de benemerência muito forte, sendo até a sua expressão maior e o seu propósito, aos olhos do mundo.
Já na da Europa continental, existe muito mais outro tipo de preocupação muito mais, digamos, iniciática, no sentido de caminho a percorrer, muito trabalho filosófico, trabalho Maçónico, uma preocupação com outro tipo de intervenção mais ao nivel do crescimento espiritual do individuo. Porquê, a existir, esta diferença?
A outra questão prende-se com uma subtil, ou não, diferença que encontro entre obediências, umas muito mais da Força, Sabedoria e Beleza e outras mais da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Serão visões antagónicas, complementam-se, serão formas diferentes de viver a Maçonaria ou será isto tudo apenas do calor que me está a provocar alucinações?

Abraços a todos



Caro

Em primeiro lugar a desculpa de nao ter respondido logo, mas na Sexta o JpSetubal escreveu, no fim de semana descansei, e o objectivo é tentar por um Post por dia, por isso só hoje respondo.

Em segundo o agradecimento pelos abraços, e a garantia que o calor podendo causar alucinações, nao tem nada a ver com as perguntas e duvidas.

Sobre os temas que pergunta transmito a minha opinião.

Concordo com a noção de que a Maçonaria do Novo Mundo dá mais enfase, pelo menos na demosntraçao publica, aos assuntos relativos à beneficiencia e à acçao social que a Maçonaria COntinental.

Existe também uma preocupaçao inciatica, tanto quanto pude perceber das pesquisas que fiz, no Novo Mundo.

Mas se virmos bem, a Maçonaria Continental também tem um sem numero de acçoes sociais e de benemerencia. Apenas não as publicita tanto.

Por outro lado há que separar uma outra coisa. Os Ritos seguidos. E com este terceiro elemento aumentamos a confusão.

Os ritos Anglo sáxonicos ( York e Emulaçao) são "pobres" em caracteristicas iniciaticas nos 3 primeiros graus, remetendo para os graus filosoficos esta vertente , nomeadamente para o Arco Real e para o Scotish Rite.

Os ritos Europeus ( Escoces Antigo e Aceite, Escoces Rectificado e Franceses) são muito mais ricos esotericamente nos 3 primeiros graus.

Quando procuramos ler sobre Maçonaria, caímos quase sempre sobre Sites de Grande Loja ou Grande Oriente, pelo que as nossas pesquisas acabam por ficar um pouco enviesadas.

Creio que, com maior enfase publico nuns assuntos ou noutros, com caminho esoterico maior ou menor ou pelo menos em fases de evoluçao diferentes, Tanto a Maçonaria COntinental quanto a Nao Continental estão emepnhadas nas duas vertentes com igual vigor. A diferença como disse está no enfase externo.


Quanto à subtil diferença. não consigo perceber a sua pergunta pelo que se me puder dar melhor explicaçao sobre o que pretende agradeço.


José Ruah