12 outubro 2011

Maçonaria e Poder (XIII)

Fernando Teixeira
Grão-Mestre Fundador da GLRP, hoje GLLP/GLRP

Em 25 de abril de 1974, um golpe militar pôs fim ao regime limitativo das liberdades públicas que vigorou em Portugal durante mais de quarenta anos. A proibição da Maçonaria deixou de vigorar. A sede do Grande Oriente Lusitano foi-lhe devolvida. Ficaram criadas as condições para o normal retomar da atividade maçónica em Portugal.

As perto de quatro décadas de proibição, porém, inevitavelmente causaram assinalável mossa. Restavam no país poucas dezenas de maçons, a maior parte de avançada idade. Praticamente, havia que recomeçar muito próximo do zero.

Quem restava para disseminar a Luz da Tradição maçónica era um misto de velhos republicanos e de políticos oposicionistas ao regime político derrubado. Lançaram-se ao trabalho de reimplantação da Maçonaria no país. Iniciações, rejuvenescimento, criação de novas Lojas, foram palavras de ordem essenciais. Em alguns anos, as poucas dezenas passaram a centenas, ultrapassaram o milhar. O GOL renasceu das cinzas!

Naturalmente que, estando na origem deste trabalho os maçons que restavam em 1974, quase todos ligados à atividade política, a base de recrutamento inicial foi constituída por pessoas intervenientes na Causa Pública. O GOL retomava, após o hiato forçado, as suas características de organização com forte influência política e nas políticas propostas para o país.

Mas o rápido crescimento não se circunscreveu a atores políticos. Os meios universitários, o empresariado, as profissões liberais, os meios sindicais, revelaram-se profícuos campos de recrutamento.

A diversidade de interesses e de experiências, aliada ao corte de mais de quarenta anos na vida maçónica normal, veio, a seu tempo, a gerar duas correntes no GOL.

Uma delas era constituída por pessoas com evidente interesse na Política e na sua prática. Representava, digamos, o GOL "tradicional", vindo da I República, com todas as suas qualidades e defeitos. Designadamente, a tendência para a intervenção organizada na atividade política.

Outra corrente, porém, se formou constituída por maçons que ganharam consciência de que, internacionalmente, a Maçonaria não era só - e não era principalmente - constituída pela corrente interventiva politicamente, na esteira do Grande Oriente de França, que a Maçonaria internacionalmente consagrada na maior parte do Mundo era a Maçonaria Regular, crente e não interveniente politicamente em termos coletivos. E esta segunda corrente aspirava à reintegração no seio da Maçonaria Regular internacional, o que implicava uma profunda mudança no GOL, o seu afastamento do GOF, a recusa de admissão de ateus e agnósticos, enfim, o abandono do campo da Maçonaria Liberal, ou Irregular, em favor do campo da Maçonaria Regular.

Na década de oitenta do século passado, esta corrente tinha já uma expressão no interior do GOL com peso suficiente para suportar candidaturas às eleições para Grão-Mestre - mas não maioritária, não suficiente para tornar vencedora uma sua candidatura.

Vistas as coisas com a objetividade que a distância temporal nos permite, a longa tradição de alinhamento pelas teses do GOF, a matriz de intervenção política que, de longa data, era já identitária do GOL, tornavam praticamente impossível a sua mudança de rumo para a Maçonaria Regular.

As clivagens entre as duas correntes foram-se sucedendo, aprofundando e agravando. Fernando Teixeira, que viria a ser o Grão-Mestre Fundador da Grande Loja Regular de Portugal, hoje GLLP/GLRP, referiu várias vezes, o desagrado com que ele e outros que viriam a cindir do GOL assistiam à discussão e tomada de decisões em Loja de assuntos referentes à política do país, deliberações destinadas a serem executadas pelos maçons em posições de governação ou de atividade política. Com particular indignação, várias vezes lhe ouvi dizer que chegou a haver reuniões de Loja dedicadas à elaboração da lista de Secretários de Estado do Governo prestes ou acabado de entrar em funções...

Poder-se-á porventura duvidar do que Fernando Teixeira disse, considerá-lo um exagero. Mas, em abono da sua informação e da efetiva utilização das reuniões de Loja para discutir e deliberar em matéria política, posso citar a seguinte passagem de uma entrevista dada ao Jornal do Centro e publicada em 23 de setembro de 2011 pelo anterior Grão-Mestre do GOL, António Reis (os destaques são meus):

Pergunta: Se, como defendem, os grandes desenvolvimentos da humanidade estão ligados aos maçons, de que forma têm a marca da maçonaria os desenvolvimentos de Portugal do pós 25 de Abril?
Resposta: Dou um exemplo concreto que tem a ver com a zona onde estamos, a região Centro do país. É o caso da Lei do Serviço Nacional de Saúde. É uma extraordinária Lei, que mudou completamente o panorama da Saúde em Portugal, principalmente no acesso que a ela tem a população. É da autoria de um grande maçon que me antecedeu no cargo de Grão-Mestre: António Arnaut, um homem de Coimbra. A Lei do Serviço Nacional de Saúde foi discutida na loja maçónica à qual pertencia António Arnaut e recebeu contributos dos irmãos daquela loja antes de ter sido apresentada e aprovada na Assembleia da República em 1979. O mesmo tinha acontecido 60 ou 70 anos antes com a famosa Lei de Separação entre a Igreja e o Estado, apresentada por Afonso Costa na Loja do Futuro, em Lisboa. Estes são casos concretos em que a Maçonaria interveio na vida política e na legislação do país.

Não está em causa a bondade da decisão (concordo em absoluto com o Serviço Nacional de Saúde, como concordo com a separação das Igrejas e do Estado, indispensável a uma sã e vera Liberdade Religiosa para todos). A clivagem havida teve e tem a ver com a prática, a forma, o meio utilizado: enquanto, para a Maçonaria Liberal, ou Irregular, é benéfico que a Maçonaria prepare, no seu seio, uma reforma política e diligencie pela sua aprovação e execução pelos órgãos de soberania, a Maçonaria Regular entende que os locais próprios para debater e preparar propostas políticas são os partidos, as associações cívicas, os fora políticos, não as Lojas maçónicas. Podem os maçons, se assim o entenderem, intervir politicamente, a título individual, nos fora, nos partidos, nas associações cívicas, que entenderem. O que não é admissível é que a própria instituição maçónica se transforme, ela própria, num espaço de intervenção e decisão política.

Esta clivagem veio a originar, na década de oitenta do século passado, a saída do GOL dos maçons que aspiravam à reintrodução da Maçonaria Regular em Portugal e subsequente constituição, em 29 de junho de 1991, da Grande Loja Regular de Portugal, hoje Grande Loja Legal de Portugal/GLRP.

Rui Bandeira

4 comentários:

Streetwarrior disse...

Ah Grande Rui Bandeira.
Assim está bem.
Há que separar o trigo do Joio e quem anda ao quê.
Quem não quer ser lobo, não lhe pode vestir a pele e se a Maçonaria Regular exigiu que essa demarcação, agiu muito bem.
Graças a este Blog, percebi o fundamental, nem toda a maçonaria tem a ver com a construção do templo Interior.
Se porventura a Regular se preocupa apenas e exclusivamente da Porta do seu templo para Dentro, do mesmo não se pode dizer da Irregular, pois cada vez é mais claro, que só da Porta para dentro, não lhes chega.

Achei este texto SUPER necessário e apropriado para os tempos que vivemos.
Guerreiro

Diogo disse...

Que um capataz (Salazar) das cinco ou seis famílias mais ricas de Portugal tenha abafado a maçonaria, faz-me uma certa confusão. Adiante…

Abraço

JPA disse...

Caro Rui Bandeira;
Nesta altura, em que a Maçonaria Regular é a mais representativa do País, não lhe deveria ser dada a chave do Grande Oriente?

Cumprimentos
JPA

Rui Bandeira disse...

@ JPA:

Não!

A história é o qie é. As instituições são o que são, valem o que valem e ocupam os lugares que ocupam.

Claro que há evoluções - e ainda bem!

Claro que eu penso que a Maçonaria Regular representa melhor a pureza dos princípios maçónicos. Mas só tenho que respeitar todos aqueles que, com convicção idêntica à minha, pensam que a opção do GOL foi a mais correta e assim permanece. Se assim não fosse, estaria a violar um dos mais básicos princípios maçónicos: a Tolerância, que nos ensina a respeitar e aceitar e, mesmo, se necessário, a proteger o direito de existir, o pensamento divergente ou diferente do meu - porque só assim tenho moral e direito de exigir que os demais respeitem e aceitem e, se necessário, a proteger o direito do meu pensamento a existir.

É inevitável - e porventira saudável - uma certa emulação. Mas esta não pode fazer esquecer que, em Maçonaria, o certo e o errado não e uma uestão de números ou de quantidades e que, por outro lado, mesmo que achemos que algo ou alguém só parcialemnte está certo, isso n
ão faz com que ese algo ou alguém esteja totalmente errado. Pelo contrário, muitas vezes, se virmos bem, estamos mais próximos daqueles de quem acentuamos as nossas divergências do que daqueles que não mem sequer de nós exigem esse esforço. Afinal, só nos esforçamos para marcar as diferenças daquilo que é parecido connosco...

Sinto.me muito bem onde estou, como estou, estudando o que estudo, fazendo o que faço, sendo o que sou. Não me faz sombra alguma que outrem procure ser feliz estando num sítio com algumas diferenças do meu, provavelmente aí estando como eu estou onde estou, estudando algo do que eu estudo e se calhar algo diferente do que me prende a atenção, fazendo algo muito parecido com o que eu faço, e sendo o que é, tão semelhante a mim, tão diferente de mim, tão digno como eu.

Acentuar as diferenças sem renegar as semelhanças. seguir o nosso caminho quando ele é mesmo só nosso sem temor nem pudor de partilhar esse caminho quando ele é comum a outros é algo que devemos cultivar, pois é algoque estimula e celebra e exibe a nossa própria individualidade, sem receios nem complexos em relação à individualidade alheia.

Estou certo que, neste ponto, o JPA e eu não discordamos que não é necessário concordarmos em discordar...

Um ótimo fim de semana!