03 maio 2007

Diálogo (IV)


- Ontem foi votada favoravelmente a tua candidatura...

- Jóia, já vou entrar na próxima reunião?

- Eh, calma, que os gatos apressados são atropelados a meio do caminho! Se não tivesses interrompido e tivesses ouvido até ao fim, ouvirias que ontem foi votada favoravelmente a tua candidatura... para realização de inquirições!

- Inquirições? Que é lá isso?

-
Foi liminarmente aceite a tua candidatura e vai-se agora proceder ao inquérito, às investigações sobre a tua pessoa e...

- Vocês são mesmo complicadinhos da Silva... Então não foste tu que me propuseste, que me apadrinhaste, como tu dizes que os maçons dizem? E não disseste também que houve ainda outro maçon que também subscreveu a minha candidatura? Para que é que são mais inquirições? Ou afinal tu não tens importância nenhuma lá na Loja?

-
Tenho exactamente a mesma importância que qualquer dos outros, nem mais, nem menos. Aliás, fica sabendo que, quando uma candidatura é votada para admissão a inquirições, não é dado conhecimento à Loja de quem são os proponentes.

- Porquê?

- Para que todos votem sem serem influenciados pela amizade ou pela consideração que tenham pelos proponentes. Para que a votação tenha em conta o candidato e só o candidato.

- Então, porque são necessários proponentes?

- Porquê, porquê, porquê... Pareces o meu filho quando tinha quatro anos... Vamos lá, eu explico-te devagarinho, para tu teres tempo para conseguir entender...

-Já cá faltava a piadinha...

- Esquece! O processo de admissão de um profano na Maçonaria é um processo em várias fases, todas elas eliminatórias, que procura ser cuidadoso, embora sacrificando a celeridade. É necessário que o candidato ultrapasse diversas etapas ou, para quem gosta de jogos de computador, diversos níveis, até atingir a prova final, a Iniciação. E não vale a pena saltar etapas. Cada uma delas só faz sentido desde que ultrapassada a anterior.

- Ilumina a minha ignorância, ó sapiente iluminária!

- E depois sou eu que estou sempre com piadas... Presta lá atenção! Antes de mais , o interessado tem de querer ser maçon. Sem isso não se justifica nada... Daí a necessidade de que o profano peça para ser maçon. Depois, a sua pretensão tem de ser apoiada por dois maçons. Não faz sentido colocar à consideração de toda uma Loja uma pretensão se não houver pelo menos dois maçons dispostos a subscrever o pedido... Essa proposta, assim apoiada, é entregue ao Venerável Mestre da Loja. Em todo o processo de candidatura, só ele e quem ele determine (em regra, o Secretário da Loja e mais quem o Venerável Mestre entenda consultar) sabe quem são os proponentes. O Venerável Mestre faz a primeira triagem, pede os esclarecimentos que tiver a pedir aos proponentes, aconselha-se com quem entender por bem aconselhar-se e, se nada tiver a objectar, coloca então a admissão às inquirições à consideração da Loja. Se o Venerável Mestre, por qualquer razão, entender não prosseguir com o processo de candidatura, ele para logo ali... É também para fazer esses juízos que a Loja o escolheu. Não faz sentido prosseguir com um processo de candidatura à revelia do entendimento do Venerável Mestre. Como disse, se o Venerável Mestre não tiver objecções, coloca então a candidatura à votação da Loja para admissão às inquirições...

- Mas ouve cá! Se a candidatura é subscrita por dois maçons, se é submetida ao Venerável Mestre, se este tem de estar de acordo e, para isso, pode tirar as dúvidas que tiver e aconselhar-se com quem quiser, para quê a votação? Se a Loja elegeu o Venerável Mestre é porque confia nele...

- Bem visto! Afinal a criatura pensa! Tens razão, normalmente a votação é um pró-forma, efectivamente as candidaturas são quase sempre admitidas às inquirições por unanimidade...

- Lá está! Esta criatura pensa, e pensa bem! Essa votação é uma inutilidade!

-
Errado! Essa votação tem a grande utilidade de... existir!

- Lá voltas tu a falar por enigmas...

-
O interesse da votação é anunciar à Loja que existe um candidato e informar quem ele é. Por regra, a generalidade dos elementos da Loja não tem objecções ou nem sequer conhece o candidato e, portanto, confia no juízo dos proponentes e do Venerável Mestre. Mas esse anúncio prévio permite que, se alguém tiver objecções, peça a palavra e informe o Venerável Mestre que existem razões que, no seu entender, aconselham se relegue a votação para melhor oportunidade. Nesse caso, será precisamente isso que o Venerável Mestre deve fazer: suspender a votação e inquirir, em privado, quem o alertou, das razões do seu alerta.

- Porquê em privado?

-
Por duas razões: porque a honra das pessoas não é para ser discutida na praça pública e porque uma discussão imediata e geral das objecções colocadas cria grave risco de se tomarem decisões emocionais ou pelas razões erradas (votar apoiando quem teve a melhor argumentação, o que não quer dizer que tenha razão, por exemplo). Assim, o que houver a discutir e a analisar é discutido e analisado com calma e racionalmente. Em face das objecções colocadas e dos conselhos recolhidos em função dos novos elementos, o Venerável Mestre decidirá então, ou suspender o processo de candidatura (e já não haverá votação...) ou informar quem colocou objecções que não as considera suficientemente relevantes para impedir o prosseguimento do processo de candidatura, e porquê, e colocará a mesma à votação na sessão seguinte.

- Mas quem objectou vai votar contra, claro...

- Não necessariamente! Pode ter concordado em que os seus óbices não sejam suficientes para inviabilizar a candidatura, ou pode não votar contra por ter uma garantia de que as questões que colocou serão devidamente ponderadas com mais informação. Por exemplo, o Venerável Mestre pode informá-lo de que decidiu, em ordem a se apurar sem dúvida alguma se as objecções colocadas são relevantes ou não, que, votada favoravelmente a admissão do candidato às inquirições, um dos inquiridores seja... o maçon que levantou as objecções! Assim, ele próprio poderá verificar pessoalmente se elas têm ou não razão de ser...

- Pobre do candidato! Isso é o mesmo que inviabilizar a sua candidatura, pôr a julgá-lo quem tem objecções a ele!

- Pelo contrário, essa é a maneira de lhe dar uma hipótese justa de ver as objecções ultrapassadas, tendo em conta o método da votação final... Mas isso ver-se-á lá mais para a frente. Por agora, ficas só a saber que foste admitido às inquirições. E agora a conversa já vai longa. Depois falamos do que se segue.

Rui Bandeira

02 maio 2007

Noticiário da capoeira




A revista Sábado, de quinta-feira passada, publicou nas suas páginas 70/72 uma informação referente à Maçonaria Regular, anunciando uma espécie de acordo negociado entre o Grão-Mestre e o Presidente da Câmara (Carmona Rodrigues) para utilização, pela primeira, de um espaço no Príncipe Real.
Não vou tecer quaisquer comentários sobre o texto, ele mesmo, mas quero comentar alguns aspectos que estão adjacentes à notícia.

A Sábado termina a notícia com uma caixa onde selecciona “os princípios sagrados” de um lado e “…e o outro lado da moeda” do outro !

Como “princípios sagrados” apontam Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Solidariedade, Discrição, atribuindo uma “definição maçónica” a cada um destes princípios, e por aí não há muito a dizer.
O que lá está não foge à verdade. É assim, de facto.

No outro lado da moeda é que se percebe que estamos a lidar com dinheiro falso.

Condicionamento – Quem divergir da doutrina oficial não é bem-visto na instituição. Como é ? De um lado afirma-se que a Liberdade de acção e de pensamento é uma das máximas da Maçonaria, do outro lado escreve-se que quem divergir da doutrina oficial não é bem-visto na instituição… É…, é dinheiro falso. Estas duas faces não podem ser da mesma moeda e eu só reconheço a primeira face.

Diferença – O estatuto depende da projecção que o irmão tem na sociedade “profana”… Como é ?
De um lado a Igualdade, escrevendo-se que todos os homens devem estar ao mesmo nível dentro e fora da instituição, e do outro faz-se depender o estatuto individual interno da posição social profana ? … É…, é dinheiro falso. Estas duas faces não podem ser da mesma moeda e eu só reconheço a primeira face.

Distanciamento – Há maçons que não se falam fora dos templos maçónicos… Como é ?
De um lado define-se que a Fraternidade é um dos valores mais invocados pelos maçons (até se tratam por irmãos…) e do outro lado escreve-se que há maçons que não se falam fora dos templos… É…, é dinheiro falso. Estas duas faces não podem ser da mesma moeda e eu só reconheço a primeira face.

Egoísmo – O não pagamento da quota dá direito a expulsão… Bem, não é exactamente assim, mas desta feita não está demasiadamente longe.
Entretanto convém esclarecer que esta situação só é verdadeira se o Irmão Maçon não pagar as suas quotas em manifestação de vontade de afastamento e/ou desinteresse pela instituição.
São sempre feitas várias tentativas de esclarecimento da razão pela qual os pagamentos não são feitos sendo que, se a razão apurada forem dificuldades económicas que impeçam o Maçon de cumprir esse seu dever, então há várias maneiras de resolver o problema sem que o Irmão perca qualquer dos seus direitos. É para isso que serve, também, a Solidariedade maçónica.

Exibição – As fugas de informação servem as constantes guerras internas… Mas quais guerras internas ?
Acontece que este “lado da moeda” bate certo, certinho, com o conteúdo da notícia, agora sim, ela mesmo.
E porque é assim ? Não é por causa de guerras internas, não… É mesmo exibicionismo. Em todas as capoeiras há perus a quererem passar por pavões… É assim em todas capoeiras… É assim em toda a parte onde os homens são… “humanos”…
Claro que é pena que as coisas aconteçam desta forma, mas os homens são assim, a inveja existe e as penas de pavão fazem falta a alguns perus que estão sempre disponíveis para a primeira página. Ora o que a Maçonaria precisa é de quem está disponível… para página nenhuma !
JPSetúbal

28 abril 2007

Disto & Daquilo ...

O nosso querido José falou sobre o estado do "estado", mas... ... ... imperdoavel (!), nem uma linha sobre o "campeonato" que se disputa este fim de semana.
Campeonato claro, porque campeonato é Benfica-Sporting, o resto é paisagem...

Eu por mim estarei fora... cá dentro, até 4ªfeira próxima, mas seguirei via TV o "derby".

Só puxei este assunto porque espero (é um voto que deixo por aqui) que venhamos a ter e a ver (os que gostam) um jogo de futebol a sério, sem malabarismos nem de jogadores, nem de árbitros, e muito... MUITO menos de pseudo-espectadores (felizmente parece que alguns estarão entretidos lá por Santa Comba, o que dá esperança de civilidade ali para os lados da "catedral"), selvagens habitualmente à solta nos nossos campos de futebol.

O resultado (para satisfação do nosso querido e habitual "Profano") é o que menos me interessa, porque o que dá "pica" é ver jogadores a sério (já que são profissionais que honrem a profissão) a jogar futebol, com virilidade, com serenidade, com inteligência, com entrega ao espectáculo que lhes dá tanto dinheiro a ganhar.

E quanto ao resultado... quero que o resultado se trame !

E "Viva o Benfica" !

Até quarta-feira. Bom fim de semana e bom 1º de Maio.

JPSetúbal

27 abril 2007

Disto e Daquilo - Como vai a Sociedade

Hoje e como não venho aqui há muito tempo vou deambular.
Vi nos noticiários relatada a carga policial sobre uma manifestação ocorrida no dia 25 de Abril.
E hoje por uma casualidade ouvi uma parte do debate mensal com o Governo no Parlamento.
Vamos ao primeiro.
Nao sou Pró policia nem contra a policia, e acredito que em algumas situações umas bastonadas são aplicaveis.
Pude perceber que a manifestação não tinha as devidas autorizaçoes legais, logo era ilegal o que dava a policia o direito de a impedir.
Pude perceber que os manifestantes eram extremistas e que uma das suas palavras de Ordem era com a Autoridade - uma clara alusão à Anarquia - e consequentemente configura um comportamento nao enquadravel num regime democratico.
Pude perceber que iam de cara tapada e que pelos danos causados estavam a destruir propriedade privada e publica.
Também foi notório que nao acataram a ordem de dispersar e de acabar com a manifestação.
Face a isto creio que foram mais que justificadas as bastonadas.
Indo para o debate
Foi a primeira Oportunidade de Paulo Portas confrontar o Primeiro MInistro no Parlamento. Pareceu-.me que estava mal preparado, ou estando quis mostrar uma postura de superioridade. Saiu-se mal porque nao só não interpelou o Governo sobre o assunto em discussão como acabou a ter que ouvir a ironia do Primeiro Ministro - usando a propria expressao de Paulo POrtas - classificar a intervenção como banal e trivial. E de facto foi .
A seguir e no decurso do seu tempo Francisco Louça trouxe o grave caso de uma empresa que quer Obrigar os trabalhadores a fazer turnos de 12h e 15 min, sendo que se estes nao concordarem serão dispensados.
Esquece-se Louçã que lei preve um numero máximo de horas de trabalho por semana, e que passar de 5 turnos de 7h e 20 min para 3 de 12h 15 min representa o mesmo numero de horas semanais, repartidas de forma diferente. E que se a produtividade aumentar porque os turnos sao mais compridos, imaginem que o processo de fabrico de uma peça dura 12 horas e nao 7, entao um unico trabalhador podera acompanhar o processo de incio ao fim evitando erros e desperdicios que podem acontecer quando se torna necessario passar informaçao.

E assim vamos vivendo neste país.

JoseSR

Mais Lojas Baden-Powell

No texto Baden-Powell e a Maçonaria, além de fazer constar algumas informações sobre o criador do Movimento Escotista, referenciei a existência de diversas Lojas Maçónicas que adoptaram como sua designação o nome desse profano ilustre.

Recebi ontem uma simpática mensagem de correio electrónica, enviada pelo Irmão HSM, Mestre Instalado da Respeitável Loja Baden-Powell, n.º 185 da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, informando-me da existência desta Loja, fundada em 4 de Novembro de 2004 e com sede no Oriente de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Esta Loja conta actualmente com 42 obreiros.

Informou também o mesmo Irmão que no Brasil existem ainda mais duas Lojas com o nome Baden-Powell, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.

Ao referenciar, no mencionado texto, diversas Lojas com a denominação de Baden-Powell, não tive a pretensão de recensear todas as que existiam. Limitei-me a dar conta do que encontrara em pesquisa na Rede. A achega agora trazida pelo Irmão HSM permite-me agora completar um pouco mais essa informação.

Com gratidão, aqui deixo os meus agradecimentos ao Irmão HSM, também com a menção de que espero que, sempre que tenha informação que julgue útil ou interessante ser publicada aqui no A Partir Pedra, não hesite em transmitir-ma, pois será sempre uma mais-valia para nós divulgar tudo o que importe aos maçons e aos profanos que se interessam pela Maçonaria e temas maçónicos.

Igual desejo expresso aos demais visitantes deste blogue, particularmente aos oriundos do Brasil. Não colocamos aqui mais informação sobre a Maçonaria Brasileira apenas por nosso desconhecimento. Mas estamos sempre atentos e desejosos de, na medida do possível, ir colmatando essa falta, pois estamos cientes - e muito satisfeitos com isso!- de que mais de metade das visitas a este blogue têm origem no Brasil. Na verdade, presentemente, o total de visitas oriundas do Brasil já supera as oriundas de Portugal em 50 % e os acessos através do Google.br triplicam os vindos através do Google.pt! Estamos pois, conscientes de que, sendo este blogue escrito por maçons de uma Loja Regular portuguesa, a Loja Mestre Affonso Domingues, não é já (seria talvez melhor ir adaptando para a sintaxe do português do Brasil: não é mais...) um blogue apenas destinado aos maçons e profanos portugueses, antes é um blogue para os maçons e profanos interessados de língua portuguesa. E cada vez mais, com a ajuda de todos, procuraremos corresponder a isso.

Para já, eu continuarei a procurar corresponder a partir de quarta-feira, pois, até lá, aproveito fim de semana, ponte e feriado para mais umas profanas mini-férias...

Rui Bandeira

26 abril 2007

Visita à Sinagoga "Portas da Esperança"

Ontem, quarta quarta-feira do mês, seria normalmente dia - ou melhor, noite - de sessão da Loja Mestre Affonso Domingues. Sendo também o dia de ontem feriado comemorativo do Dia da Liberdade, entendeu o Venerável Mestre, com o acordo geral da Loja, que se deveria, porém, organizar um programa especial alternativo. Ficou assim aprazada para ontem uma visita que há muito estava projectada, a visita à Sinagoga da Comunidade Israelita de Lisboa, aberta a todos os membros da Loja, famíliares e amigos.

Assim, ao fim da tarde deslocámo-nos à Rua Alexandre Herculano, n.º 59, em Lisboa, local onde se encontra a Casa de Oração, Centro de Estudo e local de reunião da Comunidade Israelita de Lisboa, tendo sido recebidos por um membro da referida Comunidade, que nos proporcionou uma visita guiada e uma interessante sessão de esclarecimento sobre a sinagoga e sobre alguns aspectos da religião judaica.

Quanto às instalações, centro da nossa curiosidade, a sinagoga impressiona sobretudo pela sua sobriedade. Trata-se de um edifício essencialmente funcional, manifestamente projectado e edificado para servir o objectivo do culto religioso judaico, confortável mas não luxuoso, agradável mas sem ostentação.

A Sinagoga "Portas da Esperança" (Shaaré Tikvá, em transliteração do hebraico) foi projectada pelo Arquitecto Ventura Terra, que contou com a colaboração do historiador Joaquim Bensaúde, quanto às normas sobre construção religiosa. Foi inaugurada em 18 de Maio de 1904, com a presença do Grão-Rabino de Gibraltar.

O edifício apresenta a particularidade - resultante de imposição legal na época então vigente, relativamente a qualquer local de culto dedicado a qualquer religião que não a católica - de não ter a fachada virada e dando directamente para a rua. Aliás, a discrição da implantação da sinagoga é notória: quantos se deram conta, ao passar pela movimentada Rua Alexandre Herculano, em Lisboa, que ali existe uma sinagoga? Acede-se às instalações entrando por um discreto portão que dá acesso a um pátio interior e daí então se entra no edifício, orientado de Poente para Nascente.

Para entrar na sinagoga, todos os homens devem ter a cabeça coberta por um chapéu ou por um solidéu. As mulheres podem entrar de cabeça descoberta. A explicação que o nosso guia nos deu - e que muito agradou às senhoras...- foi que os homens devem cobrir a cabeça no local sagrado em sinal de humildade, por serem imperfeitos e, logo, impuros, necessidade inexistente em relação às mulheres. Assim se confirma a explicação feminina do facto de, segundo o Génesis, Deus ter criado primeiro Adão e só depois Eva: faz-se sempre um esboço antes da obra-prima...

O local especificamente destinado ao culto é um amplo salão rectangular, rodeado por duas galerias. Segundo nos informou o nosso guia, salvo em cerimónias específicas, os homens ficam no salão e as mulheres nas galerias. Ao centro da sala fica o espaço de onde o ou os oficiantes dirigem as orações, sempre virados para Oriente. Na parede Oriental (virada a Jerusalém), no topo do salão, pode ver-se uma espécie de portada em duas portas (as portas da Arca Sagrada), em cada uma delas estando gravados, em hebraico, cinco dos Dez Mandamentos revelados pelo Criador a Abraão.

Dentro da Arca Sagrada guardam-se os livros da Tora (o Pentateuco, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento), todos escritos à pena, símbolo a símbolo, em hebraico, em peles, que são enroladas em suportes de madeira e revestidas de mantilhas.

Em frente à Arca da Aliança está pendurada uma lâmpada (Ner Tamid - visível em ambas as fotos), uma lamparina a azeite onde está permanentemente acesa uma luz, em memória do Candelabro do Templo de Jerusalém e evocando a presença contínua do Criador.

Quer a visita, quer os esclarecimentos prestados pelo nosso guia, foram elucidativos da forma de prestar culto ao Criador que é prosseguida pelos praticantes da religião judaica, reforçando no espírito dos membros da Loja Mestre Affonso Domingues um princípio que é constituinte do nosso entendimento: não importa como o Criador é cultuado; seja-o através da Tradição Judaica, de qualquer das variantes Cristãs, dos princípios do Islamismo ou de qualquer outra religião, o que interesa é que é sempre ao mesmo e único Criador que os fiéis de qualquer religião se dirigem.

Os nossoa agradecimentos à Comunidade Israelita de Lisboa, pela simpática recepção e pelos preciosos esclarecimentos prestados. Para quem estiver interessado em visitar esta sinagoga, informa-se que visitas guiadas podem ser efectuadas mediante marcação através do fax (351) 213931139. As imagens que ilustram este texto foram retiradas do sítio na Rede da Comunidade Israelita de Lisboa, mais especificamente daqui.

Rui Bandeira

25 abril 2007

É 25 de ABRIL

Liberdade querida e suspirada



Liberdade querida e suspirada,
Que o Despotismo acérrimo condena;
Liberdade, a meus olhos mais serena,
Que o sereno clarão da madrugada!
Atende à minha voz, que geme e brada
Por ver-te, por gozar-te a face amena;
Liberdade gentil, desterra a pena
Em que esta alma infeliz jaz sepultada;
Vem, oh deusa imortal, vem, maravilha,
Vem, oh consolação da humanidade,
Cujo semblante mais que os astros brilha;
Vem, solta-me o grilhão da adversidade;
Dos céus descende, pois dos Céus és filha,
Mãe dos prazeres, doce Liberdade!
Bocage




Depois do “post” do Rui fica muito pouco para dizer sobre o significado desta data.
Eu tenho mais 15 anos do que o Rui, o que significa que passei sob aquele regime mais 15 anos do que Ele, tendo-me dado a oportunidade, que dispensaria gratamente, de viver algumas situações que a geração dele já não chegou a sentir, felizmente.
O “Dia do Estudante”, a “greve da fome” na Cantina Universitária, as corridas pelo Jardim Botânico de Lisboa quando as “bestas” a cavalo assaltavam a Faculdade de Ciências, os comunicados dos estudantes coordenados entre as Academias de Lisboa, Porto e Coimbra… (1960/1962)
Claro, a censura, bicho medonho que capou um povo durante dezenas de anos, a guerra, a miséria generalizada transformada, por milagre de Fátima, em bênção divina para ganhar o Céu…, a prisão (que eu não cheguei a ter) e a mordaça, o medo, o medo, o medo, constante, presente em toda a parte, a cada esquina de cada rua, de cada canto deste País.
Falam os defensores do “Estado Novo” (Estado Novo… ?) nas reservas de ouro que Portugal então acumulou.
Pois…, e para quê ? Para utilizar onde ? E com quem ? Como ?
A dupla negra do Sec. XX português Salazar/Cardeal Cerejeira amordaçou um povo, mantendo o isolamento de Portugal relativamente a tudo o que se passava fora das fronteiras do País, filtrando toda a informação publicada, mantendo a ignorância e o atraso do desenvolvimento cultural.
O lema era “ninguém quer o que não sabe que existe” ! e isso fez com que passassem 50 anos praticamente sem consequências na nossa cultura como povo.
A máscara do desenvolvimento industrial serviu para enquadrar milhares de trabalhadores em fábricas, facilitando o controlo das suas vidas e ocupações.
A riqueza, sob a forma dos ordenados que eram pagos nas fábricas, era distribuída “o quanto baste” para o sustento diário curto, muito curto, dando a ilusão que se vivia quando de facto apenas se sobrevivia.
A RTP passa actualmente uma série exemplar na construção, apresentação e verdade histórica, de António Barreto, “Portugal um Retrato Social”, a não perder por razão alguma.





Ontem (dia 24) saltou-me no correio a notícia do lançamento de um livro, “Bocage Maçon” de Jorge Morais.
Bocage foi um dos maiores génios portugueses do Sec. XVIII (morreu em 1805) e foi também ele um excluído da ditadura de então (a tradição de ditaduras vem de longe !), esteve preso, foi perseguido pela Inquisição (hoje é a Congregação para a Doutrina da Fé da qual Ratzinger foi Prefeito), torturado, agredido e finalmente espoliado de tudo acabou morrendo na miséria.
Entretanto foram encontrados elementos, há documentos maçónicos, processos judiciais e muita correspondência da época, que permitem a conclusão de que José Maria Barbosa du Bocage foi Maçon, iniciado (1795/1797) na Loja Fortaleza (fundadora do Grande Oriente Lusitano que mais tarde sofreu a cisão que deu origem à “Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal”).
Bocage na Sua Iniciação tomou o cognome maçónico de “Lucrécio”, obrigatório ainda hoje na obediência do GOL mas que a “GLLP/GLRP” não utiliza.
Esta condição de Maçon foi uma das razões que o levaram à prisão e ao sofrimento.

. . .
“Por outro lado, nesta fase da sua vida, Bocage, para além da poesia lírica, compôs poemas de carácter satírico contemplando pessoas do regime, tipos sociais e o clero, facto que não agradou obviamente ao poder. Poemas como "Liberdade, onde estás? Quem de demora?", "Liberdade querida e suspirada", "Pavorosa Ilusão da Eternidade" ou um outro em que faz explicitamente o louvor de Napoleão, paradigma da revolução francesa, e a crítica do Papa conduziram-no à prisão, por crime de lesa-majestade. No Limoeiro, vivendo em condições infra-humanas, moveu as suas influências e beneficiou da amizade do ministro José de Seabra da Silva e da sua popularidade. Três meses mais tarde, era entregue à Inquisição, já sem o poder discricionário que outrora tivera, sob a acusação de impiedade. Dos cárceres da Inquisição passou para o Mosteiro de S. Bento, como comprova o respectivo "Dietário", referente a 1798”
. . .
“Porém, a saga de Bocage com a Inquisição reacendeu-se em 1802, tendo sido aberto novo processo por denúncia feita por Maria Theodora Severiana Lobo que o acusava de pertencer à Maçonaria.
Por falta de provas e provavelmente devido à saúde fragilizada do escritor, o referido processo, que pode ser consultado na Torre do Tombo, foi arquivado. Um último aspecto é digno de menção: a censura perseguiu Bocage durante toda a sua vida.
Muitos versos foram cortados, outros ostensivamente alterados, poemas houve que só postumamente viram a luz do dia. Compreende-se plenamente o seu anseio desesperado: ‘Liberdade, onde estás? Quem te demora?’ ”
(Informação pesquisada na NET em
http://purl.pt/1276/1/liberdade.html)




Hoje, 25 de Abril de 2007, recordo Bocage, não como boémio, sacrílego, desregrado, mas como Homem espiritual e culturalmente desenvolvido (andou pelo Brasil e pela Índia), cidadão interessado, pertenceu à Marinha e foi Ministro.
Crítico mordaz do seu tempo e dos políticos que atraiçoavam o País, não lhes perdoava os jogos de interesses nem as jogadas palacianas.
A sua poesia tanto podia sair sarcástica, irreverente, como libertária ou romântica.
O seu génio permitia-lhe tudo isso.


“Aos sócios da Nova Arcádia” dirigiu-se-lhes um dia clamando:

Vós, Ó Franças, Semedos, Quintanilhas,
Macedos, e outras pestes condenadas;
Vós, de cujas buzinas penduradas
Tremem de Jove as melindrosas filhas:
Vós néscios, que mamais das vis quadrilhas
Do baixo vulgo insonsas gargalhadas,
Por versos maus, por trovas aleijadas,
De que engenhais as vossas maravilhas.


JPSetúbal