19 setembro 2006

Gastronomia Maçónica - 6

Certo concordamos que não Há.

Mas quero que venha a haver é essa a diferença. Quanto aos pratos talvez nao tao sofisticados, mas para os dois Co-blogueiros Rui Bandeira e JPSetubal e só mesmo para eles porque o trabalho de escrita deve ser recompensado, ( e vai ter que ser so para eles porque na minha mesa so cabem 4 pessoas) eu proponho-me a preparar um jantar, durante o qual discuteremos o Inicio da Gastronomia Maçonica.

JoseSR

Gastronomia maçónica - 5

Meu caro JPSetúbal, não quero que te falte nada! A cunhada Patrícia certamente que explicaria melhor, mas não quis deixar de procurar esclarecer as tuas dúvidas e... fui procurar na Net!

Quanto ao "pavão com aipo", presumo que não tenhas qualquer dúvida quanto ao pavão, simpático bichinho que nos acostumámos a ver, com a sua bela plumagem, e que nos esquecemos que ... também é comestível e que, na Idade Média, não estavam para esquisitices...

Admito então que a tua dúvida esteja no aipo, pelo que transcrevo este texto, que encontrei aqui, acompanhado de imagem do dito cujo:

As pessoas em regime alimentar (dieta) geralmente comem bastante aipo, uma vez que ele contém baixas calorias até mesmo para os padrões geralmente verificados em vegetais. Dois talos contêm menos de 10 calorias. No entanto, seu alto teor de fibras dá a sensação de saciedade.
O aipo ainda é uma boa fonte de potássio, contribui também com pequenas quantidades de vitamina C e uma boa quantidade de folato e vitamina A. Embora não contenha muitos nutrientes, o aipo acrescenta um sabor especial a uma variado número de receitas - desde sopas e guisados a saladas e recheios de aves.
As folhas de aipo não são geralmente aproveitadas, embora constituam a parte mais nutritiva da planta, pois contêm mais cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C do que os talos. As folhas devem ser utilizadas em sopas e saladas por seu sabor.


Passando agora à "perdiz trimolette", aprendi aqui que se trata de um prato medieval (pois...!), e que a receita é a seguinte (tradução minha do inglês, desculpem lá...):

Preparar as perdizes, assá-las no espeto até estarem quase prontas, retirá-las do espeto, parti-las ou deixá-las inteiras (a gosto) e colocá-las num tacho, em lume brando. Cortar cebolas tão finas quanto se conseguir, fritá-las num pouco de gordura, colocá-las sobre as perdizes, mexendo o tacho frequentemente. Pegar em alguns fígados de frango e num pouco de pão, assá-los bem na grelha, embebê-los num caldo de carne, depois filtrar através de uma gaze de algodão, e colocar no tacho das perdizes. Seguidamente, pegar em pó de canela, um pouco de gengibre, alguns dentes de alho inteiros, grãos de pimenta (em quantidade um pouco mais generosa) e pimenta em pó e empapar tudo em bom vinho. Feito isto, colocar tudo no tacho, polvilhar com um pouco de acúcar e tapar o tacho muito bem, para que nenhum vapor escape. Quando quiser retirar o tacho do lume, juntar apenas um pouco de vinagre, mas não o deixe ferver.

E pronto, estamos todos esclarecidos! Só falta saber quem é o voluntário para cozinhar o petisco...

Para terminar: interessante como se vai no quinto texto acerca de uma coisa que todos concordam não existir...

Rui Bandeira

Gastronomia maçónica - 4














É o que se poderá dizer com propriedade que também quero meter a colherada !
O nosso JoséSr levantou uma “lebre” (a propósito de gastronomia...) que me pôs a pensar (gaita, alguma vez havia de ser !) e a procurar informação sobre a questão das comidas e das bebidas dos maçons.
Em boa verdade não me parece que os maçons sejam, ou alguma tivessem sido, de grandes comezainas e de grandes sofisticações alimentares.
Os ágapes são por definição uma extensão dos trabalhos em Loja, portanto com muito mais de espiritual do que de “carnal” no verdadeiro sentido do termo, e mesmo os ágapes comemorativos, fora dos dias de sessão de trabalho em Loja, são sempre levados à condição de trabalho maçónico, muito mais importantes como ocasião de convívio humano do que como oportunidade de empaturramento.
E como diz o JoséSR, os brindes definem o sentido da reunião.
Pensemos um pouco, meus caros JoséSr e RBandeira.
Qual de Vocês, após um dia a carregar e a partir pedras, a endireitá-las, pô-las à forma necessária, assentá-las, ... estaria com estaleca para grandes repastos, molhos esquisitos, sabores variados ?
Mais ainda com a certeza de que no dia seguinte teriam dose idêntica, e depois mais outra, e já na véspera havia sido assim...
Claro que há que contar com o dia de descanso, mas não me parece mesmo assim que a preocupação destes obreiros se virasse para os cozinhados, e realmente não encontrei até agora qualquer referência a receitas, pratos ou coisa parecida que se pudesse relacionar especificamente com a maçonaria.
Sem esta relação estabelecida e apenas a título de exemplo do que encontrei sobre os primórdios da gastronomia organizada, deixo para experiência, o menu que Guillaume Tirel (Taillevent) preparou para Monsenhor d’Estampes em “1300 e troca o passo” (morreu em 1395, portanto teve de ser antes !):
- 1º Serviço
Capão em caldo de canela;
Galinhas com ervas;
Couves novas e ervilhas de caça.
- 2º Serviço
Assado excelente;
Pavões com aipo;
Pâté de capão.
- 3º Serviço
Perdizes à trimolette;
Pombos estufados;
Pâté de caça;
Gelatina e lesches
- 4º Serviço
Bolo;
Creme frio;
Pâtés de peras;
Amêndoas em açúcar;
Nozes e peras cruas.
É mesmo uma "refeição e peras".

Não há referência às bebidas, mas acredito que não fossem grande coisa.
Afinal ainda não haviam os “Alentejos” nem os “Dão” !!!
Desta “coisa” fica-me uma curiosidade danada... como será aquela treta das “perdizes à trimolette” e dos “pavões com aipo” ?
Sugestão final, perguntar pelo assunto à cunhada Patrícia. Ela é especialista !

JPSetúbal

18 setembro 2006

Gastronomia Maçónica - 3

Pois é !!

Estou de acordo com quase tudo o que o Rui diz. Também creio que não há gastronomia Maçonica, que para comer uns petiscos com uns gajos porreiros não é preciso grande coisa, etc.

Mas só estou de acordo com quase tudo. Não espirito que aguente um estomago vazio.

Mas um estomago não se deve encher sem preceito. E é aqui que penso que entra a Maçonaria. Criar um preceito para que os estomagos nos agapes se encham com a mesura do comedimento que deve ter um Maçon.

Não estou aqui a dizer que temos que ter um repasto frugal, tipo uma folha de alface , meio rabanete, um tomate Cherry com uma azeitona espetada num palito. ( com um pouco de vinagre balsamico, azeite de qualidade uma pitada de sal e uma volta de moinho de pimenta fica um "amuse bouche" simpatico)

Mas um repasto após uma sessão em que tentamos elevar a nossa espiritualidade, tem que permitir que no final quando vamos para casa sobre alguma coisa (dessa espiritualidade). Não é por acaso que existem Brindes rituais e sobretudo não é por acaso que o ultimo "brinde" ( nao tanto brinde mas reflexão ou mesmo talvez desejo) nos alerta para os nossos Irmaos por esse mundo fora.

Ora chegar a um restaurante, abancar e comer sem mais ( é bom claro que sim ) mas acaba com qualquer espiritualidade.

Lembro-me que nos idos de sei lá quando no Seculo passado, quando jantavamos naquele restaurante no beco dos passarinhos, o jantar era quase invariavelmente Bacalhau à Bras e Entrecosto no Tacho . Todos comiam a mesma coisa ( ou quase todos porque o Entrecosto por razoes varias não era de aceitaçao Universal), e não eramos menos felizes por isso.

Acho que se compartia mais o Agape.

Talvez seja impressao minha mas os nossos agapes nos " Pregos" são bem mais simpaticos que os outros, talvez porque todos comam a mesma coisa ( bem ha sempre uns que querem a carne mal passada e outros que a querem para la de muito passada mas....) e bebam a mesma coisa.

Aliás no nosso almoço do Solsticio de Inverno ha sempre o cuidado de ter um Menu que seja igual para todos.

A Gastronomia MAçonica pode nao existir, admito que apresentar um bife em esquadro com um Ovo em compasso pode ser dificil, mas poderemos fazer com que exista.

E com isso passar aos agapes ( talvez nao todos porque entendo que é dificil arranjar espaço) uma espiritualidade diferente, estabelecendo preceito de Agape.

Bem sei que este assunto não para tratamento geral.

Agora umas receitinhas !!!!

E se para mais nada servirem, serviram para aguçar o vosso engenho criativo.

JoseSR

Gastronomia Maçónica - 2


No seu texto sobre este tema, que nos deixou aqui há dias, o JoséSR mencionou que, na Net, apenas encontrara, a propósito de gastronomia maçónica, a referência a um livro em espanhol. Provavelmente será "La cocina masónica", de Jose Juan Iglesias del Castillo, referenciado aqui.

Posso ainda mencionar um outro livro, este em francês: "La cuisine des francs maçons", de Edmond Outin, editora Dervy, 205 páginas, custo em França, € 25,00, mencionado neste local.
Posto isto, devo frisar que, na minha modesta opinião, "gastronomia maçónica" é coisa que não existe. Não existem, que eu saiba, pratos especificamente maçónicos. Aliás, parece-me que o livro em espanhol será uma tentativa de "construir" algo em torno do tema, mais do que recensão de algo que exista...
Há cerca de dois milénios, alguém proferiu uma frase que ainda hoje é frequentemente utilizada: "a César o que é de César, a Deus o que é de Deus". Parece-me que podemos lembrar esta frase a propósito deste tema: Maçonaria respeita ao espírito, gastronomia respeita, claramente, à matéria...
É claro que os maçons sabem a importância do ágape (refeição tomada em conjunto por maçons, em regra depois, ou imediatamente antes, das reuniões de Loja) no cimentar das relações fraternais. Mas o que importa é, não o que se come, mas o convívio, o contacto, entre maçons.
De resto, tenho para mim que a internacionalmente sublinhada grande importância do ágape em maçonaria é particularmente acutilante na cultura anglo-saxónica, de matriz individualista e em que cada um foi educado a meter-se só nos seus assuntos e a deixar em paz os outros. Cá pelas nossas bandas, com o nosso gregarismo de matriz mediterrânica, o problema é conseguir que não se metam nos nossos assuntos.
Ou dito de outra forma: para os anglo-saxões, é importante estimular o convívio e levar os maçons a estabelecê-lo, sentando-se em conjunto à mesa; cá pelos nossos lados (e felizmente!), o problema nunca será sentar à mesa, será o de conseguir que o pessoal se levante dela!
Por aqui, não há cá "gastronomia maçónica", há "gastronomia" e ponto final.
No nosso canto, não é preciso ser maçon para apreciar uns bons petiscos e uns bons copos (na conta certa...), na companhia de uns tipos porreiros...

Rui Bandeira

17 setembro 2006

"Lugar ao Sul"


Desde há anos (não sei quantos!) que regularmente ouço a Antena1, aos Sábados de manhã.
A razão desta fidelidade tem a ver com o programa que, tenho para mim, é o melhor programa da rádio portuguesa, de todas as rádios portuguesas, da autoria de um extraordinário radialista, de seu nome Rafael Correia, que faz o “Lugar ao Sul”.

Este “Lugar ao Sul” tem sido um tanto maltratado ao longo dos anos pelos responsaveis da programação da Antena1, com horários a mudarem com frequência excessiva e algumas vezes atirando o programa para a madrugada de Sábado (das 7 às 8 da manhã), hora imprória para consumo.

Mas por agora está bem colocado no período das 9 às 10, e é bom que assim se mantenha, porque os portugueses mais urbanos tem o direito (ou será o dever ?), de conhecerem o seu País a sério, com os seus poetas, os seus músicos, as suas pequenas e grandes estórias que Rafael Correia inscreve semanalmente na história contemporânea de Portugal.

Esperemos que a Direcção da estação pública tome as decisões necessárias à protecção desta informação, coleccionada ao longo de anos e que é preciosa e irrepetível.

Por portas e travessas descobri que há um grupo na “Net” dedicado à música portuguesa tradicional e à poesia, especialmente referente aos amigos do “Lugar ao Sul”: http://www.grupos.com.br/ e depois clicar sucessivamente em “Artes & Entretenimento” e “Rádio”, e aí estamos com os “Amigos do Lugar ao Sul” (só não entendo porque teve de ser usado um endereço brasileiro).

Queridos “blogueiros” ouçam a Antena 1, ao Sábado (das 9 às 10 da manhã), e depois digam-me se vale a pena.
JPSetúbal

15 setembro 2006

Vamos levar isto a sério ?


Ontem resolvi romper um pouco com a seriedade (?) deste cantinho “blogosférico e postei umas larachas que me saltaram à cabeça para tentar pôr a população do blog pelo menos, a sorrir, e hoje tive a alegria de constatar o regresso do nosso JoseSR às lides.
Óh José, não foi por causa da piada ao Benfica, foi?

Claro que não foi, e esta referência vem pouco a propósito deste tema porque nesta fase aqueles palhaços não conseguem fazer rir ninguém, a não ser os “patriotas” daquela nação lá do norte, carago...
Acontece entretanto que uma mensagem de uma “velha” e querida Amiga me fez descobrir um sítio que, considerando interessante, compartilho convosco.

http://www.algebrica.pt/deFrente/Default.asp?qp=54

Aqui podemos encontrar entrevistas interessantes, com gente interessante, e uma das últimas tem a ver com o estudo do “sorriso”, o que é, que consequências tem (ou não tem) e por aí fora, feito por um português excelentíssimo, Prof. Freitas Magalhães.

Quem me conhece sabe bem que este assunto me é muito caro, entendendo eu que, se há terapias que resolvam problemas, então são com certeza as que actuam com o sorriso.
Pode não ser suficiente, mas é necessário ! (como nos bons tempos da matemática...)

Estava nestas conjecturas quando na RTP1 apareceu a sessão de hoje do, sistemáticamente extraordinário, “contra-informação”.
Meus amigos, não percam o de hoje. Se não viram tentem apanhar a repetição no compacto de Sábado. Garanto que vale a pena !

É que neste País (teimoso eu, continuo a escrever “este País” com maiúscula !) o que se passa com muitas coisas só mesmo a rir pode ser suportado. A alternativa é o choro, e essa é pior. Deixo só um cheirinho..., aparecem o Loureiro Boss e o Pinto Boss !
Agora vejam no Sábado.

Regressando ao sorriso, sugiro então uma voltinha pelo “DeFrente” e a leitura da entrevista com o Prof. Freitas-Magalhães para poderem verificar como é importante sorrir.
Creio que no protocolo de Quioto as sapientissimas excelências que produziram o texto final, (aquele tal para o qual o Tio Sam se está ... poluindo (!)) não consideraram o sorriso como coisa que valesse a pena, e no entanto quanta poluição se evitaria se sorrissemos um pouquinho mais, só um pouquinho...
Garanto que pelo menos os espíritos andariam bem menos poluídos !

E para acicatar mais um pouco o V. interesse aqui vai um parágrafo da entrevista (o resto fica procurarem no sítio) acompanhado de um cheirinho de Neruda.

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Extracto da entrevista de Freitas Magalhães ao “DeFrente”

- O que é o sorriso?
- O rosto está no topo da lista da autoconsciência humana e o sorriso é uma fonte poderosa de recompensas interpessoais. É o sorriso – essa curva simples que tudo pode endireitar – que dá movimento e dinâmica ao rosto. O sorriso é considerado uma das primeiras expressões da criança, a par da facilidade de alimentação, profundidade do sono e aceitação da ausência da mãe. O fenómeno do sorriso não é apenas identificado pela retracção das comissuras labiais para trás e para cima. O sorriso é definido em dois eixos fundamentais: o eixo muscular e o eixo da funcionalidade. Quanto ao primeiro, para a exibição do sorriso no palco do rosto, é imprescindível o exercício concreto dos músculos que circulam a boca do indivíduo, designadamente os orbiculares oris e os zigomaticus. Quanto ao segundo, e essa a minha preocupação científica corrente, refere-se à função do fenómeno no desenvolvimento do psiquismo humano no contexto das interacções sociais. O sorriso contribui, decisivamente, para o desenvolvimento afectivo e cognitivo do indivíduo como sinal de meta-comunicação que é."


Teu Riso
Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.

Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria,
a repentina onda
de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.

Meu amor, nos momentos
mais escuros solta
o teu riso e se de súbito
vires que o meu sangue mancha
as pedras da rua,
ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
como uma espada fresca.

À beira do mar, no outono,
teu riso deve erguer
sua cascata de espuma,
e na primavera, amor,
quero teu riso como
a flor que esperava,
a flor azul, a rosa
da minha pátria sonora.

Ri-te da noite,
do dia, da lua,
ri-te das ruas
tortas da ilha,
ri-te deste grosseiro
rapaz que te ama,
mas quando abro
os olhos e os fecho,
quando meus passos vão,
quando voltam meus passos,
nega-me o pão, o ar,
a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria

Pablo Neruda


JPSetúbal