28 outubro 2010

O 1º dia como Venerável Mestre


Caros Leitores

Ser Venerável Mestre de uma loja é, em si, um motivo de orgulho, já que significa que os restantes Irmãos da Loja nos aceitam e nos confiam a orientação da Loja, durante um Veneralato; ser Venerável da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues é, em meu entender, mais do que isso. Vejamos:

  • A RLMAD é uma das mais antigas Lojas que integram a GLLP/GLRP.
  • A RLMAD é uma das Lojas mais activas, tendo sido pioneira em muitos aspectos, dos quais a presença activa na Internet constitui um excelente exemplo
  • A RLMAD é uma Loja de referência, dado o rigor e dedicação com que se envolve em tudo. Como exemplo deste facto, pode-se destacar um determinado período da sua vida em que era a única Loja a fazer iniciações.
  • Na RLMAD, discutem-se forte e veementemente todos os assuntos, sendo que essas discussões são sempre balizadas pelo forte sentimento de tolerância e amizade que une os Irmãos
  • ...
Face ao acima exposto, creio que fica claro que assumir o Veneralato nesta Loja, trás consigo um forte "receio de não estar à altura", mas também um desejo enorme de que, no final, os Irmãos considerem ter valido a pena. Sinto-me simultâneamente um bafejado pela sorte e alguém a quem foi confiada uma tarefa na qual falhar não é uma opção.

Acresce que existe sempre uma tendência para fazer comparações e o anterior Venerável foi extraordinário na forma como conduziu os trabalhos da Loja; se não fosse o receio de com isso poder ser injusto com outros Veneráveis, arriscaria a dizer que considero este, um dos melhores Veneralatos da história da Loja. Fica aqui a minha homenagem ao I:. Rui L:., pelo excelente trabalho que desenvolveu, bem como um sentimento de tranquilidade, por poder contar com ele como meu conselheiro.

Como é que se resolve o problema da comparação??? trabalhando muito todos os dias, buscando levar a Loja ainda mais alto, usando como alicerces, tudo o que os anteriores Veneráveis "plantaram". Para todos eles, o meu Muito Obrigado e para mim, Mãos à obra...

6 comentários:

O COSMOPOLITA disse...

PARABÉNS I. E QUE GADU TE ILUMINE NESSA MISSÃO DIFÍCIL.
O G.A. DA GLSA ANTÓNIO D. C.

Nuno Raimundo disse...

Desejo as maiores felicidades ao A.Jorge no seu Veneralato, e aos restantes membros da RLMAD por ter o A.Jorge como seu "timoneiro".

abr..prof...

Paulo M. disse...

«If you compare yourself with others, you may become vain or bitter, for always there will be greater and lesser persons than yourself.»
Max Ehrmann ("Desiderata")


Recorda-te, meu irmão, que de ti esperamos, acima de tudo, que sejas igual a ti mesmo. Adivinho que, dentro de um ano, olharás para trás e verás coisas que gostarias de ter feito melhor; outras constatarás terem corrido melhor do que ousaras esperar. É incontornável que assim seja.

No final, entregarás ao teu sucessor uma loja inevitavelmente diferente da que recebeste. Ao mesmo tempo que moldares a loja ao teu jeito, serás moldado por ela e pelo teu trabalho, e sairás desse processo uma pessoa melhor do que és hoje. Creio que isso, mais do que a comparação com o trabalho e os resultados dos outros, é que é o importante.

É uma honra trabalhar sob o teu malhete.
Estou à tua ordem.

Um TFA,
Paulo M.

jpa disse...

Que seja um Veneralato bastante iluminado.
É uma felicidade saber a Honra que os Teus Irmãos têm em estar à Tua Ordem.

Cumprimentos
JPA

Anónimo disse...

Só conheço o trabalho de voces pelo blog, e penso que o que vem escrito aqui é sempre muito inteligente,coerente, bem escrito e com bastante sabedoria.
Parabéns para os senhores, de uma blogueira e leitora deste blog.
Camille

Anónimo disse...

O que é que se diz a alguém que arca com estas responsabilidades?
Como profano, só posso intuir o peso do magistério, ainda assim... Possam o Liber legis, o esquadro e compasso, ajudar ao incessante transmutar da pedra bruta de toda a fraternidade, em cúbica, sobre o ritmo do venerável malhete.