22 outubro 2007

Curso de Pós-Graduação em Filosofia e Fundamentação Maçónica

Li recentemente, na Gazeta Digital, de Mato Grosso, Brasil, uma notícia que dava conta estar em curso, até 26 de Outubro, no Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), o prazo para as matrículas no curso de pós-graduação em Filosofia e Fundamentação Maçónica. Este curso foi idealizado pelo Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT), em parceria com a Universidade e com o Instituto Creatio e, segundo o seu coordenador pedagógico, tem o objectivo de proporcionar maior capacidade teórica para o bom desempenho maçónico dos alunos.

A pós-graduação terá duração de um ano e meio. Durante o curso o aluno deverá escolher entre quatro linhas de pesquisa, entre as quais a Maçonaria Simbólica, que estudará simbologia, alegorias e ritos maçónicos e a Maçonaria Filosófica, que trabalhará o ensino da maçonaria filosófica em várias aspectos, como o discurso político, pedagógico-institucional, construção das práticas educativas e análise dos livros editados, sob o olhar da maçonaria filosófica contemporânea.

As aulas terão lugar quinzenalmente, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e aos domingos das 7h30 às 12h. A primeira será terá lugar no dia 27 de Outubro.

A leitura desta notícia provocou em mim três diferentes e sucessivos estados de espírito.

O primeiro foi de satisfação, por ver que a Maçonaria vai já tendo lugar na Universidade.

O segundo, porém, foi de estranheza. Um curso de pós-graduação, co-organizado por um Grande Oriente para que a Universidade proporcione maior capacidade teórica para o bom desempenho maçónico dos alunos? Uma espécie de ano zero de maçonaria? Parece-me bizarro! A formação dos maçons deve ocorrer em Loja, não nos bancos universitários. O método maçónico absorve-se, não se ensina. O método maçónico adquire-se com a repetida prática dos rituais maçónicos, não com cursos universitários. A Maçonaria aprende-se e faz-se em Loja, não na Universidade. A Maçonaria tem uma organização e uma prática ancestral, diria artesanal, que, a meu ver, não coaduna bem com a "industrialização" do ensino académico.

Mas o terceiro estado de espírito já foi de aceitação com bonomia. Afinal de contas, levar a Maçonaria à Universidade é bom ou mau? É claro que é bom! Ensinar e aprender os fundamentos da filosofia maçónica e aprender noções de simbologia é bom ou mau? É claro que é bom! Se entendo que a Maçonaria se deve abrir ao exterior, então não posso discordar das diferentes e concretas formas de abertura que se vão criando... E, afinal, o saber não ocupa lugar.

Mas que ninguém se esqueça que, com ou sem curso, uma coisa é certa: a Maçonaria apreende-se em Loja e só em Loja!

Rui Bandeira

1 comentário:

Nuno Raimundo disse...

bOAS...

Só tenho é pena ser tãp longe e se tratar de uma pós-graduação :)

Se fosse por cá e em jeito de workshop, talvez participasse...

abr...prof...