13 fevereiro 2007

A Loja de Investigação Quatuor Coronati

Na Maçonaria existem diversas Lojas de Investigação A mais antiga é a Loja Quatuor Coronati, n.º 2076 da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE).
Foi fundada em 1884 por um grupo de nove maçons: Sir Charles Warren (então Coronel, mas mais tarde General), W. Harry Rylands, Robert Freke Gould, o Reverendo Adolphus F.A. Woodford, Sir Walter Besant, John P. Rylands, o Major Sisson C. Pratt, William James Hughan e George W. Speth. Todos eram académicos e alguns foram altamente reconhecidos no campo do estudo da Maçonaria.

A carta patente da Loja foi emitida pela Grande Loja Unida de Inglaterra em 28 de Novembro de 1884, mas, porque o Venerável Mestre designado, Sir Charles Warren, tinha sido enviado em missão diplomática e militar a África, só em 12 de Janeiro de 1886 ocorreu a respectiva Cerimónia de Consagração.

Os objetivos dos fundadores foram o desenvolvimento do interesse dos maçons pela investigação, designadamente histórica, o incentivo ao estudo da Maçonaria, a apresentação de pranchas e a sua discussão e crítica e a atracção da atenção e da cooperação de investigadores maçónicos em todo o Mundo.

Para tal, estabeleceram um estilo novo de investigação da Maçonaria, ignorando as conclusões sem fundamento derivadas da escrita imaginativa de alguns autores anteriores e, devido a isso, a Loja veio a ser considerada o paradigma da investigação histórica da Maçonaria. Graças aos esforços dos seus membros, os trabalhos dos historiadores anteriores foi colocado sob atento escrutínio e muito do que tinha sido anteriormente aceite passou a ser rejeitado.

Criaram o que viria a ser uma importante biblioteca, a qual, em tempos mais recentes, veio a ser integrada na da Grande Loja Unida de Inglaterra. Porém, a Loja mantém o controlo dos seus livros e originais. Foi promovida também a publicação de fac-símiles e a republicação de livros, manuscritos e papéis raros e valiosos.

O nome da Loja, Quatuor Coronati, foi escolhido em homenagem aos “quatro coroados”, que foram martirizados em 8 de Novembro de 302 e foram considerados santos patronos dos pedreiros em toda a Europa entre os séculos V e XVI. A sessão de instalação do Venerável Mestre da Loja ocorre na segunda quinta-feira de Novembro, por esta ser a data praticável mais próxima à do seu martírio.

Desde o início da Loja que a admissão de seus membros se faz exclusivamente por convite, que só é dirigido a maçons regulares que tenham dado contribuições importantes no campo do estudo da Maçonaria ou que se tenham distinguido de outra maneira na arte, na literatura ou nas ciências.

Anualmente são publicadas as Ars Quatuor Coronatorum, registo da actividade da Loja, que inclui as pranchas lidas nas reuniões da Loja, bem como a discussão que geraram. Muitos outros assuntos, tão variados quanto possível, são também incluídos, designadamente recensões de livros de interesse maçónico e perguntas que foram formuladas ao editor e que por este ou pelo membro da Loja mais bem qualificado para o efeito são respondidas. Todos os volumes, desde o primeiro, estão disponíveis na biblioteca da Grande Loja Unida de Inglaterra.

Os elementos para a elaboração deste texto foram por mim daqui seleccionados, recolhidos, traduzidos e adaptados.

Rui Bandeira

12 fevereiro 2007

Carta a um Irmão


Meu caro Irmão,

sei com que ansiedade e júbilo tu e a tua mulher esperavam o nascimento da vossa pequena princesa!

Como todos na Loja, alegrei-me com a notícia do seu nascimento, sobressaltei-me com a nova de que havia alguns problemas com os olhos da menina, sosseguei-me com a informação de que não era nada de especialmente grave, resolúvel com rotineira intervenção, alarmei-me com o relato de que afinal mais e mais preocupantes problemas há com os olhos da bebé.

Não tenho procurado contactar-te, porque calculo que te encontrarás assoberbado, além da normal azáfama de um recém-pai, com as diligências necessárias ao adequado tratamento das maleitas encontradas e certamente não te sobra tempo nem disposição para conversas mais ou menos de circunstância, ainda que interessadas e solidárias. Tenho, no entanto, procurado saber notícias e fico tranquilizado por saber que a tua disposição, e a da tua cônjuge, é de serena confiança, que estão cientes que a luta será talvez grande, mas que cada vitória será um patamar na escalada da recuperação, todos esperamos e desejamos que total, da tua pequenina.

Quero aqui reafirmar-te o que certamente já sabes, mas que te confortará que seja reafirmado: conta com toda a nossa, de todos os elementos da Loja, disponibilidade PARA O QUE FOR PRECISO, seja a que título for: se o problema for dinheiro (e tomara que tudo se resolvesse apenas e só com dinheiro...), não é problema, resolve-se! Se necessitares de ajuda a qualquer outro nível, é só dizeres. Se a questão for obter informação, lembra-te que umas dezenas de nós conseguiremos procurar e seleccionar bastante mais do que a que lograrás reunir sozinho. E se for preciso mais apoios, contamos com a solidariedade dos visitantes do blogue! Meu caro, em relação a qualquer coisa que necessites dos teus Irmãos, a mensagem é só uma: USA À VONTADE, QUE NUNCA ABUSAS!

É obviamente natural que tu e nossa cunhada se sintam inquietos quanto à total recuperação da vossa pequerrucha. Seria estulto pretender o contrário. Mas que essa inquietação seja temperada com a esperança de que tudo acabará por evoluir para a melhor recuperação possível. E, se porventura, não se vier a revelar possível a recuperação total, tenham presente que a Natureza raramente tira algo sem nada dar em troca. Alguma dificuldade que porventura reste para a vossa filha será compensada, estou certo, com um aumento de capacidade que nesse caso obterá.

Mas, meu caro, nem sequer é tempo de pensar em tais possibilidades. Agora, o tempo é de lutar, de fazer o impossível, para que a tua filha recupere o melhor possível, desejando que esse melhor seja a total recuperação. Sei que o farás; sabe tu que todos nós desejamos, tanto quanto tu, que o sucesso coroe os vossos esforços.

Deveria talvez isto ser dito de viva voz. Mas, meu caro, sabes bem que nós, homens, não somos bons a falar destes problemas, destas inquietações, destes desejos: a língua entaramela-se, as ideias atropelam-se e perdem-se antes de conseguirmos verbalizá-las, ficamos atrapalhados, quer o que quer falar e não consegue fazê-lo direito, quer o que ouve e fica algo constrangido. Nisso de verbalizar preocupações e angústias e solidariedades, elas são realmente bem melhores do que nós. Embora nunca elas alguma vez consigam compreender o mundo de emoções e cumplicidades que nós, homens, conseguimos transmitir simplesmente com um abraço e uma palmada na espádua!

Por isso, meu caro, com toda a nossa solidariedade e cumplicidade, aqui te deixo estas linhas de esperança e os votos de que tu e a tua companheira na Vida e no Amor ao vosso rebento mantenham a Força para ultrapassarem este momento difícil com a Sabedoria indispensável para que brevemente ambos desfrutem sem esta inquietação da Beleza da vossa filhota.

Com a certeza de que assim será, recebe um abraço e uma palmada na espádua do

Rui Bandeira

09 fevereiro 2007

Thayendanegea o Chefe Maçon




O Indio (Americano Nativo - no dizer politicamente correcto) Thayendanegea da tribo Mohwak, tambem conhecido por Joseph Brant, e que foi lider das Seis Naçoes Indias para além de missionario anglicano, era também Maçon.


Nasceu em 1742 no Ohio e o significado do seu nome mohwak é " o que coloca duas apostas ", tendo herdado a chefia da tribo de seu pai. Estudou latim e grego, tendo traduzido para Mohawk literatura religiosa.

Ajudou o exercito Ingles a combater os "Americanos" na guerra de independencia.

Foi iniciado em 1776 na Hiram’s Cliftonian Lodge No. 47

Elevado April 26, 1776 Lodge No 417 at the Falcons, Leicester Fields, London

Mestre Fundador em 1798 da Brantford Lodge No. 31 - Affiliated: Barton Lodge, now No. 6, Hamilton, Ontario.

O texto original poderá ser lido em ingles aqui

Como se pode ver o Universalismo da Maçonaria já vem de há muito tempo.

JoseSR

O maçon Kit Carson

Quando eu era miúdo, a banda desenhada chamava-se "histórias aos quadradinhos". Na época, as publicações eram a preto e branco e grande parte delas era dedicada às "cobóiadas". Desse tempo, recordo que um dos meus personagens preferidos era o Kit Carson. Mas Kit Carson não é apenas um personagem de banda desenhada. Kit Carson existiu mesmo. Nasceu no Kentucky, no condado de Madison County (não confundir com o local a que se refere o filme realizado e protagonizado por Clint Eastwood, As Pontes de Madison County, que se situava no Iowa) e... foi maçon!

Christopher (Kit) Carson nasceu em 24 de Dezembro de 1809. Quando tinha aproximadamente 1 ano, a família mudou-se para o condado de Howard, no
Missouri, onde cresceu, frequentando a escola somente até à terceira classe.

Aos 17 anos, fugiu de casa e juntou-se a uma caravana que se dirigia para o Novo México, onde a sua história maçónica começou, tinha ele 44 anos de idade.


Foi iniciado a 22 de
Abril de 1854, passado ao grau de Companheiro em 17 de Junho de 1854 e elevado ao grau de Mestre Maçon em 26 de Dezembro de 1854, na Loja Montezuma, em Santa Fé, Novo México. Na década de 50 do século XIX, havia pelo menos 10 Maçons que viviam na vizinhança de Taos. Em 16 de Novembro de 1859, pediram e obtiveram autorização da Grande Loja do Missouri para o levantamento de colunas da Loja Bent, em Taos. Kit Carson foi o primeiro 2.º Vigilante e, no ano seguinte, exerceu o ofício de 1.º Vigilante. Com o abatimento de colunas da Loja Bent, em 1865, Kit Carson regressou à Loja Montezuma, de Santa Fé, Novo México.

Kit Carson foi proclamado herói nacional dos Estados Unidos em 1854. Passou ao Oriente Eterno em 23 de Maio de 1868, em Fort Lyon, Colorado. Os seus restos mortais repousam, juntamente com os de sua mulher, no cemitério de Taos.

Como é que sei isto tudo? Porque o li no sítio da Grande Loja do Novo México, mais precisamente aqui!

Rui Bandeira

08 fevereiro 2007

Regularidade em Maçonaria

Há dias lancei um repto e um comentador solicitou mais informações sobre um tema determinado, ou melhor sobre uma questão associada a um tema.

De então para cá foram já publicados vários textos sobre este assunto e vários comentários feitos. De qualquer forma e com algum atraso aqui vai.

O tema : Regularidade
a questão :

"Caro josesr, o que me deixa triste é a maioria das obediências deste país, não todas, proíbam, a palavra é esta, o contacto entre maçons de outras obediências que não a sua. Não faz para mim sentido, de todo, que me possa reunir institucionalmente com um irmão australiano e não o possa fazer com um de Coimbra. A Maçonaria é só uma, uma questão administrativa não devia servir para dividir irmãos que almejam apenas trabalhar em conjunto, há luz de um Ideal Maior.
comentário assinado por Escriba "

O leitor pergunta essencialmente sobre questões de politica relacional e institucional maçónicas, do que sobre a regularidade.

No Inicio não havia regularidade ou irregularidade, havia Maçonaria. Com os ideais de 1789, inicia-se um movimento maçónico em França que abdica da imprescindibilidade de crença num ente superior - Grande Arquitecto.

Os movimentos maçónicos entretanto constituídos por esse Mundo fora regiam-se todos pelos mesmos princípios, pelo que o aparecimento desta nova corrente, que aos olhos do Maçonaria de então cometera uma irregularidade, provocou a necessidade de decidir o alinhamento. Ou seja manter como estava ou aderir à nova forma.
Aparecem as cisões, porque dentro de cada obediência havia pessoas que queriam uma coisa e outras, outra.

Aparece então o movimento irregular, sendo que o seu nome deriva apenas da Irregularidade original.

Por oposição as Obediências que se mantêm fiéis aos princípios iniciais passam a ser denominadas Regulares.

Estão então criados dois movimentos alimentados por fundos comuns, mas com filosofias distintas.

É normal, creio eu, que os movimentos privilegiem as relações com os da “sua cor”. E tão normal é que ganhou corpo uma nova figura, a do reconhecimento.

O reconhecimento não é mais que ser aceite pelos seus pares como um igual, dentro da linha filosófica seguida, seja ela Regular ou Irregular.

Segundo a minha opinião criaram-se, emergiram melhor dito, 2 pólos centralizadores do reconhecimento, a Grande Loja Unida de Inglaterra (regular) e o Grande Oriente de França (irregular).

Com o andar do tempo, e o aparecimento da Maçonaria Americana, USA, apareceu um terceiro pólo de reconhecimento. A Maçonaria Americana sendo regular, articula as suas políticas de reconhecimento com a Inglaterra, sendo que todavia pode reconhecer Potencias que a Inglaterra ainda não tenha reconhecido (geralmente a Inglaterra é a ultima a reconhecer).

Feita esta pequena introdução, importa aqui clarificar o que são relacionamentos institucionais.

Poderão haver dois tipos de relacionamento institucional. Os de ordem politica e os de ordem filosófica/ritual

Os de ordem politica (chamemos-lhe assim), a ocorrer, ocorrerão normalmente entre as mais altas esferas das instituições, de forma mais ou menos explícita. Este tipo de contactos não tendo qualquer repercussão para a vida interna da organização, pode fazer muito sentido na preservação da imagem pública da Maçonaria, pois quem ataca não faz distinção entre correntes filosóficas.

Os de ordem ritual. Ora penso que é mais sobre estes que o leitor está interessado.

OS rituais seguidos pelas obediências, independentemente dos ritos, estão de acordo com a linha filosófica que optaram. Regular ou Irregular conforme seja requisito a crença num Ente Superior – Grande Arquitecto ou não seja requisito.

Mas interliguemos aqui a Maçonaria com a história das religiões. Considerando um Cisma o advento da Irregularidade, poderemos compara-lo com os variados cismas que foram existindo ao longo dos séculos.

Comecemos pelo primeiro, o advento do Cristianismo. O aparecimento do Cristianismo rompe com a religião Judaica. E apesar dos fundamentos serem muito similares, um Judeu não pode pregar numa Igreja nem um Padre pode fazer as vezes de um Rabino.

Alguns anos mais tarde aparecem as Igrejas Anglicana e Protestante. Mais recentemente temos as confissões Evangélicas. Todas estas são Cristãs, seguem um principio de base similar, mas são todas diferentes.

Os Oficiantes de cada uma apenas Oficiam na respectiva Igreja/confissão.

As hierarquias de cada uma são definidas por métodos próprios, e cada qual tem a liberdade de interpretar os mesmos livros de forma distinta, pregando coisas diferentes. Sendo mais ou menos tolerantes.

As concelebrações são coisas muito raras e apenas em ocasiões especificas, sendo que na verdade não são concelebraçoes, mas sim celebrações paralelas justapostas no tempo e espaço.

Ora a Maçonaria não é diferente.

Todavia a pergunta é, porque razão não se juntam ritualmente, ou melhor porque razão é proibido que isso aconteça.

A resposta é minha, e confesso que não fui ler nada sobre este tema, e como tal obriga-me a mim. Pode até ser um erro colossal, mas é a minha e penso que tem lógica.

Saber a razão inicial da proibição parece-me tarefa ciclópica, e só possível se pudéssemos viajar no tempo e ir ouvir o que foi dito pelos dignitários que a decretaram. Entre o que é dito publicamente e a verdadeira razão pode ir uma diferença substancial.

É certo que o objectivo era marcar a diferença. Mas a diferença primordial se bem que importante era ténue. Os espíritos da altura, época de revoluções e de descobertas de princípios que para nós hoje são dados adquiridos, eram talvez menos contemporizadores.

A forma tradicional de evitar, foi sempre a proibição. E ainda hoje voltando atrás as religiões o fazem de forma discreta mas fazem ao exigirem processos de conversão (mais ou menos complicados) para celebrarem casamentos de acordo com a “verdadeira fé”.

Ora em períodos conturbados, as indicações dadas pelas “chefias” devem ser claras.
“Não é permitido” é substancialmente mais claro do que , “ poderão eventualmente estar presentes desde que salvaguardados …… “ sem contar que desta forma ao proibir se preservava o poder de Reconhecer.

A não miscigenação preservaria os valores impolutos, e permitiria claramente considerar os grupos como dissidentes.

Ora hoje quase 3 séculos depois, a proibição passou a questão filosófica e cimentou a diferença.

Hoje não creio que seja possível, sem grandes modificações, que a junção das correntes acontecer. Todavia no futuro quem sabe.

Todavia e como Rui Bandeira mencionou, há algumas coisas a serem tidas em conta. Do ponto de vista da Regularidade é aceite como Maçonaria embora diferente a praticada pelos movimentos Irregulares, no caso português o GOL.

E na prática, há uma circunstância em que Maçons Regulares e Irregulares se reúnem ritualmente e é aceite (na generalidade) pelas estruturas. Esta circunstancia é infelizmente a Cadeia de União Fúnebre quando efectuada publicamente.

E por aqui me fico por enquanto. Sei que não disse nada de muito diferente do que o Rui Bandeira já escreveu, mas talvez a abordagem seja algo distinta.
JoseSR

Blogue francófono

O IFSF - Blogue francophone de la FM Internationale é um verdadeiro "Mason's Digest", isto é, trata-se de um blogue que recolhe e cita muito do que é publicado, na Imprensa e na Rede, blogosfera incluída, sobre a Maçonaria.

Para quem domina a língua francesa e pretende manter-se informado sobre a (rica e variada) informação sobre a maçonaria que se publica nos países francófonos, é um endereço a incluir nos Favoritos.

Mas o blogue não se limita a recolher informações na Imprensa e na Rede de língua francesa. O nosso A Partir Pedra também é escrutinado pelos seus autores!

Prova disso mesmo é esta referência de 16 de Janeiro último, a propósito da Grande Loge Nationale Française e da filatelia, que nos deixa obviamente satisfeitos.

Rui Bandeira

Fernando Pessoa versus Hiram

Nas voltas da "net" encontrei a referência a um
documento que me parece ser uma preciosidade.
Sob dois aspectos essenciais:
- Pela raridade
Creio tratar-se de uma obra só possível encontrar em
antiquários e alfarrabistas e mesmo assim só por
grande acaso;
- Pela actualidade
Pelo pequeníssimo excerto que apanhei é de uma
actualidade espantosa, bom, ou talvez não "espantosa" !
Tratando-se de um documento datado de 1935 pode
constatar-se que, para ser notícia de hoje, basta trocar
nomes e data...
Então cá vai:

FERNANDO PESSOA
As associações secretas
JPSetúbal