20 junho 2008

A ajuda


Hoje, deixo aqui mais uma historieta simples. Inspira-se num texto, de autor anónimo, que circula pela Rede. Mas o texto é totalmente escrito por mim.

O homem, chamemos-lhe Adão, quase não viu a senhora, já idosa, dentro do carro parado junto ao passeio. Chovia fortemente. Adão reparou que o carro tinha um pneu furado. Percebeu que a senhora não conseguia resolver o simples problema de mudar o pneu. A idade avançada da senhora, o seu aspecto frágil, impediam que a senhora dispusesse da força e agilidade necessárias para efectuar as acções necessárias para tal. E a chuva forte e fria não ajudava...

Adão aproximou-se e disse à senhora:

- Não se preocupe, senhora, eu vou ajudá-la. Deixe-se ficar dentro do carro, que eu mudo a roda num instante.

E assim fez. A senhora, agradecida, quis pagar-lhe o serviço. Mas Adão não tinha prestado ajuda pelo dinheiro. Disse então à senhora:

- Se quer realmente pagar este pequeno serviço, na próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, ajude-a, na medida em que possa fazê-lo, e lembre-se de mim.

A senhora, aliviada, pôde seguir viagem. Parou não muito longe dali, num café, para se recompor da aflição que sentira, por se ver incapaz de resolver um problema tão corriqueiro.

Foi atendida por uma empregada simpática e atenciosa, mas que se via que fazia o seu serviço com alguma dificuldade, pois estava em avançado estado de gravidez, quase em tempo de dar à luz.

A senhora idosa comentou à jovem empregada que, naquela fase já tão avançada de gravidez, ela já não deveria estar a trabalhar. Era-lhe certamente muito penoso e, além disso, era tempo de se preparar para a ocasião, sempre difícil, em que traria ao mundo uma nova vida.

Mas a jovem empregada respondeu-lhe que, embora efectivamente lhe fosse muito difícil estar a trabalhar no seu estado, não podia deixar de o fazer. O seu marido estava desempregado e, embora procurasse todos os dias emprego, não conseguia obtê-lo, e só ela conseguia ganhar algum dinheiro para o sustento de ambos. Aliás, se o marido não conseguisse muito brevemente emprego, não sabia como iria ser, com mais uma boca a sustentar... Mas alguma coisa havia de se arranjar. A vida não era fácil, mas não era lamentando-se que a tornava melhor. E prosseguiu na sua labuta, atendendo outros clientes.

Após alguns minutos de repouso, a senhora idosa pediu a conta. A jovem e muito grávida empregada deixou-lhe na mesa um pratinho com um papel onde constava o montante da despesa da senhora e logo, pesada mas ao mesmo tempo de uma forma estranhamente leve, se afastou, na sua atarefada lida.

A senhora idosa lembrou-se então do homem que há pouco a ajudara e do que lhe dissera. Aquela jovem precisava de ajuda e, manifestamente, merecia ser ajudada. Deixou então no pratinho o par de euros em que importara a sua despesa, acompanhados de uma muito generosa gorjeta: a nota de maior valor que tinha consigo, cem euros. A gorjeta era cinquenta vezes superior ao pagamento. Mas assim correspondia ao pedido do homem que a ajudara, sem nada querer em troca. Deixou ainda um bilhete, para que não houvesse dúvidas:

"Minha jovem, desejo que tenha uma boa hora. Vejo que está necessitada. Este dinheiro certamente será uma ajuda. Hoje fui ajudada por alguém e é a minha vez de ajudar. Se quiser corresponder, da próxima vez que vir alguém que precise de ajuda, dê-a, dentro daquilo que possa.

Naquela noite, quando a jovem chegou a casa, findo mais um duplo turno de trabalho, o seu marido já dormia. Deitou-se, fatigada, mas satisfeita. Pensou no seu dia, cansativo, mas em que recebera uma inesperada gratificação. Pensou no que a senhora tinha deixado escrito no bilhete. Agradecida e aliviada, pensou que aquele dinheiro lhe permitia resolver o problema que mais a preocupava. Podia enfim comprar roupas para o bebé que estava quase a chegar, sem precisar de retirar dinheiro do seu salário para isso! Aquela gratificação fora uma bênção!

Prestes a cair no sono, chegou-se para junto de seu adormecido marido e sussurrou-lhe:

- Tudo se vai arranjando. Amo-te... Adão!

Nem sempre as coisas correm como nesta singela história. Nem sempre o bem que fazemos nos é retribuído. Mas, afinal, não é a expectativa de retribuição que deve nortear os nossos actos altruístas. Senão, não seria, altruístas. Seriam... egoístas! Mas se cumprirmos o nosso dever de procurar tornar o Mundo um pouco melhor e incentivarmos os demais a agirem de forma semelhante, o Mundo torna-se efectivamente um pouco melhor. E nós, mais cedo ou mais tarde, também disso beneficiamos! E, além do mais, postura e a disposição de ajuda desinteressada, dá-nos satisfação e ajuda-nos a ser mais felizes. E é isso que todos queremos!

_________________________

Segunda-feira próxima estou de novo ausente, por motivos profissionais. Consequentemente, não publicarei nada nesse dia.

Rui Bandeira

Sem comentários: