26 maio 2008

Oficios da Loja

O Rui é como já o disse frequentemente um excelente causidico, e como tal apresenta sempre uma colecção de argumentos vasta e que sirvam os interesses da tese que está a defender.

Não temos, no que respeita a algumas particularidades , a mesma opinião. Não era sequer saudavel que tivessemos.

Temos sim os mesmos propósitos finais. Propósitos estes que estão, em linhas gerais, ligados à gestão sem sobressaltos da Loja e da sua continuidade. Continuidade numa linha de trabalho que vem a ser criada desde há muitos anos e que pensamos ser a correcta.

Gestão sem sobressaltos, porque mesmo se todos os assuntos devem ser debatidos, devem também ser burilados, ver mesmo bem lapidados, antes de aparecerem a debate. Não com a intençao de manipular ou de esconder, mas com o propósito de consolidar a Loja.

No caso vertente dos cargos de Loja, temos as nossas divergencias e elas assentam neste momento sobre os cargos do Experto e do Hospitaleiro.

Vejamos o Experto.

No seu ultimo texto Rui Bandeira cita o meu trabalho mas só nas partes que lhe convém. Nesse mesmo "escrito" está o seguinte paragrafo:

"Quanto ao Experto e ao Orador cargos fundamentais, deveriam ser a sequência lógica após o Guarda Interno, num novo percurso de Ocidente a Oriente, para finalmente terminar nas colunas.
E se este percurso não for seguido porque pode haver indisponibilidade falta de tempo, ou compromisso, pelo menos que o Orador seja um antigo Venerável pois os anos de trabalho permitirão que seja o repositório da experiência acumulada."

Ora com este paragrafo e com a referencia a " pelo menos o Orador" fica aberta a alternativa a que um Mestre mais jovem seja chamado a desempenhar este Oficio.
Ou seja, se no caso do Orador, e aqui o Rui também concorda comigo, o desempenho por um Antigo Veneravel é fundamental, já o Experto sendo aconselhavel não é taxativo.

Já quanto ao Hospitaleiro a coisa diverge. O facto de este ano o actual Veneravel Mestre ter escolhido um Antigo Veneravel para este Oficio, fê-lo em meu entender nao pela antiguidade da pessoa, mas pela pessoa em si.

Admito que a qualificaçao ritual obtida pelo desempenho de Hospitaleiro não é elevada e consequentemente admito que para este caso se pode considerar outras alternativas, mas elas não têm a ver com o facto de ser Antigo Veneravel ou não como o Rui nos seu texto ( aqui ). A minha evoluçao quanto a este cargo passa para outro nivel.

O do caracter, mentalidade, predisposiçao, capacidade e outros atributos intrinsecos ao Mestre como Pessoa. O Hospitaleiro precisa de ter isto tudo para poder desempenhar correctamente o seu cargo.

Ora como podemos ver no que respeita ao Experto a minha tese, mais abrangente que a do Rui engloba por consequencia a dele.

Já quanto ao Hospitaleiro a minha opinião mudou mas não no sentido que o Rui pensa, mas também para um nivel de abstraçao superior fazendo assim entrar mais factores na equação.

Fora isso na generalidade estamos de acordo.

Quanto ao Mestre da Harmonia de facto a experiencia tem dito que se trata de cargos tendencialmente vitalicios. Alexis B. o actual titular, e que o seja por muitos mais anos, tomou posse em 1996 no meu Veneralato e nestes 12 anos tem-nos deliciado com a sua Mestria.

Se no futuro, e chegada a hora de o substituir, a Loja ou melhor o Veneravel da altura quiserem que assuma o cargo, fá-lo-ei como sempre fiz.

José Ruah

Sem comentários: