07 dezembro 2006

Exposição Colectiva Beneficente de Pintura e Escultura

Hoje, a partir das 18 horas, um "Porto de Honra" assinalará, na Escudero - Galeria de Artes e Letras (Avenida Maria Helena Vieira da Silva, nº 37 - B, na Alta de Lisboa - Metro: Quinta das Conchas), a inauguração de uma exposição colectiva de pintura e escultura, cuja receita reverterá para as Obras Sociais da Real Ordem de Santa Isabel.
A Real Ordem de Santa Isabel é uma Ordem Honorífica fundada em 4 de Novembro de 1801 por D. João VI e é administrada pela Casa de Bragança. D. Duarte Pio de Bragança e sua esposa, D. Isabel Herédia, estarão presentes na inauguração.
Com o costumado bom gosto de Manuela Neto e Vítor Escudero, a exposição será certamente um êxito. Vale a pena passar - hoje ou mais tarde - por lá, admirar as obras expostas e, se se puder, adquirir uma delas. Além de levar Beleza para nossa casa, tem-se ainda a certeza de que o dinheiro que nos custa a obra adquirida tem um destino meritório.
Rui Bandeira

2 comentários:

Bomfim disse...

Caros amigos o melhor sobre Duarte Pio está em www.reifazdeconta.com

Um escandalo a não perder!

Rui Bandeira disse...

@ bomfim:

Meu caro, este blogue é absolutamente alheio a questões políticas ou de disputas entre facções.

A Casa de Bragança e a Causa Monárquica são elementos históricos e sociais e apenas como tal aqui são referenciados.

Se o regime político deve ser o Republicano ou o Monárquico, qual a relevância de uma Casa Real ou de um pretendente ao trono de Portugal e quem ele seja ou deva ser, são questões que não nos interessam minimamente.

Nesse sentido, permito-me achar deslocado o comentário que fez, talvez adequado noutro qualquer local, mas não neste blogue. A referência no blogue feita à Casa de Bragança ocorreu apenas no âmbito da divulgação de uma iniciativa de solidariedade, essa sim o que nos interessa. E, se a essa iniciativa de solidariedade está associada a Casa de Bragança, deve tal ser referido, e com a educação e o respeito que são devidos às acções meritórias.

Garanto~lhe que, se algum dia o senhor D. Rosário, mencionado no sítio que fez o favor de identificar no comentário, colaborar ou organizar uma iniciativa de solidariedade e nós tivermos conhecimento disso, não teremos qualquer rebuço em divulgar essa iniciativa de solidariedade e mencionar o seu promotor, inclusivamente referindo a sua condição de pretendente a ser considerado o legítimo titular de eventuais direitos dinásticos.

Uma última nota: lido o sítio, também não concordo com a menção a "escândalo a não perder". O sítio divulga uma pretensão de alguém, uma posição que é legítimo o seu titular ter e defender, nada mais.