01 outubro 2008

Os dez mandamentos da água



Hoje, dia 1 de Outubro, é o Dia Mundial da Água. E também o Dia Mundial da Música.

Hoje, dia 1 de Outubro, pelas 18 horas, no Museu da Água de Coimbra, sito no Parque Manuel Braga, junto ao rio Mondego e em frente ao Hotel Ibis, será inaugurada a exposição OS DEZ MANDAMENTOS DA ÁGUA, da autoria de Manuel Carmo.

Conforme se pode ver aqui, Manuel Carmo é um artista plástico e autor português. Primeiramente advogado, Assessor na Presidência do Conselho de Ministros no VII Governo Constitucional, presidente da ONG de cooperação cultural europeia Latin American Studies Institute, administrador de várias companhias multinacionais, editor de vários jornais e revistas, decidiu nos anos oitenta frequentar o Curso de Pintura do Ar.Co em Lisboa. Manuel Carmo dedica-se hoje exclusivamente à pintura, escultura e escrita.

É actualmente Docente no Curso de Pós-Gaduação em Gestão Cultural no ISCIA em Aveiro, Comissário do Museu da Água de Coimbra, Director-Geral das Edições de Arte AABA em Lisboa e Presidente da "Manuel Carmo Foundation", organização sem fins lucrativos com sede em Nova York, USA.

Foi o único pintor português convidado para apresentar um projecto na Conferência Mundial da UNESCO sobre Educação pela Arte realizada em 2006 em Lisboa, que denominou “Let's Art!”. Sanchez Bravo, presidente da Comissão espanhola da UNESCO, caracterizou a sua pintura como “uma nova forma nua e harmónico-musical de transcender a verdade”.

Já no final de 2005 esteve patente uma exposição sua no Museu da Água (Mãe d’Água das Amoreiras) intitulada “1755 – Cemitério de Esperança ou As 7 Virtudes para o Renascimento” evocativa dos 250 anos do terramoto.

Desde Janeiro de 2007 é o responsável pela direcção cultural e de conteúdos do Museu da Água de Coimbra.

A inauguração desta exposição é um bom pretexto para quem não é de Coimbra ir rever esta bela cidade do Centro de Portugal e para quem reside na "Cidade dos Doutores" apreciar a qualidade do trabalho de Manuel do Carmo e rever as belas instalações do Museu da Água de Coimbra, de que a fotografia que encima este texto é uma muito pálida amostra.

Rui Bandeira

Sem comentários: