29 agosto 2022

Loja Mestre Affonso Domingues - 32 anos

 


Loja Mestre Affonso Domingues foi fundada, ainda antes da formal constituição da Grande Loja Regular de Portugal (GLRP), hoje Grande Loja Legal de Portugal/GLRP, como loja pertencente ao Distrito de Portugal da Grande Loge Nationale Française (GLNF). Foi, na ordem de numeração desse Distrito, ulteriormente mantida na ordem de numeração da GLLP/GLRP, a Loja n.º 5, com a sua criação contemporânea das quatro que a precedem nessa Ordem: Fernando Pessoa, n.º 1, Porto do Graal, n.º2, Europa, n.º 3, e General Gomes Freire de Andrade, n.º 4. Todas agruparam maçons que, oriundos do Grande Oriente Lusitano (GOL), Obediência que se integra na corrente liberal da Maçonaria, desejavam refundar a Maçonaria Regular em Portugal.


A data de constituição oficial da Loja Mestre Affonso Domingues, enquanto Loja nº 5 da GLLP/GLRP é coincidente com a data da fundação da Grande Loja Regular de Portugal, hoje Grande Loja Legal de Portugal/GLRP, em 29 de junho de 1991.


No entanto, o verdadeiro ano da fundação da Loja Mestre Affonso Domingues é o de 1990 e a data da sua fundação antecede a da grande Loja precisamente em 364 dias. Com efeito, a carta-patente da Loja foi emitida, pelo então Grão-Mestre da Grande Loge Nationale Française (
GLNF), André Roux, em 30 de Junho de 1990, ainda no âmbito do Distrito de Portugal daquela Grande Loja. 30 de Junho é, assim, a data de aniversário da Loja. Recorde-se que a reinstituição da Regularidade Maçónica em Portugal processou-se através de criação de várias Lojas sob os auspícios da GLNF, que constituíram o Distrito de Portugal daquela Obediência Regular e que, ulteriormente, obtiveram a consagração da Grande Loja Regular de Portugal, hoje Grande Loja Legal de Portugal/GLRP.


Foram designados para exercer, em primeiro lugar, os ofícios de Venerável Mestre, 1.º Vigilante e 2.º Vigilante, respetivamente, os Irmãos EM, HPV e JCC. Na lista dos fundadores da Loja  incluem-se, nada mais, nada menos, os que vieram a ser os três primeiros Grão-Mestres da GLLP/GLRP: Fernando Teixeira, Luís Nandin de Carvalho e José Manuel Anes!

 

HPV durante algum tempo teve se cumprir outras tarefas necessárias à Grande Loja, noutras Lojas da Obediência. Mas sempre regularmente visitou a nossa Loja, que fundou, e, felizmente, está agora entre nós, como obreiro e Antigo Venerável da Loja. É o mais antigo de nós e que assim permaneça tanto tempo quando o Grande Arquiteto o permitir!

 

A nossa Loja, não sendo melhor nem pior do que as demais Lojas da GLLP/GLRP, ao longo dos 32 anos já decorridos tem sido sempre um esteio da Obediência em que se insere.

 

Foi-o nos primeiros tempos em que, por Decreto do Grão-Mestre Fundador, teve, durante algum tempo, o quase exclusivo de iniciar, passar a Companheiro e elevar a Mestre (para além dela, só o próprio Grão-Mestre e a Grande Loja o podiam fazer). Assim, virtualmente durante cerca de dois anos, quase todos os Maçons da Obediência foram iniciados por Oficiais da Loja Mestre Affonso Domingues.

 

Foi-o novamente aquando dos dolorosos tempos da cisão de 1996/1997, na sequência do golpe da Casa do Sino!


De um dia para o outro, a Loja ficou sem instalações, ocupadas pelos golpistas, com recurso a seguranças armados, foi pressionada a aderir ao golpe, por uns, e instada a permanecer leal ao Grão-Mestre eleito, por outros. Todos, na Loja e fora dela, de um lado e do outro, rapidamente se apercebem que a opção que a Loja Mestre Affonso Domingues tomasse teria todas as condições para ser determinante na opção de outras Lojas e muitos outros obreiros, pois a esmagadora maioria dos obreiros da Grande Loja fora iniciada pela Loja Mestre Affonso Domingues, os seus elementos ajudaram a consagrar muitas Lojas, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior. A influência da Loja Mestre Affonso Domingues podia ser determinante para o sucesso da cisão ou para o suporte do Grão-Mestre eleito e então contestado.


Na ocasião, a Loja reuniu com todos os seus elementos. Atenta a importância da decisão, definiu que a sua deliberação, após o necessário debate, seria tomada segundo o princípio “um homem, um voto”, não fazendo distinções entre Mestres, Companheiros e Aprendizes. A primeira deliberação tomada foi que só havia e só haveria uma Loja Mestre Affonso Domingues, ficasse leal ao Grão-Mestre eleito ou acompanhasse a cisão. Todos se comprometeram a que, quem ficasse em minoria, tendo obviamente o direito de seguir o caminho que entendesse, renunciava a criar ou cooperar na criação de uma Loja Mestre Affonso Domingues alternativa à original, à verdadeira, à única Loja Mestre Affonso Domingues. E logo ficou também assente que, quem se afastasse, teria o direito de voltar à Loja se e quando o entendesse.

 

Após aceso e prolongado debate, por maioria deliberou-se que a Loja permaneceria leal ao Grão-Mestre eleito. Quem ficou vencido, exerceu o seu direito de se afastar e se reunir aos cisionistas.
Uma parte significativa destes, mais tarde voltou – e foi como se nunca tivessem saído! E aqueles que partiram e não voltaram (ainda?), porque foram dos nossos, continuarão para sempre a ser dos nossos, porque honraram a sua palavra, porque respeitaram a Unidade e a Identidade da Loja que ajudaram a criar, a crescer e a desenvolver-se e porque, portanto, muito do que a Loja foi, algo do que é, um pouco do que será, também é deles.


Até hoje, uma das caraterísticas – talvez a principal – da nossa Loja é que nela não têm lugar disputas eleitorais quanto à sua liderança. O Primeiro Vigilante de um ano é eleito Venerável Mestre do ano seguinte, e ponto final. E o Segundo Vigilante de um ano será o Primeiro Vigilante no ano seguinte e o Venerável Mestre no subsequente, e novo ponto final! Só quando motivos de força maior o impossibilitarem se procurará uma solução alternativa, respeitando a antiguidade e o parecer dos mais antigos. Quando isso foi necessário, a solução foi tomada por consenso e assim deverá, sempre que necessário, continuar a ser.

 

A Loja Mestre Affonso Domingues é o que é porque, pura e simplesmente, nunca admitiu que no seu seio a questão da escolha da sua liderança fosse um problema ou sequer um fator de temporária desestabilização. Ao longo de trinta e dois anos, nunca tivemos uma disputa eleitoral, nunca tivemos de apanhar os cacos decorrentes de uma luta dessa natureza. Conseguimos e soubemos identificar, estabelecer e aplicar as condições necessárias e suficientes para tal. O preço de abandonar este princípio identitário seria muito elevado, seria a senda para mudar a Loja Mestre Affonso Domingues que construímos, de que gostamos e em que nos sentimos bem noutra coisa qualquer. Tão simples como isso!   

 

Não conhecemos o futuro e não podemos, portanto, garantir, que nunca mudará este princípio. Mas uma coisa podemos todos desejar: que pelo menos nos próximos trinta e dois anos assim continue a ser, que nos próximos trinta e dois anos a nossa Loja Mestre Affonso Domingues continue a ser esta nossa Loja Mestre Affonso Domingues, tal como ela é, tal como a fizemos e vamos, dia a dia, ano a ano, construindo.

 

Se o conseguirmos fazer, honramos os nossos Fundadores e todos aqueles que nos trouxeram até aqui. E daqui a trinta e dois anos, os nossos sucessores (desejavelmente incluindo alguns do que hoje aqui estão) apenas terão de renovar este compromisso por mais sessenta e quatro anos, e assim sucessivamente.

 

E assim continuaremos a construir algo que é maior do que nós, a nossa Loja Mestre Affonso Domingues!

 

Rui Bandeira

Mestre Maçom

 

Prancha lida na sessão de treze de julho de dois mil e vinte e dois da Loja Mestre Affonso Domingues

 

 

1 comentário:

Luciano Madeira disse...

Boa noite meu Ir. gostaria de falar com você, é possível?
Luciano madeira, Oriente de Londrina-Pr 43 99112-0216 ou me passa o seu por favor...