Música e o Espírito Humano: Da Liturgia à Maçonaria
A musica é uma linguagem universal que acompanha a humanidade desde tempos imemoriais. É consensual que a flauta tenha sido o primeiro instrumento a ser fabricado por mãos humanas, no entanto é a voz humana que com a sua capacidade de expressão, se assume como primeiro e mais poderoso instrumento musical. É através da musica que o sentimento humano é exteriorizado seja em ambiente ritualistico ou em ambientes de descontração. A musica tem um lugar no coração e na voz de cada ser humano.
O Papel da Música na Religião e na Sociedade
A música religiosa é de importância central desde a Idade Média, com o canto gregoriano a dominar as cerimónias. A polifonia, o uso de múltiplas vozes, começou a desenvolver-se neste período e floresceu de forma notável no Renascimento. É a partir daí que a musica serve a religião para dar vida aos rituais e ao sentimento esmagador de Deus perante a insignificância humana. Esse sentimento é ainda mais exacerbado a partir do período Barroco. No entanto é nesta época que se desenvolve em paralelo a musica de câmara, mais apetecível ás cortes, com um semblante de pureza, bem estar e leveza.
Em seguida entramos no período Clássico em que os compositores procuraram afastar-se de alguns “exageros” do Barroco. A musica tornou-se mais leve e menos complexa mas, com a mesma emoção. Tanto Beethoven como Mozart mostraram que o estilo clássico pode ter várias vertentes e uma infinidade de ideias. Um dos grandes exemplos da grandiosidade desta época é a Lacrimosa do Requiem de Mozart (K. 626) onde o coro apresenta um peso e emoção avassaladores.
Com o Romantismo, a música passou a ser a expressão da individualidade do compositor. O foco mudou das grandes composições corais religiosas para a música instrumental, onde a expressividade dramática ganhava destaque. Embora a música religiosa tenha perdido a sua centralidade social, grandes obras como o "Requiem Alemão" de Brahms ou o "Messa da Requiem" de Verdi ainda foram compostas. A música tornou-se mais acessível a todos, em grande parte devido à ascensão da burguesia e à popularização do piano.
Por fim entramos na época contemporânea que procura descobrir e utilizar novas sonoridades e novos estilos. Aqui a musica separa-se completamente da época anterior entrando-se no estilo minimalista e atonal. No entanto, a vertente religiosa não desapareceu, com compositores como Arvo Pärt e John Tavener a dedicarem-se ativamente à música de caráter espiritual e sagrado.
A Música nos Rituais Maçónicos
A maçonaria, embora não seja uma religião, reconhece a importância da música nos seus rituais. Existem vários ritos na maçonaria. Na minha opinião, a musica faz imensa diferença no sentimento que o ritual nos transmite. Já assisti a sessões sem musica, e o sentimento que tive foi de maior foco no trabalho. Com música, o sentimento que me é transmitido vai para além do trabalho, adicionando uma camada extra de emoção.
O organista tem a responsabilidade de escolher a música adequada para cada fase da sessão, conciliando o que é descrito no ritual com a emoção que se pretende transmitir. Não é tarefa fácil pois é preciso ter conhecimento musical, alguma experiência e, sobretudo sensibilidade musical.
Não sendo a maçonaria uma religião, é importante ter em consideração a importância que a musica tem nos rituais liturgicos. Há partida , o organista tem de excluir a musica vocal, não só porque vem descrito no ritual, mas também para não criar distrações desnecessárias.
Musica vocal coral tem um poder e uma força muito grandes, esmagam e viram a atenção para outros temas. Por sua vez a musica vocal, não coral, dá ênfase a uma mensagem contida num poema que, por sua vez, também pode ser distrativo.
Resta-nos a musica instrumental. Dentro da musica instrumental retiro à partida a musica contemporânea. Já experimentei colocar numa sessão este tipo de musica e verifiquei que as dissonâncias características deste estilo não estão em consonância com o espirito que se pretende na sessão. A dissonância cria tensão, incerteza e hesitação.
Por sua vez, as peças do período romântico são boas para a sessão, mas é preciso ter critério ao escolhe-las. A expressão dramática de algumas peças desta época podem prejudicar o ambiente da sessão.
Por fim, os estilos que considero mais seguros para serem usados numa sessão maçónica são os da época barroca e clássica, preferencialmente peças de piano solo e musica de câmara. Talvez sejam as épocas musicalmente mais equilibradas.
Apenas um apontamento relativamente ao que é a musica maçónica. Um dia um I∴ da minha R∴L∴ referiu que a musica maçónica era aquela que era composta por maçons.. É fácil ter chegar a esta ideia pois só quem foi iniciado tem a perceção e o sentimento inerente a cada sessão. No entanto, não considero que seja unanime. Para mim a musica maçónica é aquela que reflete o sentimento maçónico da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a musica que nos faz sentir libertos de dogmas e que, acima de tudo, nos faz sentir vivos e fraternos para com todos. Sendo assim, pode ser escrita por qualquer um, desde que exista o sentimento.
Conclusão
Fico profundamente triste quando alguém diz que a musica não serve para nada ou que vivíamos todos bem sem musica. Não consigo imaginar um mundo sem musica. Seja ela com um propósito ou mesmo sem propósito nenhum. Seja musica popular, rock, liturgica, a musica tem lugar em todas as culturas e na consciência humana. Seja na maçonaria, seja no mundo profano, a musica faz parte de todos e só acabará quando o ultimo homem do planeta der o ultimo suspiro.
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