21 agosto 2007

REGRESSADO !

Ora bem, como de costume tudo o que é bom acaba depressa.
Assim foi desta vez, também.
Foram 3 semanas (+/-) por fora de Lisboa, o suficiente para regressar com a sensação de desconforto “vamos a ver como isto está…”.
Claro que está na mesma (afinal 3 semanas dão para alterar o quê ?) mas esta sensação estranha e desconfortável de uma expectativa de alterações, que não tem nada de razoável, faz com que percorra o caminho de regresso até casa com olhos mais abertos e atentos do que é costume, para concluir logo de seguida
– “que chatice, está tudo na mesma !”

Outra sensação que me assalta é a de que estive longe muito tempo (há que tempos não passava por aqui…), outra imagem inteiramente subjectiva, sem qualquer base real (foram só (!) 3 semanas) mas que sinto, sempre que regresso seja lá de onde for.

Tudo misturado com a saudadezinha bem portuguesa, sentimentalona, vinda da falta das rotinas diárias, contactos com os meus Irmãos, os Amigos, o Blog, os tempos de “net” com outros compromissos que me enchem o que sobra do dia a dia com a “canalha míuda…” (só netos são 5 !).

Já dei uma olhada pelo “A-Partir-Pedra” e constatei que o nosso querido Zé Ruha fartou-se de … partir pedra, pois claro, salvando a honra do convento (salvo seja), posta que foi em risco pelo “abandono” dos 2 parceiros da equipa que Lhe deixaram a criança nos braços.
E Ele não só não a adormeceu, como a manteve tão desperta como sempre, alimentando-a e mudando-lhe sempre atempadamente a fralda.

Mas verdade que sinto a falta destes contactos, das nossas sessões, das boas, vivas e alegres discussões nos ágapes.
Para já o “A-Partir-Pedra”.
Para dizer que estou de volta (é uma ameaça…) e para confirmar o conteúdo do meu post “Férias…Férias !” com o qual Vos disse o meu “até ao meu regresso”.

Neste tempo passado fora andei alguns dias pelo norte da Europa e meus caros Amigos, o que escrevi antes mantenho, Lisboa é a Capital do mundo (!).
Conheci outras 3 capitais (Estocolmo, Oslo e Copenhaga), anunciadas como lindíssimas, fascinantes, e blá-blá… e blá-blá….
Mas com franqueza, é preciso ter lata para fazer este jogo de comparações em que as regras não estão definidas de forma a dar oportunidades iguais a todos os jogadores, neste caso as supostas cidades postas em confronto.
O que é que Copenhaga tem de especial ? A doca ? A doninha raquítica a que chamam sereia ?
O render da guarda do Palácio, coisa pífia, sem geito nem garbo ? Ou os ladrões que me ficaram com a câmara e o telemóvel ?
Para os que ainda não visitaram Copenhaga e esperam chegar e tropeçar a cada passo com loiras a atirarem-se para o chão, desiludam-se. Não vão nessa porque, mesmo dando o desconto que é devido pelo susto que apanhavam quando me viam, nem muitas nem tão espectaculares assim…
No meu texto ante-férias só faltou botar a opinião que tenho há muito, e que mais uma vez confirmei… As portuguesas são muito bonitas !

Bem, sobre Copenhaga estamos aviados.
As outras… (Oslo e Estocolmo) ainda são mais fáceis de aviar.
Oslo e Estocolmo não fazem parte deste campeonato, não são cidades !
São extraordinários jardins dentro dos quais também plantaram algumas (coisa pouca !) “casitas”, onde um pobre estrangeiro tem sempre um sorriso amável à espera, onde às 5 da matina já não se pode dormir porque é dia (mesmo, mesmo, estamos em Agosto), onde uma fila grande de automóveis tem 5 carros em andamento, onde o vermelho é para parar e o verde para andar e vejam só, onde nos passeios só se vêm pessoas !
Portanto estão a ver, não vale comparar, uma coisa são cidades e outra bem diferente são estes jardins alcunhados de cidade, Capitais dos respectivos países. São de outro campeonato !

E por aqui ficamos com estas aviadas, também.

E, se conhecem o meu feitio, não esperam com certeza que tenha passado por lá impunemente.
Era o que faltava ! Gastei-lhes as 2 semanas de Sol que tinham para este ano ! Andei por lá com vinte e muitos graus, Sol que queimava, a ter de fugir para as sombras. No dia a seguir à nossa saída choveu que se fartou… Vimos no “Meteo” da zona. Bem feito !

JPSetúbal

19 agosto 2007

Desafio - Da Justiça Maçonica

Escrevo hoje (Domingo) porque sei de antemão que amanhã segunda será muito dificil encontrar tempo para postar, e como meu compromisso é 1 post por dia excepto fim de Semana e Feriado.

O nosso leitor Simple ( de identidade blogueira apenas) é tudo menos simples nas suas perguntas.

Cabe-me a mim dar respostas simples a perguntas complicadas.

A pergunta (com respectiva introduçao e considerandos)

Simple disse...
Caros: Já que prorrogaram o prazo, aqui seguem mais umas.

Li não sei bem onde (tenho que passar a ser mais organizado com os meus bookmarks...) que um maçon deverá resolver eventuais litígios com outros maçons dentro da Maçonaria, sem recurso aos tribunais civis.
Deverá, em princípio, aceitar a mediação do Mestre, mas encontrei referências a um tal "Tribunal Maçónico".
Ora, tanto quanto sei, a Maçonaria Regular pauta-se pelo escrupuloso cumprimento do ordenamento jurídico dos países em que se encontra implantada.
Assim, deveriam bastar-lhe os tribunais civis - a não ser que, à semelhança dos tribunais desportivos, as partes optem explicitamente por um sistema próprio.
Assim sendo, ficam as questões:- A Maçonaria Regular tem um Tribunal?- Para que serve?- Se existe, em que medida pode o seu âmbito colidir com o dos tribunais civis?- Os processos também demoram anos a ser julgados, acabando por prescrever? ;)Um abraço,Simple Aureole


Antes de mais uma correção.

Não prorrogaram ( plural) o prazo - prorroguei (singular) o prazo, logo Caros tem um s a mais.

Em todas as organizaçoes há a necessidade de regular determinado tipo de acçoes e de comportamentos, nomeadamente estipulando quais as consequencias do nao cumprimento.

Exemplo: O pagamento de quota pecuniaria é obrigatório. O nao pagamento tem uma repercussão.

Na Maçonaria Regular isto acontece também.

APenas posso falar do caso da GLLP, pois as estruturas sao distintas ( o poderão ser) de Grande Loja para Grande Loja.

Em Portugal existe um orgao eleito que administra a Justiça maçónica. Actua como primeira instancia quando o nao cumprimento é a um determinado nivel hierarquico, ou como orgao de recurso para decisões aplicadas em Loja.

Das decisões deste Orgao cabe recurso para o pleno da Grande Loja, ou seja para a Assembleia de Grande Loja.

Em caso algum saõ apreciados processos do foro civil, sendo apenas apreciados os resultantes do incumprimento das normas Maçonicas.

Os procedimentos de justiça têm tempos de resoluçao que estão fixos em regulamento próprio e que consequentemente impedem o arrastar no tempo dos ditos processos.

Concluindo:
A Maçonaria Regular administra justiça maçonica apenas.
Sendo de foro interno, nao creio que colida com a Lei Civil.
Os prazos estao estipulados para nao permitir o arrastamento dos processos.
De todas as decisões cabe recurso ao Orgao acima, sendo a decisao definitiva e sem recurso a proferida pela Asembleia de Grande Loja - orgão máximo da Grande LOja.


José Ruah

17 agosto 2007

Foi diferente ou o relato de uma pescaria

Pois caros eis-me de volta.

O Dia até correu muito bem, apenas que foi diferente do pensado.

Chegados à Ericeira pela fresca, 7h00, e estava bem fresco a essa hora, o Mestre da Embarcaçao ( sim que ha muito mais Mestres que aquilo que se pensa) disse-nos que face ao vento e à ondulaçao e estado do mar não iriamos sair.

E nao serviu de nada tentar convencê-lo. Nao saimos e pronto. O melhor que conseguimos foi marcar outra data para a Semana, e solicitar-lhe que fizesse o favor de nos telefonar na vespera a confirmar.

Posto isto o retorno à base, casa dos meus pais em Colares, era a solução. Pelo caminho decidimos que se o dia era de peixe e que se nao o tinhamos conseguido no mar o conseguiriamos seguramente no Mercado.

Eu fiquei na base e o restante da comitiva, Pai + Sobrinhos + 2 amigos da familia, foram nessa expedição.

Retornados com umas sardinhas, bem gordas e com optimo aspecto, foi altura de o Mestre Assador ( eu proprio) entrar em acção.

Foi um daqueles almoços em que saimos da mesa lá para as 5 da tarde, já nem tanto por estarmos a comer mas porque a conversa fluiu.

No retorno a casa a dificuldade de guiar, porque o sono era grande fruto do cansaço ( nunca do alcool porque praticamente nao bebo), mas la cheguei.

Veremos com corre a proxima.

Jose Ruah

15 agosto 2007

Descanso

Caros Leitores


Acabei de decretar, e acreditem tenho poderes para isso. Foi um voto por unanimidade.

AS decisoes sobre o blog sao tomadas por maioria entre o Rui Bandeira, o JPSetubal e eu. ( na verdade sao sempre unanimes)

Ora estando eles ausentes sobrei eu.

Amanha quinta feira 16 de Agosto este blog ( se nenhum dos demais escritores decidir postar) está fechado.

A razão é simples, vou à pesca com a familia ( Pai e Sobrinhos). Vamos logo pela fresca ( 6H00 ) ali para a Ericeira onde embarcaremos num sumptuoso Navio.

A esperança é estar ai pelas 15H em frente ao assador a dar o devido destino ao produto.

Depois vos contarei.

Até lá vao escrevendo as vossas perguntas que eu responderei .

José Ruah

14 agosto 2007

Desafio - primeiro balanço

Passadas as duas semanas sobre o lançamento do Desafio, e em jeito de balanço, creio que a coisa correu bem.

Até hoje ( e com este) sao 11 posts e 27 comentarios.

Quatro leitores perguntadores : Profano, Escriba, Helio e Simple

Varios temas tratados, alguns melhor outros pior, outros nada, mas é mesmo assim.

Aos meus perguntadores o agradecimento que se impoe.

Aos leitores a pergunta - porque razao nao passam a perguntadores ?


Assim sendo e face à experiencia vou prolongar até ao final do mês este desafio.



José Ruah

13 agosto 2007

Desafio - falar ou nao falar

Depois e um fim de semana em que nao escrevi, à semelhança do anterior, aqui volto para responder aquela que penso ser a unica questão pendente neste momento.

O nosso leitor Simple disse...

Caro José:

(...)
Já agora, ouvi dizer que, em algumas Lojas, os Aprendizes passam o primeiro ano em silêncio (durante os trabalhos), e só após este período lhes é dada palavra. Mais, que quem fala tem que adoptar uma posição fisicamente incómoda de forma a não se alongar demasiado no discurso. É verdade? Quer contar-nos mais sobre isto?Um abraço,Simple Aureole


Temos aqui duas questões:

Quem pode usar da palavra ?

Quando pode, como pode, e quanto tempo pode?


Apenas os obreiros com o grau de Mestre podem fazer uso da palavra. Isto quer dizer que um obreiro nao usara da palavra durante o tempo que passar na condiçao de Não Mestre e isso pode ser 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 Ano, 1 decada ou 1 Seculo.


Quanto à segunda pergunta.

A minha ja longa experiencia destas andanças permite-me dizer que a unica maneira de controlar os tempos de intervençao falada individual ( exceptuando a dictatorial) é o auto controlo.

As posiçoes desconfortaveis são mitos. Embora para falar seja necessario esperar pelo momento em que a palavra pode ser concedida, e solicitar essa mesma palavra, usando-a de pé e com respeito e educaçao.

Jose Ruah

10 agosto 2007

Desafio - Resposta sobre a subtileza

O nosso Leitor Escriba disse...

Meu caro José, antes de mais quero agradecer a atenção que dispensaste a esta minha questão. No que concerne á segunda, a da subtileza, tem que ver com uma reportagem que deu na Sic Noticias, onde aparecia o Grão Mestre do GOL e um ex-Grão Mestre da GLRP, onde explicaram as diferenças entre as obediências. Essa explicação remeteu para uma pesquisa onde encontrei a tal enfase das obediências em motes diferentes, o GOL na Liberdade, Igualdade e Fraternidade e a GLRP na Sabedoria Força e Beleza. Isto terá que ver com a GLRP ser mais conservadora, não sei se será o termo, pois o GOL existe há muito mais tempo. De não ter percebido bem a nuance dos motes é que decorreu esta minha iniciativa de aqui colocar a questão. No GOL iniciam-se ateus e agnósticos, nas palavras do seu Grão Mestre, na GLRP não. Não sei se me fiz entender bem, mas foi o que se arranjou.


Começaria por recomendar a leitura de textos publicados aqui no blog e que poderá encontrar procurando nos "labels" Antigos Deveres , Landmarks .

Mas na verdade a nuance tem a ver com a Regularidade sendo que de facto a Grande Loja, ao ser mais retritiva na admissão, no sentido de apenas admitir quem acredite num Ser Supremo, e ser também mais restritiva no que concerna à discussão de temas politicos e religiosos em Sessão de Loja, está mais virada para os valores tradicionais que para os valores emergentes da Revoluçao Francesa.

Não que estes nao sejam praticados, apenas que ritualisticamente e no posicionamento A Sabedoria, Força e Beleza sejam mais o mote.


Jose Ruah

09 agosto 2007

Desafio - resposta Simple ou talvez nao

O nosso leitor Simple disse...

Tanto quanto consegui apurar, e parafraseando o Shrek que dizia que "os ogres são como as cebolas, às camadas", a maçonaria também é assim: a cada grau são desvendados novos "segrados". Ora, por não a entender, faz-me confusão a razão de ser de tal realidade, e foi acima de tudo essa a razão da minha pergunta sobre o segredo.
De facto, a maioria dos "ramos de conhecimento" (à falta de melhor termo), seja este de natureza científica, religiosa, filosófica, etc, desvenda integralmente todo o seu conteúdo.
Este pode, porém, ser inútil a quem não tenha os conhecimentos prévios para o entender, mas essa questão é outra, e não impede o acesso à informação.
O único exemplo de "religião" que conheço em que este conhecimento "por camadas" e respectivo segredo existe é o da Cientologia, que me absterei de comentar, apenas dizendo que não creio ter a Maçonaria absolutamente nada que ver com a mesma, pelo que estranho o facto de partilharem deste "método" de transmissão de conhecimento.
Em suma: para além do segredo sobre os sinais de reconhecimento e sobre a identidade dos irmãos - que são sobejmente conhecidos e entendidos - de que aproveita e para que serve o segredo entre graus?
Um abraço,
Simple Aureole

Pois é ! ir buscar razões complicadas para explicar coisas simples dá, na minha modesta opinião, muito trabalho e confusão.

Como funcionavam as confrarias dos Maçons Operativos ?

Exactamente assim, os segredos eram comunicados passo a passo, e assim se mantinha uma cadeia de comando.
Apenas havia um Mestre em cada Loja operativa.

Ora a Maçonaria especulativa reclama-se a continuadora da Maçonaria Operativa, que coisa mais normal que a de manter os mesmos costumes e tradições.

A Maçonaria incorporou também os esoterismos de Ordens de Cavalaria, que como sabemos se regiam por hierarquias bastantes rigidas com o conhecimento dos segredos a ser numa " need to know basis".

Ofereço-lhe aqui uma explicaçao absolutamente simples.

José Ruah

08 agosto 2007

Desafio - esta é uma resposta Breve

O Nosso Leitor Helio disse...

M.’.Q.’.I.’.
Espero que as férias estejam a ser justas e perfeitas.
Entretanto coloco mais uma questão que julgo importante ser esclarecida .
Os mações vêm de uma Loja de S. João.Ora bem, de que S. João estamos a falar?
De S. João Baptista, de S. João Evangelista, ou, será, de S. João Esmoleiro ou de Jerusalém.Qual a história deste santo e qual a sua relação com a maçonaria?TAFApolo


Aqui vai resposta breve - Não sei responder e duvido que venha a saber. Esta é uma das mais esotericas questões em Maçonaria.

Maçons muito mais iluminados que eu produziram vasta obra sobre o assunto, e ao fim destes anos todos as mesmas questões subsistem.

Carissimo não serei eu o desmancha prazeres que vai desvendar essa fonte de tratados e pranchas. Há que pensar que aprendizes, companheiros e mestres precisam sempre de um tema para fazerem um prancha !

José Ruah

07 agosto 2007

Desafio - Mais e mais respostas

Num comentário às respostas que dei às primeiras perguntas O Profano disse...


Agradecido.Outra questão,uma "coisa" que também me causa alguma confusão: se um Mestre aumentar for "aumentado de salário" e pertencer a uma Loja Azul, passa a pertencer á loja do "cor seguinte" ( não tenho a certeza se vermelha?!)ou permance nas duas Lojas ao mesmo tempo?

abr...prof...



É uma duvida pertinente mas que se esclarece com razoavel facilidade.

Usarei o caso Portugues que não é diferente ( na essencia) dos demais paises.

Existem 2 Planos na Maçonaria.

Independentes entre si e simultaneamente ligados e dependentes.

Num primeiro Nivel existe a Grande Loja que administra os 3 primeiros graus da Maçonaria - Aprendiz; Companheiro ; Mestre - e que chamaremos de maçonaria Azul.

Num Segundo Nivel existem os Corpos Rituais - Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escoces Antigo e Aceite, Priorado Independente da Lusitania no regime Escoces Rectificado e o Rito de York com os seus Capitulos,Comendas, Mosteiros - que administram os respectivos graus e que são considerados Filosóficos.

Estas entidades todas, são todas independentes umas das outras, sendo no entanto todas dependentes umas das outras. Existem convenios que determinam que os Altos Graus apenas podem recrutar maçons que pertençam à Grande Loja e que tenham as suas obrigaçoes em dia.

Existem outros tratados internacionais de reconhecimento mutuo entre as varias organizaçoes, sendo que a Grande Loja apenas reconhece os Corpos Rituais enquanto estes forem reconhecidos pelos seus congeneres Internacionais que estao reconhecidos pelas Grandes Lojas com as quais a Grande Loja tem reconhecimento mutuo, e vice-versa ( uma especie de anuncio ao Porto Ferreira).

Posto isto temos que a porta de Entrada é a Grande Loja e que aí o percurso máximo é Mestre Maçon - grau 3.

Os Mestres têm duas qualidades, os que já foram Instalados enquanto Veneravel Mestre de uma Loja e os que ainda nao o foram.

É necessario entender que grau é diferente de qualidade, todavia a qualidade de Mestre Instalado uma vez adquirida nao mais se perde pelo que muitos tendem a confundir com uma especie de "meio grau".

Atingido o grau de Mestre o obreiro pode optar por ficar apenas nas Lojas Azuis ou por enveredar por uma corrente de Graus Filosoficos. Neste ultimo caso deverá solicitar a admissão nesses graus ( também chamados de Altos Graus) e aí fazer o percurso definido pelo Sistema que escolheu, REAA; RER;York.

Nunca em qualquer circunstancia, numa Obediencia Regular, os graus obtidos nestes Sistemas servem para o que quer que seja numa Cerimonia sob Auspicios da Grande Loja. No caso pratico eu sou Grau 32 do REAA e isso nao me serve de nada quando em Sessão da Mestre Affonso Domingues onde sou Mestre com a qualidade de Instalado tal qual mais uma serie de obreiros.

Da mesma forma quando em Sessão num Consistorio de 32º, o facto de ter sido Veneravel de uma Loja Azul não adianta nem atrasa.

A confusão seguinte vem com os Grandes Oficiais da Grande Loja. Ser grande Ofcial é desempenhar um cargo Administrativo/Ritual na Grande Loja. É mais uma qualidade, embora esta seja transitoria e dure normalmente o tempo equivalente ao mandato do Grao Mestre.

Um grande oficial activo pode no fim do seu mandato ser nomeado Grande Oficial Honorário ad Vitam, ficando assim com essa qualidade.

Aos Grandes Oficiais estão reservadas algumas prerrogativas, perfeitamente regulamentadas, quando assistem a sessões de loja que não a deles, e têm que desempenhar papel activo quando em sessão de Grande Loja.

Tudo isto para lhe dizer que Mestre é o pior emprego de todos. Não tem mais aumentos de salário e cada ano que passa pode ser chamado a desempnhar funções e assumir responsabilidades maiores, e sempre como disse sem mais aumentos no salário.

José Ruah

06 agosto 2007

Desafio - Ainda mais respostas

O nosso leitor Escriba ( nao me tinha esquecido de si caro amigo) deixou a seguinte pergunta


Meu caro José,
Correndo o risco de a minha questão partir de uma premissa completamente errada, vou deixar aqui a mesma. Tenho a ideia de que a Maçonaria não continental ( e por continental quero dizer dos paises do continente europeu), dos EUA, do Reino Unido ou da América do Sul, por exemplo, tem uma vertente filantrópica ou de benemerência muito forte, sendo até a sua expressão maior e o seu propósito, aos olhos do mundo.
Já na da Europa continental, existe muito mais outro tipo de preocupação muito mais, digamos, iniciática, no sentido de caminho a percorrer, muito trabalho filosófico, trabalho Maçónico, uma preocupação com outro tipo de intervenção mais ao nivel do crescimento espiritual do individuo. Porquê, a existir, esta diferença?
A outra questão prende-se com uma subtil, ou não, diferença que encontro entre obediências, umas muito mais da Força, Sabedoria e Beleza e outras mais da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Serão visões antagónicas, complementam-se, serão formas diferentes de viver a Maçonaria ou será isto tudo apenas do calor que me está a provocar alucinações?

Abraços a todos



Caro

Em primeiro lugar a desculpa de nao ter respondido logo, mas na Sexta o JpSetubal escreveu, no fim de semana descansei, e o objectivo é tentar por um Post por dia, por isso só hoje respondo.

Em segundo o agradecimento pelos abraços, e a garantia que o calor podendo causar alucinações, nao tem nada a ver com as perguntas e duvidas.

Sobre os temas que pergunta transmito a minha opinião.

Concordo com a noção de que a Maçonaria do Novo Mundo dá mais enfase, pelo menos na demosntraçao publica, aos assuntos relativos à beneficiencia e à acçao social que a Maçonaria COntinental.

Existe também uma preocupaçao inciatica, tanto quanto pude perceber das pesquisas que fiz, no Novo Mundo.

Mas se virmos bem, a Maçonaria Continental também tem um sem numero de acçoes sociais e de benemerencia. Apenas não as publicita tanto.

Por outro lado há que separar uma outra coisa. Os Ritos seguidos. E com este terceiro elemento aumentamos a confusão.

Os ritos Anglo sáxonicos ( York e Emulaçao) são "pobres" em caracteristicas iniciaticas nos 3 primeiros graus, remetendo para os graus filosoficos esta vertente , nomeadamente para o Arco Real e para o Scotish Rite.

Os ritos Europeus ( Escoces Antigo e Aceite, Escoces Rectificado e Franceses) são muito mais ricos esotericamente nos 3 primeiros graus.

Quando procuramos ler sobre Maçonaria, caímos quase sempre sobre Sites de Grande Loja ou Grande Oriente, pelo que as nossas pesquisas acabam por ficar um pouco enviesadas.

Creio que, com maior enfase publico nuns assuntos ou noutros, com caminho esoterico maior ou menor ou pelo menos em fases de evoluçao diferentes, Tanto a Maçonaria COntinental quanto a Nao Continental estão emepnhadas nas duas vertentes com igual vigor. A diferença como disse está no enfase externo.


Quanto à subtil diferença. não consigo perceber a sua pergunta pelo que se me puder dar melhor explicaçao sobre o que pretende agradeço.


José Ruah

03 agosto 2007

FÉRIAS... FÉRIAS !

Agosto, 40º (ou mais), 3/4 do País está a "ronronar"...
Àmanhã vou eu !
Na verdade já ando a ronronar há algum tempo, com uma falta de imaginação ainda maior do que a habitual e uma mandrice de todo o tamanho.
Àmanhã deixo Lisboa, mais propriamente Odivelas, mas há sempre um pouco de nostalgia quando me afasto desta cidade extraordinária, capital do melhor País do mundo !
Portugal e Lisboa são respectivamente o melhor País e a mais bonita cidade do mundo !
Praga monumental ?
Paris capital do mundo ?
Amesterdão cosmopolita ?
Nova Iorque enorme ?
...
Tretas (!), os publicitários são uns exagerados !
Onde têm eles luz (e não me refiro ao estádio, embora fosse verdade também) (?), onde têm o Tejo (?), onde têm os azulejos (?), onde têm o alto de Sta. Catarina (?), e o Rossio (?), ... e a Torre de Belém (?) ...
Não têm, não têm mas gostavam de ter !
E quanto a Portugal ?
Um jornalista bem conhecido dos semanários portugueses e da televisão escreveu há algum tempo um texto que, Amigo que também foi de férias, me mandou à laia de "não te esqueças disto !".

Aqui fica, no meio dos Vs. ronronanços, para "não se esquecerem disto !":
Portugal vale a pena

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia. Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.

E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.

E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).

Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar.

E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.

Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de existências ("stocks"), dirigidos a pequenas e médias empresas.

Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência.
Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.
Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial.
Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.
Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.
E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia.
Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis.
E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal.

Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services.
E, obviamente, Portugal Telecom Inovação.
Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.

E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

É este o País em que também vivemos.
É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.

Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso, do que se atrasou em relação à média europeia.

Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha.
E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.

Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?

Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso
In Revista Exportar


E depois disto, vejam como devagar... 'devagarzinho'... se atravessam os grandes obstáculos da vida.

Concordemos que é preciso ser um "ganda maluco" para se entrar numa aventura destas.












Cuidado, não corram riscos !

Um abraço para todos.
Um TAF aos Irmãos correligionários.

JPSetúbal

02 agosto 2007

Desafio - Respostas - Pavimento Mosaico

O nosso leitor Helio/Apolo deixou a seguinte questão:

M.'.Q.'.I.'.
Gostaria muito de ver tratada a simbologia e principalmente as origens do Pavimento em Mosaico (Chão em xadrez).


Quanto à simbologia em geral é assunto tão vasto que sem ter guidelines nao me aventurarei por aí, até porque a verternte esotérica não é a minha area na Maçonaria.

Quanto a pavimento mosaico penso que a explicação dada na pagina da Loja Mestre Affonso Domingues é esclarecedora. Nas minhas pesquisas nao encontrei exlicaçoes muito diferentes desta.

Pode encontrar o texto aqui escolhendo a opçao "Simbolos Maçónicos " e clicando sobre o simbolo pavimento mosaico.


José Ruah

Desafio - mais respostas

O nosso leitor Simple deixou esta pergunta reflexão.

A Maçonaria revela pouquíssimo sobre si mesma aos não-iniciados. Por outro lado, as regras de admissão ditam que "if you want to be one, ask one". Das duas anteriores decorre que quem quiser ser maçon tem que querer ser algo que não sabe bem o que é. Em alternativa, o candidato terá que "escarafunchar" sozinho e descobrir por si mesmo a partir das escassas e contraditórias fontes existentes.A Maçonaria diz ser uma "via de melhoramento" do homem. Contudo, a natureza desse "melhoramento" é cuidadosamente ocultada dos profanos. Porquê? Em suma: de que serve, ou que objectivo serve, todo este secretismo?


Temos então algumas questões aqui:

Quais as regras de Admissão ?
A Maçonaria revela muito ou pouco aos não iniciados?

Quais os metodos de pesquisa ?
Ocultaçao da "via de melhoramento", porquê?

Porquê o secretismo ?


O nosso leitor parte de uma premissa que sendo verdadeira não é Universal, nem espelha a totalidade do processo.

"if you want to be one, ask one".

Esta é a forma Americana. Não é a forma Europeia. E mesmo sendo a Americana deve ser interpretada apenas como relativa ao primeiro passo.

Comecemos pelo segundo passo que se constitui como tronco comum ao "recrutamento" de novos membros. Todos os candidatos são apresentados por um ou dois "padrinhos".

O primeiro passo regula apenas a forma de abordagem, o padrinho aborda um futuro candidato sondando-o e convidando-o ou o candidato tem interesse e dá o primeiro passo de contacto.

A Maçonaria Americana espera que o Candidato dê o primeiro passo, a Europeia utiliza o metodo de escolha e abordagem. ( embora quer num sitio quer no outro se convide ou se dê continuidade a candidaturas espontaneas)

Devo acrescentar que a Maçonaria Americana está gradualmente a modificar esta abordagem, uma vez que tem tido um decrescimo de admissoes nos ultimos anos.

Isto pode ser percebido quando se consultam sites de Grandes Lojas Americanas - How to Join.

Ora se entendermos correctamente o segundo passo, o dos padrinhos, respondemos a mais questões nomeadamente sobre a qualidade de informaçao revelada e os metodos de pesquisa.
Os padrinhos terão como missão explicar ao candidato ao que vai e direccioná-lo nas suas pesquisas , alem de alijá-lo das suas duvidas.

Quanto ao melhoramento , esse é um caminho individual e consequentemente nao pode ser revelado nem ocultado pois é sentido por cada um individualmente, à medida que vai aprendendo e progredindo.

Quanto ao Secretismo, permito-me discordar. Se é certo que as organizaçoes maçónicas não publicam tudo, mas também quais as organizaçoes que o fazem hoje dia , também é verdade que com a actual sociedade de informação grande parte das coisas estão disponiveis para consulta seja na Net seja em livro.

Sobre o Segredo Maçónico poderá consultar O Segredo em Maçonaria (post meu de há uns meses atrás) bem como as etiquetas deste Blog Segredo Maçónico

Espero ter respondido as suas questões.

Jose Ruah

P.S. vou tentar seguir uma certa ordem cronologica nas respostas, tentando escrever um ( no máximo dois) post por dia.

01 agosto 2007

Desafio - primeiras respostas

Começam as respostas,


Um dos nossos leitores mais assiduos, O Profano colocou as seguintes questões. ( em verde porque ele é do SCP), às quais se responde em preto.


º Quais as razões de existirem vários Ritos dentro da Ordem Macónica?

São essencialmente razões históricas, esotericas e geograficas. Sobre este assunto existem inumeras teses. Proponho que faça umaspesquisas adicionais sobre o tema e que voltemos a este assunto mais tarde.

ºNa Câmara das Reflexões, o "testamento" assinado por um Candidato, pode prejudica-lo se depois o mesmo no futuro, quiser "adormecer"?

Não o prejudica nunca ! Adormecer é um direito e acontece quando o Irmao por seu desejo o faz, liquidando as suas obrigaçoes para com a Loja e saindo com a folha limpa.


ºO Grão Mestre, Os Grandes Oficiais e os Veneraveis de Loja ocupam esses cargos a tempo inteiro, ou continuam a fazer o seu trabalho "normal" no seu Emprego?

Era bom era ser remunerado !!!!! A norma em Portugal é que o desempenho destes cargos é feito de forma gratuita e apenas consome um pouco mais de tempo. Todos continuam normalmente com as suas ocupaçoes profissionais. A excepção feita aos reformados que por terem essa condiçao podem dedicar mais tempo.
Nalguns países todavia o cargo de Grande Secretério é um emprego em full time e consequentemente remunerado.



ºQuantos obreiros tem a Respeitavel Loja Mestre Affonso Domingues no total?

Num dos meus ultimos textos dou esta resposta. A Loja Mestre Affonso Domingues tem mantido um quadro de obreiros de cerca de 40 membros.


ºNão tendo eu reparado, talvez, qual ou quais os ritos que se efectuam na respectiva Loja?

Em cada Loja só se pratica um Rito. É o rito escolhido no momento da consagraçao da LOja ( por norma) ou outro para o qual a Loja tenha decidido mudar. Estas mudanças são dificeis do ponto de vista administrativo e ritual pelo que são muito raras.

Na RLMAD o rito desde o inicio é o Rito Escoces Antigo e Aceite - primeiros 3 graus . Mas de facto anda muito Distraido porque este topico foi ja tema de varios Posts neste Blog.


Aguardo nova serie de perguntas


José Ruah

31 julho 2007

O Dever de Escrever - O Desafio

Para o Rui o dever de ferias e muito bem, porque ele tem sido de facto a força motriz deste blog. Na estatistica individual devera seguramente ter contribuido com mais de 50 % dos textos.

Para os que ficam ( e nao sei se sao os ou o porque nao faço a minima por onde anda o JPSetubal ) o Dever de escrever.

Não que com isso se pretenda recuperar na estatistica de textos, mas porque ao longo deste ano e pouco fomos "angariando" leitores assiduos que nos merecem o maior respeito.

É certo que estes ultimos dias com o calor que está tem sido dificil encontrar inspiração ( já transpiração ....) para escrever.

Todavia e correndo riscos imensos mas porque gosto de os correr e sobretudo porque gosto de desafios lanço aqui


UM DESAFIO

Estimados leitores no espaço reservado aos comentários escrevam as vossas perguntas. Escrevam os temas que gostariam de ver tratados.

As regras são as seguintes:

Serão apenas consideradas perguntas sobre Maçonaria.
Os temas sugeridos também só serão considerados se forem temas Maçonicos.

AS respostas serão tão prontas quanto possivel.

Não serão em caso algum respondidas perguntas cuja resposta implique revelar dados pessoais, ou informaçoes reservadas.

Este Desafio é válido por 15 dias, podendo ser prolongado ou não.


Aqui vos espero.

José Ruah


P.S. leitores nao registados , basta fazerem registo de conta google para poderem comentar.

27 julho 2007

O dever de férias

Costuma-se falar mais do direito a férias. Mas é característica do humano necessitar de um período de repouso, de saída da rotina, para manter um bom rendimento na actividade a que se dedica.

Para quem se preocupa em usar eficazmente as suas capacidades em tudo o que faz, ter férias é também um dever. Um dever perante si, para reconstituir a sua capacidade de trabalho, um dever perante os demais, para poder manter um rendimento adequado.

Desde que me abalancei a iniciar e manter este blogue, sempre me propus manter uma apreciável regularidade na produção de textos e a qualidade de escrita tão boa quanto me seja possível.

O blogue é uma actividade lateral à minha actividade profissional e à minha vida familiar e social mas, como tudo o que se faz, deve-se fazer bem feito.

Desde o início do blogue, há catorze meses, que a ele tenho dedicado parte apreciável das minhas energias. Mesmo durante os períodos de férias da minha actividade profissional, arranjei maneira de ir sempre escrevendo e publicando.

Pois bem: chegou a altura de eu tirar uma férias do blogue. Nas últimas semanas , começo a sentir a perda de alguma frescura, de alguma espontaneidade, na escrita. Não é que me faltem temas. Pelo contrário, tenho temas para vários meses de textos. Mas, nas últimas semanas, comecei a notar um certo cansaço, um como que escrever por dever e não por prazer. Em resumo, as baterias da escrita precisam de ser recarregadas, chegou o momento de eu cumprir o meu dever de tirar férias do blogue.

Durante um mês e mais uns diazinhos, não irei publicar uma linha, uma palavra, uma letra. Nem em textos, nem em comentários. Continuarei a ler, com prazer, o que os demais elementos que aqui escrevem publicarem, pois tenho os meios técnicos para aceder ao blogue onde quer que esteja. Mas não vou escrever nada de nada de nada.

Conheço-me: as primeiras duas semanas vão-me saber mais do que bem; à terceira, vai começar a fugir-me o pezinho para a dança; à quarta, vou estar com a cabeça a fervilhar, com uma vontade louca de voltar a escrever... O ciclo recomeçará, em melhor.

Portanto, meus caros, pelo respeito que todos vocês que fazem o favor de me ler me merecem, adeuzinho e até 3 de Setembro!

Rui Bandeira

26 julho 2007

Será só Semantica ?

Anda aqui uma duvida existencial a assolar-me o espirito (maçónico é claro !), há já uns tempos.


A sigla com que terminamos os nossos textos e que nos fala dos abraços

T F A ou T A F

Triplo e Fraterno Abraço
(triplice e fraternal abraç0)

ou

Triplo Abraço Fraterno


É Triplo e Fraterno o Abraço ?

ou só o Tiplo Abraço é que é Fraterno ?

Se eu der um só abraço e usar o TAF e nao o TFA entao o meu abraço não é fraterno ? E se eu o der a um Irmão ?


Pronto já larguei mais uma "bizantinice" como lhe chama o Rui !!

Eu prefiro TFA


José Ruah

25 julho 2007

Garibaldi: selos comemorativos com logotipo maçónico

Os Correios do Brasil e do Uruguai lançaram no passado dia 4 de Julho dois selos assinalando o bicentenário do nascimento de Giuseppe Garibaldi, conhecido maçon do século XIX que lutou pela unificação da Itália e, no Brasil, apoiou a Revolução Farroupilha. Garibaldi nasceu no dia 4 de julho de 1807 em Nizza (hoje conhecida como Nice).

Criação de Márcia Mattos, o selo brasileiro retrata, em primeiro plano, Giuseppe Garibaldi a cavalo, levando a bandeira dos revolucionários gaúchos, simbolizando a importância de seu papel na Revolução Farroupilha.

Em segundo plano,vê-se o barco Seival, com o qual, após atravessar os pampas gaúchos, obteve vitória na conquista de Laguna, no Estado de Santa Catarina, ocasião em que foi proclamada a República Juliana. Ao fundo, uma vista da cidade de Porto Alegre, na época. No canto superior direito, o logotipo da Maçonaria, de que era obreiro. Para acriaçãodo selo, foram utilizadas as técnicas de lápis, aguarela e computação gráfica.

O selo uruguaio apresenta o rosto de Giuseppe Garibaldi nas cores verde e branca e uma linha vermelha, simbolizando as cores da bandeira da República Italiana, em homenagem à Itália, pela qual Garibaldi combateu.

À esquerda, uma fragata do século XIX, em que tremula a bandeira do Uruguai, lembrando a actuação de Garibaldi como Comandante da Frota na defesa do Governo daquele país. A concepção é de Menck Freire.

Mais informações e contactos para aquisiçãp aqui e ali.

Rui Bandeira

24 julho 2007

O fim da infância

Os minutos seguintes foram dos mais complicados da história da Loja. Quase 40 Homens adultos nos braços uns do outros – não importava que caminho tinham votado – chorando.

José Ruah, in Um dia fui Venerável Mestre da Mestre Affonso Domingues - 2


Nesta passagem, José Ruah não exagerou nem um bocadinho! Foi assim mesmo que se passou! No entanto, ao longo de duas reuniões, com várias horas, dois grupos de membros da Loja esgrimiram razões, arremessaram argumentos, prouraram influenciar os aparentemente indecisos para a sua posição, sabendo ambos que a maioria, num ou noutro sentido, seria muito pequena. Foi uma luta leal, mas uma luta dura! Assim sendo, como foi possível que, minutos após a decisão, que determinou vencedores e vencidos, não existissem nem uns, nem outros, mas apenas Irmãos chorando as circunstâncias, despedindo-se uns dos outros, mutuamente se desejando felicidades e esperando que um dia se reunissem os que então se separavam?

A resposta está em que a Loja Mestre Affonso Domingues teve, então em escassos sete anos de existência, a felicidade e a arte de viver a Maçonaria bem vivida e, assim, criar o que é, não apenas o mais importante, mas o básico, o essencial, numa Loja Maçónica: o cimento da união na diversidade, a argamassa da fraternidade na diferença. Esses escassos sete anos bem vividos permitiram aprender - e praticar! - que discordar não implica querelar, que o respeito do outro implica a aceitação do seu pensamento, ainda que diferente do nosso, que o meu Irmão é meu Irmão não apenas quando concorda comigo, mas também quando nos opomos. E que a oposição não implica zanga, nem desrespeito, nem quebra de afectividade. Numa palavra, a Loja teve a oportunidade de aprender a Tolerância!

Um episódio anterior aos eventos de 1996 / 1997 ajuda a entender o espírito que se criara na Loja.

Ocorreu já não sei bem quando, creio que dois ou três anos antes, talvez no Veneralato do Manuel A. G.. Então, a Loja ainda se reunia nas instalações do Monte Estoril, junto ao Jardim dos Passarinhos, como nós designávamos o local. A sala onde decorriam as reuniões era muito pequena: acomodava confortavelmenteaté 15 / 20 elementos, mas, acima desse número, era francamente exígua. A Loja estava numa fase pujante, recuperada da sua fase de cansaço. A presença de obreiros nas sessões de Loja ultrapassava sistemática e significativamente o "máximo suportável" naquele espaço e era sistematicamente muito difícil "arrumar" toda a gente e conseguir garantir o mínimo de espaço para que o Mestre de Cerimónias e os outros Oficiais de Loja que necessitavam de o fazer circulassem. Várias vezes houve em que se não pôde sentar toda a gente. Resumindo, estávamos com Loja a mais e espaço a menos!

Nestas circunstâncias, era inevitável que se debatesse as medidas a tomar para ultrapassar o problema, tanto mais que, então, não se descortinava para breve a disponibilização de mais desafogadas instalações. Rapidamente se chegou à conclusão que se tinha que dividir a Loja. Essa necessidade foi consensualmente aceite. Decidido então esse passo, havia só um pequeno, mínimo, insignificante detalhe a resolver para que se executasse a consensual e necessária solução: definir quais seriam os obreiros que sairiam da Mestre Affonso Domingues e criariam a nova Loja, filha da anterior.

Aqui chegados, chegou a ser cómico de ver! Todos, mas virtualmente todos, os que, minutos antes, tinham facilmente chegado à conclusão da inevitabilidade da divisão da Loja em duas, assim que perceberam o que implicava a decisão... começaram a olhar para o lado, a assobiar para dentro, a demonstrar um súbito e irresistível interesse pela posição dos respectivos dedos nas respectivas mãos! Quando tocou a saber-se quem é que iria então sair e criar a nova Loja, ninguém se chegou à frente!

Ao fim de alguns minutos de expectante silêncio, alguém - já não me lembro quem, talvez o Venerável Mestre - declarou o óbvio: se ninguám se dispõe a sair para outra loja, então não se pode dividir a Mestre Affonso Domingues em duas...

Mal estas palavras foram ditas, pareceu que se libertou algo no ambiente: os olhares ausentes tornaram-se presentes, as caras fechadas abriram-se, as posturas hirtas descontrairam-se! E alegremente toda a gente concluiu que realmente o melhor era não dividir a Loja, que a falta de espaço não era um problema tão difícil assim, que, com mais um jeitinho ainda se acomodavam mais uns quantos, etc., etc....

E nunca mais se falou na falta de espaço nem em dividir a Loja - ideias disparatadas, obviamente!

Dois anos depois, as circunstâncias fizeram que o problema do espaço fosse o menor dos nossos problemas. Mas sempre tive para mim que o que, naquelas duas reuniões esteve, para os NOSSOS obreiros, verdadeiramente em causa não foi quem se mantinha fiel ao Grão-Mestre e quem concordava com a sua destituição. Isso foram detalhes... cada um tomou a sua decisão e só tinha de prestar contas à sua conciência. O que verdadeiramente esteve então em causa foi decidir quem ficava e quem saía!

E o que todos choraram então foi a raiva e foi a frustração de, desta vez, o problema não ter sido só de espaço (esse resolvia-se outra vez, aperta daqui, encosta dacolá...), ter sido bem mais grave, bem mais fora do nosso controlo, bem impossível de ser resolvido por nós! Foi o termos descoberto que afinal nem tudo podia ser resolvido com a nossa Cadeia de União...

Na vida chega sempre um momento assim, o momento em que somos obrigados, muito a contragosto, a aceitar que não podemos tudo. Então, chora-se de raiva, de frustração, de desgosto. Mas cresce-se!

E foi assim que a Loja Mestre Affonso Domingues saiu da infância!

Rui Bandeira

23 julho 2007

Um dia fui Veneravel Mestre da Mestre Affonso Domingues - 3

Com a devida desculpa de nao publicar com maior intervalo mas terei amanha segunda feira uma quase total impossibilidade de o faze. Por isso aqui fica a 3º e ultima parte das minhas memorias relativas ao ano em que fui Veneravel Mestre da Mestre Affonso Domingues.
Restava cumprir a minha palavra.

Convoquei de imediato uma sessão ritual da Loja, para uma sala do Hotel Penta (era assim o nome na altura), informei a grande Secretaria desse facto e solicitei a presença de um Grande Oficial para que logo após a votação fosse imediatamente instalado o candidato eleito.

Não dei qualquer hipótese ao J.P.G. , que era o 1º Vigilante na altura. Ele tentou demover-me, dizendo que faltavam uns meses para acabar o ano, que estávamos em Março e em Julho haveria eleições, etc. etc.

Não podia ser. Além da palavra e compromisso assumidos e ainda sou dos que foi educado dando valor à palavra de honra, havia um outro factor fundamental.

Eu tinha sido um “Comandante de Guerra” e a Loja precisava de um “Comandante de Paz”. Eu, não por vontade própria, mas por força das circunstâncias tinha ficado ligado à separação, ao infortúnio, à tristeza.

A Loja não podia a ficar a viver no meu Mundo, precisava de avançar firme e sólidamente, e o J.PG. , que como disse no inicio havia sido convidado porque o 2º Vigilante no mandato anterior me solicitou o favor de ficar mais um ano enquanto tal, era essa pessoa.


A Sessão decorreu sem grandes sobressaltos, a Loja estava farta de sobressaltos. A ordem de trabalhos foi a normal, foram então lidos todos os decretos emanados pelo Grão Mestre, toda a correspondência existente.

Apresentei então uma prancha – chamemos-lhe assim – na qual expliquei tudo o que se havia passado e lembro-me de terminar dizendo que a História me julgaria pelo que havia decidido e pelas acções que tomei.

Posto isto foi feita a votação da única candidatura existente que foi votada unanimemente, pelo que passei o malhete ao Grande Oficial presente, um amigo R. Cruz na altura Vice Grão Mestre, para que procedesse à Instalação do Novo Venerável Mestre.

A Sessão terminou, tendo-se seguido um jantar no próprio hotel com a presença das nossas mulheres.

No fim do jantar informei o J.P.G que me iria ausentar dos trabalhos de Loja durante um período cuja duração desconhecia. Continuaria a pagar as quotas, não deixando de ser membro da Loja, mas apenas não apareceria nas sessões.

Ter sido “Comandante de Guerra” e não querer ser “ Eminência Parda” conjuntamente com o facto de provocar a Instalação de um novo Venerável ser a única maneira de poder garantir que o poder passava de mão para mão sem que com isso eu ficasse impedido de prosseguir no caminho da Regularidade foram as razões da minha decisão de afastamento. A razão de não poder ser só Venerável de uma parte foi a que achei que seria melhor percebida e a que daria menos discussão.

Baseada nas razões anteriores esta ausência tinha um duplo objectivo.

Permitir-me-ia afastar de todos os problemas da Loja, mas sobretudo permitiria ao novo Venerável e à Loja poderem reiniciar o caminho sem a minha presença e logo com mais liberdade de acção.

Voltei passados 9 meses, tendo combinado com o J.P.G que chegaria atrasado e que entraria de forma ritual, com resposta ao inquérito usual nessas circunstâncias.
Foi-me indicado um lugar nas colunas e não no Oriente como era de direito, mas era assim que tinha que ser.

Só na sessão seguinte é que ocupei o meu lugar de Ex-Veneravel, na cadeira à esquerda da do Venerável.


Epilogo

A Fraternidade e o Espírito Maçónico que a Loja passou aos seus Membros verificou-se.

Aqueles que não seguiram o caminho da Loja cumpriram escrupulosamente a palavra dada e mesmo intimados a por a funcionar a Loja Mestre Affonso Domingues, à semelhança do que acontecia com outras Lojas, recusaram fundamentando com a palavra dada.

Alguns voltaram à Loja, mas ficaram apenas um ou dois anos. Outros abandonaram a vida Maçónica activa, mas continuam a ser Maçons no seu espírito, e no nosso.

Alguns comparecem à refeição (almoço ou jantar) que a Loja organiza pelo Solstício de Inverno.

Todos, estou seguro, guardam a medalha da Loja em local de destaque, nem que seja só nos seus corações.

Tudo o que levei a cabo naquele ano de 1996 /1997 nao teria sido possível se aqueles que eu tinha escolhido para me acompanharem na gestão da Loja não tivessem confiado nas minhas decisões e não me tivessem apoiado.

Nos nossos rituais, iniciação no 1º grau, é mencionado um princípio muito importante:

“No entanto, reflicta que nem os adultos isolados e plenamente desenvolvidos podem efectuar sozinhos qualquer grande empreendimento. Pôde fazer sem dificuldade a
sua viagem com o passo firme de um homem maduro mas foi-lhe certamente bem útil a companhia de um homem experiente que se comportou como um Irmão. “

Isto aconteceu na altura e acontece hoje.

Cabe referenciar que aquele que foi o meu quadro de Oficiais na altura da convulsão, ficou praticamente todo com a Loja e se a memória não me atraiçoa, quase todos foram Veneráveis Mestre da Loja. Fica assim uma palavra para:

J.P.G. ; Luís D.P. ; Rui Bandeira ; António P. ; João D.P. ; que foram Veneráveis e para Acácio R. que teve papel fundamental como Grande Secretário da GLLP/ GLRP e Rui.D.R. que tem sido apenas obreiro.
Tenho que salientar que aquele que escolhi como Mestre Organista, A.B., continua hoje a ser o Mestre Organista da Loja e provavelmente continuará a sê-lo enquanto quiser.

A Loja Mestre Affonso Domingues continua. Tem vindo nestes 10 anos a fazer o seu trabalho de forma irrepreensível, sempre mantendo o espírito que a caracterizou desde o início.

Este ano como no ano anterior e espera-se à semelhança do que acontecerá para o ano que vem, na primeira sessão do mês de Julho a Loja elegeu mais um Venerável Mestre, o 18.º

A Loja tem neste momento no seu quadro mais de 40 Obreiros (numero mais ou menos constante nos últimos 5/6 anos), é uma das maiores da GLLP/ GLRP, tem uma frequência média às sessões de 20 Obreiros com a particularidade de uns só virem à sessão de sábado e outros só virem à sessão de quarta-feira (o que extrapolado se todos viessem sempre seriam frequências de 25 a 30 obreiros por sessão).

Nas ultimas eleições para Grão Mestre votaram 20 Mestres do quadro em 29 possíveis.

Estão nos passos perdidos 2 ou 3 candidatos para serem admitidos, e prevê-se que ingressem na Loja, vindos de outras Lojas mais 2 ou 3 membros.

A Loja continua com os projectos de Solidariedade que acarinhou desde sempre, ajuda a instituições carenciadas, grupo de dadores de sangue e outros. Não negligenciou nunca os planos de formação dos aprendizes e companheiros. Mantém um rigor ritual invejável.
Produz por ano uma dezena de pranchas como mínimo. Mantém uma actividade social com as famílias.
Discute todos os assuntos internamente, e apresenta-se sempre em Grande Loja com opinião formada sobre os assuntos em discussão, votando de acordo com o que foi determinado internamente e não para fazer jeitos a A ou B.
Dirimiu sempre os problemas surgidos internamente, nos graus apropriados e soube sempre encontrar uma solução.

Por tudo isto e por mais um sem numero de coisas posso, sem falsas modéstias nem vaidade, afirmar que a História já me julgou e que as minhas decisões foram as correctas.

Mas mesmo assim precisei de 10 anos para conseguir escrever estas memórias.

Foi de facto um Veneralato muito diferente. Muito diferente dos anteriores, felizmente muito diferente dos posteriores, mas sobretudo muito diferente do que eu tinha planeado e eu tinha pensado em fazer um Veneralato diferente!!!

Um dia fui Venerável da Melhor Loja Maçónica que conheço. Na verdade só dirigi 5 sessões em 22 possíveis, não fiz nada do que tinha planeado fazer e fiz tudo o que tive que fazer.

Ser Maçon é isso mesmo, fazer o que se tem que fazer.

Revelo aqui um segredo.

Um dia vou querer ser Venerável da Loja Mestre Affonso Domingues, mas esse dia ainda está muito, mas mesmo muito, distante.


José Ruah


Fica assim concluido este texto que reflecte as minhas memorias de um ano muito complicado para a Maçonaria Regular em Portugal. Quis o Grande Arquitecto que fosse eu o Veneravel Mestre da Mestre Affonso Domingues.

22 julho 2007

Um dia fui Veneravel Mestre da Mestre Affonso Domingues - 2

Continuo hoje a publicação do texto sobre o meu Veneralato.

Sábado 7 de Dezembro de 1996.

Nessa madrugada (noite de sexta para sábado) pelas 3h um grupo de membros da Grande Loja, comandados pelos meus interlocutores da chamada de Novembro espera o fim de uma sessão de uma Loja e tomam de assalto a Sede ocupando-a. Decretam o impedimento do Grão Mestre por Insanidade maçónica (ainda hoje não consegui perceber o que isto queria dizer!), constituem uma “ Junta de salvação maçónica” e convocam um Soberano Colégio de Oficiais para 2ª feira à noite. Estranhamente a convocatório, feita por telefone, foi selectiva.

Até segunda (9 de Dezembro) foi um frenesim. Não tendo sido convocado para o Soberano Colégio de Oficiais, reuni em minha casa à mesma hora do dito Colégio, os oficiais da Loja, com excepção do Tesoureiro que estava em Cascais a assistir ao Colégio, para poder ouvir os meus pares e poder decidir.

Antes de mais impunha-se saber se no sábado seguinte, dia 14, haveria ou não reunião da Loja Mestre Affonso Domingues. Se sim, onde e como, se não, por que razão. E durante essa noite a sessão esteve montada, um de nós arranja a sala, outro comprava uns malhetes, eu tinha cópias dos quadros de Loja, enfim tudo era possível.

Até que começámos a receber informações de Cascais e das decisões que lá se tomavam. Simultaneamente chegavam informações de Lisboa. Nessa altura a gravidade da situação não era mais escamoteavel, se é que alguma vez o tinha sido.

Com o acordo de todos decidi adiar sine dia a reunião de 14/12, tendo escrito (manuscrito) uma carta aos Irmãos, que o Irmão Secretário depois montou em papel da Loja e enviou por correio azul, explicando essa decisão.

Esta decisão veio a verificar-se como de grande importância no futuro.

Os dias até ao Natal / Ano Novo sucederam-se com contactos telefonemas, reuniões, decretos emitidos por Cascais (Sino) e emitidos por Lisboa (GLRP/GLLP). Estes decretos, emitidos a uma velocidade vertiginosa, expulsavam pessoas, suspendiam-nas, renomeavam-nas para cargos, etc.

Foi por estas alturas que tomei a decisão de não decidir naquele momento. As partes queriam uma decisão rápida do Venerável Mestre da Mestre Affonso Domingues, pois queriam alinhar Lojas nas suas fileiras, e se possível Lojas de referencia com gente de referencia.
Esta decisão foi apenas institucional, uma vez que a minha posição pessoal estava definida desde o primeiro momento.

As informações sucediam-se, a Loja A alinhou em Cascais, a B em Lisboa, a C partiu-se ao meio, a D abateu colunas, etc.

Fui chamado para inúmeras conversas privadas, por gente das duas partes, onde ouvi todo o género de argumentos pró e contra cada uma das partes, mas sobretudo o realçar da importância de uma Loja como a Mestre Affonso Domingues.

Importa aqui informar o estimado leitor que na altura eu tinha 5 anos de Maçonaria e 32 anos de idade.

Este facto pesou muito nas tentativas de me “chamar à razão”, a pressão em cima do “puto” vai fazê-lo ceder terá sido seguramente uma das coisas que aflorou muitas mentes. Lastimo os que pensaram assim, pois só mostraram como não conheciam o Venerável que tinham escolhido os que à Loja pertenciam e que não me conheciam como pessoa os demais.

Depois de muito matutar decidi sobre a forma de decisão da Loja quanto ao caminho a seguir. Convoquei uma reunião formal, mas não ritual da Loja que funcionaria nos seguintes termos:

- Todos os membros da Loja, constantes da lista de obreiros em 6/12/1996, seriam convocados.
- Cada presente, independentemente do seu grau, tinha direito a 1 voto, podendo haver votos por delegação no máximo de 1 delegação.
- Não seriam admitidos insultos, sob pena de ser retirada a palavra.
- Cada intervenção teria no máximo 3 minutos, excepto as intervenções de fundo a serem proferidas por “representantes das partes”.
- Seria concedido o direito de resposta, desde que não solicitado abusivamente.
- Não havia limite de intervenções por orador
- As votações seriam de braço no ar e a decisão por maioria simples.
- Com excepção de mim que dirigiria a sessão nenhum outro oficial da Loja tinha especial prerrogativa.

Reservei então uma sala no Hotel Plaza em Lisboa, solicitando que as mesas fossem dispostas em U com uma mesa de presidência. E preparei detalhada explicação sobre a forma de funcionamento da reunião.

Sábado 19 de Janeiro de 1997.

Sala cheia no hotel. Ambiente tenso de cortar à faca. A Loja com um sentimento de Loja fortíssimo, mas com lealdades pessoais e caminhos pessoais muito fracturantes.
A grande confiança, entre os membros, que tinha sido o alicerce da Loja tinha evoluído para uma grande desconfiança. Havia inclusivamente alguns rancores latentes.

Lembro-me que as facções se sentaram em lados separados da Mesa. Terá sido mais ou menos uma coincidência !

Também instrui alguns Irmãos da minha confiança (J.P.G, Rui Bandeira) a tomarem lugar em sítio onde eu pudesse comunicar facilmente com eles com uma troca de olhares.

Tudo pronto.

A primeira questão levantada foi a da legitimidade de fulano e cicrano estarem sentados ali.

A resposta mil vezes ensaiada saiu pronta.

Comecei com “ Meus senhores” e não com “ Meus Irmãos” para marcar claramente a diferença do contexto.

Expliquei então qual a questão técnica que me permitia ter ali toda a gente, questão essa, que assentava nos seguintes pressupostos:

Não tendo havido qualquer sessão ritual da Loja desde fim de Novembro, a Loja e logo eu enquanto Venerável Mestre não havia tomado conhecimento oficial dos Decretos emanados pelos Grão-Mestres. Consequentemente não havia sido possível aplicar o disposto nos mesmos. O que queria dizer que não havia conhecimento de expulsões, e outras sanções.

Aquela era uma sessão não ritual e logo nada obstava a que todos pudessem estar ali sentados
O terceiro pressuposto foi que quem mandava era eu e que aquela tinha sido a minha decisão e o convite/convocatória havia sido redigido, assinado e mandado por mim e que logo a responsabilidade era integralmente minha.

Posto isto iniciou-se uma maratona de mais de 4 horas de discussão, que tendo tido momentos de grande tensão decorreu na generalidade com decoro e educação.

Deram entrada 2 Moções.

A primeira elaborada por Rui Bandeira (na altura Orador da Loja e hoje Ex-Venerável), extensa completa e estruturada, que visava a decisão imediata do caminho a seguir pela Loja.

A Segunda subscrita por Ilídio P. C., Ex. Venerável que solicitava que a Loja envidasse um último esforço para re-aproximar as partes desavindas.

Percebendo que se a primeira moção fosse votada, a segunda seria prejudicada decidi inverter a ordem de votação. Tomei esta decisão imbuído um pouco do espírito Quixotesco da paz e se isso fosse possível do papel fulcral que a Loja teria para a Historia da Maçonaria em Portugal.

A proposta foi aprovada por maioria, e ficou determinado que haveria nova reunião daí a 2 semanas para avaliação dos esforços, sendo que se fossem infrutíferos passaríamos a votação da proposta que havia entrado em primeiro lugar.

Encerrei a reunião, esgotado e cheio de febre. Fui para casa dormir e devo ter acordado umas 15 horas depois.

Nas duas semanas seguintes desmultipliquei-me em contactos. Bem, na verdade foram os primeiros dias suficientes para perceber que não havia qualquer hipótese de conciliação.

Informo então todos os membros da Loja que a continuação da reunião ocorrerá na data definida, mas no bar do Clube dos Empresários em Lisboa, que para o efeito foi transformado em plateia.

O ambiente era muito pesado. Todos sabíamos que era chegado o momento mais penoso.

Dei conta do falhanço e voltei a explicar as regras do jogo. Abri a plateia para mais intervenções e houve lugar a mais uma série delas que totalizaram mais umas 3 horas de reunião.

Não era possível não deixar as pessoas falar, era necessário que cada um dissesse o que lhe ia na alma para que nada ficasse por dizer e o caminho a seguir começasse da melhor maneira.

Entrámos então no debate de como iríamos votar a moção apresentada e a única em cima da mesa. Foi decidido depois de alguma discussão que a votação seria ponto a ponto e não a integralidade da moção.
Iniciei o processo e todos os pontos foram sendo votados por Unanimidade. Nestes pontos cada um assumia o compromisso que dentro das regras e dos regulamentos, faria o possível por reintegrar na Loja Irmãos que tendo seguido caminho diverso do da Loja a ela desejassem voltar.

Um outro compromisso era o de que a Loja Mestre Affonso Domingues era UMA e UMA SÓ e que os Irmãos que seguissem caminho diverso da Loja se comprometiam a não permitir que existissem Lojas com o mesmo nome distintivo.

E por aí a fora.

Chegados à votação do ultimo ponto no qual se propunha que a Loja reunisse dentro da legalidade e debaixo do Estandarte da GLRP, reconhecendo como Grão Mestre o Irmão Luís Nandim de Carvalho, legitimamente eleito.

Aqui interrompi os trabalhos e anunciei a minha posição e decisão.

Informei todos os membros da Loja que independentemente do resultado da votação que se seguia, fosse ele a minha opção ou não, convocaria uma Sessão Ritual de Loja com a seguinte ordem de trabalhos:

“Eleição de novo Venerável Mestre “

Expliquei que o fazia porque o poder numa Loja não pode cair num vazio e que portanto tendo-o recebido iria entregá-lo, e que alem do mais eu tinha sido eleito por todos os obreiros e não poderia ser o Venerável de apenas alguns. Estas explicações não convenceram uma grande parte dos Irmãos, mas também não me questionaram.

Isto permitia-me resolver o problema se o caminho da Loja fosse diverso do meu, obrigava-me a cumprir a palavra se o caminho fosse o meu.

Voltando a votação o resultado foi que a maioria dos presentes foi favorável à proposta e consequentemente a Loja Mestre Affonso Domingues seguiu o seu percurso na que se passou a denominar Grande Loja Legal de Portugal / GLRP.

Os minutos seguintes foram dos mais complicados da história da Loja. Quase 40 Homens adultos nos braços uns do outros – não importava que caminho tinham votado – chorando.

No meio dessa demonstração de sentimentos, um dos meus maiores críticos, homem que dificilmente mostrava os seus sentimentos e que no inicio do meu Veneralato havia lançado inúmeras duvidas sobre o meu desempenho, disse-me ao ouvido que tinha tido orgulho em me ter como Venerável.

Foi o maior elogio que ouvi até hoje na Maçonaria e foi também a maior demonstração de espírito maçónico que presenciei.

Não me lembro o que fiz a seguir. Acho que nesse dia o meu cérebro ficou vazio. Pela primeira vez a Loja Mestre Affonso Domingues não votava um assunto por unanimidade ou pelo menos por maioria esmagadora.
Mas ficou também o sentimento de dever cumprido. O sentimento que tudo o que havia a fazer internamente havia sido feito e que esta separação resultava da consequência de acções iniciadas fora da Mestre Affonso Domingues. Acções essas relacionadas com poder, como se na Maçonaria o Poder fosse uma coisa importante.
Acabava de passar à condiçao de Veneravel Mestre Cessante.
(...)
José Ruah
A terceira e ultima parte será publicada amanhã.

21 julho 2007

Um dia fui Veneravel Mestre da Mestre Affonso Domingues - 1

Começo aqui a publicação das minhas memórias. O texto pelo seu tamanho vai ser dividido em 3 e diz respeito ao ano do meu Veneralato. Não entrarei em detalhes sobre o Golpe da casa do Sino, reservando-me o direito de mais tarde publicar sobre esse tema.
Um dia fui Venerável Mestre da Mestre Affonso Domingues. Nunca mais fui Venerável nem desta nem de outra Loja.

Não porque tenha ficado vacinado mas porque enquanto acreditar no projecto da minha Loja, não vou para outra ou não vou fundar outra, e consequentemente fico como estou.

Corria o mês de Julho do ano de 1996 quando em eleição por unanimidade passei à condição de Venerável Mestre eleito. Foi um sábado. Nessa noite em festa brilhantemente organizada pelo VM cessante o Vítor, no pátio do Clube dos Empresários em Lisboa, as sardinhas e o resto comida estavam óptimas, foi possível à Loja reunir um montante em dinheiro muito apreciável, bem como géneros alimentícios, roupas e brinquedos que foram entregues nessa noite às responsáveis pelo ATL do bairro da Galiza no Estoril.

O dia tinha começado com uma dação de sangue pela manhã. Foi um dia em cheio para a Mestre Affonso Domingues.

Tinha decidido entre a apresentação da candidatura e a eleição que iria ser diferente do que até então tinha sido a norma, só não sabia que o que eu planeara como diferente foi uma brincadeira de crianças comparado com o que aconteceu.

Essa diferença assentou no facto de anunciar logo após o resultado da votação quem iriam ser os oficiais principais da Loja. Lembro-me de convidar o 2ª Vigilante para ser primeiro e como me solicitou ficar mais um ano no posto convidei outro Irmão para o Cargo. Nessa altura não estava ainda enraizado o hábito da progressão dos Vigilantes e era normal durante o mês de Agosto o VM eleito receber “pressões” para escolher este ou aquele. Como não gosto de ser pressionado, e quando sou, tendo a mandar o “pressionador” às urtigas, decidi assim. Dessa forma passava o verão tranquilo.

O Vítor solicitou-me, no final da sessão, que representasse a Loja numa reunião da máxima importância que ocorria no dia seguinte – domingo – e que tinha sido convocada por Fernando Teixeira que era o Grão Mestre na altura. Esse ano de 1996 era o ano da realização da Conferencia Internacional de Grão Mestres e a GLRP tinha conseguido organizar esse evento. Em simultâneo ocorreria a tomada de posse de Luís Nandim de Carvalho enquanto 2º Grão Mestre da GLRP.

A dita reunião visava aspectos relacionados com a Conferencia, mais especificamente financiamento do evento. As Lojas tinham sido chamadas para patrocinarem a vinda de Grão Mestres de países com dificuldades. Se me recordo 350 contos (1750 Euros) trazia e aLojava um Grão Mestre de um país europeu.

A reunião correu muito bem, uma Loja pagava um GM, outras duas dividiam outro, e nós Affonso Domingues calados lá no canto. Corria bem a reunião até que fomos interrogados por F. Teixeira – “ E a Affonso Domingues? “.

Respondi que a Loja estava exangue, exangue porque tinha dado sangue na véspera e porque tinha também esgotado as suas reservas financeiras no apoio a uma instituição de solidariedade social que somado dava cerca de 700 contos (3500 euros), consequentemente não podíamos trazer nenhum GM porque não tínhamos dinheiro e juntei que mesmo que tivéssemos as nossas prioridades seriam para com quem precisa e não para festas.

Nessa altura a reunião começou a correr mal !

Na nossa perspectiva as prioridades eram umas, nas de Fernando Teixeira tínhamos prejudicado a vinda de 2 Grão Mestres.

Esta reunião deu origem, para além de dezenas de conversas e indignações dos que eram mais chegados ao Grão Mestre, a um decreto de Fernando Teixeira no qual dispensava a Loja Affonso Domingues de comparecer na festa e na Sessão de Grande Loja, etc. Eu pessoalmente já lhe tinha dito que não iria aquando de uma conversa privada posterior a esta reunião na qual lhe expliquei com mais detalhe a posição da Loja e a minha.

Este “castigo” de dispensa de presença, e não um decreto de abertura de inquérito com vista a sanção disciplinar minha, como era hábito nessa altura, demonstrou claramente que a Loja Affonso Domingues tinha razão e que as posições apresentadas o foram de forma inatacável.

Modéstia colectiva à parte mas sempre e ainda hoje as posições da Loja são fundamentadas, correctas e inatacáveis.

Nesse ano, e dado que no equinócio de Setembro tomou posse o novo Grão Mestre e que este tinha expressado o desejo de instalar o Máximo de Veneráveis Mestres possível, não decorreram as costumeiras Instalações.

Logo no inicio de Outubro e em cerimonia simplificada, presidida pelo próprio Grão Mestre foram empossados todos os Veneráveis que já fossem Mestres Instalados (o que era o meu caso por dispensa especial do Grão Mestre Anterior).

Também neste particular o meu Veneralato foi diferente.

Convoquei a primeira sessão e nela expliquei à Loja a razão pela qual já a dirigia.

Em meados de Outubro convidei o Grão Mestre para um almoço, fazendo-me acompanhar dos meus vigilantes. Reservamos uma sala num restaurante de Lisboa, e durante a refeição explicámos ao GM que entendíamos a situação difícil da Grande Loja, num momento de transição e que enquanto ele GM se mantivesse fiel aos princípios da Maçonaria Regular, aos regulamentos, etc . , então a Loja Mestre Affonso Domingues o suportaria e apoiaria.

Nenhum de nós tinha ideia do que iria suceder.

Foi por esta altura que foi alugada a Casa do Sino e se deu a mudança de instalações do Jardim dos Passarinhos no Estoril para lá.

Grandes alegrias por termos finalmente uma sala onde pudéssemos reunir com dimensão para se poder trabalhar com à vontade, e sobretudo o que era muito importante com a possibilidade de organizar os ágapes rituais logo após a sessão, uma vez que usando a cozinha local a mulher do ex Grão Mestre preparava (aquecia) a comida previamente encomendada.

Lembro-me que começamos a usar a sala imediatamente sem sequer se fazerem modificações como fossem os degraus do Oriente. Mas o entusiasmo era tal que essas coisas eram de menor importância.

Dirigi 2 sessões, as de Novembro, na casa do Sino.

Convém aqui explicar, e antes de continuar o relato, que a Loja Mestre Affonso Domingues era na altura uma das mais importantes da Grande Loja e que nas suas colunas se sentavam mais de 15 grandes oficiais, alguns Assistentes de Grão Mestre e mesmo Vice Grão Mestres. O número de presenças a uma sessão era de 30 obreiros como mínimo.
Dentro da Loja existiam muitos líderes de opinião que eram respeitados por membros de outras Lojas, e dado que a Loja tinha assistido na criação de Lojas de fora de Lisboa tinha também algum peso na decisão das mesmas.

O Ambiente estava frenético.

Pelo fim de Novembro, não posso precisar a data específica, recebo uma chamada na qual me é solicitado que me desloque à Universidade Moderna para assinar uma carta para destituir o Grão Mestre. Esta solicitação foi-me feita em dupla qualidade de Venerável Mestre da Mestre Affonso Domingues e Grande Oficial. Pedi que me mandassem por fax cópia do documento para poder analisar e decidir se o assinava ou não, mas não consegui pois do outro lado argumentavam que era ultra confidencial e que se eu quisesse conhecer o documento que me deslocasse. Fiz finca pé e a chamada foi transferida para alguém com mais autoridade no golpe (e na Moderna) que perante a minha recusa me ameaçou – “ ou assinas ou …” e eu respondi “ ou … “ – tendo a conversa ficado por ai. Hoje tenho pena de não ter ido lá ler a carta.
Nunca a assinaria, mas como a dita nunca foi divulgada ficaram sempre dúvidas sobre a sua existência. Disse-me quem viu a carta que esta nunca foi divulgada porque o número de assinaturas no fim da mesma não era representativo.

Na altura tudo me pareceu estranho, pelo que fui mantendo o Grão Mestre informado do que se passava.

As informações e contra informações eram muitas e começaram a aparecer noticias nos jornais.

No entanto e se me recordo os dias que antecederam o “ assalto” foram mais ou menos calmos.
(...)
José Ruah
Seguem-se mais 2 partes

20 julho 2007

O sétimo Venerável Mestre

O sétimo Venerável Mestre foi eleito em Julho de 1996 e foi instalado em Setembro do mesmo ano, com grande expectativa e grandes esperanças da Loja. Era um elemento da "nova geração", que fora iniciado já depois da constituição da Grande Loja e, sobretudo, o primeiro elemento que não pertencia ao círculo restrito de amizades de Fernando Teixeira, o Grão-Mestre fundador. Era unanimemente reconhecida a sua capacidade, o seu interesse, o seu dinamismo, esperava-se que ele fosse o catalisador dos novos rumos da Loja, novos rumos que os mais ansiosos e inconformados vinham debatendo há algum tempo, que com ele se começasse a dar resposta às principais perguntas que na Loja se fazia então: que fazer com este grupo? Como evoluir? Que iniciativas tomar?

José Ruah, o sétimo venerável Mestre, nem quando foi eleito,nem quando foi instalado sequer remotamente intuiu quão grande, quão radical, seria a mudança que ocorreria no seu Veneralato.

José Ruah, ensarilhado pelas circunstâncias, envolto no imprevisto, lançado no olho do furacão, pouco teve oportunidade de fazer - mas fez mais do que muitos, talvez, até hoje, tenha sido o Venerável Mestre que, contas feitas, mais fez pelo preservar da identidade da Loja.

José Ruah, tolhido pela tempestade, batido pelos ventos da discórdia, encharcado pela chuva da cizânia, acabou por cumprir menos de meio mandato - mas essa menos de metade valeu por vários mandatos completos.

José Ruah, assediado por uns e por outros, sitiado pela urgência, acompanhado por todos, pouco fez do seu projecto para esse ano - mas salvou e fortaleceu o projecto da Loja Mestre Affonso Domingues.

Os primeiros tempos na Cadeira de Salomão são de adaptação. Os mais experientes sabem-no. Por isso, o Venerável Mestre que termina o seu mandato procura deixar algum trabalho encaminhado para ser executado pelo seu sucessor: candidatos já votados e aprovados, prontos para serem iniciados, Aprendizes com pranchas lidas e em condições de serem passados a Companheiros, Companheiros com formação terminada, aptos a serem elevados a Mestres, Mestres com pranchas de traçar prontas para apresentar seus planos na Oficina. Assim, os primeiros tempos do novo Venerável Mestre, enquanto este se ambienta e afina a orientação que pretende incutir à Loja, estão assegurados. É por volta de fins de Novembro, Dezembro, que os projectos verdadeiramente do novo Venerável Mestre começam a ser implementados.

No caso do José Ruah, ambientação feita, projectos afinados, execução em começo e... ocorre o "pulo do lobo", o golpe da Casa do Sino!

De um dia para o outro, a Loja fica sem instalações, ocupadas pelos golpistas, com recurso a seguranças armados, é pressionada a aderir ao golpe, por uns, e instada a permanecer leal ao Grão-Mestre eleito, por outros. Os mais antigos e experientes, incluindo todos os ex-Veneráveis, são amigos de Fernando Teixeira e pronunciam-se pela adesão à cisão. Os Mestres mais novos, já iniciados depois da constituição da Grande Loja e formados no respeito da legalidade e no cumprimento dos princípios da Regularidade, tendem a manter-se fiéis ao Grão-Mestre eleito e internacionalmente reconhecido e aceite como tal. Os Companheiros e Aprendizes ficam desorientados no meio do caos que se instala.

E todos se voltam para José Ruah, todos esperam do Venerável Mestre que indique o caminho, aponte a opção, escolha o rumo. Todos, na Loja e fora dela, de um lado e do outro, têm a clara noção que, muito provavelmente, a Loja seguirá a via por que enveredar o seu Venerável Mestre. Todos, na Loja e fora dela, de um lado e do outro, rapidamente se apercebem que a opção que a Loja Mestre Affonso Domingues tomar tem todas as condições para ser determinante na opção de outras Lojas e muitos outros obreiros: a esmagadora maioria dos obreiros da Grande Loja fora iniciada pela Loja Mestre Affonso Domingues, os seus elementos ajudaram a consagrar muitas Lojas, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior. A influência da Loja Mestre Affonso Domingues podia ser determinante para o sucesso da cisão ou para o suporte do Grão-Mestre eleito e agora contestado.

Por isso, as pressões, internas e externas, foram enormes, foram esmagadoras, foram asfixiantes. E todas, ao mesmo tempo, se exerciam sobre quem tinha o poder de cortar o nó górdio por um ou outro dos lados, sobre quem segurava a Espada Flamejante da Loja Mestre Affonso Domingues, o seu sétimo Venerável Mestre, José Ruah.

José Salomão Ruah fez então jus ao seu segundo nome e agiu com sageza e prudência dignas do Rei que tal nome usou e por tais Virtudes ficou conhecido: primeiro esperou, depois aguardou; olhou, viu, ouviu, sentiu; deixou a poeira assentar, os pássaros pousar, a contenda acalmar. Durante dois meses, fez saber a todos os obreiros que a Loja estava com os trabalhos suspensos, até que fosse tempo de decidir. Acalmou as hostes internas, exasperou os que de fora aguardavam pelo apoio dele e da Loja; ouviu as razões dos revoltosos e a versão do Grão-Meste contestado e de quem o apoiava, assegurou-se das intenções de uns e de outros.

Quando o tempo foi de decidir, convocou uma reunião de todos os elementos da Loja. Aí anunciou que a sua decisão era que a Loja é que ia decidir, que o grupo é que se ia assumir. Pela gravidade da situação, anunciou, e todos concordaram, que a decisão não seria apenas tomada pelos Mestres, mas por todos os Obreiros, Mestres, Companheirosa e Aprendizes, um homem, um voto. Logrou obter consenso quanto ao mais importante: o principal era preservar a Loja e a sua identidade, qualquer que fosse o seu caminho, e esse podia ser um, não de dois, mas de três: ficar fiel ao Grão-Mestre eleito, aderir à cisão, ou bater com a porta na cara de uns e de outros e decidir seguir o seu caminho como Loja independente e quem criou os problemas que os resolvesse...

Fez aprovar os princípios de que cadaum seria livre de tomar a opção que entendesse, mas que a opção da maioria seria a opção seguida pela Loja e os minoritários tomariam o seu caminho sem azedumes e sem pôr em causa a Unidade e o Património Moral da Loja, afastando-se pacificamente. Garantiu que ficasse assente que a porta que se abria para os que saissem se abriria de novo, sem hesitação nem problema, para aqueles que porventura ulteriormente desejassem regressar. E, após duas reuniões, em que todos falaram, serenamente, sem azedumes, sem ataques pesooais, sem criticar as opções do parceiro do lado, a maioria optou por permanecer fiel ao Grão-Mestre eleito e assim ficou também a Loja. Quem tomou a decisão de se afastar, não foi criticado pela maioria que ficou; as amizades mantiveram-se; os contactos cordiais e os reencontros agradáveis mantiveram-se e mantêm-se. Alguns dos que então partiram já voltaram. Um desses já voltou a partir, agora para o Oriente Eterno. Os demais, estejam onde estiverem, estejam com quem estiverem, continuam e continuarão a ser dos nossos. Porque honraram a sua palavra. Porque respeitaram a Unidade e a Identidade da Loja que ajudaram a criar, a crescer e a desenvolver-se e porque, portanto, muito do que a Loja foi, algo do que é, um pouco do que será, também é deles.

Este legado, o de ter conseguido que a Loja saísse mais forte e mais unida daquela profunda crise, deixou-o José Ruah - e não sei se outrem, naquelas circunstâncias, o teria conseguido deixar. O seu papel no reforço da Identidade da Loja foi, assim, imenso e assinalá-lo é um simples acto de justiça.

E - é curioso! - nunca mais em Loja se voltou a ter a dúvida existencial de "que fazer com o grupo". Desde então, todos aprenderam, todos sabem, todos transmitem aos mais novos, que o grupo serve para ajudar a aperfeiçoar os seus elementos e que estes e cada um destes faz o que se sentir bem a fazer, em prol de si, da Loja, da Maçonaria, do País e da Humanidade, sem qualquer ordem de preferência, com a ajuda dos demais. E, daí para a frente, sempre soubemos o que fazer e sempre tivemos que fazer - até um blogue...

Para obter e atingir a pretendida Unidade da Loja, José Ruah pagou um preço: garantiu antecipadamente aos que ficassem em minoria que ele não iria dirigir a maioria. Ele, Venerável Mestrte da Loja Mestre Affonso Domingues, dirigira a Loja com todos os seus obreiros. Não a dirigiria apenas com alguns.

Não sei porque assim decidiu. Eu não decidiria assim e nunca entendi bem essa sua decisão, embora, naturalmente a tivesse respeitado. Até hoje, não compreendo a necessidade de assim ter procedido (talvez agora o José Ruah me elucide...). Mas o certo é que o José Ruah assim o disse e assim o fez: não voltou a dirigir a Loja que, até ao fim do seu mandato, e na falta de um Ex-Venerável (todos acompanharam a cisão) teve de, excepcionalmente, ser dirigida, com a devida autorização do Grão-mestre, pelo 1.º Vigilante, actuando no impedimento do Venerável Mestre eleito. Até ao fim do seu mandato, José Ruah manteve-se ausente. Regressou, com toda a naturalidade, depois de eleito e instalado o seu sucessor. E hoje, volta e meia...dá-nos música!

Rui Bandeira