09 fevereiro 2007

O maçon Kit Carson

Quando eu era miúdo, a banda desenhada chamava-se "histórias aos quadradinhos". Na época, as publicações eram a preto e branco e grande parte delas era dedicada às "cobóiadas". Desse tempo, recordo que um dos meus personagens preferidos era o Kit Carson. Mas Kit Carson não é apenas um personagem de banda desenhada. Kit Carson existiu mesmo. Nasceu no Kentucky, no condado de Madison County (não confundir com o local a que se refere o filme realizado e protagonizado por Clint Eastwood, As Pontes de Madison County, que se situava no Iowa) e... foi maçon!

Christopher (Kit) Carson nasceu em 24 de Dezembro de 1809. Quando tinha aproximadamente 1 ano, a família mudou-se para o condado de Howard, no
Missouri, onde cresceu, frequentando a escola somente até à terceira classe.

Aos 17 anos, fugiu de casa e juntou-se a uma caravana que se dirigia para o Novo México, onde a sua história maçónica começou, tinha ele 44 anos de idade.


Foi iniciado a 22 de
Abril de 1854, passado ao grau de Companheiro em 17 de Junho de 1854 e elevado ao grau de Mestre Maçon em 26 de Dezembro de 1854, na Loja Montezuma, em Santa Fé, Novo México. Na década de 50 do século XIX, havia pelo menos 10 Maçons que viviam na vizinhança de Taos. Em 16 de Novembro de 1859, pediram e obtiveram autorização da Grande Loja do Missouri para o levantamento de colunas da Loja Bent, em Taos. Kit Carson foi o primeiro 2.º Vigilante e, no ano seguinte, exerceu o ofício de 1.º Vigilante. Com o abatimento de colunas da Loja Bent, em 1865, Kit Carson regressou à Loja Montezuma, de Santa Fé, Novo México.

Kit Carson foi proclamado herói nacional dos Estados Unidos em 1854. Passou ao Oriente Eterno em 23 de Maio de 1868, em Fort Lyon, Colorado. Os seus restos mortais repousam, juntamente com os de sua mulher, no cemitério de Taos.

Como é que sei isto tudo? Porque o li no sítio da Grande Loja do Novo México, mais precisamente aqui!

Rui Bandeira

08 fevereiro 2007

Regularidade em Maçonaria

Há dias lancei um repto e um comentador solicitou mais informações sobre um tema determinado, ou melhor sobre uma questão associada a um tema.

De então para cá foram já publicados vários textos sobre este assunto e vários comentários feitos. De qualquer forma e com algum atraso aqui vai.

O tema : Regularidade
a questão :

"Caro josesr, o que me deixa triste é a maioria das obediências deste país, não todas, proíbam, a palavra é esta, o contacto entre maçons de outras obediências que não a sua. Não faz para mim sentido, de todo, que me possa reunir institucionalmente com um irmão australiano e não o possa fazer com um de Coimbra. A Maçonaria é só uma, uma questão administrativa não devia servir para dividir irmãos que almejam apenas trabalhar em conjunto, há luz de um Ideal Maior.
comentário assinado por Escriba "

O leitor pergunta essencialmente sobre questões de politica relacional e institucional maçónicas, do que sobre a regularidade.

No Inicio não havia regularidade ou irregularidade, havia Maçonaria. Com os ideais de 1789, inicia-se um movimento maçónico em França que abdica da imprescindibilidade de crença num ente superior - Grande Arquitecto.

Os movimentos maçónicos entretanto constituídos por esse Mundo fora regiam-se todos pelos mesmos princípios, pelo que o aparecimento desta nova corrente, que aos olhos do Maçonaria de então cometera uma irregularidade, provocou a necessidade de decidir o alinhamento. Ou seja manter como estava ou aderir à nova forma.
Aparecem as cisões, porque dentro de cada obediência havia pessoas que queriam uma coisa e outras, outra.

Aparece então o movimento irregular, sendo que o seu nome deriva apenas da Irregularidade original.

Por oposição as Obediências que se mantêm fiéis aos princípios iniciais passam a ser denominadas Regulares.

Estão então criados dois movimentos alimentados por fundos comuns, mas com filosofias distintas.

É normal, creio eu, que os movimentos privilegiem as relações com os da “sua cor”. E tão normal é que ganhou corpo uma nova figura, a do reconhecimento.

O reconhecimento não é mais que ser aceite pelos seus pares como um igual, dentro da linha filosófica seguida, seja ela Regular ou Irregular.

Segundo a minha opinião criaram-se, emergiram melhor dito, 2 pólos centralizadores do reconhecimento, a Grande Loja Unida de Inglaterra (regular) e o Grande Oriente de França (irregular).

Com o andar do tempo, e o aparecimento da Maçonaria Americana, USA, apareceu um terceiro pólo de reconhecimento. A Maçonaria Americana sendo regular, articula as suas políticas de reconhecimento com a Inglaterra, sendo que todavia pode reconhecer Potencias que a Inglaterra ainda não tenha reconhecido (geralmente a Inglaterra é a ultima a reconhecer).

Feita esta pequena introdução, importa aqui clarificar o que são relacionamentos institucionais.

Poderão haver dois tipos de relacionamento institucional. Os de ordem politica e os de ordem filosófica/ritual

Os de ordem politica (chamemos-lhe assim), a ocorrer, ocorrerão normalmente entre as mais altas esferas das instituições, de forma mais ou menos explícita. Este tipo de contactos não tendo qualquer repercussão para a vida interna da organização, pode fazer muito sentido na preservação da imagem pública da Maçonaria, pois quem ataca não faz distinção entre correntes filosóficas.

Os de ordem ritual. Ora penso que é mais sobre estes que o leitor está interessado.

OS rituais seguidos pelas obediências, independentemente dos ritos, estão de acordo com a linha filosófica que optaram. Regular ou Irregular conforme seja requisito a crença num Ente Superior – Grande Arquitecto ou não seja requisito.

Mas interliguemos aqui a Maçonaria com a história das religiões. Considerando um Cisma o advento da Irregularidade, poderemos compara-lo com os variados cismas que foram existindo ao longo dos séculos.

Comecemos pelo primeiro, o advento do Cristianismo. O aparecimento do Cristianismo rompe com a religião Judaica. E apesar dos fundamentos serem muito similares, um Judeu não pode pregar numa Igreja nem um Padre pode fazer as vezes de um Rabino.

Alguns anos mais tarde aparecem as Igrejas Anglicana e Protestante. Mais recentemente temos as confissões Evangélicas. Todas estas são Cristãs, seguem um principio de base similar, mas são todas diferentes.

Os Oficiantes de cada uma apenas Oficiam na respectiva Igreja/confissão.

As hierarquias de cada uma são definidas por métodos próprios, e cada qual tem a liberdade de interpretar os mesmos livros de forma distinta, pregando coisas diferentes. Sendo mais ou menos tolerantes.

As concelebrações são coisas muito raras e apenas em ocasiões especificas, sendo que na verdade não são concelebraçoes, mas sim celebrações paralelas justapostas no tempo e espaço.

Ora a Maçonaria não é diferente.

Todavia a pergunta é, porque razão não se juntam ritualmente, ou melhor porque razão é proibido que isso aconteça.

A resposta é minha, e confesso que não fui ler nada sobre este tema, e como tal obriga-me a mim. Pode até ser um erro colossal, mas é a minha e penso que tem lógica.

Saber a razão inicial da proibição parece-me tarefa ciclópica, e só possível se pudéssemos viajar no tempo e ir ouvir o que foi dito pelos dignitários que a decretaram. Entre o que é dito publicamente e a verdadeira razão pode ir uma diferença substancial.

É certo que o objectivo era marcar a diferença. Mas a diferença primordial se bem que importante era ténue. Os espíritos da altura, época de revoluções e de descobertas de princípios que para nós hoje são dados adquiridos, eram talvez menos contemporizadores.

A forma tradicional de evitar, foi sempre a proibição. E ainda hoje voltando atrás as religiões o fazem de forma discreta mas fazem ao exigirem processos de conversão (mais ou menos complicados) para celebrarem casamentos de acordo com a “verdadeira fé”.

Ora em períodos conturbados, as indicações dadas pelas “chefias” devem ser claras.
“Não é permitido” é substancialmente mais claro do que , “ poderão eventualmente estar presentes desde que salvaguardados …… “ sem contar que desta forma ao proibir se preservava o poder de Reconhecer.

A não miscigenação preservaria os valores impolutos, e permitiria claramente considerar os grupos como dissidentes.

Ora hoje quase 3 séculos depois, a proibição passou a questão filosófica e cimentou a diferença.

Hoje não creio que seja possível, sem grandes modificações, que a junção das correntes acontecer. Todavia no futuro quem sabe.

Todavia e como Rui Bandeira mencionou, há algumas coisas a serem tidas em conta. Do ponto de vista da Regularidade é aceite como Maçonaria embora diferente a praticada pelos movimentos Irregulares, no caso português o GOL.

E na prática, há uma circunstância em que Maçons Regulares e Irregulares se reúnem ritualmente e é aceite (na generalidade) pelas estruturas. Esta circunstancia é infelizmente a Cadeia de União Fúnebre quando efectuada publicamente.

E por aqui me fico por enquanto. Sei que não disse nada de muito diferente do que o Rui Bandeira já escreveu, mas talvez a abordagem seja algo distinta.
JoseSR

Blogue francófono

O IFSF - Blogue francophone de la FM Internationale é um verdadeiro "Mason's Digest", isto é, trata-se de um blogue que recolhe e cita muito do que é publicado, na Imprensa e na Rede, blogosfera incluída, sobre a Maçonaria.

Para quem domina a língua francesa e pretende manter-se informado sobre a (rica e variada) informação sobre a maçonaria que se publica nos países francófonos, é um endereço a incluir nos Favoritos.

Mas o blogue não se limita a recolher informações na Imprensa e na Rede de língua francesa. O nosso A Partir Pedra também é escrutinado pelos seus autores!

Prova disso mesmo é esta referência de 16 de Janeiro último, a propósito da Grande Loge Nationale Française e da filatelia, que nos deixa obviamente satisfeitos.

Rui Bandeira

Fernando Pessoa versus Hiram

Nas voltas da "net" encontrei a referência a um
documento que me parece ser uma preciosidade.
Sob dois aspectos essenciais:
- Pela raridade
Creio tratar-se de uma obra só possível encontrar em
antiquários e alfarrabistas e mesmo assim só por
grande acaso;
- Pela actualidade
Pelo pequeníssimo excerto que apanhei é de uma
actualidade espantosa, bom, ou talvez não "espantosa" !
Tratando-se de um documento datado de 1935 pode
constatar-se que, para ser notícia de hoje, basta trocar
nomes e data...
Então cá vai:

FERNANDO PESSOA
As associações secretas
JPSetúbal

07 fevereiro 2007

Relacionamento entre Corpos Maçónicos

Como resulta do texto publicado ontem, a posição da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE) relativamente aos Corpos Maçónicos que considera que não preenchem as normas para que possam ser por ela considerados Regulares é a de, embora os reconheça como Maçonaria, os qualificar de Irregulares e interditar o contacto maçónico com eles. As Obediências Regulares, em todo o Mundo, devem seguir - e por norma seguem - idênticos critério e procedimento. Este procedimento aplica-se em relação, quer colectivamente ao Corpo Maçónico considerado Irregular, quer individualmente aos obreiros desse corpo.

Por contacto maçónico deve entender-se exclusivamente o respeitante à actividade maçónica stricto sensu, isto é, a participação, integração ou recepção em sessões RITUAIS, exclusivamente destinadas à participação de maçons e, assim, realizadas, como os maçons referem, a coberto dos profanos.

Tudo o resto não está coberto pela interdição. Não estão nela incluídos os ágapes brancos (isto é, em que é admitida a participação de profanos) ou mesmo as sessões cerimoniais brancas, pela simples razão de que, se tais eventos são abertos a profanos, por maioria de razão não são interditos a maçons de diversa tendência; não estão incluídos pela dita interdição quaisquer eventos organizados ou dinamizados ou participados por Corpos Maçónicos, Regulares ou Liberais, destinados ou abertos a profanos; não estão cobertos pela mencionada interdição os actos, organizações, projectos, etc., organizados pelas associações cívicas profanas que constituem o suporte legal ou que são participadas pelos Corpos Maçónicos, Regulares ou Liberais, porque, por definição, são eventos profanos.

Concordo com esta orientação. Conforme escrevi no texto A Regularidade Maçónica, reconhecer as diferenças, assumir a diferente natureza destas duas grandes tendências, admitir que não há UMA Maçonaria, antes DOIS tipos de Maçonaria - e que não há mal nenhum nisso! - é, no meu entendimento, essencial para que os elementos de cada uma das tendências viva proveitosamente aquela em que está inserido e se relacione fraternalmente com a outra. Admitido isto, sem complexos, facilmente entendemos que cada uma das tendências tem algo de único, de próprio, de íntimo. Esse algo deve ser reservado a ela própria e aos seus membros. Tal como cada um de nós preserva a sua vida íntima para si próprio e para com quem a compartilha. Em Maçonaria esse nível de intimidade corresponde às sessões rituais e respectivos ágapes. Faz-me, assim, sentido que essas sejam reservadas a quem compartilha comigo exactamente os mesmos princípios. Com maçons de outras orientações, o nível de relacionamento é diverso, mas seguramente diferente e mais próximo do que em relação ao Mundo Profano. Logo, excluído o ambiente exclusivamente destinado a meus Irmãos compartilhando comigo os mesmos princípios, é gratificante, é valioso, será porventura útil, ter um relacionamento especial também com maçons de outras orientações, mas respeitando o seu espaço próprio e preservando o meu. Assim, terei oportunidade de conviver e beneficiar dos ensinamentos de meu Irmão maçon de outra tendência em ágapes brancos, em sessões cerimoniais brancas (na sua casa, ou na minha), em organizações ou eventos de carácter profano, quiçá conjuntamente organizados (porque não?).

Em termos de imagem: com os conhecimentos normais, convivo fora de minha casa; aos meus familiares e amigos, recebo-os em minha casa e com eles compartilho a minha sala; o meu quarto, esse, reservo-o para quem é meu íntimo! E os meus amigos e familiares não se ofendem por eu reservar esse Santo dos Santos para mim e com quem partilho a minha intimidade. Igualmente não é razão de tristeza para meus Irmãos maçons de tendência diferente da minha que idêntica reserva eu faça na minha Vida Maçónica e que, similarmente, respeite tal reserva em relação a eles!

Tal reserva - que apenas distingue entre íntimos e próximos, mas que a ambos privilegia em relação a todos os demais - traduz apenas a aceitação da Realidade, das Similitudes e Diferenças que existem, de forma alguma um menor respeito ou consideração para com o Maçon de tendência diversa da minha.

Do meu ponto de vista, não há que nos lamentarmos por existir um pequeno espaço reservado unicamente aos maçons da mesma Obediência; há que aproveitar o enorme espaço de convivência, de cooperação, de afirmação dos princípios comuns, de que a Maçonaria e os maçons, independentemente das suas orientações, dispõem.

Rui Bandeira

06 fevereiro 2007

Reconhecimento de Corpos Maçónicos

Freemason's Hall - Londres

A existência de diversos Corpos Maçónicos, desde logo em termos internacionais - mas não só -, mas também a existência de organizações para-maçónicas ou que, nada tendo a ver com a Maçonaria, se reclamam dela, ou de esoterismo, ou de similares conceitos, implica a necessidade da Maçonaria distinguir entre o que é Maçonaria e o que não é e, dentro desse conceito, entre quem postula idênticos princípios e quem segue diferente caminho. Criou-se, assim, o mecanismo do Reconhecimento.

Na Maçonaria Regular, particularmente importante é o Reconhecimento da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE), por ser essa a Grande Loja original da Maçonaria Especulativa. Daí que seja dada especial atenção aos critérios instituídos por essa Grande Loja para o Reconhecimento de Corpos Maçónicos. Tais critérios estão publicados aqui e a sua versão em português está publicada no sítio da GLLP /GLRP, mais precisamente no capítulo sobre o Reconhecimento, de onde é para aqui transcrita. São, pois, os seguintes os critérios que é necessário preencher para que um Corpo Maçónico seja reconhecido como integrando a Maçonaria Regular:

1. Regularidade de origem, isto é, que cada Grande Loja tenha sido criada regularmente por uma Grande Loja devidamente reconhecida ou por três ou mais Lojas regularmente constituídas.

2. Que a crença no Supremo Arquitecto do Universo e na sua vontade revelada seja condição essencial para admissão dos membros.

3. Que todos os iniciados prestem o seu compromisso sobre o Livro da Lei Sagrada ou com os olhos fixos nesse Livro, aberto à sua frente, livro pelo qual se exprime a revelação do Ser Supremo ao qual o individuo que acaba de ser iniciado fica, em consciência, irrevogavelmente ligado.

4. Que a composição da Grande Loja e das Lojas particulares seja exclusivamente de homens e que cada Grande Loja não mantenha quaisquer relações maçónicas, seja qual for a sua natureza, com Lojas mistas ou com corpos que admitem mulheres como membros.

5. Que a Grande Loja exerça jurisdição soberana sobre as Lojas submetidas à sua obediência, isto é, que seja um organismo responsável, independente e inteiramente autónomo, possuindo uma autoridade única e incontestada sobre a Arte ou os graus simbólicos (Aprendiz, Companheiro e Mestre) colocados sob a sua jurisdição, e que não esteja de forma alguma subordinada a um Supremo Conselho ou qualquer outra Potência reivindicando controle ou supervisão sobre esses graus, nem partilhe a sua autoridade com esse Conselho ou essa Potência.

6. Que as Três Grandes Luzes da Maçonaria (isto é, o Livro da Lei Sagrada, o Esquadro e o Compasso) estejam sempre expostos durante os trabalhos da Grande Loja ou das Lojas na sua obediência, sendo o principal dessas luzes o Volume da Lei Sagrada.

7. Que as discussões de ordem religiosa e politica sejam estritamente proibidas em Loja.

8. Que os princípios dos Antigos Landmarks, costumes e usos da Arte sejam estritamente observados.

A Grande Loja Unida de Inglaterra precisa ainda, sob o título

Grandes Lojas Irregulares e Não Reconhecidas

Existem alguns Corpos Maçónicos com regras próprias que não preenchem estas normas, por exemplo, não exigem a crença num Ser Supremo, ou que autorizam ou encorajam os seus membros a desenvolver, enquanto tal, actividade política. Esses Corpos são reconhecidos pela Grande Loja de Inglaterra como sendo Maçonicamente Irregulares e o contacto maçónico com eles é interdito.

Note-se que a Grande Loja Unida de Inglaterra, com esta formulação, embora enfatize que tais Corpos Maçónicos não são Regulares (e portanto os designa de Irregulares), reconhece-os como Maçonaria.

A GLLP/GLRP é o único Corpo Maçónico português reconhecido como Regular pela Grande Loja Unida de Inglaterra, como se pode conferir aqui. De notar que, ao contrário do que muitos pensam, não é exacto que a Grande Loja Unida de Inglaterra apenas reconheça necessariamente um Corpo Maçónico por país; designadamente, no Brasil reconhece como Regulares o Grande Oriente do Brasil e as Grandes Lojas do Estado de Mato Grosso do Sul, do Estado do Rio de Janeiro e de S. Paulo, como se pode conferir aqui.

A GLLP/GLRP é reconhecida pelas seguintes Potências Maçónicas:

District Grand Lodge of Gibraltar
G. L. de la Republica Dominicana
G. L. de los Andes (Bucaramanga)
G. L. Nationale Guinéenne (Conakry)
Gran Loggia Repubblica Di San Marino
Gran Logia "Benito Juarez"
Gran Logia "Cosmos" del Estado de Chihuahua
Gran Logia "Cuscatlan"
Gran Logia "Occidental Mexicana"
Gran Logia "Unida Mexicana"
Gran Lògia D' Andorra
Gran Logia de AA:. LL:. Y AA:.MM:. de Sinaloa
Gran Logia de Chile
Gran Logia de Costa Rica
Gran Logia de Cuba
Gran Logia de Guatemala
Gran Logia de Honduras
Gran Logia De La Argentina
Gran Logia de la Republica de Venezuela
Gran Logia de Nicaragua
Gran Logia de Peru
Gran Logia de Tamaulipas
Gran Logia de Uruguay
Gran Logia de York de México
Gran Logia Del Ecuador
Gran Logia del Estado de Chiapas
Gran Logia del Estado de Hidalgo
Gran Logia del Estado de Nuevo Leon
Gran Logia del Pacifico
Gran Logia Simbolica del Paraguay
Gran Logia Soberana de Puerto Rico
Gran Logia Valle de México
Grand East of the Netherlands
Grand Lodge Alpina of Switzerland
Grand Lodge of A.F. & A.M. of Ireland
Grand Lodge of Austria
Grand Lodge of Bolivia
Grand Lodge of Bulgaria
Grand Lodge of Denmark
Grand Lodge of F. and A.M. of Japan
Grand Lodge of Finland
Grand Lodge of Greece
Grand Lodge of Iceland
Grand Lodge of India
Grand Lodge of Iran
Grand Lodge of Moldova
Grand Lodge of Norway
Grand Lodge of Panamá
Grand Lodge of Philippines
Grand Lodge of Russia
Grand Lodge of Slovenia
Grand Lodge of South Africa
Grand Lodge of Spain
Grand Lodge of Sweden
Grand Lodge of the Czech Republic
Grand Lodge of the State of Israel
Grand Lodge of Turkey
Grand Lodge of Ukraine
Grand Loge du Congo
Grand Loge Nationale de Madagascar
Grand Orient D' Haiti
Grande Loge de Côte D' Ivoire
Grande Loge de Luxembourg
Grande Loge Du Benin
Grande Loge Du Burkina Faso
Grande Loge Du Cameroun
Grande Loge Du Gabon
Grande Loge du Royaume du Maroc
Grande Loge du Sénégal
Grande Loge Nationale Française
Grande Loge Nationale Togolaise
Grande Oriente D' Italia
Grande Oriente de Pernambuco
Grande Oriente do Brasil
M. R. G. L. Nacional de Colombia
Marea Loja Nationala Di Romania
National Grand Lodge of Poland
Regular Grand Lodge of Belgium
Regular Grand Lodge of Yugoslavia
Sino Lusitano Lodge of Macau Nº 897 - Hong Kong
Symbolic Grand Lodge of Hungary
The G. L. of British Columbia & Yukon
The Grand Lodge of Alberta
The Grand Lodge of Croatia
The Grand Lodge of F. and A.M. of Estonia
The Grand Lodge of Scotland
United Grand Lodge of England
United Grand Lodge of New South Wales and Australian Capital Territory
United Grand Lodge of Victoria
United Grand Lodges of Germany.

Rui Bandeira

05 fevereiro 2007

A Regularidade Maçónica

No seu texto Breve análise do Blogue, JoséSR sugeriu aos visitantes do mesmo que, no espaço para comentários, indicassem assuntos que gostassem de ver aqui tratados. Escriba não se fez rogado e escreveu: Gostaria de por aqui ver abordada e participada pelos internautas, a questão da regularidade. É com enorme tristeza e pesar que constato o que no nosso país se passa neste dominio. Instado a esclarecer a razão da tristeza, acrescentou: o que me deixa triste é a maioria das obediências deste país, não todas, proibam, a palavra é esta, o contacto entre maçons de outras obediências que não a sua. Não faz para mim sentido, de todo, que me possa reunir institucionalmente com um irmão australiano e não o possa fazer com um de coimbra. A Maçonaria é só uma, uma questão administrativa não devia servir para dividir irmãos que almejam apenas trabalhar em conjunto, há luz de um Ideal Maior.

A prioridade no desenvolvimento cabia ao JoséSR, já que o assunto fora suscitado em comentário a um texto seu. Porém, o JoséSR não terá tido ainda disponibilidade para o fazer. Como não é conveniente deixar passar mais tempo sem desenvolver o assunto proposto, sob pena de o Escriba ficar defraudado na sua expectativa, avanço já eu.

Uma advertência, porém, não quero deixar de formular, talvez desnecessariamente: todas as opiniões que neste blogue deixo consignadas vinculam-me apenas a mim, maçon livre de uma Loja livre, e a mais ninguém, pois sou porta-voz apenas de mim mesmo.

Escriba levantou, não uma, mas três questões diferentes: a Regularidade, o Reconhecimento e o Relacionamento das e entre as Obediências Maçónicas. Interligar-se-ão, influenciar-se-ão, sem dúvida. Mas são questões diferentes e assim devem ser tratadas. Hoje, tratarei apenas da primeira.

Denomina-se de Maçonaria Regular a Maçonaria que segue os princípios da Maçonaria Inglesa, especificamente da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE). Tais princípios estão definidos nos doze Landmarks já neste blogue apresentados e comentados. Deles se retira estarmos perante uma Maçonaria deísta (é elemento essencial a crença num Ente Criador), independente de e aceitando todas as religiões, com o objectivo do aperfeiçoamento moral e espiritual dos seus membros através do método maçónico e da interacção individual com o grupo em que se está inserido e só mediatamente influenciando a Sociedade, através do exemplo dos maçons, isto é, sem intervenção política directa e organizada. Em Portugal, esta tendência está corporizada na Grande Loja Legal de Portugal / Grande Loja Regular de Portugal (GLLP / GLRP). Outras organizações de menor expressão, originadas de cisões desta Obediência se reclamam do mesmo ideário.

À falta de melhor designação, designa-se por Maçonaria Liberal (evito aqui o adjectivo de Irregular, que pode ser interpretado como tendo uma carga negativa) a tendência que prossegue o ideário desenvolvido pelo Grand Orient de France desde a época da Revolução Francesa, assente sobretudo na trilogia de princípios Liberdade-Igualdade-Fraternidade, na promoção da Democracia e das Ideias Democráticas. Esta tendência não considera essencial a crença num Criador, admitindo agnósticos e ateus. Busca o aperfeiçoamento da Sociedade através da acção dos seus membros, que devem, para tal, aperfeiçoar-se moralmente. Não rejeita, antes favorece, a intervenção política. Em Portugal, esta opção é a seguida pelo Grande Oriente Lusitano (GOL).

Estas duas correntes são realidades e organizações diferentes e com diferentes propósitos. É certo que em muito os respectivos caminhos são comuns (o método de evolução, o tipo de organização, as raízes simbólicas, a proactividade pelo aperfeiçoamento). Mas também de forma não despicienda tais caminhos divergem: enquanto uma baseia todo o seu ideário na crença num Criador, como base e enquadramento para o aperfeiçoamento dos seus membros, objectivo essencial buscado (sendo tudo o resto, incluindo a evolução da Sociedade uma consequência mediata), a outra prescinde dessa crença (mas não a hostiliza, aceitando sem problema crentes e, tal como a Maçonaria Regular, integrando a tolerância perante as várias opções religiosas no seu ideário) e prossegue o aperfeiçoamento dos seus membros como meio para atingir o objectivo essencial, a transformação da Sociedade, a sua evolução e aperfeiçoamento, de acordo com a matriz democrática.

Ambas as tendências são igualmente respeitáveis. Têm - repito - muito em comum, quer na forma, quer na substância. Têm, no entanto, princípios essenciais diferentes e objectivos diversos. São, pois, realidades diversas, embora em muito semelhantes. Percorrem e partilham o mesmo caminho, ao longo de grande parte da jornada. Mas querem chegar a pontos diferentes. Ambas são romeiras. Só varia o destino de romagem.

No meu ponto de vista, não é melhor nem pior uma do que outra. São, simplesmente, diferentes. Ambos os caminhos são louváveis. Um convirá mais a uns; o outro a outros.

Não há, assim, uma mera questão administrativa a dividir Irmãos. Reconhecer as diferenças, assumir a diferente natureza destas duas grandes tendências, admitir que não há UMA Maçonaria, antes DOIS tipos de Maçonaria - e que não há mal nenhum nisso! - é, no meu entendimento, essencial para que os elementos de cada uma das tendências viva proveitosamente aquela em que está inserido e se relacione fraternalmente com a outra.

Eu insiro-me na Maçonaria Regular, prossigo e aceito os seus princípios. É este o meu caminho, o que se adequa a mim. à minha mentalidade, à minha maneira de ser, de pensar, de reagir. Outros inserem-se noutra tendência maçónica. O seu caminho é igualmente meritório e, porventura, para a mentalidade, a maneira de ser, de pensar e de reagir de quem o trilha, será mais profícuo.

Se os maçons, de qualquer tendência, souberem assumir a sua própria individualidade e as dos demais, se aplicarem a si próprios e aos demais maçons, qualquer que seja a sua tendência, os princípios que professam, ser maçon Regular ou Liberal não será nunca um factor de divisão, antes e tão só o que é: um adjectivo caracterizador da forma que escolheu para procurar ser melhor e ajudar a Sociedade a ser melhor.

Rui Bandeira

02 fevereiro 2007

Imagens de fundo maçónicas


Hoje em dia, sabendo procurar, encontra-se uma imensidão de imagens relacionadas com a Maçonaria, quer em sítios europeus, quer em sítios americanos.

Mais difícil é encontrar imagens com uma resolução suficiente para poderem ser utilizadas como imagens de fundo no ambiente de trabalho do monitor do nosso computador, substituindo as de origem do sistema operativo.

Pois bem, quem dos nossos visitantes quiser obter imagens para esse fim relacionadas com a Maçonaria, pode obtê-las, gratuitamente, aqui.

Neste sítio, que é patrocinado pela americana Masonic Shop, encontra quatro páginas de imagens aptas a serem utilizadas como imagens de fundo, todas na resolução 1024x768 e a maior parte também na resolução 1152x864.

Todas as imagens são disponibilizadas com licença Creative Commons (isto é, autorizada a sua utilização, sem encargos para o utilizador), para utilização como imagens de fundo em monitores de computador.

Gostaria de ter ilustrado este texto com uma dessas imagens, mas, como se pode ler no sítio, tal forma de utilização é expressamente não autorizada e os direitos de autor são para se respeitar. Assim, este texto é ilustrado com a imagem de topo do sítio (neste caso, é lícita a sua utilização, porque não expressamente interdita e porque é feita no âmbito de citação e divulgação do próprio sítio, pelo que se entende que a vontade presumida do seu titular autoriza essa divulgação, que resulta em seu benefício, ao menos potencial).

Há imagens para todos os gostos. Particularmente, apreciei a intitulada "Subtle" (subtil), porque beneficia efectivamente dessa qualidade. Vista no mostruário do sítio, em tamanho pequeno, parece nada ter. Em tamanho grande, verifica-se não ser bem assim...

Rui Bandeira

01 fevereiro 2007

O Verdadeiro Segredo Maçónico


O verdadeiro Segredo Maçónico...
É um segredo de vida
E não de ritual
E do que se lhe relaciona.
Os Graus Maçónicos comunicam àqueles que os recebem,
Sabendo como recebê-los,
Um certo espírito,
Uma certa aceleração da vida
Do entendimento
E da intuição,
Que actua como uma espécie
De chave mágica dos próprios símbolos,
E dos símbolos
E rituais não maçónicos,
E da própria vida.
É um espírito,
Um sopro posto na Alma,
E, por conseguinte,
Pela sua natureza,

Incomunicável

Fernando Pessoa

O Poeta escreveu com uma tal lucidez, uma tão esclarecedora clareza, um tão ofuscante brilho, que um simples escrevinhador de textos nada mais tem para acrescentar. Limita-se a extasiar-se e a partilhar com os demais o seu encantamento!

Rui Bandeira

31 janeiro 2007

Uma vida virtual

Mais uma vez trago para junto de todos uma mensagem que o meu "mail" insiste em, de vez em quando, pôr-me à frente.
Os que estão mais próximos de mim sabem quem são os meus "intocáveis".
Afinal por cá também há !
Estamos na geração do umbigo, das "sandes" e... do virtual !

Mas é uma bela "estória". Sem fim ! (?)



Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, porque queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia, para comer e acertar alguns bugs de programação num sistema que estava a desenvolver, além de planear a minha viagem de férias, coisa que há tempos que não sei o que são.
Pedi um filete de salmão com alcaparras em manteiga, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é?
Abri o meu portátil e apanhei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
- Senhor, não tem umas moedinhas?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, eu compro um.
Para variar, a minha caixa de entrada está cheia de e-mail.
Fico distraído a ver poesias, as formatações lindas, rindo com as piadas malucas.
Ah! Essa música leva-me até Londres e às boas lembranças de tempos áureos.
- Senhor, peça para colocar margarina e queijo.
Percebo nessa altura que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois deixas-me trabalhar, estou muito ocupado, está bem?
Chega a minha refeição e com ela o meu mal-estar. Faço o pedido do menino, e o empregado pergunta-me se quero que mande o menino ir embora.
O peso na consciência, impedem-me de o dizer.
Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeição decente para ele.
Então sentou-se à minha frente e perguntou:
- Senhor o que está fazer?
- Estou a ler uns e-mail.
- O que são e-mail?
- São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia
entender nada, mas, a título de livrar-me de questionários desses):
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- Senhor você tem Internet?
- Tenho sim, essencial no mundo de hoje.
- O que é Internet ?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, sabendo com certeza que ele pouco vai entender e deixar-me-ia almoçar, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, apanhar, pegar... é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer.
Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
- Que bom isso. Gostei!
- Menino, entendeste o significado da palavra virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Tens computador?! - Exclamo eu!!!
- Não, mas o meu mundo também é vivido dessa maneira...Virtual.
A minha mãe fica todo dia fora, chega muito tarde, quase não a vejo, enquanto eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que vive a chorar de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a minha irmã mais velha sai todo dia também, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, porque ela volta sempre com o corpo, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu a estudar na escola para vir a ser um médico um dia.
Isto é virtual não é senhor???
Fechei o portátil, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssem sobre o teclado.
Esperei que o menino acabasse de literalmente "devorar" o prato dele, paguei, e dei-lhe o troco, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado senhor, você é muito simpático!".
Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!
Agora, tem duas escolhas...
1. Enviar esta mensagem aos amigos e amigas ou
2. Apagá-la, fingindo que não foste tocado por ela!!!

Como podes ver, escolhi a nº1.


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JPSetúbal


Vista - Não o Vi

Não , não é um dialogo Maçonico.

Fiquei triste, e contra mim tambem falo, mas as estatisticas de acesso ao Blogue não mostram nenhum acesso a partir do novo sistema operativo VISTA.

Bem sei que só está à venda há um dia, mas....

O Acompanhamento da tecnologia já não é o que era...

JoseSR

30 janeiro 2007

Aproveitando a análise

Cá estamos no A-PARTIR-PEDRA, aconchegadinhos e muito quentinhos, naquela pose que apetece, junto à lareira, com um frio de rachar lá fora.
E estamos satisfeitos.
Primeiro porque o José não perdoa e anda em cima dos acontecimentos;
Segundo porque garantidamente nenhum de nós foi optimista ao ponto de prever que “isto” ia ser a sério (mesmo);
Terceiro porque os comentários, que são “pouquérrimos” (esta inventei eu) são, por outro lado, bem simpáticos e incentivadores.
Como o José, também agradeço a todos que têm tido a paciência de nos ler, e ainda mais aos que têm contribuído com comentários, que são sempre, sempre, bem vindos.
Como diria um “pirata” meu amigo, comentem, digam bem, digam mal, p…, mas digam alguma coisa !














O comentário do nosso leitor “Profano” à última intervenção do José, trouxe-me de novo à primeira linha do consciente a relação da Maçonaria com o “mundo profano”, como nós chamamos ao mundo que não aderiu à organização maçónica, mas que não é menos válido por isso.
E esta preocupação tem a ver com a tradição histórica na qual maçon serve para fritar (ou será grelhar ?), de preferência em lume brando e de preferência ainda com casa cheia (isto é, com lotação esgotada).

A minha referência inicial à lareira quentinha deverá ser apreciada num contexto algo diferente… Nada de confusões nem de ideias esquisitas.

Mas de facto os maçons têm sido frequentemente apontados como um grupo de meliantes, tradicionalmente a abater, acusados dos mais variados malefícios.
Roma então é de um encarniçamento histórico que só se explica pela necessidade de acusar outrém das tropelias, reconhecidamente, próprias.
A Maçonaria só foi interessante nos momentos em que foi utilizada em proveito próprio.
Não é caso único como se sabe, mas como é o nosso caso, é dele que falo.
Nas épocas mais recentes (2ª metade do sec. XX), o Estado Novo, aprendiz do fascismo europeu, elegeu como inimigo directo todas as organizações que teimassem em pensar livremente, associando-se intimamente à Igreja de Roma, e perseguindo tudo o que tivesse um cheirinho de liberdade de pensamento.
O isolamento de Portugal dentro da trilogia Deus, Pátria, Família, sob uma directiva de unicidade de pensamento comandada por uma única mente, ainda por cima mal aconselhada, levou ao apagamento forçado de todas as ideias que se afastassem, 1 mm que fosse, da directiva oficial.
Ao longo de 50 anos Portugal viveu debruçado sobre si mesmo, a modos que um “pensador” como o de Rodin, paralisado e só, e fechando o País fechou-se a cultura, fecharam-se as consciências, desapareceu a informação, com todas as consequências que daí resultaram para a vida dos portugueses.
A falta de liberdade de expressão trouxe a pouco e pouco a anemia das ideias e um retraimento do comportamento, primeiro individual, colectivo a seguir, do qual as famílias foram as primeiras vítimas.
Ao medo de falar seguiu-se o isolamento individual, única forma certa de evitar qualquer possível delação, e num ambiente de insegurança generalizada foi o salve-se quem puder.
A liberdade de expressão apenas subsistiu em pequenos agrupamentos, eles próprios fechados sobre si mesmos, vivendo clandestinamente.
Portugal viveu num mundo diferente de todos os restantes povos, nomeadamente os da Europa, não acompanhando a evolução social e cultural que resultou do fim da 2ª grande guerra e da explosão económica que então se verificou, com a necessidade de reconstruir toda uma Europa que ficara arrasada.
O Poder Político, firmemente instalado na polícia secreta e jogando o jogo da guerra nas colónias africanas, utilizou soberanamente a demagogia da salvação da Pátria para vincar o seu ideal absoluto, transformando em inimigo a abater qualquer um que ousasse questionar o caminho que estava a ser seguido, as organizações independentes do poder desapareceram, mesmo que não políticas, foram apontadas como traidoras e tratadas como tal, sendo acusadas de serem origem de todos os males.
Neste ambiente de medo generalizado apenas a Igreja de Roma se movimentou com todo o à vontade, servindo o, e servindo-se do, sistema implantado.
Encontrou campo fértil para recrutar “fieis”, como sempre acontece quando aos povos apenas lhes resta o sobrenatural.
É, pois, neste ambiente que a Maçonaria se vê acusada de ser uma organização secreta, concorrente da Igreja oficial, politicamente perigosa, agrupamento de interesses insondáveis, capazes de todas as patifarias, especialmente as que melhor servissem para exaltar a bondade do regime e maldade dos maçons.

Neste princípio de século XXI continuamos confrontados com os resquícios desta mentalidade abstrusa, criada e generalizada durante os 50 anos de Estado Novo.
É necessário, é urgente, que os objectivos maçónicos sejam divulgados.
Quanto mais não seja para repor a verdade sobre o que é a Maçonaria e quais os seus interesses, assim como é importante que se divulgue a história da Maçonaria, para que a maioria que ainda teme essa coisa esquisita da qual apenas ousa falar em surdina, possa reconhecer que os maçons são pessoas de bem, preocupados com o bem geral, trabalhando para o aperfeiçoamento social e cultural dos povos.
É urgente que todos entendam que a preocupação central do maçon é a solidariedade entre os homens, e a fraternidade entre os povos.
É urgente que todos percebam que o objectivo maçónico é a Paz, criada e implantada com firmeza sobre o conhecimento e aceitação da diversidade das ideias de todos.
Não há bons de um lado e maus do outro, há homens com todas as suas fraquezas, anseios, limitações e heroicidades, uns que acertam mais, outros menos, mas todos credores do mesmo respeito e do acesso aos mesmos direitos.

E este trabalho ninguém fará por nós.

O “A-PARTIR-PEDRA” também apareceu por causa disso.

JPSetúbal


29 janeiro 2007

Breve analise do Blog

Algures no decurso do ultimo fim de semana, o nosso Blog - a-partir-pedra.blogspot.com - passou mais uma etapa no seu percurso.
O numero de visitas registadas intra mês passou as 1000. O melhor até à altura tinha sido em Novembro com 906.
Não creio que no inicio este tipo de numeros fosse expectavel.
8 Meses depois do arranque, podemos aferir que o caminho que foi escolhido parece acertado. Tratamos de coisas sérias, de coisas mais ligeiras, abordamos questões Maçónicas, mas também as da actualidade e mesmo algumas relacionadas com lazer.
Já tivemos alguns "debates", sempre conduzidos com elevação, e tentando passar um máximo de informação aos nossos leitores, porque entre nós já sabemos que convencer o outro é tempo perdido. Somos os 3 - Rui Bandeira, JPSetubal e eu - teimosos qb e com ideias bem definidas.
Isso não nos causa engulhos, nem problemas e somos amigos, para além de Irmãos.
No entanto a critica dos nossos leitores é o mais importante, e quanto a isso estou desiludido. Os comentários que recebemos são muito poucos, e só apenas esses comentários nos permitirão aferir do interesse posto pelos leitores no Blog.
Falta apenas referir que a produção bloguistica dos restantes membros da Loja Affonso Domingues, e em condição de contribuir existem mais uns 25, tem sido muito baixa. Temos no entanto a esperança que ela venha a aumentar.
Aos leitores - Obrigado.
Faço uma sugestão - nos comentários a este Post coloquem assuntos que gostariam de ver tratados e nós cá na medida das nossas capacidades , tempo, conhecimento, disponibilidade e no respeito pela politica editorial do blogue, faremos por postar qualquer coisita.

JoseSR

Maçon... mesmo na intimidade!

Já por várias vezes expressei a minha admiração pela forma como a Maçonaria é vivida nos Estados Unidos da América. Lá, os maçons não serão melhores nem piores, mas são, seguramente, diferentes! Sobretudo na forma aberta como vivem e proclamam a sua qualidade de Filhos da Viúva.

E, lá nas terras do tio Sam, maçon que se preze é maçon dos pés à cabeça e faz questão de o demonstrar em todas - mas mesmo todas!- as circunstâncias.

Para o demonstrar, meus caros, apresento-vos...

Os Boxers maçónicos

Existem diferentes logotipos, 29 ao todo. Particularmente curioso é um, designado por "Maçon da Internet". Vou pensar em encomendar... Afinal, cada peça destas custa apenas 18,99 dólares (cerca de 15 Euros), embora, por ser proveniente de fora do espaço comunitário, tenha imposição de direitos alfandegários e IVA. Digamos, que, com tudo isso e portes de correio, deve ficar à roda de 20 Euros. Não é caro, se se quiser mostrar distinção em todos os momentos...

Quem estiver interessado, pode ver todos os modelos aqui.

Isto é que é dar significado à expressão que ser maçon é do foro íntimo de cada um...

Rui Bandeira

27 janeiro 2007

Revoando...

Meu Caro José, estou desapontado !
Cheguei a convencer-me que o meu Irmão se preocupava deveras com a minha pontaria e quando chego ao fim o que constato ? Que o meu Irmão José só teve aquela preocupação pelo interesse próprio ! O que Ele quer, mesmo, é a Abetarda com os Trimolletes… e está com medo que eu não acerte ! José, convenhamos que não é bonito.
Desta vez não desculpo.

Agora a sério, apenas pretendo acrescentar o seguinte:
Como em muitos casos a evolução da acção adoça as arestas rígidas do conceito estabelecido teòricamente.
No meu ponto de vista Tu tens razão na exposição dos conceitos e sua diferenciação. Do ponto de vista teórico é como dizes, tal qual.
Penso que a prática da guerra tem aproximado os dois conceitos, guerrilha e terrorismo, sendo este uma arma a ser usada por aquela, numa dependência que acaba por os misturar.
Considero extremamente difícil, actualmente, definir onde começa uma e acaba outro.
Talvez seja possível mas, para mim, a fronteira está esbatida com tendência para o esbatimento total.
Se calhar o Rui diria que é o principio dos vasos comunicantes…
Outro aspecto tem a ver com os que combatem o terrorismo e com o “tino de não criticar os que o estão a fazer por nós”.
Bem, estou a milhas de pretender atrapalhar a luta contra o terrorismo, mais e como penso que sabes, também lutei directamente contra o “terrorismo” e, à minha maneira e ao meu nível, tento fazê-lo permanentemente.
Ora há aqui vários aspectos a ponderar.
Um – Não consigo justificar os meios com os fins;
Dois – O conceito de terrorista não é definitivo. Os terroristas que eu combati, erradamente mas honestamente, acabaram por ser os heróis e nacionalistas das suas próprias nações (e muito bem, penso eu agora);
Três – Entendo que as sociedades organizadas como Nações, precisam absolutamente de uma entidade que deve permanecer secreta e que deve ter como finalidade a obtenção de informações sobre tudo o que possa pôr em risco e identidade da Nação e a segurança dos nacionais respectivos. Parece-me não haver aqui qualquer desacordo entre nós. Eu talvez mantenha algumas raivinhas antigas, se calhar incorrectamente, mas mantenho. Garanto-te que iria aos arames se alguém se lembrasse de voltar a dar o nome de PIDE a qualquer serviço de informações que exista ou venha a existir ! Ainda que as pessoas, a época, o enquadramento legal, o sistema de controlo e tudo o resto seja completamente outro. Não perdoaria a quem se lembrasse dessa. É uma das minhas raivinhas, só que ainda restam mais umas tantas.
Quatro – A CIA continuará obviamente a fazer o seu trabalho, pretensamente de protecção do mundo ocidental (?), só que seria bem melhor que o fizesse bem e com métodos que a consciência humana não possa condenar. Eu estou convencido que é possível fazê-lo, não estou convencido que ela o faça.

Mas podes ter a certeza que, conscientemente, não serei eu a prejudicar esse trabalho, e se as regras forem as minhas, até me alisto na CIA …
Nota: Espero que ainda possas vir a ter uma surpresa antes dos Trimollete.

JPSetúbal

26 janeiro 2007

Equipa maçónica nas corridas NASCAR

Brian Conz é um piloto de automóveis que participa no circuito americano NASCAR. Brian Conz é também maçon. Até aqui, nada de especial: há maçons em quase todas as profissões, um piloto de corridas de automóveis ser maçon não é nada do outro mundo.

O interessante é que Brian Conz, maçon e piloto de automóveis de corrida, não se limita a disputar provas da NASCAR. Disputa-as integrado na mais recente equipa de corrida NASCAR, o Scottish Rite Racing!

Pode-se ver aqui o anúncio da criação da equipa, que traduzo:

Os Maçons do Rito Escocês Anunciam A Mais Recente Equipa de Corrida NASCAR

O Scottish Rite Racing Team anunciou a sua parceria com Brian Conz e a aquipa de corrida de Frank Cicci na Casa do Templo do Rito Escocês no Sábado, 6 de Janeiro. A Equipa de Corrida e membros da comunidade maçónica estiveram presentes neste evento.

O Rito Escocês faz parte da "Família da Maçonaria", a mais antiga e maior organização fraternal na América, existente desde 1730. Muitos Americanos famosos foram Maçons, incluindo catorze presidentes, desde George Washington até Gerald Ford. O Irmão Ford era um Maçon de Michigan como o é Brian Conz, e ambos atingiram o grau 32.º no Rito Escocês, com o Irmão Ford a ter a honra de ter atingido o grau 33.º. Cerca de um terço do milhão e meio de Maçons Americanos progrediram até atingirem o grau 32.º do Rito Escocês e cerca de 1% destes atingiram o grau 33.º, em reconhecimento dos seus serviços à humanidade, às suas comunidades ou à Maçonaria. O Rito Escocês patrocina 225 clínicas da fala para crianças em todo o país, parte dos 2 milhões de dólares diários ou 750 milhões de dólares anuais que a Maçonaria Americana despende em filantropia.

Brian Conz pilotará o Scottish Rite Chevrolet n.º 34 da equipa de corrida de Frank Cicci com sede em Mooresville, Carolina do Norte. A equipa celebra em 2007 a sua 20.ª época na Busch Series, de que é a mais antiga equipa de corrida na sua história. Com 743 qualificações e 19 vitórias, a equipa teve pilotos como o actual campeão da NASCAR Craftsman Truck Series Todd Bodine, Randy LaJoie e David Green, alguns de uma grande linhagem de pilotos admirados na NASCAR. O seu proprietário Frank Cicci declara: “Estamos muito honrados com o privilégio de ter uma tão honorável organização associada a nós, esperamos ter uma colaboração duradoura com o Rito Escocês e Brian.”

Já o disse e repeti, mas continuo sempre surpreendido com a dimensão e especificidade da Maçonaria nos Estados Unidos!

Rui Bandeira

25 janeiro 2007

Dos Voos

Com o devido respeito e vénia, permite-me trazer uma subtil mas importante noção que te permitirá corrigir o azimute, e assim acertares melhor na Abetarda.
O Terrorismo não é a transposição para a malha urbana da guerra de guerrilha. Essa é a noção que os terroristas gostariam que fosse.
A guerra de guerrilha, de facto antiga como o Matusalem ou mesmo mais, é uma forma de guerra combatida por forças militares regulares ou para-regulares, contra forças militares regulares ou para-regulares.
A Guerrilha é uma táctica de guerra usada por forças de numero inferior, mas de versatilidade e mobilidade superior, para combater exercitos convencionais. Uma especie de Toca e Foge. Todavia os alvos são sempre ( ou tendencialmente sempre) militares.Nas Guerras há sempre vitimas civis, mas não são elas os alvos primários.
O Terrorismo não é uma táctica de guerra, é uma forma de intimidaçao através do assassinato indiscriminado de civis em que estes são os alvos primários.
Se a táctica de guerrilha é ja muito dificil de combater, e pela historia podemos já entender que salvo raras excepçoes, nunca um exercito regular ganhou a um exercito que usa a guerrilha, o terrorismo é muito mais dificil de combater, porque não tem estruturas visiveis. Porque nao precisa de grandes meios.
Um pouco de Adubo ( Nitrato) e mais umas coisitas que se compram no supermercado e é possivel fazer cair um prédio.
Por isso digo que o terrorismo é um fenomemo novo para o Mundo Ocidental. Fenomeno novo porque adquiriu uma dimensão mundial. Ontem mesmo por ameaças de atentado o aeroporto de Edimburgo na Escocia esteve fechado durante umas horas.
Bem ou mal a CIA tenta combater o terrorismo, e de facto ao acordarem tarde poderão a estar a cometer alguns erros de principiante, mas tentam. Acho que é obrigaçao de todos nós combater o terrorismo, e se não podemos faze-lo activamente pelo menos tenhamos o tino de nao criticar quem o está a fazer por nós. Sendo que neste caso estão também envolvidos outros Serviços Secretos e muitos governantes.

JoseSR

PS: Olha lá e isso da Abetarda ficará bom com trimolletes ?

OS VOOS DA ABETARDA






Não gosto da CIA ! Prefiro a abetarda, a cegonha, o periquito e todos os outros com asas moveis… A CIA tem asas fixas, não gosto, é deselegante, não “faz o meu género”.
O JoséSR falhou neste “pormaior”, na minha opinião, tirando isso há uma data de aspectos razoáveis (portanto com razão !) no Seu texto.

Porque de facto a CIA (bicho feio) faz aquelas coisas todas que o JoséSR refere;
Porque de facto o terrorismo não é uma forma de combate convencional, tradicional e leal;
Porque de facto as (as, não, algumas !) formas de combate ao terrorismo, poderão não ser compatíveis com todas as leis e legislações democráticas ocidentais, excepto os “Estados Unidos da América” que é geralmente considerado um país democrático e ocidental;
Porque de facto o Terrorismo não se combate só com força, mas essencialmente com informação e contra informação;
Porque de facto não é preciso ser um génio para perceber que nestas coisas da informação e contra informação é absolutamente necessário manter confidencialidade e muitas vezes dar acordos tácitos sem saber a totalidade da informação;

Ora bem, algumas precisões, cá do meu “Voo da Abetarda”…
O terrorismo não é nenhuma novidade !
O terrorismo só é novidade para os americanos que, vivendo num mundo só deles, se auto convenceram que seriam inatingíveis por qualquer que fosse o “mal” que os restantes “plebeus” mundiais inventassem.
Eles, americanos, não aprenderam rigorosamente nada com o Vietnam, (nem antes ainda com os Franceses e com o paralelo 38) são a nova “nobreza” mundial e os restantes viventes ao cimo da Terra são os plebeus, escravos, bôbos da corte…que nunca teriam capacidade, nem coragem, nem a ousadia de ...

De resto, o conceito de terrorismo é, tão somente, a guerra de guerrilhas passada ao tecido urbano, e a guerra de guerrilhas “é velha como o Matusalém”, com a utilização de todos os meios possíveis para matar e destruir.
É por causa da enorme componente de “informação” e “desinformação” (as baixas do inimigo são sempre, pelo menos, multiplicadas por 2 e as “nossas” divididas por 3) que qualquer opinião sobre esta matéria tem uma altíssima probabilidade de estar muito longe da realidade e sendo assim:

Há alguma certeza de que os aviões das “Torres Gémeas” tenham sido enviados pelos “Al-Qaedas” ?
Como sabes é um assunto que não está definitivamente pacífico.
Eu parto do princípio que sim, mas há várias teorias, as chamadas teorias da conspiração, que apontam muitos pormenores “desengonçados” no relato oficial (em especial aquela do avião no Pentágono parece estar longe de estar provada).

Por outro lado foi com base na desinformação (quero dizer, na mentira) que os americanos invadiram um País soberano (são eles que decidem quem são os maus e quem são os bons ?), que estão a causar um morticínio de lesa humanidade (já morreram muitos mais americanos no Iraque do que no tal terrível ataque em N.Y.), e os mortos são todos, todos, civis !

O facto de terem fardas vestidas não lhes altera a condição de civis. É uma falácia corrente a pretensa distinção entre civis e militares. Todos somos civis !

É por esta razão que, à semelhança do julgamento que fizeram ao Sadam (que foi um pirata da pior espécie), façam o julgamento do Bush (que é um pirata da mesma espécie), esperando eu que este não fique impune como ficou o responsável pela invasão e pelos milhares de mortos em Timor, que morreu há umas semanas e foi enterrado (salvo seja, claro) com a bandeira americana em cima.

Agora quanto à parte do “portuga” não tenho nada a dizer, para além de concordar que esta conversa dos “Voos da CIA” é uma treta para entreter quem não tem nada de mais útil para fazer.
A deputada Ana Gomes está a ser uma desilusão completa.
Depois da actuação que teve em Timor, esperava bem mais da sua actividade, e estou de acordo contigo que estas cenas não acrescentam nadinha à luta contra o terrorismo.
Nem contra nada !

Relativamente aos deputados portugueses apetece-me dizer uma coisa muito importante:
- Ora ainda bem que me fez essa pergunta, pois, portantes !


Atenção, não vale aquela do “anti-americanismo” !

JPSetubal

Associação Portuguesa Contra a Leucemia

HOJE PAVILHÃO ATLANTICO


Com o seguinte programa

PRIMEIRA PARTE

- La tregenda - Le villi - Puccini
- Aria di Roberto - Le villi - Puccini (Nº 9 grande)
- Intermezzo - Pagliacci - Leoncavallo
- Aria di Canio - Pagliacci - Leoncavallo
- Ch’ella mi creda libero - Fanciulla del west - Puccini
- Domingos António – Piano
- Liebeslied (“Widmung”) - Liszt/Schumann
- Rapsódia Húngara nº 6 - Liszt
- Rapsodia sobre un tema de Paganini - Rachmaninov

SEGUNDA PARTE

- Actuação especial de Lauren Margison con José Cura - Glauco Venier ( piano)
- José Cura e Luz Casal -Esta tarde vi llover (Manzanero) - Glauco Venier ( piano)
- Luz Casal - Piensa en mi (Agustín Lara)
- José Cura e Rui Veloso - Contigo aprendí (Manzanero) - Glauco Venier ( piano)
- Rui Veloso -Não queiras saber de mim (Rui Velosos/Carlos Tê)
- José Cura e Luís Represas - Nosotros & Perfidia (Junco Rodríguez - Glauco Venier ( piano)
- Luis Represas - Feiticeira (Luis/Francisco Viana)
- José Cura - Como yo te amé (Manzanero) - Glauco Venier ( piano)
- Todos os artistas - Voy a apagar la luz (Manzanero) - Glauco Venier ( piano)

Para mais informaçoes vá a Ass.Port.Contra Leucemia

JoseSR

Os Motociclistas Filhos da Viúva

A, pensava eu, improvável ligação entre Maçonaria e clubes de miotociclistas foi algo que me despertou curiosidade. Já anteriormente, neste blogue, dei conta da existência de dois clubes de motociclistas maçons, o Masonic Motorcycle Club International e o Maçonic Motorcycle Association of Australia.

Hoje, registo aqui a existência do Widows Sons Masonic Riders Association , clube norte-americano aberto a todos os maçons e seus amigos que conduzam uma moto de cilindrada não inferior a 500 cc (nos Estados Unidos, menos do que isso deve ser considerado integrado na categoria de trotinetes motorizadas...), a não ser que a máquina possuída possa ser considerada uma motocicleta clássica ou antiga, ou ainda no caso de alguns modelos de motocicletas desportivas. Todos os membros devem estar activos numa Loja Azul, isto é, numa Loja Maçónica que pratique os três graus tradicionais da Maçonaria, Aprendiz, Companheiro e Mestre.
O clube está dividido em três agrupamentos, a Southern Jurisdiction - que abrange os Estados mais a Sul dos EUA e ainda o Reino Unido, o Caribe, o México e a América do Sul -, a Northern Jurisdiction - que engloba os Estados mais a Norte dos EUA, o Canadá e a Europa Ocidental, excepto o Reino Unido - e a New England Jurisdiction - que inclui os Estados da Costa Leste dos EUA que constituem a zona designada por Nova Inglaterra.
O clube reclama-se de estar organizado para assegurar o honroso funeral e a assistência às viúvas de Mestres Maçons (será que os Companheiros e Aprendizes e respectivas viúvas não estão englobados?), para assegurar a promoção da Maçonaria no mundo do motocicismo e a promoção do motociclismo na Maçonaria e para assegurar acções filantrópicas.
Quem disse que Maçonaria e motociclismo eram incompatíveis?
Rui Bandeira

24 janeiro 2007

Os Voos da CIA

Bem cá vou eu “largadinho” para mais um tema polémico. Mas que posso eu fazer é mais forte que eu. Deve ser por isso que me vou mantendo no caminho do aperfeiçoamento.

Estou farto, já não consigo ouvir falar do assunto, e sobretudo como diz o JPSetubal não há pachorra para ouvir tanta baboseira e tanta asneira proferida por uns pretensos paladinos da moral.

Refiro-me ao assunto VOOS DA CIA, ou melhor dos aviões supostamente ao serviço da CIA porque esta propriamente dita não voa.

Os argumentos que vou ouvindo são que a CIA viola os direitos humanos, que os passageiros vão acorrentados, que os aviões passaram no espaço aéreo português, que aterraram na base americana das Lajes, e que tudo isto é inadmissível num estado de direito ou melhor numa Europa de Direito.

Vamos dar por dados adquiridos e certos, os seguintes:

A CIA transportou por avião entre origens mais ou menos conhecidas e destinos mais ou menos revelados, pessoas que deteve para averiguações sobre questões relacionadas com a segurança dos USA.

Que os Aviões voando de Oriente para Ocidente, passaram por espaço aéreo Português.

Que alguns aviões aterraram na base das Lajes para reabastecimento, ou mesmo em qualquer outro aeroporto nacional.

Que os passageiros que viajavam nesses voos, estavam acorrentados ou pelo menos presos aos seus lugares.

Que esses passageiros foram ou estavam a ser, ou iriam ser sujeitos a tortura e tratamento menos digno.

Postos estes dados em cima da mesa, e se bem percebi são estas as acusações que são feitas, sendo que o Estado português é acusado de compactuar e de não prestar informação competente ao Parlamento Europeu.


Por outro lado também me parece de elementar justiça dar como adquiridos e verdadeiros os seguintes factos

A CIA é uma agência de informações e de combate ao terrorismo. Por definição é um organismo que actua de forma secreta e que responde apenas às instâncias americanas.

A CIA não investiga delito comum, nem questões de violência doméstica, trata de assuntos relativos à segurança do Estado Americano.

Que esses voos foram feitos em aviões particulares, e que provavelmente cumpriram as normas mínimas de informação de voo que, e confesso não ter a certeza, não devem incluir a profissão dos passageiros.

Que o que se passa dentro de um avião mesmo que em escala num aeroporto qualquer continua a ser dirimido pela jurisdição de bandeira do Avião. É sabido que sem as devidas autorizações as autoridades locais não podem entrar a bordo de aviões cuja nacionalidade seja outra que a local.

Que estes passageiros foram aprisionados em países onde a actividade terrorista é intensa e que se foram estes a ser presos e não outros foi porque havia fortes indícios que estariam ligados a actividades terroristas.

Que o terrorismo não é uma forma de combate convencional, tradicional e leal.

Que as formas de combate ao terrorismo, poderão não ser compatíveis com todas as leis e legislações democráticas ocidentais.

Que os dirigentes da CIA não são todos mentecaptos e que sabem o que andam a fazer.

Que existem acordos entre os Estados que pela sua natureza não são para ser do domínio publico

Que o Parlamento Europeu não é o Grande Pai da Europa e que por muito que a Comissão queira não se pode sobrepor as politicas bilaterais dos Estados Soberanos.

O Mundo ocidental acordou para o fenómeno do Terrorismo há muito pouco tempo. Acordou quando numa acção sem precedentes os USA foram atacados de forma hiper mediática e hiper violenta. Seguiram-se Madrid e depois Londres.

Os ataques a que me refiro são sobejamente conhecidos, e sobre eles não vale a pena falar muito. Tiveram no entanto como consequência mediata o incremento de medidas de segurança, e o investimento em formas de combate e prevenção. O Mundo Ocidental não concebe ser mais atacado. E de forma clara Portugal faz parte desse Mundo Ocidental.

Portugal é membro fundador da NATO. São forças da Nato que estão no Afeganistão, incluindo Soldados portugueses.

Portugal contribuiu para o esforço de guerra no Iraque, e contribui para a força de interposição colocada no Sul do Líbano.

Que o Mundo ocidental está neste momento em guerra. Não a guerra no sentido batalhas com muitos homens no terreno, mas guerra no sentido de tentar evitar ataques terroristas, ou seja guerra contra o Terrorismo.


Pegando apenas no argumento sobre a questão da soberania e jurisdição a bordo de aviões, e este argumento seria suficiente para responder a todas as acusações.

Ou seja, dado que a CIA não terá dado mais que as normais informações de voo, que garantissem a atribuição de um corredor aéreo, e eventualmente uma lista de passageiros que podem ser quaisquer, que responsabilidade pode ser assacada ao Governo português. Apenas e só a de deixar sobrevoar o espaço aéreo nacional por um avião registado num país amigo e que cumpriu as formalidades da aeronáutica civil.

Como estes passam no espaço aéreo português centenas por dia, e alguns deles se calhar são de países com os quais não temos relações diplomáticas, e eventualmente transportam terroristas à solta.

Esta soberania aplica-se em todas as escalas, e por maioria de razão nas feitas nas bases americanas existentes em território nacional.

Mas continuando, e mesmo que esta justificação não fosse suficiente, pergunto-me eu – como transportar prisioneiros num avião?

De acordo com estes paladinos do Parlamento Europeu deveria ser com poltronas de primeira, refeição de “ Chez ….”, talheres de prata, copos de cristal e com total liberdade para visitarem a cabine de pilotagem. Pois mas não é.

As normas de transporte de presos em avião estão bem definidas, e posso dizer-vos que há muitos anos, mais de 15, atrás no mesmo voo que eu entre Paris e Lisboa vinha um sujeito sentadito entre outros dois. Posso dizer-vos que nem para o jantar lhe tiraram as algemas.

Ora se num voo comercial em que um sujeito vem acompanhado de outros dois (estes agentes da policia Judiciaria) vem algemado e bem preso, num voo especificamente dedicado ao transporte de prisioneiros acho que o sensato é que venham presos aos seus lugares.

A não ser que se pretenda dar-lhes uma oportunidade de estatelarem o avião contra um prédio em Lisboa.

Abreviando, o que vos quero dizer é que numa guerra global contra o terrorismo, sabendo nós que o terrorismo ataca indiscriminadamente os cidadãos pacatos e cumpridores apenas, as tácticas têm forçosamente que ser diferentes.

O Terrorismo não se combate só com força, mas essencialmente com informação e contra informação. Com golpes baixos iguais ou parecidos com os que são usados pelos próprios terroristas. Todavia há uma diferença. Se os métodos fossem absolutamente iguais então a CIA teria por e simplesmente abatido os ditos prisioneiros e não gastaria recursos em faze-los viajar para o outro lado do mundo.

Ora não é preciso ser um génio para perceber que nestas coisas da informação e contra informação é absolutamente necessário manter confidencialidade e muitas vezes dar acordos tácitos sem saber a totalidade da informação.

Relembro que o objectivo é ganhar a guerra aos terroristas, não é retaliar (esta é a parte visível da coisa).

Com estas acções o Parlamento Europeu está, na minha opinião, a prestar um péssimo serviço ao Mundo Ocidental e os deputados portugueses assanhados com uma fúria de vingança contra qualquer coisa (mas seguramente pessoal) estão a causar embaraços ao Pais.

Espero que o Governo Português continue a dar o mínimo de informação sobre o assunto pois essa é a única atitude que no longo prazo permitirá a todos nós (incluindo as Anas deste mundo) dormir em sossego.

JoseSR

23 janeiro 2007

Meter uma colherada

Estes meus “Compagnons de Blogage…”, Rui e José, têm um mau feitio insuportável.
Havia decidido não gastar “tempo de antena” com este assunto do “Referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez”, conforme denominação da Comissão Nacional de Eleições, para além da referência, que considero definitiva (se isso existe), ao famoso poema da Natália Correia dedicada ao “Morgado”.
E agora estes dois trazem o tema ao “blog” e eu, invejoso que sou, tenho que vir postar uma colherada.
Ponto 1 – A minha posição sobre o assunto não se desvia 1 mm do que é exposto pelo Rui e complementado pelo José.
Ponto 2 – Tinha a expectativa de ter, no meu País e finalmente, um debate civilizado sobre este assunto, em contradição com as manifestações de intolerância (cá estamos outra vez com a … tolerância !), de sectarismo, de irrazoabilidade, de demagogia que movimentos de ambos os lados promoveram durante a campanha para o primeiro Referendo.
Ponto 3 – A principal razão desta minha expectativa baseava-se em declarações de altíssimos dignitários da Igreja Católica que anunciaram que a “Igreja não se iria meter no assunto por ser uma questão do foro individual”, como se da primeira não fosse também do foro individual.
Ponto 4 – Constato que, mau grado aquelas intenções anunciadas, tudo volta a acontecer como antes, com a Igreja Católica em campanha “eleitoral”, com a apresentação das mesmas razões dogmáticas e demagógicas valendo-se, premeditadamente, da acriticidade de grande parte da população que por valores religiosos acorre às suas assembleias.
Ponto 5 – Esclareço que faço este enfoque especial no caso da Igreja Católica pelo peso que as manifestações respectivas têm, ainda, no País e por que considero que, em vez de formar e esclarecer as consciências, aquela Igreja aposta ainda em muitas paróquias, no obscurantismo e no acriticismo dessas mesmas consciências (se calhar todas as Igrejas são assim, mas é a esta que agora me refiro).

Não é fácil nomear muitas entidades que, mundial e historicamente, tenham maiores responsabilidades directas em morticínios, em holocaustos terríveis de milhões de seres humanos, do que a Igreja de Roma.
Pois com o aval dessa mesma entidade, promovem-se e escrevem-se eventos a favor do “não”, dos quais trago 2 belos exemplos !


22 de Janeiro no Jornal de Notícias

O Cónego Tarsício Alves, num boletim distribuído hoje, na paróquia de Castelo de Vide, escreve que o funeral religioso está impedido aos cristãos que cometam o aborto, acrescentando que são excomungados "automaticamente" pela lei da Igreja.
O Cónego Tarsício Alves, da paróquia de Castelo de Vide, Portalegre, distribuiu hoje o Boletim Paroquial em que refere que "as mulheres que cometem o aborto estão impedidas de ter um funeral religioso" invocando, para tal, o cânone 1184 do Código Canónico.
Segundo o Cónego, o funeral eclesiástico é "um sinal da plena comunhão" e quem "comete um aborto incorre automaticamente numa excomunhão, a mais pesada das censuras eclesiásticas".
Na última edição de 2006, do folheto que publica semanalmente, o Cónego
Tarsício Alves pôs à "reflexão" dos fiéis "cinco casos reais da vida concreta" e num deles pergunta se recomendaria o aborto a uma jovem grávida e não casada, não sendo o noivo o pai da criança: "Se respondestes Sim, terias morto Jesus Cristo", pode ler-se.
O Cónego Tarsício Alves escreve também que considera o aborto "um crime nefando contra a vida humana".

15 de Janeiro no Diário de Notícias

Junto à estátua de D. José, o rei que expulsou os jesuítas de Portugal, algumas dezenas de católicos juntaram-se ontem de manhã para rezar o terço, atraindo as atenções dos raros turistas indiferentes à névoa fria que pairava sobre o Terreiro do Paço. Pastoreados pelo padre Dehoniano Macedo, pároco da igreja do Loreto, ao Chiado, intercalavam as rezas com cânticos ritmados em louvor à Virgem. Mais mulheres que homens, mais idosos que jovens, todos irmanados num propósito: "Alertar as consciências das pessoas para combater esse mal que é o aborto." Palavras de uma paroquiana do padre Macedo, apostado neste conjunto de iniciativas "para dar mais visibilidade" ao combate ao aborto. A pensar no referendo de 11 de Fevereiro. "Começámos na noite de Natal e vamos prosseguir", assegura o sacerdote, dizendo que a ideia partiu "de várias pessoas" que costumam escutá-lo na missa dominical.Uma imagem da Senhora de Fátima foi colocada em destaque, na base da estátua de Machado de Castro, erigida no Terreiro do Paço a 12 de Outubro de 1833. Eram tempos funestos para os católicos portugueses: grassava a guerra civil entre absolutistas e liberais, no ano seguinte as ordens religiosas seriam expulsas do País. Mas o espectro da História não demovia o padre Macedo: "Decidimos vir para aqui por ser uma praça bonita, ampla e emblemática", justifica ao DN, enquanto recebe saudações de várias mulheres que minutos antes haviam orado com ele - várias delas, pertencentes à Comunidade Emanuel, ajudaram a conferir mais vibração aos cânticos.Mas esta não era uma celebração do terço como qualquer outra. Nas breves palavras que dirigiu aos fiéis, o padre Macedo não deixou lugar a dúvidas: aquela reunião matutina à beira-Tejo, desafiando o nevoeiro e a humidade de Janeiro, destinava-se a "defender a vida e os direitos de qualquer ser humano, nascido ou por nascer". Os católicos congregados na praça mandada construir por um ilustre maçon chamado Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido por Marquês de Pombal, são activos militantes antiaborto. Para tornar este facto ainda mais notório, uma senhora distribuía folhetos com versículos da Bíblia. Com uma frase de Jeremias: "Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do ventre de tua mãe, Eu te consagrei." E esta, extraída dos Salmos: "Na verdade, Tu me tiraste do seio materno; puseste-me em segurança ao peito de minha mãe. Pertenço-Te e desde o ventre materno; desde o seio de minha mãe, Tu és o meu Deus."Equilibrada a imagem sobre um manto votivo, duas guitarras ajudaram a soltar ainda mais as vozes: "Avé Maria, sê nosso refúgio / toma as nossas preces / e pede a Deus por nós." Algumas mãos erguiam-se para os céus, outras seguravam nos rosários. Antes de ser rezado o terceiro mistério, ficou evidente o que ali atraía aqueles paroquianos do Loreto e outros templos de Lisboa. "Vamos pedir ao Senhor por todas as mães que estão em perigo e todas as grávidas que estão em perigo. Porque estão sozinhas, são maltratadas, e não sabem o que vão fazer aos filhos que têm e aos filhos que estão por nascer", escutou-se no Terreiro do Paço, onde ontem os pombos pareciam tolhidos pelo frio.O fruto das entranhasMais um cântico. Nos folhetos que circulavam de mão em mão, destacava-se uma frase de Isaías: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria." E evocavam-se palavras de João Paulo II sobre o aborto: "Reivindicar o direito ao aborto e reconhecê-lo legalmente equivale a atribuir à liberdade humana um significado perverso e iníquo: o significado de um poder absoluto sobre os outros e contra os outros. Mas isto é a morte da verdadeira liberdade."O terço evoluía, entrava-se enfim no quinto e derradeiro mistério: "Vamos pedir a intercessão pelo futuro das nossas gentes, dos nossos jovens, das nossas crianças. Para que seja afastada da nossa sociedade qualquer ameaça de morte."Os cânticos surgiam mais ritmados, havia quem lesse outra citação dos Salmos: "Quando os meus ossos estavam a ser formados, e eu, em segredo, me desenvolvia, tecido nas profundezas da terra, nada disso Te era oculto. Os teus olhos viram-me em embrião. Tudo isso estava escrito no Teu livro."Logo após a Salve Rainha, cantada, o padre Macedo fez uma alusão inequívoca ao referendo. Para que não restassem dúvidas de qualquer espécie: "Até ao dia 11, vamos cada vez mais pedir a Nossa Senhora que nos dê o dom da vida." Terminava a celebração com este apelo. E logo nas conversas informais que ali irromperam surgiram frases espontâneas em que era evidente a oposição geral daqueles católicos à despenalização do aborto.Casais de turistas, curiosos, acercavam-se do grupo: as freiras ali presentes foram muito fotografadas, entre dois planos do arco da Rua Augusta. Passavam ciclistas, fardados a preceito para dar ao pedal. Um peruano tocava para ninguém ouvir no outro extremo da praça. Prestes a ser desmontada, a "maior árvore de Natal da Europa", paga por uma instituição bancária, ainda foi a tempo de assistir a tudo isto.
JPSetúbal