16 junho 2010

Esclarecimento


Publicado o texto de homenagem e evocação António Cunha Coutinho, maçom absoluto, recebi um telefonema de um familiar, que me manifestou o seu apreço pelo mesmo. Posteriormente, recebi um segundo contacto, agora de uma familiar, se bem percebi a sua viúva, que me solicitou que retirasse o texto de publicação.

Meditei sobre o pedido e resolvi que não o faria, pelas razões que abaixo exponho. Mas o respeito pela memória do António Cunha Coutinho e pelos seus familiares determinam que acrescente e publique aqui algumas informações que a senhora entende relevantes. Tão relevantes que, no seu entender, justificariam a retirada do texto de homenagem.

Não retiro o texto, desde logo pela inutilidade do ato, para os objetivos pretendidos pela mencionada familiar. As pessoas poderão não ter a noção da mudança de paradigma, mas, uma vez publicado um texto na Internet, é impossível apagá-lo de todo. No mesmo dia em que o texto foi publicado, foi automaticamente enviado por e-mail para os atuais 238 subscritores desse serviço, foi disponibilizado via Blogger, para os atuais 130 seguidores desse serviço, foi enviado para os atuais 17 seguidores no Facebook. Só no próprio dia 9 de junho, o texto foi acedido por 250 outros leitores deste blogue. E, só nos três dias subsequentes, por mais 564. Algumas destas pessoas têm ligados programas que publicam automaticamente os textos deste blogue nas suas páginas de Facebook. Qualquer destas 1199 pessoas pode ter guardado o texto no seu computador. Seguramente, algumas fizeram-no. Qualquer das pessoas que guardaram o texto pode publicá-lo, difundi-lo. enviá-lo por correio eletrónico, hoje, amanhã, para a semana, daqui por um ou dez anos. Apagar um texto que se publicou na Internet é uma ilusão: o texto "apagado" está. automática ou manualmente guardado num desconhecido número de computadores e bases de dados, apto a ressurgir, ser publicado, disponibilizado, a qualquer momento - independentemente da vontade de quem originalmente o publicou e porventura posteriormente o tivesse "apagado".

Mas também não retiro o texto, porque entendo não ter o dever de o fazer e não ter a vontade de assim proceder. Reli-o cuidadosamente. Em nada afeta a honra e a memória do António Cunha Coutinho. Pelo contrário, é uma homenagem. Mais: uma homenagem feita por quem assumidamente em muito divergia do pensamento, das ideias, das opções do António. O que não impediu de o admirar e de manifestar essa admiração pelo seu caráter. Retirar o texto era retirar a homenagem, trair a admiração e a amizade.

A familiar, se bem percebi viúva, do António baseou o seu pedido em duas informações que me transmitiu: que o António Cunha Coutinho veio a retirar-se da Maçonaria e que, no final da sua vida, expressou claramente a sua profissão de fé católica, tendo-se confessado pouco tempos antes de morrer.

Aqui ficam as informações adicionais e o esclarecimento.

Mas isso não invalida o que publiquei. Todo o maçom pode afastar-se (nós chamamos a isso "adormecer") quando o entender, pelas razões que entender. No caso do António, e estando ciente das convulsões que, no final do século passado, assolaram a Maçonaria Regular, percebo perfeitamente essa sua decisão. Por vezes, o único compromisso possível entre a lealdade pessoal e a manutenção de uma coluna vertebral direita e digna - como sempre o António, concordasse-se ou discordasse-se dele, teve - é o afastamento. E a Maçonaria Regular não só não é incompatível com a fé religiosa, como incentiva os seus membros a praticarem e aprofundarem a sua crença religiosa.

Creio que no espírito da minha interlocutora estará, porventura, o entendimento diverso, isto é, que é incompatível para um católico a integração na Maçonaria. Que considerará tal integração, mesmo, desonrosa. Que revelá-la atenta contra a memória do António.

Obviamente que respeito - só posso respeitar! - o entendimento da senhora. Mas o mesmo respeito obriga-me a consignar que, se for esse o seu entendimento, dele discordo. Muito mais do que alguma vez discordei do António...

Ser maçom não só não é desonroso, como muitos dos maiores vultos da História Universal - e da nossa História - foram maçons. O António bastas vezes me enumerou alguns.

O António esteve na Maçonaria como homem digno e honrado que era. Com o propósito de se aperfeiçoar e de ajudar outros a serem também melhores. O António deixou de estar na Maçonaria quando o entendeu, pelas razões que entendeu, com a mesma dignidade e honradez que sempre o caraterizaram.

Esconder que o António foi maçom é que seria trair a sua memória. Honrá-la é recusar esconder essa sua opção. O António nunca o teria feito: tinha a coluna vertebral bem direita para alguma vez o fazer!

Para quem entender que integrar a Maçonaria é um pecado, fica esclarecido que, se o António pecou, abandonou o pecado! E ser justo não é não pecar, é não persistir no pecado.

Por mim, que persisto e insisto em afirmar a minha admiração pela firmeza de caráter do António, aqui fica então o esclarecimento: o António desvinculou-se da Maçonaria antes de morrer e morreu como, na minha opinião, sempre viveu: como um bom católico!

À senhora que me contactou, não dando cumprimento à sua solicitação, aqui fica a minha explicação e o esclarecimento que julgo devido. Em nome daquilo que, cada um a seu modo, ambos prezamos: a memória do homem bom que foi o António.

Rui Bandeira

09 junho 2010

António Cunha Coutinho, maçom absoluto

Há poucos dias, o José Ruah telefonou-me e perguntou de chofre: "Ouve lá.,ainda podes meter mais um texto no livro? É que acabei de saber que o António Cunha Coutinho já faleceu...".

Já não podia. Tinha acabado de rever as provas e de ter dado à gráfica a ordem de impressão. Para além de que as 152 páginas estão já bem preenchidas e com letra pequenina. Mas isso era o menos, retirava um qualquer texto meu e utilizava o espaço para um texto evocativo do António Cunha Coutinho. Mas o que tem de ser tem muita força. É premonitória a passagem da introdução aos textos "In memoriam" em que adverti que a evocação dos Irmãos que já partiram para o Oriente Eterno podia não estar completa, pois podíamos de algum não ter sabido do seu falecimento. Foi mais cedo que mais tarde que se comprovou isso... Pois bem, se não pode já entrar no livro,opta-se pela segunda melhor solução possível: aqui fica a evocação do António Cunha Coutinho.

Na época em que o conheci, andava eu por volta da idade de Cristo, foi talvez o maçom que mais me exasperou! Era um homem tronituantemente conservador, que não perdia uma ocasião, asada ou nem tanto, para alardear o seu conservadorismo. Conservadorismo é uma maneira de dizer... Na época, eu via o António Cunha Coutinho como um ultraconservador, ultramontano e tudo o mais que eu me pudesse lembrar com a palavra ultra...

Para mim, que atingira o que veio a ser a maioridade quando ocorrera a Revolução dos Cravos e vivera aqueles tempos de mudança e de esperança, as ideias do António Cunha Coutinho, em relação às questões políticas, sociais, de costumes, etc., não podiam ser mais contrárias às minhas. O que nunca impediu - acentue-se bem! - prolongadas, amenas e agradáveis cavaqueiras de Irmãos, que conviviam sem problema com as mútuas diferenças.

Certo dia, na sequência de uma das costumadas diatribes que o António se comprazia em debitar, atirei-lhe, provocador: "Ó António, estou a ver que para ti até o Salazar foi um perigoso esquerdista...". O António suspendeu o discurso, esboçou um sorriso malandro, piscou o olho e, baixando a voz, sussurrou-me, cúmplice: "Ora estás a ver como percebeste?". E eu fiquei desarmado!

Com o passar do tempo e a convivência, percebi mais e melhor. Classificar o António Cunha Coutinho de conservador, ultramontano, ou qualquer outro epíteto do género era incorreto e redutor. O António Cunha Coutinho era, tinha orgulho de ser, e mostrava-o a quem quisesse e soubesse ver, bem mais do que isso: era a representação do pensamento do português do antigamente, do Antigo Regime, da velha tradição lusitana! E, quando falo do Antigo Regime, não falo do tempo da Outra Senhora, nem da monarquia. O pensamento do António recuava bem mais atrás, ao tempo do senhor D. Miguel, rei absoluto de Portugal e dos Algarves, d'aquém e d'além mar em África e resto do Mundo! O António era conservador, mas não era só conservador. Era também monárquico, mas não era só monárquico. Era, com todas as letras, miguelista!

Esclareça-se: estamos a falar no plano dos arquétipos, que duvido bem que quem vivia no século XX ainda conseguisse ser um vero miguelista, absolutamente servidor de absoluto rei. Mas o António mostrava orgulhosamente a sua costela miguelista, obviamente monárquica, mas sobretudo tradicional, da tradição rural da linhagem portuguesa, do Portugal de antanho que, para o bem ou para o mal, faz parte das nossas raízes.

Com o tempo, aprendi que as diatribes políticas e sociais do António eram sobretudo um meio de provocar, de expressar de forma propositadamente chocante, que havia e há na nossa lusitana alma caraterísticas que podem não estar na moda, mas que bem andamos em não desprezar: a honra, a fidelidade à palavra dada, a tenacidade, a capacidade de lutar, contra tudo e contra todos, por aquilo em que se acredita, se necessário quebrando, mas nunca torcendo.

Este era o verdadeiro António Cunha Coutinho, o que se escondia por detrás das suas provocações e diatribes. O conservador e ultramontano era o personagem que ciosamente escondia os Valores que só aos mais atentos deixava entrever!

Longas horas de mútuas e bem-dispostas provocações com bonomia passámos e vivemos! E por entre as nossas discordâncias, mais tarde ou mais cedo, lá passava a mensagem do apreço à honra, da verticalidade, dos Valores que o homem que se quer de bem deve, sempre, incansavelmente, cultivar e proclamar - nem que seja de forma provocatória!

Do António Cunha Coutinho todos, os mais novos, nos exasperámos com o acessório e todos, dos mais novos aos mais velhos, nos ilustrámos com o essencial - os Valores que não são de direita, nem de esquerda, nem do passado, nem do futuro, que são de sempre e dos homens de bem.

Naquela época, há cerca de vinte anos, eu já via o António Cunha Coutinho como um velho rijo. Curiosamente, cerca de vinte anos passados, nunca me passou pela cabeça que já não estivesse entre nós. Talvez porque afinal os valores profundos que provocatoriamente transmitia são intemporais.

António Cunha Coutinho era absoluto em tudo: nas ideias políticas, nas diatribes, nos valores. Foi, em absoluto, um maçom digno e um homem de bem. Assim o declaro, proclamo e recordo. Absolutamente!

Rui Bandeira

02 junho 2010

Eu serei, apenas, mais um! A partir pedra ao Vosso lado… a bem da Ordem.

Um obreiro da Loja Mestre Affonso Domingues, o atual Vice-Grão-Mestre, Muito Respeitável Irmão José Moreno, apresentou a sua candidatura ao ofício de Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP. Se for eleito, não será o primeiro maçom constante dos quadros da Loja Mestre Affonso Domingues que exercerá esse ofício: os três primeiros Grão-Mestres da GLLP/GLRP foram obreiros fundadores desta Loja!

José Moreno tem a experiência necessária e adequada para bem vir exercer o ofício a que se candidata, como facilmente se pode verificar pelo seu currículo:

Natural de Bragança, 23 de Setembro de 1953
Advogado e Gestor
Integrou diversos Gabinetes Governamentais
Membro de Órgãos Sociais de Empresas, Instituições e Associações de
caráter social e cultural
Iniciado na Maçonaria em 1992, na R.·. L .·. Mestre Affonso Domingues,
onde ainda hoje é membro efetivo
Desempenhou o cargo de Venerável Mestre nas R .·. L .·. Luz do Norte,
Anderson, Bispo Alves Martins, Mestre Affonso Domingues e Mercúrio
Peticionário de 15 R .·. L .·.
Membro honorário de diversas Lojas Nacionais e Estrangeiras
Cargos Desempenhados na Grande Loja:
• Assistente do Grande Superintendente do Templo
• Grande Superintendente do Templo
• Grande Inspetor
• Grande Porta Gládio (o primeiro eleito)
• Vice-Grão Mestre
Altos Graus Nacionais e Estrangeiros
• Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceite;
• Past Excelentíssimo Grande Sumo-Sacerdote do Arco Real;
• Past Grão-Mestre Críptico do Grande Conselho Mestres Reais e
Escolhidos de Portugal
• Past Eminentíssimo Grande Comendador da Grande Comenda de
Cavaleiros Templários de Portugal;
• Membro da Ordem dos Sumo-Sacerdotes Ungidos e Consagrados;
• Membro da Ordem da Trolha;
• Membro da Cruz Vermelha de Constantino;
• Membro da Societas Rosicruciana In Lusitania;
• Membro do Shrine; e
• Grande Oficial Efectivo e Honorário em diversas Estruturas de Altos
Graus Estrangeiros.
• Grande Oficial da Ordem General Gomes Freire de Andrade

O seu programa de candidatura, com o título 7 COMPROMISSOS PARA CONSOLIDAR O NOSSO TRABALHO MAÇÓNICO , apresenta as ideias e projetos do candidato em sete linhas de força:

1 - Regularidade e Harmonia Maçónica
2 - Consolidação, Crescimento e Recrutamento
3 - Melhorar a Articulação, Apoiar as Lojas
4 – Instalações
5 - Manter a Estratégia nas Relações Internacionais e Institucionais
6 - Criação de uma Academia de Formação
7- Comunicar mais, Conhecermo-nos melhor

O manifesto termina da seguinte forma:

Eu serei, apenas, mais um!
A partir pedra ao Vosso lado… a bem da Ordem.

A Partir Pedra ao nosso lado! Gosto!!!

Rui Bandeira

26 maio 2010

As pranchas do livro


O texto da semana passada foi ilustrado com a imagem da capa do livro 20 anos de História, que está no prelo para publicação pela Loja Mestre Affonso Domingues. Hoje mostro a capa completa: frente, lombada e contracapa.

No texto da semana passada, referi que no livro se incluíam dezoito pranchas (trabalhos) de dezoito obreiros atuais da Loja Mestre Affonso Domingues. Hoje, decidi deixar aqui a informação dos títulos desses dezoito trabalhos. Não apenas para que os leitores deste blogue fiquem - espero - com vontade de o encomendar. Também como ilustração do trabalho que se faz numa Loja maçónica. Como se poderá verificar só pela lista de títulos, a variedade é significativa. Pertencer e trabalhar numa Loja maçónica também é aprender e partilhar com os demais o que se aprendeu.

Todos os trabalhos que agora a Loja Mestre Affonso Domingues agora partilha com quem ler o livro foram apresentados e debatidos em Loja. Alguns destes trabalhos foram elaborados por então inexperientes Aprendizes, que ainda estavam em processo de descoberta e interiorização do trabalho de um maçom. Alguns desses, hoje já Mestres Maçons que efetuaram outros trabalhos, de maior fôlego, entenderam que o trabalho que gostariam de divulgar fosse o seu primeiro, talvez o menos elaborado, mas seguramente o mais puro. Uns são mais extensos, outros mais curtos. Uns mais elaborados, outros mais simples. Todos ilustram igualmente uma parte significativa do trabalho que se faz na Loja Mestre Affonso Domingues. O que a Loja hoje é também decorre dos trabalhos que cada um ali elaborou e apresentou e que todos, ao longo do tempo, fomos ouvindo e discutindo. No fundo, a expressão da receita simples da Maçonaria: a melhoria do indivíduo pelo coletivo; a melhoria do coletivo pelos contributos dos indivíduos.

Eis, pois, os títulos das dezoito pranchas, pela ordem em que as mesmas aparecem no livro:

Mestre Affonso Domingues
Contra a indiferença
O silêncio dos Aprendizes
Êtes-vous maçon?
A união dos maçons
L'égalité est la base de toute liberté
A arquitetura no grau de Companheiro
Pensamentos, sensações e emoções de um Aprendiz - parte II
Irmandade e música
Intocáveis
Quantos compõem uma Loja justa e perfeita
Breves reflexões acerca do Tudo
A dúvida
Primeiro passo.
A Luz
Maçonaria e intervenção na sociedade
A identidade social
Maçonaria e Ambiente

Se está interessado em tomar conhecimento do trabalho de uma Loja maçónica, não precisa de grandes esforços: basta encomendar e ler o livro 20 anos de História da Loja Mestre Affonso Domingues. As encomendas podem ser feitas mediante o envio de mensagem de correio eletrónico para mestreaffonsodomingues@gmail.com, indicando nome, o número de exemplares pretendido e endereço postal para envio. Será acusada a receção da mensagem e fornecido o NIB da conta para onde deverá ser efetuada transferência do custo de aquisição e um código que deve ser mencionado na ordem de transferência (esta menção de código é importante para ajudar a determinar quem procedeu ao pagamento, em ordem a ser-lhe enviada a encomenda). A expedição da encomenda para a morada indicada será confirmada por envio de mensagem de correio eletrónico para a caixa de correio de onde partiu a encomenda. Em alternativa, pode também a encomenda ser feita mediante envio de cheque do valor correspondente ao número de livros encomendados e indicação de nome e endereço postal para envio para Apartado 22777, EC Socorro, 1147-501 LISBOA.

Rui Bandeira

20 maio 2010

7º Encontro Nacional da APNF

Ora desta vez apareço fora do período tradicional dos fins de semana.

Por razão óbvia.

Aqui faço divulgação de um encontro importante, para os que suportam a doença e para todos os que com ela contactam diariamente.
Limitar-me-ei a transcrever o texto que recebi, para Vosso conhecimento e participação.


É com grato prazer que convidamos para o 7º Encontro Nacional da APNF que se realizará no próximo dia 22 de Maio de 2010, a partir das 13,30 h., no INR - Inst. Nac. Reabilitação, sito na Avª Conde Valbom, 63, Lisboa .
O programa/convite e cartaz seguem junto.

Compareçam e façam a melhor divulgação.

Divulgar é ajudar!... Este é um momento importante para os nossos sócios, familiares e amigos que renovamos em cada ano.

No encontro, aberto a todos os interessados, para além da parte científica com a participação de médicos e outros técnicos, haverá ainda a possibilidade de serem divulgados testemunhos de sócios e/ou familiares que queiram, na primeira pessoa, partilhar a sua vivência com a NF. Para o efeito, poderão enviar até ao dia 20 do corrente mês de Maio, para a sede da APNF ou para o E-mail: info.apnf@gmail.com, um depoimento sobre o modo como têm vivido ou convivido com a NF, que será posteriormente preparado para ser exposto no local do encontro.

Para mais informações : 960 173 375 ou consulte a página www.apnf.eu
Ajudem, colaborem... Há quem precise de Solidariedade, de Fraternidade e de Igualdade.
JPSetúbal

19 maio 2010

Loja Mestre Affonso Domingues - 20 Anos de História

A imagem acima é a da (simples, como convém) capa do livro que a Loja Mestre Affonso Domingues tem já no prelo e vai publicar brevemente. A sessão de lançamento terá lugar precisamente no dia em que, dia por dia, se completam exatamente vinte anos sobre a emissão, pelo Grão-Mestre da Grande Loge Nationale Française, da carta-patente que marca a criação da Loja, o próximo dia 30 de junho, pelas 19 horas, no Grémio Literário, Rua Ivens, n.º 37, em Lisboa (gente fina é outra coisa...).

No livro, com bem preenchidas 152 páginas, consta a memória dos vinte anos vividos pela Loja. Os bons e os maus momentos, os êxitos e os fracassos, a participação, ao longo deste tempo, de quase duzentos obreiros. Regista-se e dá-se a conhecer os tempos de implantação, o primeiro crescimento, a grande crise de 1996/1997, a recuperação, os tempos mais recentes. São também evocados aqueles que, em qualquer momento, foram obreiros da Loja e já passaram ao Oriente Eterno. Publicam-se dezoito trabalhos (nós, maçons, chamamos-lhes "pranchas") de dezoito obreiros atuais da Loja - e apenas dezoito porque só isso o espaço disponível permitiu...

O livro é edição de autor - da Loja. É a Loja que paga os respetivos custos de produção, armazenagem e comercialização. Mesmo assumindo o risco destes custos, a Loja,confiante no bom acolhimento desta sua iniciativa de comemoração do seu vigésimo aniversário, abalançou-se a uma edição considerável, que ultrapassa a média das edições de autor, de poucas centenas de exemplares.

A comercialização desta primeira edição do livro vai ser exclusivamente feita fora do circuito comercial. Vai ser totalmente efetuada diretamente pela Loja. A sua divulgação vai assentar essencialmente na Internet.

O preço fixado para o livro é de 14 Euros. Porém, uma vez que a Loja assume o risco da publicação, decidiu privilegiar as compras e encomendas efetuadas até ao dia do lançamento. Assim, os livros vendidos no dia do lançamento e os livros encomendados e pagos até esse dia custarão apenas 12 Euros.

As encomendas podem ser feitas mediante o envio de mensagem de correio eletrónico para mestreaffonsodomingues@gmail.com, indicando nome, o número de exemplares pretendido e endereço postal para envio. Será acusada a receção da mensagem e fornecido o NIB da conta para onde deverá ser efetuada transferência do custo de aquisição e um código que deve ser mencionado na ordem de transferência (esta menção de código é essencial para determinar quem procedeu ao pagamento, em ordem a ser-lhe enviada a encomenda). A expedição da encomenda para a morada indicada será confirmada por envio de mensagem de correio eletrónico para a caixa de correio de onde partiu a encomenda.

Em alternativa, pode também a encomenda ser feita mediante envio de cheque do valor correspondente ao número de livros encomendados e indicação de nome e endereço postal para envio para Apartado 22777, EC Socorro, 1147-501 LISBOA.

Em qualquer dos casos, o envio será feito, a partir de 15 de junho, no prazo máximo de cinco dias após a receção do pagamento e, para as encomendas anteriores a esta data, entre 15 e 18 de junho. De onde resulta que quem fizer rapidamente a encomenda receberá o livro ainda antes do seu lançamento público!

Bom, e agora o aviso: a edição é grande, mas não é ilimitada. Este blogue é lido nos cinco continentes, a Loja Mestre Affonso Domingues é conhecida por muita gente, entre os maçons e os profanos. COMO É QUE É? ESTÁ À ESPERA QUE ESGOTE E NÃO CONSIGA O LIVRO? Toca mas é a despachar e proceder à encomenda do livro!!!!

Rui Bandeira

14 maio 2010

A Grande Máquina

Eis a GRANDE MÁQUINA !

Aí está ela tão bem explicadinha que até eu percebo.

E não é fácil conseguir esse resultado... (sou eu que digo !)

Quando estudei, com o saudoso Prof. Sedas Nunes, a revolução industrial e seus efeitos (há que anos...) nunca me passou pela cabeça que ao fim de tantos anos fosse levado a estabelecer estas analogias, chegando a conclusões bem conservadoras.

De facto continua mais ou menso claro como se mantem a máquina em funcionamento.
Um pingo de óleo aqui, um pouco de massa lubrificante acolá...
Talvez uma vez ou outra a substituição de alguma peçazita, uma reparaçãozita mais além...

Mas... quem deu à manivela a primeira vez ?
E o primeiro exemplar, mesmo pensando-o simplicado, quem o montou ?


Estamos com o anúncio de um campeonato, ou algo semelhante, de robôts e esses eu conheço, ou posso conhecer facilmente, quem os monta agora e quem os montou no passado.
É mesmo muito fácil saber quem construiu/montou e pôs a funcionar (o tal primeiro movimento da manivela) o primeiro dos primeiros robôts.

São elas, também, máquinas complexas, com muitos sub-sistemas que se organizam num conjunto harmónico com um único e comum objetivo à vista.

Mas aquele do boneco ?
Quem foi o primeiro ?
Qual foi o primeiro ?
Quando foi o primeiro ?


BUUUUMMMMMMMMMM.... e lá salta um daqueles... Pois, talvez...

Recorro à expressão de um outro professor, e desse dizia-se que era maluco (e devia ser já que foi o único 20 da minha carreira de estudante).

Diria ele neste momento da "conversa", "talvez sim, talvez não ou talvez talvez ?"

Nunca soube a resposta a esta pergunta que ele fazia continuamente já que a nossa insegurança nos faz muito pouco assertivos. Refiro a época dos 15 aos 18 anos na qual se misturam as certezas absolutas com as dúvidas sistemáticas.

É tudo... muito talvez !!!

Vocês já não se lembravam destas charadas para distração de fim de semana.

Deixo-vos esta. Entretenham-se.

Bom fim de semana.

J.P.Setubal