23 abril 2007

Diálogo (III)

- Antes de passar o teu pedido, tenho de te informar sobre questões materiais...

- Questões materiais? Então a Maçonaria não trata do aperfeiçoamento moral e espiritual?


- Claro que sim, mas isso não impede que, como qualquer organização, não tenha de se preocupar com aquilo com que se compram os melões...


- Já estou a ver o filme! Como já estou convencido a comprar a ideia, agora é altura de falar do preço... Tens a certeza que não foste vendedor de automóveis em outra incarnação?

- Nem acredito em reincarnações! Deixa-te de piadinhas e ouve, para saberes como as coisas se passam.

- Sou todo ouvidos!

- Se fores admitido à iniciação, coisa de que me permito duvidar se continuas com essas piadinhas secas...


- Diz o roto ao nu! Continua, continua...

- Se fores admitido à iniciação, o custo de adesão será de 600,00 euros (Nota: Montante em vigor na Loja Mestre Affonso Domingues desde julho de 2014).


- É carote...

- Na realidade, estás a pagar o avental, a medalha da Loja e outro material que irás receber, além de uma contribuição para os custos gerais. Meu caro, a Maçonaria não se senta à mesa do Orçamento, somos nós que pagamos tudo o que é necessário...

- E já pensaram em deslocalizar para a China o fabrico dos aventais, para os terem mais baratos?

- Ainda não nos tinha ocorrido... O teu espírito empreendedor ainda nos vai ser útil... Adiante! Quanto à quota, são 25,00 euros por mês (Nota: montante em vigor na Loja Mestre Affonso Domingues desde abril de 2012).


- É mais caro do que a quota do Benfica...

- Por enquanto... Mas também não se perdem campeonatos... Repito: todas as despesas, quer da Grande Loja, quer da Loja, são exclusivamente suportadas pelos seus membros. Há que pagar aos funcionários, custear as instalações, telecomunicações, água, electricidade, adquirir materiais, custear viagens, enfim, todas as despesas inerentes ao funcionamento de uma estrutura de alguma dimensão.

- Percebo tudo isso e sei que os custos de funcionamento de qualquer estrutura são elevados. Mas o certo é que, com essas obrigações financeiras, certamente existem interessados que deixam de o ser por não terem condições materiais...

- Infelizmente os custos são o que são. Mas, em casos de necessidade, existem mecanismos que permitem analisar a situação de cada um e diminuir ou até mesmo isentar durante algum tempo o pagamento das quotas, justificando-se tal medida. Mas é verdade que existe a necessidade de um esforço financeiro que, não sendo incomportável, para muitos é importante. Bem gostaríamos que esse esforço fosse menor, mas a realidade é o que é. Por isso mesmo consideramos fundamental informar os interessados das obrigações financeiras que deverão cumprir. A Maçonaria é, para nós, importante, mas à frente de tudo está a família de cada um e só se não prejudicar a estabilidade económica de sua família é que cada um deverá decidir entrar para a Maçonaria. Ser homem de bem é, antes do mais, assegurar o bem-estar dos seus! O resto, mesmo a Maçonaria, só vem depois!

(Nota: Os montantes mencionados no texto foram atualizados para os valores em vigor após deliberações da Loja em maio de 2012, com efeitos a partir de abril de 2012, e em julho de 2014, em função dos compromissos financeiros resultantes da aquisição de instalações para sede da Grande Loja)

Rui Bandeira

20 abril 2007

Carlo Collodi, o maçon que criou Pinóquio

Carlo Collodi não era o seu verdadeiro nome, antes um pseudónimo usado por Carlo Lorenzini. Mas foi por Carlo Collodi que ficou mundialmente conhecido.

Nasceu em Florença em 24/11/1826 e aí passou ao Oriente Eterno em 26/10/1890. Foi jornalista, escritor e combatente voluntário na Guerra de Independência de Itália, entre 1848 e 1860.

Publicou as obras "Gli amici di casa" e "Un romanzo in vapore. Da Firenze a Livorno. Guida storico-umoristica", por volta de 1856. O seu primeiro livro infantil foi publicado em 1876 e intitulou-se "Raconti delle fate". Em 1877 escreveu "Giannettino" e no ano seguinte " Minuzzolo". Em 1881, inicia a publicação de um periódico virado para o público infantil, o "Giornale per i bambini". Foi nesse peródico que originalmente foi publicada, em curtos capítulos, a "Storia di un burattino" (História de um Boneco), o primeiro título do que veio a ser o livro mundialmente conhecido por "Aventuras de Pinóquio", a sua obra-prima. Em 1887, publica ainda "Storie allegre".

A condição de maçon de Carlo Collodi, apesar de não estar confirmada por nenhum documento oficial, é indisputadamente reconhecida. Aldo Molla, profano que, em Itália, é geralmente reconhecido como o historiador ofical da Maçonaria, manifesta essa certeza. Vários elementos biográficos de Carlo Collodi parecem confirmá-la: a criação em 1848 de um jornal chamado "Il Lampione", que, como ele dizia, devia "iluminar todos aqueles que vagueavam nas trevas"; a participação na Guerra da Independência integrado nos voluntários toscanos, em 1848, e a sua, também voluntária, integração no exército piemontês em 1859; a sua extrema proximidade ao reconhecido maçon Mazzini, de quem se declarava "discípulo apaixonado".

Os princípios caros à Maçonaria expressos na trilogia Liberdade - Igualdade - Fraternidade estão expressos nas "Aventuras de Pinóquio": a Liberdade, porque Pinóquio é um ser livre e que ama a Liberdade; a Igualdade, porque a única aspiração de Pinóquio é ser igual aos outros e porque nenhuma personagem é superior às demais, nem em importância, nem em nível social; a Fraternidade, porque este é o sentimento principal que faz agir as personagens nas diferentes situações.

Os elementos para elaborar este texto foram recolhidos aqui e ali.

Rui Bandeira

19 abril 2007

Diálogo (II)

- Explica-me cá uma coisa! Eu conheço um maçon...

- Pelo menos...

- Já percebi a insinuação... Isso vê-se depois, agora deixa-me continuar. Eu conheço um maçon e pude pedir-lhe para entrar na Maçonaria. Mas como faria se não conhecesse? Mesmo considerando-me de bons costumes e querendo aperfeiçoar-me, seguindo o método maçónico, como tu dizes, não tinha hipótese, não tinha a quem pedir...

- Dizes tu, que às vezes dizes sem pensar e não pensas no que dizes...

- Estás sempre a deitar abaixo... Com amigos destes não preciso de inimigos...

- Claro que, mesmo sem conhecer um maçon, um verdadeiro interessado na Maçonaria tem a quem pedir. Então nos dias de hoje! A Maçonaria tem existência legal e sede. Pode enviar uma carta. Mais simples ainda, pode enviar um fax ou uma mensagem de correio electrónico.No sítio da GLLP / GLRP existe uma página de contactos disponíveis para todos. Os sítios das Lojas também costumam disponibilizar pelo menos um endereço de correio electrónico, como sucede, por exemplo, no sítio da Loja Mestre Affonso Domingues. E até mesmo quase todos aqueles tipos que escrevem umas coisas no blogue A Partir Pedra têm também nos seus perfis um endereço de correio electrónico. Queres mais hipóteses de contacto ainda?

-Queres tu então dizer que basta um fulano mandar uma mensagem de correio electrónico e já está, por aqui me sirvo? E estive eu mais de um ano à espera que tu me convidasses... e depois disseste que não havia convite para ninguém, eu que pedisse se quisesse...

- Calma aí, que eu não disse que era assim tão simples...

- Eu logo vi, tu usas sempre a técnica do vendedor, primeiro parece tudo fácil, as complicações vêm depois...

- Tu é que complicas, assim sempre a interromper... Obviamente que alguém que não seja conhecido de nenhum maçon e que contacte declarando o seu desejo de ser admitido maçon, no mínimo tem de ter a Virtude da Paciência. Eu não disse que era rápido... Fácil, barato e que dá milhões só o Euroditos... É evidente que, nessas circunstâncias, é preciso averiguar primeiro de quem se trata, se se trata de uma pessoa digna ou de um qualquer oportunista, quais os seus princípios, se os seus propósitos são sérios, etc.. Só após nos certificarmos disso se poderá avançar.

- E como é que se certificam
?

- Normalmente, são designados alguns elementos que, muito discretamente, procuram saber quem é e como é realmente a pessoa e, utilizando a expressão que já várias vezes usámos nas nossas conversas, se é realmente um homem livre e de bons costumes. Só adquirindo-se essa certeza para além de qualquer dúvida é que se contacta o interessado, apresentando-se-lhe um rosto, alguém a quem, se continuar interessado, possa então pedir a sua adesão. Este processo, no fundo, de conhecimento mínimo da pessoa pode levar muito tempo. E só para chegar ao ponto em que tu agora estás... Se tu te queixas que estiveste mais de um ano à espera, imagina no caso deste suposto interessado. Mas tudo o que tem interesse na vida custa a ser obtido...

- Já entendi! Quem não conhecer um maçon, pode-se oferecer, mas vocês primeiro armam-se em detectives e só se ficarem satisfeitos é que contactam a pessoa.

- Nem mais!

- Estou mesmo a ver, uns fulanos a fazerem perguntas na vizinhança, e tal... E se o fulano tiver o azar de ter a alcunha de Pinóquio, está feito: nem sabe porque nunca foi contactado...

- Pois aí é que te enganas! Eu interessar-me-ia por conhecer mais profundamente essa pessoa!

- Porquê? Agora interessas-te por mentirosos?

- Nada disso, meu caro! Pensa um pouco. Nunca reparaste que a história infantil do Pinóquio não é mais do que uma alegoria do que deve fazer o maçon?

- Essa agora! Dizes então que o maçon deve mentir até lhe crescer o nariz?

- Nada disso. Em primeiro lugar, é ao contrário: o nariz crescia-lhe porque mentia; em segundo lugar, isso é apenas o elemento burlesco para chamar a atenção das crianças para a história. O cerne da história é outro. Trata de um boneco de pau que, com o auxílio de uma fada e de um grilo (que personifica a sua consciência), luta contra os seus defeitos, de forma a tornar-se digno de se tornar um rapaz de carne e osso. Certo?

- Certo.

- O boneco de pau é o maçon que luta para dominar seus vícios e suas paixões (o gato e o raposo). Nessa luta tem o auxílio do grilo (os seus Irmãos) e da fada (a Maçonaria). Com trabalho, com esforço, com avanços e recuos, aprende como os seus defeitos (mentir) e os prazeres materiais (faltar à escola, ir divertir-se para o Parque de Diversões) afinal amarram e limitam o Homem (transformam-no em burro...) e que só a noção do cumprimento dos seus deveres (o trabalho maçónico) permitirá que esteja em condições (o aperfeiçoamento) de vir a ser um verdadeiro menino de carne e osso (ver a Luz).

- Livra, que tu até nas histórias infantis vês Maçonaria...

Rui Bandeira

18 abril 2007

Recordando...


Meus Queridos Irmãos,
Meus Queridos “Blogers”,
Meus Queridos visitantes, habituais ou não:

Não resisto a pôr neste nosso espaço o texto que, no Expresso de 6/Abril p.p., lembrava que existiu um Homem que, enquanto por cá andou, deu pelo nome de Mário Viegas.
No dia 1 de Abril fez 11 anos que o seu corpo nos deixou, mas a lembrança da sua existência e o som da sua voz e entoação únicas ficaram connosco.

No Teatro, na Poesia, no Dizer, no sarcasmo com que mordeu a pobreza de espírito e o falso pudor da sociedade mandante, Mário Viegas foi um exemplo de verticalidade a seguir.
Humaníssimo, solidário o mais possível com os carentes, deixou em todos que conheceram o seu trabalho uma saudade que nunca mais acaba.
Nunca estive com ele e portanto não o conheci pessoalmente, mas tenho muita pena que tal nunca tenha acontecido.

Este “post” tem também esta intenção, a de homenagear alguém que admirei e que lamento profundamente ter deixado tão cedo a companhia dos vivos.
Mário Viegas faz falta a Portugal.
Ele foi, certamente, um dos que leram Kipling (V. post de JoséSR em 14 de Abril)

Ora aqui está mais um que não apareceu nos Grandes de Portugal.

De Mário Viegas:


10 Mandamentos para 1 espectador de Teatro

1 - NÃO CHEGARÁS ATRASADO, incomodando a concentração daqueles que estão a representar e dos outros (que chegaram religiosamente a horas) que estão a assistir ao Santo Sacrifício do Teatro.

2 – NÃO FALARÁS BAIXINHO com o ou a acompanhante, incomodando com a tua inclinação de cabeça o Espectador de trás, e distraindo os actores celebrantes do Santo Sacrifício do Teatro.

3 – NÃO ADORMECERÁS NEM RESSONARÁS, dando marradas para a frente ou para trás, ou pondo a mão nos olhos para os outros pensarem que estás muito concentrado no Santo Sacrifício do Teatro.

4 – NÃO TOSSIRÁS NEM TE ASSOARÁS com grande ruído, escolhendo as melhores pausas dos celebrantes do Santo Sacrifício do Teatro.

5 – NÃO TE ABANARÁS constantemente com o programa, distraindo os que estão, religiosamente ao teu lado, e irritando os que estão no palco a celebrar o Santo Sacrifício do Teatro.

6 – NÃO COMERÁS rebuçados, pipocas, caramelos, chocolates, pastilhas, comprimidos, tirando-os muito devagarinho, fazendo com o papel e as pratinhas o mais diabólico, satânico e herético ruído numa sala de espectáculos em que se celebra o Santo Sacrifício do Teatro.

7 – NÃO LEVARÁS relógios com pipis electrónicos, telemóveis e sacos de plástico que andarás constantemente a pôr, ora entre as pernas, ora ao colo, perturbando os que celebram o Santo Sacrifício do Teatro.

8 – NÃO LERÁS OU FOLHEARÁS o programa durante a celebração do Santo Sacrifício do Teatro pata tentar saber qual é o nome de determinado actor, ou para tentar perceber a sequência do Santo Sacrifício do Teatro.

9 – NÃO PEDIRÁS borlas ou insistirás em descontos a que não tens direito para assistir à celebração do Santo Sacrifício do Teatro.

10 – NÃO OLHARÁS “com umas grandes ventas” para o vizinho do lado, que achou religiosamente Graça ao que tu não achaste, ou que, piamente cheio de Fé, se levantou logo para aplaudir enquanto tu bates palmas por frete e já a pensar ir a correr para tirar a porcaria do teu carrinho, ou a porcaria do teu sobretudo do bengaleiro, mais cedo do que os outros.

ASSIM SUBIRÁS PURO AOS CÉUS OU ASSIM PODERÁS IR A 13 DE MAIO À COVA DA IRIA OU ASSIM PODERÁS IR E COMUNGAR NO CASAMENTO REAL de Sua Magestade Sereníssima Dom Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança, Chefe da Sereníssima Casa de Bragança, Duque de Bragança, de Guimarães e de Barcelos, Marquês de Vila Viçosa, Conde de Arraiolos, de Ourém, de Barcelos, de Faria, de Neiva e de Guimarães, e de Sua Augusta Noiva Isabel Inês de Castro Corvello de Herédia.

IDE E ESPALHAI A BOA NOVA !!

Abraão Viegas

JPSetúbal

17 abril 2007

Diálogo (I)

- Essa coisa dos motivos para não ser maçon e do motivo para o ser é muito bonita, mas quem está de fora da Maçonaria fica sem saber, se quiser entrar, como o fazer...

- Se é isso que queres saber, é simples: começa por ir ao sítio da Loja Mestre Affonso Domingues e tens logo ali a primeira informação de que necessitas.

(...)

- Já fui, mas a tal informação deve estar muito escondida, que a não encontrei...

- Meu caro, julgo já te ter dito que nós, maçons, estamos habituados a utilizar símbolos, a descortinar através deles; todas as mensagens estão lá, mas tens de as saber ver... A atenção e a concentração são importantes...

- Tudo bem, estás sempre a dizer isso, mas se não ajudas um profano a ver, como queres que ele veja? Ao menos, diz-me para onde olhar!

- Que tal exactamente ao centro, à frente dos teus olhos? Repara na mensagem que aparece:

Bate e ela se abrirá, Procura e acharás, Pede e receberás
Conhece-te a ti próprio e ama o próximo como a ti mesmo

- Essa? Bem, mas já é mania de ser enigmático! Mas afinal bato aonde? Se me respondes com outro enigma ainda mudo a pergunta para bato em quem e suspeito que fico logo a saber a resposta...

-
Calma, que a violência gratuita desqualifica-te como homem de bons costumes...

- Se é gratuita, ainda está para se ver, mas sabes bem que brincava. Mas a sério... Afinal, bato aonde? Procuro onde? Peço a quem?

-Hoje andas com o teu neurónio desligado! Bate à porta da Maçonaria! Procura o significado dela e quem te possa auxiliar a ir mais além! Pede a quem te possa dar o que desejas!

- OK! Em primeiro lugar, o meu neurónio não está desligado, tu é que mo pediste emprestado e ainda não mo devolveste, ó génio! Queres então dizer na tua, que, se quero ser maçon, tenho que te pedir, é isso? Só para te sentires importante... Mania da superioridade, é o que é!

-
Não, não é! Falando a sério. Quem quiser ser maçon, tem de, em primeiro lugar, saber porque o quer ser. Se for um dos tais cinco motivos para não ser, o melhor é tirar o cavalinho da chuva e não perder, nem o tempo dele, nem o nosso. Mas, se for pelo motivo por que o deve querer, o desejo de se aperfeiçoar, e se for um homem de bons costumes (convém não o esquecer...), então, para poder vir a ser maçon, o primeiro passo que deve dar é... pedir para o ser! Obviamente que a quem possa dar andamento a esse pedido, ou seja, a um maçon. Eu ou outro qualquer.

- Mas eu julgava que os maçons é que convidavam quem achassem que podia juntar-se a eles...

-
Quem porventura fizer isso, faz mal! A Maçonaria dá-se sempre mal quando cede à tentação do proselitismo! Repara: a Maçonaria não é um clube social, é um meio e um método de crescimento, de aperfeiçoamento pessoal; só faz sentido ser maçon se se quiser sê-lo. Então, fazer convites não é a melhor forma de proceder. O que se deve fazer é estar atento e disponível para encaminhar quem queira ser maçon, não procurar "arregimentar" amigos ou conhecidos para algo que eles não sabem bem o que é, nem nunca tinham pensado bem se lhes interessava. Portanto, quem quiser ser maçon, pelo motivo certo e tendo as condições para tal, o primeiro passo que tem a dar é manifestar esse desejo a um maçon. O resto da caminhada vem depois, mas toda a viagem começa sempre por aí, pelo primeiro passo.

- Então e quando um maçon encontra alguém que crê que seria um bom maçon, aquilo que vocês costumam chamar um "maçon sem avental", não o convida?

- Na minha opinião, nem assim! O que um maçon deve fazer nessas circunstâncias é dar-se a conhecer como maçon e, se vir que existe interesse, esclarecer que os profanos bem intencionados, de bons costumes E QUE QUEIRAM SER MAÇONS, se o quiserem pelo bom motivo, são sempre bem-vindos. Para bom entendedor, meia palavra basta e isto já é bem mais do que meia palavra, já mostrou o caminho e que ele estava aberto. Se houver efectivo interesse da parte da pessoa, cabe-lhe a ela dar o primeiro passo.

- Já podias ter dito! Ando eu há mais de um ano a ver se me convidas e só agora é que me dizes isso! És cá um bom amigo da onça!

-
Tu é que andas distraído! Porque é que achas que eu te disse que sou maçon e tenho conversado contigo sobre Maçonaria? Mas ou és tu que queres e pedes, ou nada feito! Portanto, já sabes:

Bate e ela se abrirá, Procura e acharás, Pede e receberás
Conhece-te a ti próprio e ama o próximo como a ti mesmo


Rui Bandeira

16 abril 2007

O maçon Rudyard Kipling

Nasceu em Bombaim, Índia, em 30 de Dezembro de 1865, mas foi educado em Inglaterra. Regressou à Índia, a Lahore, em 1880. Aos 17 anos, era sub-editor do Jornal "The Civil e Military Gazette". Casou com uma americana, Caroline Starr Balestier, em 1892. Foi o primeiro escritor britânico a receber o Prémio Nobel da Literatura, em 1907.

Foi iniciado na Loja Hope and Perseverence (Esperança e Perseverança), n.º 782, em Lahore, em 5 de Abril de 1886, beneficiando de uma dispense especial emitida pelo Grão-Mestre Distrital, por ter apenas 20 anos de idade e não ter, consequentemente, atingido a maioridade legal, então fixada nos 21 anos. Passou a Companheiro a 3 de Maio seguinte e foi elevado a Mestre a 6 de Dezembro, ainda antes de completar os 21 anos de idade.

Foi, por um curto período de tempo, Secretário da Loja. Em 1887, passou a integrar os Altos Graus (Arco Real).

Deixou Lahore e passou a residir em Allahabad em 17 de Abril de 1888, tendo-se, em consequência, transferido para a Loja Independence and Philanthropy (Independência e Filantropia), desta cidade. Demitiu-se da mesma em 1895, residindo já, então, nos Estados Unidos. Porém, já desde 1989 que cessara a sua actividade maçónica.

Apesar de a sua actividade maçónica ter durado menos de quatro anos, os seus escritos comungam abundantemente dos ideais maçónicos. Para além do conhecidíssimo If (cuja adaptação em português o JoséSR publicou no texto anterior), podemos dar conta disso em The Mother Lodge, My new-cut Ashlar, The Palace, A Pilgrim's Way e The Widow at Windsor.

Foi amigo de Baden-Powell, tendo-o influenciado quanto aos princípios que este veio a instituir no Movimento Escotista. Serão também devidas a essa influência as ecvidentes similaridades entre os ideários escotista e maçónico.

Passou ao Oriente Eterno em 18 de Janeiro de 1936.

Elementos para este texto retirados daqui e das ligações nele existentes.

Rui Bandeira

14 abril 2007

Rudyard Kipling na Esquadra da Policia

Pois também achei estranho "cruzar-me" com o Irmao Kipling numa esquadra de policia em Lisboa.

Ontem desloquei-me a uma esquadra de Lisboa para participar o assalto do qual fora vitima a minha irmã, mais propriamente o carro dela.

Depois de me identificar e cumprir todas as formalidades e do Sub-chefe diligentemente ir escrevendo no seu computador todas as coisas que lhe ia dizendo, olhei para a parede e vi afixado um poema. Nao liguei de inicio pois pensei que era daquelas "baboseiras" que se penduram em locais como este.

Mas o texto ficou a ressoar e olhei outra vez e li com atenção o seguinte poema que transcrevo.

SE...


Se puderes guardar o sangue frio diante
de quem fora de si te acusar, e, no instante
em que duvidem de teu ânimo e firmeza,
tu puderes ter fé na própria fortaleza,
sem desprezar contudo a desconfiança alheia...

Se tu puderes não odiar a quem te odeia,
nem pagar com a calunia a quem te calunia,
sem que tires daí motivos de ufania,
sonhar, sem permitir que o sonho te domine,
pensar, sem que em pensar tua ambição se confine,
e esperar sempre e sempre, infatigavelmente...

Se com o mesmo sereno olhar indiferente
puderes encarar a Derrota e a Vitória,
como embustes que são da fortuna ilusória,
e estóico suportar que intrigas e mentiras
deturpem a palavra honesta que profiras...

Se puderes, ao ver em pedaços destruída
pela sorte maldosa, a obra de tua vida,
tomar de novo, a ferramenta desgastada
e sem queixumes vãos, recomeçar do nada...

e tendo loucamente arriscado e perdido
tudo quanto era teu, num só lance atrevido,
se puderes voltar à faina ingrata e dura,
sem aludir jamais à sinistra aventura...

Se tu puderes coração, músculos, nervos
reduzir da vontade à condição de servos,
que, embora exausto, lhe obedeçam ao comando...

Se, andando a par dos reis e com os grandes lidando,
puderes conservar a naturalidade,
e no meio da turba a personalidade,
impávido afrontar adulações, engodos,
opressões, merecer a confiança de todos,
sem que possa contar, todavia, contigo
incondicionalmente o teu melhor amigo...

Se de cada minuto os sessenta segundos
tu puderes tornar com teu suor fecundos...

a Terra será tua, e os bens que se não somem,
e, o que é melhor, meu filho, então serás um Homem!


Rudyard Kipling
Tradução de Alcantara Machado


Fiquei surpreso e sem saber exactamente o que pensar. Estou em crer que quem o pôs na parede se ateve ao significado literal do poema, não entendendo que nele vêm as condições básicas para um Maçon progredir e ser melhor pessoa e ser melhor Homem.

Ganhei o dia.

JoseSR

13 abril 2007

As marcas da ira

Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito explosivo.

Um dia, o seu pai deu-lhe um martelo, um saco cheio de pregos e uma tábua de madeira e disse-lhe que, a partir daí, ele deveria martelar um prego na tábua de cada vez que perdesse a paciência com alguém.

No primeiro dia, o garoto colocou 37 pregos na tábua. Ao fim do dia, compreendeu que, se continuasse sem dominar o seu temperamento irado, brevemente esgotaria os pregos e o espaço na tábua.

Nos dias seguintes, à medida que ia aprendendo a controlar a sua raiva, o número de pregos martelados por dia ia progressivamente diminuindo.

O garoto ia descobrindo que lhe dava menos trabalho controlar a sua raiva do que estar a pregar pregos na tábua.

Finalmente, chegou o dia em que o garoto não perdeu a paciência nenhuma vez.

Contente, o garoto foi contar ao seu pai o sucesso que, com esforço, alcançara e como se sentia melhor em já não estar constantemente a explodir com os outros.

O pai, sorrindo, disse-lhe então que devia retirar todos os pregos que tinha cravado na tábua e mostrar-lha.

Quando o garoto executou a tarefa ordenada, o pai disse-lhe:

- Meu filho, estás de parabéns por teres dominado a tua propensão para a ira, mas ainda não é tudo. Olha agora para a tábua e repara nos buracos que os pregos que tu lhe cravaste nela deixaram. Ela nunca mais voltará a ser como era.

Portanto, lembra-te: sempre que disseres algo estando com raiva, as tuas palavras deixarão marcas em quem ouvir o que disseres, tal como as marcas dos pregos que cravaste ficaram na tábua.

Ainda que depois peças mil vezes desculpa, a cicatriz continuará.

Uma agressão verbal é tão danosa - às vezes, mais! - como uma agressão física.

Lembrem-se desta lição. Não me façam zangar!!!

Rui Bandeira

12 abril 2007

Inquérito

É Normal na maçonaria proceder a inqueritos ou inquirições. Estes são feitos aos candidatos e deles dependem a admissão do candidato.
Mas não é desses que venho aqui falar hoje.
Há uns dias fui submetido a um inquerito, totalmente inesperado. Inquerito rigoroso, prolongado e completo, feito com muito a proposito e que me levantou algumas dificuldades em conseguir responder de forma criteriosa.
Não é segredo na minha familia que sou maçon e todos sabem que escrevo neste blog. Alguns fazem o favor de consultar o blog para lerem o que aqui é escrito, outros para poderem aceder ao site da ajuda de berço e clicarem o seu donativo diário, enfim vão deixando nos seus computadores rasto.
Ora eis que um dos meus sobrinhos, garoto de quase 14 anos, se vira para mim e diz " Tio , tive a ler o teu blog, tu és o JoseSR ...."
Até aqui ...
" Tio, o que é um Maçon ? " , "isso de seres inspector quer dizer que és o dono ? ", "tens uma loja ? - és o dono ou o chefe ? ", " para que serve a Maçonaria ?", " posso ser Maçon ?"
E continuou por aí fora com uma sequencia de perguntas.
Responder a um miudo de 14 anos é uma ardua tarefa. Explicar a Maçonaria é uma ardua tarefa porque implica explicar todos os preconceitos e demonstrar a sua falsidade para se chegar ao que é verdadeiramente a Maçonaria.
E este inquerito a que fui sujeito fez-me pensar em tudo o que nos traz por aqui e perceber que se voltasse a 1991 faria o meu caminho maçónico tal qual o fiz até agora.

JoseSR

Livros

O Rui mencionou no seu post um dos ultimos livros que foi publicadosobre maçonaria. Como ja comentei ao referido post, já o estou a ler e apenas por uma coincidencia.
Não sou habitué de livrarias, apesar de gostar de passear nelas, e por isso raramente stou ao corrente dos titulos que vao saindo.
Todavia o senhor meu Pai, conhecedor desta minha faceta de Maçon, ofereceu-me esta semana 3 livros sobre o tema.
O ja referido " A Conspiração Judaico Maçónica", um segundo intitulado " A verdadeira história da Maçonaria" de Jorge Blashke e Santiago Rio e um terceiro ( que nisto da maçonaria parece o numero 3 é importante) de titulo " Maçonaria" de Jeremy Harwood.
JA folheei os 3 e pude perceber que o 3º " Maçonaria" é uma especia de revista em forma de livro, com ilustraçoes explicativas e um texto simples. Agradavel de ler, embora nao acrescentando nada ( ou muito pouco) em termos de informação para alguém que ande nisto ha ja uns anos, todavia para não iniciados é um bom "manual". É o tipo de livro que penso poder ser usado para leitura a proporcionar a um profano acabado de convidar ou o qual temos intençoes de vir a convidar.
O segundo parece-me um trabalho serio sobre o tema. Dados os seus autores serem espanhois incide bastante sobre episodios passados em Espanha e aqui ou ali tem uns erros grosseiros de tradução, mas nada que impeça a sua leitura.
O primeiro - bem o Rui já transcreveu a sinopse e a introdução e estou seguro que se os nossos leitores pedirem muito ele transcreve o resto do livro !!!!!!!!!!!!!!!

JoseSR

A Conspiração Judaico-Maçónica

Esta semana, três vezes foi chamada a minha atenção sobre o recém-publicado livro de Alain Goldschläger e Jacques Charles Lemaire A Conspiração Judaico-Maçónica. Primeiro, através de um texto lido num blogue maçónico americano; depois, através de uma mensagem de correio electrónico recebida de um Irmão adormecido, mas que continua atento (para quem não sabe: em Maçonaria, diz-se adormecido o maçon que, por qualquer razão, decide suspender a sua actividade maçónica, sem prejuízo do seu direito de, quando o entender, a retomar normalmente); a terceira, através de mensagem enviada pelo JPSetúbal.

Manifestamente que se trata de uma obra que suscitou o interesse dos maçons. À primeira vista, dir-se-ia que tal interesse se revestia de algum masoquismo, tendo em atenção o título da obra e o preconceito anti-maçónico que leva alguns a enredar a Maçonaria nas mais mirabolantes teorias da conspiração. Porém, o título está (propositadamente?) imbuído de alguma dose de equivocidade: é certo que a obra trata da conspiração judaico-maçónica, mas desmontando essa mirabolante tese:

Segundo uma sinopse divulgada:

No campo dos preconceitos que têm tido uma vida longa, o mito da conspiração judaico-maçónica é talvez o mais conhecido. Católicos conservadores, publicistas de extrema-direita, militantes fanáticos da causa árabe, incontáveis são aqueles que, desde o século XIX até aos nossos dias, avançaram com as “provas” duma pretensa colusão entre os judeus e os franco-maçons em jeito de explicação pseudo-racional de diversos acontecimentos históricos. Não se trata aqui apenas dum mito inepto concebido por polemistas de vão de escada, mas sim duma fantasmagoria criminosa, que contribuiu para justificar a matança de milhões de vítimas inocentes. O poder deste mito sobre as mentes explica-se pelas modalidades lógicas da sua exploração. Contra todas as exigências racionalistas, o pensamento conspiracionista procede por manipulações históricas e argumentativas. A presente obra tem por objecto a desconstrução dessas manipulações.

Segundo outra:

Qual o poder efectivo da maçonaria na ordem mundial? Desfazer todas as dúvidas em torno do mito de uma grande conspiração judaico-maçónica é o objectivo da mais recente – e polémica – obra de Alain Goldschläger e Jaques Charles Lemaire. Os autores põem em causa a "ingenuidade" de uma teoria que justificou, no passado, os intentos criminosos e sangrentos de fundamentalistas Católicos, Islâmicos e de Extrema-Direita.

«As conspirações existem; a conspiração, não» . Se é inquestionável que em todas as épocas do passado foram urdidas manobras para mudar uma situação política, como foram os casos de, por exemplo, o assassinato de Júlio César ou o fim «forçado» de Napoleão, os investigadores Goldschläger e Lemaire defendem que não é possível, nem historicamente plausível, falar-se numa grande conspiração mundial judaico-maçónica.

Numa obra que pretende deitar por terra uma teoria que justificou acontecimentos como o Holocausto, e demonstrar o absurdo lógico e histórico da aliança atribuída aos judeus e aos franco-maçons, os autores partem de uma análise histórica e sociológica para atribuir ao poder do mito uma "lógica de exploração", implementada através da manipulação histórica e argumentativa por parte de determinados agentes.

Segundo os autores, o mito – que teve origem no final do séc. XIX – subsiste na actualidade através dos "insuspeitos" meios da literatura e do cinema: James Bond já não defende a honra ou vida da rainha de Inglaterra, para se opor às pretensões de domínio mundial do Spectre. Por outro lado, Luke Skywalker salva as galáxias das garras do «Império do mal». Para Goldschläger e Lemaire, estas ficções arriscam-se a criar, inadvertidamente, um terreno fértil para os espíritos fracos, mais inclinados a aceitar uma explicação simplista e totalizante do real.

«A Conspiração Judaico-Maçónica » é uma obra explicativa, que pretende lançar um alerta para os perigos do desvio de pensamento e da manipulação histórica e desfazer um mito que já permitiu demasiados excessos, em nome de uma luta mobilizada pelo extremismo.

Os autores da obra são académicos respeitados. Alain Goldschläger é professor no Departamento de Francês da Universidade de Western Ontário e director do Instituto de Pesquisa sobre a Literatura do Holocausto. Jacques-Charles Lemaire é professor na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Livre de Bruxelas.

O livro foi publicado em Portugal pela editora Via Occidentalis, tem 148 páginas e o seu custo é de € 17,85. Se for adquirido através do sítio Webboom.pt, custará apenas € 16,07. Mas quem dominar a língua francesa, pode adquirir a edição em francês da mesma obra por apenas € 8,79, mais portes de envio, através do sítio francês da Amazon.

Cá por mim, acho que já tenho escolhido um dos livros para ler nas próximas férias...

Rui Bandeira

11 abril 2007

UM motivo para ser maçon

Único - Desejo de aperfeiçoamento

Só existe uma motivação válida para se pretender ser admitido maçon: o desejo de se aperfeiçoar pessoal, ética e espiritualmente.

Quem, sendo homem crente, livre e de bons costumes, tiver este desígnio e estiver disposto a utilizar o método maçónico na busca do transcendente, é bem-vindo!

Esse pode estar ciente de que nada lhe é ensinado, mas tudo pode aprender.

Esse pode confiar que nada lhe é imposto, mas que de bom grado aceitará as regras de conduta que encontrará.

Esse pode e deve estar preparado para um longo, e difícil, e trabalhoso, percurso, mas verificará que nunca fará sua jornada só, antes e sempre acompanhado por seus Irmãos.

Esse pode ficar certo que começou o seu trabalho no momento em que foi iniciado e que só o terminará no momento da sua passagem ao Oriente Eterno.

Esse, se fizer bem e persistentemente o seu trabalho, tornar-se-á melhor, portar-se-á melhor, actuará melhor, em todos os aspectos da sua vida e será assim e só assim, por virtude, da sua melhoria, que será respeitado e poderá aspirar a influenciar os demais, quiçá na Política, porventura nos negócios, seguramente nas relações sociais, mas sobretudo nos corações de quem com ele privar.

Esse será solidário e benemerente, porque assim a sua condição de maçon, de homem justo e íntegro e interessado o levará a ser, com a naturalidade de quem respira e a discrição de quem dorme.

Esse, se fizer bem e persistentemente o seu trabalho, poderá aspirar a Conhecer, a conhecer o que ninguém lhe pode transmitir, a conhecer o que só ele pode intuir, a entrever o Divino, a espreitar o Sentido da Vida e da Criação. E, se o conseguir, vai entender que não conseguirá por palavras transmitir esse conhecimento a mais ninguém, apenas ajudar seus Irmãos a fazerem seus percursos para poderem aspirar a intuir, a entrever, a espreitar. E então perceberá que esse é o célebre segredo e é-o devido à incapacidade humana de conseguir que deixe de o ser.

Esse, se fizer bem e persistentemente o seu trabalho, terá um lampejo de compreensão do significado da Vida e da Morte e não temerá esta e assim verdadeiramente cumprirá o que Camões cantou e será um d' "aqueles que por obras valerosas /se vão da lei da Morte libertando".

Esse, se fizer bem e persistentemente o seu trabalho, será, ainda que nunca nada mais sendo do que simples obreiro numa simples Loja, um verdadeiro Grão-Mestre, de si próprio, da sua consciência, de seu percurso iniciático.

Esse, ainda que nunca o tenha visto nem sentido, já usa o avental; os maçons limitar-se-ão a ajustar à sua cintura a peça visível .

Esse será o Aprendiz que eu, Mestre eternamente Aprendiz, jubilosamente ajudarei a evoluir e a tornar-se Mestre, certo que ele próprio também me ajudará a mim, Aprendiz em veste de Mestre, a dar mais um pequeno passo no meu sempre inacabado percurso.

Esse não terá a honra de ser admitido maçon; esse honrará os maçons ao consentir em se juntar a eles.

Rui Bandeira

10 abril 2007

Cinco motivos para NÃO SER maçon

1. Influência política - Poder

Ao contrário do que muitos pensam, a Maçonaria - pelo menos a maçonaria Regular; e, mesmo quanto à Maçonaria Liberal, acho que são mais as vozes do que as nozes... - não tem mais influência junto do Poder Político do que qualquer outra instituição social. A única influência que a Maçonaria pode exercer é apenas de ordem moral, pelo exemplo dos seus membros através da aplicação dos seus princípios. Engana-se quem pensa que. ao juntar-se à Maçonaria, terá acesso aos corredores do Poder...

Aliás, uma das coisas de que o maçon rapidamente se dá conta,dentro da Ordem, é que é muito mais abrangente a ilusão do Poder, do que este propriamente dito. Ao menos em ambiente democrático, cada um exerce apenas o Poder que os demais lhe reconhecem e admitem que exerçam.

Em Loja, o detentor do Poder, o condutor, o decisor, o que detém os símbolos do Poder é o Venerável Mestre. Pois bem: como todos os que já se sentaram na Cadeira de Salomão rapidamente verificaram, a função de Venerável Mestre é aquela em que, afinal, não se tem mais direitos do que o mais recente Aprendiz e se tem mais deveres do que os restantes Mestres.

Portanto, quem busca o perfume do Poder, procure-o noutro lado, não na Maçonaria. Aqui apenas aprenderá o cumprimento dos seus deveres.

2. Influência económica - negócios e dinheiro

Quem pensar que a entrada na Maçonaria é uma porta aberta para obter contactos e negócios e o propiciar de condições para "subir na vida", pense outra vez, e pense melhor! Se for este o motivo que o faz desejar entrar na Maçonaria, poupe-se ao trabalho e às despesas. Dentro da Maçonaria fará os mesmos negócios que faria fora dela. O que todos lhe pedirão na maçonaria é que dê algo de si em prol dos outros. Dos demais receberá o que efectivamente necessite e os demais lhe possam dar, não o que deseje ou egoisticamente pense que lhe convenha. Os negócios da Maçonaria são de índole moral e espiritual. Quem deseje entrar no Templo tem que deixar os seus metais à porta deste.

3. Influência social - honrarias e reconhecimento

Na Maçonaria usam-se aventais e colares e jóias, é verdade. Mas o maçon considera tudo isso como meros penduricalhos. A única diferença entre o mais rico, bonito, bordado e colorido avental de Grande Oficial ou de Altos Graus e o simples avental branco de Aprendiz é que quem usa aquele pagou bem mais caro por ele do que o que usa este. Aliás, de todos os aventais que um maçon possa possuir, aquele que para ele tem significado é precisamente o primeiro, o mais simples, o avental branco de aprendiz. Esse é o que qualquer maçon, qualquer que seja o seu grau ou qualidade, pode sempre usar e simbolicamente deve sempre usar. Esse é o adorno que o maçon deve cuidar de manter sempre alvo e puro e, portanto, nunca conspurcado por acções censuráveis ou indignas.

O maçon gosta de usar a jóia de sua Loja, não porque seja bela ou valiosa, mas apenas e tão só porque é um dos símbolos de sua Loja e o seu uso mostra a todos os seus Irmãos o grupo fraterno em que se integra.

O maçon usa colar quando exerce uma função, não porque lhe fique bem, mas apenas e tão só como distintivo de que a está exercendo. Em bom rigor não é o maçon que usa o colar; é o colar de função que usa o maçon...

Nem na sociedade profana o estatuto de maçon atribui qualquer privilégio que não o reconhecimento das eventuais qualidades de quem o seja, nem no interior da Maçonaria o estatuto social, profissional, académico ou de fortuna diferencia um maçon de outro; o mais jovem aprendiz só tem uma maneira de se dirigir ao Muito Respeitável Grão-Mestre (apesar de formalmente lhe dar este tratamento): "meu Irmão"! E é esse mesmo o tratamento que recebe do Grão-Mestre.

Assim, aquele que porventura sonhe ser a maçonaria um local ideal para obter ou reforçar reconhecimento social, não se engane a ele, nem engane os maçons: abstenha-se de pretender ser maçon!

4. Beneficência - ajuda ao próximo

O bem intencionado que porventura procure na Maçonaria o instrumento para dar largas ao seu anseio de ajudar o próximo, de ser beneficente, se é essa a principal razão que o move, se é isso que vê na Maçonaria, também está enganado.

Não que a Solidariedade e a Beneficência não sejam prosseguidas pela Maçonaria. Claro que o são. Mas não é essa a razão de existir da Maçonaria. Não é por causa da Solidariedade e da Beneficência que a Maçonaria existe. A Solidariedade e a Beneficência são simples consequências de se ser maçon.

Em linguagem de "economês", por muito praticadas que sejam, a Solidariedade e a Beneficência não fazem, no entanto, parte do "core business" (essência) da Maçonaria.

Em linguagem de "industrialês", por muito importantes que sejam, a Solidariedade e a Beneficência são simples subprodutos da Maçonaria.

Portanto, se são a Solidariedade e a Beneficência que atraem o bem intencionado, e nada mais, e não essencialmente algo mais, então o melhor que o bem intencionado tem a fazer é dar largas ao seu anseio através de outras organizações especialmente vocacionadas para isso. A Ajuda de Berço é uma boa opção. A Cruz Vermelha, também. Os Bombeiros, idem. O Banco Alimentar contra a Fome, a mesma coisa. E muitas mais organizações há que têm na Solidariedade e na beneficência a sua razão de ser. E , mesmo sem se juntar a qualquer organização, certamente na sua rua ou na sua localidade encontrará alguém que necessita da sua ajuda. Dê-lha!

5. Curiosidade - conhecer o "segredo maçónico"

Se é a curiosidade que o faz desejar ser maçon, não se iluda: naquilo que ela pode ser satisfeita, não precisa de ser maçon para o saber.

Quer conhecer as palavras de reconhecimento mútuo dos maçons? Por quem é, não seja por isso, arme-se de um pouco de paciência, leia uns livros, encontre umas obras onde estão transcritos rituais antigos e faça favor! Nunca ouviu dizer que os maçons preservam a Tradição? Então, basta tirar a consequência: o que se fazia antigamente continua válido agora... Mas, o quê? Ser maçon só para tomar conhecimento dessas palavras sem ter de ter o trabalho de procurar? Meu caro, a Preguiça é um Pecado Mortal... Se é só por isso que quer ser maçon, os maçons não querem preguiçosos no seu seio... E - acredite em mim! -, garanto-lhe que vai ter muito mais trabalho e demorar muito mais tempo para tomar conhecimento dessas palavras, grau por grau, do que se ler nos livros certos. Está tudo publicado!

Quer conhecer os sinais secretos dos maçons? Meu caro, o You Tube preenche-lhe o anseio! Siga este atalho e ei-los, não ao vivo e a cores, mas em filme e a preto e branco! Não lhe garanto que tudo o que vir esteja certo, mas posso afirmar-lhe que algo do que vir o está...

Portanto, caro curioso, se é a curiosidade que o move a ser maçon, esqueça! Tem outros meios de a satisfazer!

E, afinal, se o que pretende é apenas conhecer como pensam, o que fazem, de que tratam, os maçons, nem sequer precisa de se incomodar muito: basta-lhe ir lendo o A Partir Pedra...

Rui Bandeira

09 abril 2007

King Solomon's Lodge

Regresso dedicando um texto à Loja do Rei Salomão, não a R.'. L.'. Rei Salomão, n.º 25 da GLLP/GLRP, que ainda não tive o prazer de visitar, mas uma outra realidade. A Loja do Rei Salomão não é uma loja maçónica. Também não é um estabelecimento comercial. É um sítio maçõnico criado por um Irmão norte-americano e, sobretudo, uma excelente ideia, executada com o indiscutível sentido prático que naquela zona do Mundo abunda.

Em bom rigor, o sítio chama-se King Solomon's Lodge - path to masonic blogs (A Loja do Rei Salomão - caminho para blogues maçónicos). Mas é mais do que o nome indica: não é apenas um caminho para blogues maçónicos, é um repositório de atalhos muito útil para quem se interessa pela Maçonaria, particularmente pela Maçonaria americana. Do lado direito do sítio, tem um espaço de informação sobre muitos aspectos da maçonaria e organizações para-maçónicas. Aí constam atalhos para textos simples e claros (em inglês, obviamente...) sobre a Maçonaria, o Rito de York, o Rito Escocês e toda uma panóplia de organizações integradas ou próximas da Maçonaria americana.

Logo abaixo desse espaço, está a lista de todos os blogues que o sítio agrega. Leiam com atenção e... lá está o A Partir Pedra! Nem o facto de o nosso blogue ser escrito em português foi impeditivo de ser aqui incluído.

Abaixo, e depois do espaço dedicado aos botões de atalho do sítio (um dos quais está, com todo o gosto, colocado no espaço próprio para o efeito do A Partir Pedra), encontra-se um útil espaço de atalhos para cerca de dezena e meia de sítios maçónicos (em inglês) e um espaço, continuamente actualizado, de atalhos para notícias publicadas no Google News que contenham as palavras-chave Freemasonry, Freemason, York Rite ou Scottish Rite.

O lado esquerdo do sítio está dedicado à sua principal função enquanto agregador de blogues maçónicos e contém atalhos para os textos que são publicados nos blogues incluídos na selecção do sítio . É de realçar que este espaço é objecto de actualização automática sempre que é publicado um novo texto de um dos blogues agregados (que, para tal, têm, obviamente, de ter activada a função RSS, ou a ATOM, ou ambas), com um tempo de resposta notavelmente curto. Por exemplo, logo que foi publicado este texto que está a ler, o sítio de imediato incluiu o atalho para o mesmo.

Esta ideia, que permite a quem se interessa pela leitura de blogues maçónicos a rápida e fácil verificação do que foi publicado desde que, pela última vez, procedeu à leitura destes, é, na minha opinião, um "ovo de Colombo" e bem merece ser adaptada com a criação de um agregador de blogues maçónicos em língua portuguesa. Para além do A Partir Pedra, conheço, em Portugal, o Liberdade -Igualdade Fraternidade e o também muito interessante Grémio Estrela d'Alva, escrito por maçons da Loja do GOL com o mesmo nome e, no Brasil, o Blog do Maçom. Mas outros blogues maçónicos escritos em português haverá que ainda desconheço (mea culpa...) e certamente outros serão criados.

Seria sem dúvida muito interessante que fosse criado um agregador de blogues maçónicos em português que, a exemplo do King Solomon's Lodge, permitisse aos interessados facilmente verificar que novos textos tinham sido publicados.

Infelizmente, à míngua de conhecimentos técnicos para tal, só posso aqui deixar a ideia (e o desafio...) para quem tenha os conhecimentos e a vontade de criar tal agregador. Que pode ser criado seja num sítio específico para o efeito, seja num sítio já existente. Estou a pensar, por exemplo, no Portal Maçónico, bem conhecido de quem se interessa pelo tema e que referencia todas as Obediências, sem discriminação. Não quererão os seus responsáveis abalançar-se a uma tal tarefa? A evidente utilidade para quem gosta de consultar os blogues de temática maçónica levaria à visita frequente do Portal, fazendo valer a pena o trabalho e a necessidade de reestruturar a sua página de entrada, de forma a "acomodar" os atalhos...

Rui Bandeira

05 abril 2007

Medula Ossea


A medula ossea, ou melhor a sua dação, tem sido tema ao qual este blog tem vindo a dar alguma atenção.

Foi com satisfação que li o relatório de actividades do CEDACE para o ano de 2006.


Nele estão bem expressos os progressos deste ano e que não se reduziram a aumentar o numero de inscritos em mais 20000 dadores, mas também em aumentar substancialmente a qualidade de informação genética destes ou seja passaram de 65% para 87% os dadores totalmente analisados.


O numero de consultas nacionais e estrangeiras ao registo aumentou, bem como o numero de activações ( activação sendo o contacto para testes mais profundos após uma possibilidade de existencia de compatibilidade) e de consultas gerais ao registo.


Ser dador de medula , ou pelo menos estar inscrito no registo, é um processo simples e indolor. Provavelmente nunca ocorrerá a necessidade de ser "activado" mas se isso acontecer então o dador estará a dar ao doente uma probabilidade de cura.


Por isso se está a ler este post e não é dador de medula, consulte o site do CEDACE veja o que tem que fazer e FAÇA-O.


Faça-o de forma consciente e não emotiva. A diferença é que na emoção do caso conhecido as pessoas inscrevem-se mas depois quando chamados se chamados desistem. Dando este passo de forma racional estara a assumir um compromisso para consigo mas essencialmente para com quem precisa.


A todos os que a celebram, independentemente da forma como o fazem, uma boa Pascoa. Aos que não celebram bom feriado e fim de semana.


JoseSR

Dadores Sangue

Estão de parabéns, uma vez mais, o Grupo de Escoteiros nº 19 , pela número alcançado de dádivas no sábado passado na escola EB1 Mello Falcão na Pontinha.


Quando cheguei pela manhã e conversando com a equipa do IPS (Instituto Português do Sangue), e falando de um número que seria aceitável para considerar a iniciativa um sucesso, apontavam que se tivessemos acima das 20 dádivas seria muito bom. Estiveram presentes 30 dadores!
Poderemos considerar que foi uma excelente iniciativa, com o aparecimento de dadores que o faziam pela primeira vez.
Esses, em princípio, passam a ser potenciais dadores frequentes, o que alegra sempre quem anda nestas andanças.

Caminhamos no bom sentido, e este tipo de iniciativas que conseguem arregimentar novos dadores merecem forte apoio, pois desse modo se consegue que os problemas de falta de sangue venham a ser ultrapassados.

Uma curiosidade, sou dador a cerca de 10 anos e o meu número de dador situa-se na casa dos 72.000 e reparei que alguns jovens que estiveram presentes os seus cartões tinham os números na ordem dos 220.000, o que representa um excelente crescimento no número de dadores.
Segundo alguns dados Portugal está quase a ser autosuficiente em glóbulos vermelhos.

No entanto, é muito importante este tipo de iniciativas, pois são estas organizações de dadores que permitem através das campanhas levar a que o dador seja mais regular nas dádivas. A verdade é que existem muitos dadores que não tem o hábito de o fazer com regularidade e alguns só o fazem quando alguem lhes pede. Dai ser importante o papel destas organizações a fomentar essa regularidade.
Por isso, julgo ser importante que o Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues promova varias iniciativas anualmente e fomente e apoie outras organizações que o façam. O importante é cada vez mais se alcançar um maior número de dádivas e de dadores. Esse é o principal objectivo.

Por isso, caro dador, se ainda não fez a sua dádiva, e já passou cerca de 3/4 meses desde a última dádiva que espera? Dirija-se ao IPS ou a um hospital e estique o seu braço!

Bem hajam

PauloFR

03 abril 2007

Os Vandâlos

Quando era pequeno ensinaram-me que os Vandalos era uma especie extinta que tinha tido o seu apogeu pela altura do Imperio Romano ( fim deste) e que se caracterizavam por serem oriundos do Norte e por destruirem tudo onde pusessem a mão.

Afinal não estão extintos !

Ainda existem e integram uma nação chamada Portista.

Não estive na Luz no Domingo, mas ouvi e vi na TV sobre o comportamento dos Vandalos.

Estive na Luz no jogo contra o Manchester - 5000 ingleses, contra o Barcelona 3500 Catalaes, Celtic - 10 000 Escoceses.

Foram a Barcelona 5000 Benfiquistas, e cerca de 3500 a Manchester, Glasgow, Liverpool. Para nao falar dos 20000 em Paris contra o PSG.

Quer nos jogos na Luz quer do de Barcelona os adeptos da equipa visitante ficaram no Piso Superior.

Em todos estes jogos as coisas correram bem e nunca houve um desacato.

Chegam os portistas - Vandalos inqualificaveis - e vemos o que vemos.

Não vale a pena atirar areia para os olhos e dizer que se estivessem no piso de baixo nao haveria problema, outros e mais numerosos estiveram no Piso de Cima e não causaram problemas.

A Culpa é dos Vandalos e mais nada.

JoseSR

30 março 2007

Baden-Powell e a Maçonaria

Ao sair anteontem da reunião da Loja Mestre Affonso Domingues, conversava com um de meus Irmãos sobre a acção de recolha de sangue de amanhã (a propósito: não esquecer! Amanhã de manhã, na Pontinha, EB de Mello Falcão) e sobre o Grupo 19 dos Escoteiros de Portugal e esse meu Irmão, de passagem, afirmou que Baden-Powell, o ideólogo e criador do Escotismo, fora maçon. Não duvidei - o Irmão que o afirmara é muito sabedor e de grande cultura - e tomei mentalmente nota para recolher na Rede elementos para publicar no blogue um texto sobre Baden-Powell.

Pois bem, até os melhores se enganam e, no caso, ao que parece, o erro é muito comum.

Segundo Frederick Smyth, in Ars Quatuor Coronatorum: Transactions of Quatuor Coronati Lodge, No. 2076, vol. CII, Londres, 1990, p. 264, não existe qualquer prova de que o Major-General Lord Robert StephensonSmyth Baden-Powell tenha sido um maçon, seja da Obediência inglesa, seja da irlandesa, seja da escocesa. É remotamente possível, mas improvável, que tenhasido iniciado em outra jurisdição. O Irmão George Kendall, na sua prancha "Maçonaria durante a Guerra Anglo-Boer, 1899-1902" (AQC 97) não faz qualquer menção a ele. Na obra de Paul Butterfield "Centenário: os primeiros cem anos da Maçonaria Inglesa no Transvaal" similarmente não existe também qualquer referência. Se Baden-Powell tivesse sido um membro da Ordem, tal teria seguramente vindo a lume durante a guerra na África do Sul, no decorer da qual a actividade maçónica está bem documentada".

No entanto, in
Ars Quatuor Coronatorum: Transactions of Quatuor Coronati Lodge No. 2076, vol. CIV, Londres, 1991, p. 257, esclarece-se que Lord Baden-Powell claramente que aprovou a Maçonaria, pois entregou à primeira Loja identificada com o seu nome (n.º 488,Victoria) o Volume da Lei Sagrada que nela ainda hoje é utilizado.

Estas citações recolhi-as e traduzi-as daqui, donde também retirei mais alguns elementos que igualmente incluo neste texto.

Segundo o artigo de George W. Kerr "A Maçonaria e o Movimento Escotista", publicado aqui, existem por todo o Mundo Lojas maioritamente formadas por antigos e actuais escoteiros, agrupadas numa associação denominada Kindred Lodges Association, que promove reuniões bianuais. Esta associação de Lojas de dupla filiação maçons /escoteiros compreende 28 lojas em Inglaterra, 1 na Escócia, 1 na Irlanda, 2 no País de Gales, 10 na Austrália, 1 na Nova Zelândia e 1 na Alemanha.

Existem seis Lojas maçónicas com o nome de Baden-Powell na Austrália. Destas, localizei o sítio da já mencionada n.º 488, de Victoria e é referenciada no texto de onde retirei as citações a Loja n.º 505, que publicou em 1982 o opúsculo intitulado A Maçonaria e o Movimento Escotista. A Loja n.º 222 atribui anualmente o prémio Ted Whitworth, integrado no sistema de prémios dos South Australian Rovers, uma organização escotista.

Encontrei ainda sítios de Lojas com o nome de Baden-Powell na Irlanda, na Argentina e na África do Sul.

Encontrei ainda referenciada a Loja Baden-Powell n.º 381, na Nova Zelândia.

E por aqui me fico durante os próximos dias. Vou estar ausente aproveitando uma semana de férias. O blogue fica bem entregue aos demais colaboradores.

Nota: Mais Lojas com a designação Baden-Powell referenciadas aqui.

Rui Bandeira

29 março 2007

"Tava" bom o doce !

O Rui promete o Rui cumpre.

Ontem mesmo depois de uma sessão de loja o Rui diante de um numero apreciavel de testemunhas pagou o Doce que prometeu a proposito das imagens de simbolos de Grandes Inspectores ( vide comentários aos posts ).

Mas o mais importante foi a fraternidade da refeição.

JoseSR

Sábado de SANGUE

Sábado, dia31, é dia de SANGUE.

Não, não se trata de nenhuma violência, nem este espaço a tolera.

A imagem ao lado esclarece tudo: Sábado é dia de DOAÇÃO DE SANGUE.

Preparem os vossos bracinhos, deitem para trás das costas o medo da seringa, e vamos todos seguir o exemplo do jovem da imagem e, sem custos,vamos dar o que de melhor podemos dar: um pouco de nós !

Fazer uma doação de sangue, de um pouco de seiva da vida que nos não faz falta, pois o nosso corpo muito rapidamente reporá o que demos, é um simples acto de solidariedade que devemos tornar num benigno hábito periódico. E sabemos que o que damos é sempre bem aplicado, pois vai servir a quem precisa e quando precisa.

A acção de doação de sangue é organizada pelo Grupo 19 dos Escoteiros de Portugal, da Pontinha e o sangue recolhido, por pessoal médico e de enfermagem do Instituto Portugês do Sangue, será creditado na conta corrente do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues, criado por membros da Loja com o mesmo nome e que, desde há muito, conta com a participação dos jovens escoteiros daquele Grupo.

A associação do Grupo 19 dos Escoteiros de Portugal e do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues, como todas as boas coisas de gente bem intencionada, não foi planeada, resultou de um feliz conjunto de circunstâncias, da junção simples e sem preocupações de quem quer apenas dar o seu contributo para ajudar o próximo. Numa das acções de recolha organizada pelo Grupo de Dadores, houve a oportunidade de contar com a adesão dos jovens do grupo 19 dos Escoteiros de Portugal. Tempos depois, foi o Grupo 19 quem organizou uma acção semelhante e obviamente que os elementos da Mestre Affonso Domingues tiveram todo o gosto em participar. Tivémos então a grata surpresa de verificar que o Grupo 19 destinou o sangue recolhido a ser creditado no Banco de Sangue do Grupo de Dadores, e muito gratos ficámos com isso. A partir de então, sem necessidade de mais conversas ou acordos, ficou natural e tacitamente assente: o Grupo 19 dos Escoteiros de Portugal faz, por direito próprio, e muita satisfação nossa, parte do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues. Os seus elementos têm os mesmos direitos e, se necessário, beneficiam da prerrogativa de reivindicar o crédito de sangue do Banco de Sangue. Para todos os efeitos, os elementos do Grupo 19 dos Escoteiros de Portugal e os do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues são verdadeiros IRMÃOS DE SANGUE.

E assim, as recolhas periódicas de sangue sáo organizadas por um ou outro Grupo, com a participação de todos, todos unidos na causa comum de ajudar a que não falte sangue a quem dele necessite.

Portanto, caros leitores deste blogue, considerem-se todos formalmente intimados a deslocarem-se Sábado, dia 31, entre as 9,30 h e as 12,30 h, à Escola Básica Melo Falcão, na Pontinha (perto do Quartel de Engenharia e do Restaurante Velho Mirante - é só chegar à Pontinha e perguntar, que onze pessoas em cada dez dizem logo onde é...) e... estender o bracinho.

Têm direito a um lanchinho, ao convívio entre todos, à satisfação de ajudar e ao automático registo como dador de sangue do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues, com o inerente direito a beneficiar, para si e sua família , do crédito de sangue do Grupo, quando dele necessitarem.

Quem more longe, pode colaborar na mesma: dirige-se ao Centro de Recolha do Instituto Português do Sangue mais próximo de sua casa e informa que faz a doação para crédito do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues. O pessoal do Instituto anota e regista, sem necessidade de quaisquer burocracias.

Como sempre, a doação de sangue é precedida de consulta médica e teste de hemoglobina, para garantir que não há qualquer prejuízo para a saúde do dador.

Um conselho: ao contrário do que muitos pensam, NÃO É ACONSELHÁVEL DAR SANGUE EM JEJUM. Deve-se apenas evitar tomar álcool. Pelo contrário, ter tomado o pequeno almoço é conveniente, para evitar quebras de tensão.

E pronto! Sábado lá esperamos os leitores deste blogue! Rejeitem o comodismo, vão dar sangue!

Olhem, encarem isso como a contrapartida da leitura deste blogue e considerem-se quites, até à próxima acção de recolha de sangue!

Até Sábado, na EB Melo Falcão, na Pontinha!

Rui Bandeira