03 janeiro 2007

Tolerância - parte 3


Em 16 de Novembro último, assinalei o Dia Internacional da Tolerância com um texto dedicado a esse tema.

No dia imediato, o JoséSR publicou um breve texto, Tolerância - parte 2, em que, designadamente, escreveu:

Tolerância, pois eu sou da opinião contrária à do Rui Bandeira. Tolerância não é um valor Universal por muito que se lhe faça um dia ou uma declaração de Princípios.

Em comentário a este texto, instei o JoséSR, designadamente, a clarificar a sua posição.

O José SR veio a fazê-lo com a publicação de um texto que apresentou no 1.º Congresso Internacional da Maçonaria, que decorreu no CCB em 25 de Junho de 2006, que eu aliás já conhecia, por ter sido também publicado numa revista dedicada a temas maçónicos. Era por essa publicação que eu aguardava para prosseguir o debate, pois, embora eu conhecesse perfeitamente a posição que sobre o tema o JoséSR expressara no referido texto, só com a sua publicação no blogue seria compreensível para quem o visita o prosseguimento da troca de opiniões.

O trecho que clarificou o entendimento do JoséSR foi incluído no texto intitulado Conflito de religiões, publicado no blogue em 20 de Dezembro último. Ali, escreveu, designadamente, no que a este tema respeita:

A tolerância tão apregoada pela Maçonaria, é em minha opinião, um conceito perigoso.

Perigoso por duas razões essenciais:

Não é paritário ; Não é mensurável.

Tolerar alguém, ou algo é uma relação de superioridade para com esse alguém ou esse algo. Numa relação de Tolerância há o Tolerante e o Tolerado, é certo que cada qual pode ser as duas coisas simultaneamente, mas o mais normal é cada um de nós aplicar o conceito de tolerância quando a coisa não correu conforme o esperado.

Não é mensurável, pois não é possível definir até onde se deve ou se pode ser Tolerante. E como dizia Fernando Teixeira “ o limite da tolerância é a estupidez “.


Estando ainda então em curso de publicação dos comentários sobre os Landmarks, entendi por bem adiar o prosseguimento do debate até ter finalizado aquele assunto. É então agora o momento asado de comentar o entendimento do JoséSR.

O desacordo de opiniões é apenas aparente e decorre de cada um de nós estar a aplicar o conceito "Tolerância" em termos diferentes. Para o JoséSR, a tolerância implica uma relação de superioridade entre o tolerante e o tolerado, isto é, consiste em o "tolerante" suportar o "tolerado", admitir a sua existência ou a sua permanência junto dele. Nesse entendimento, é óbvio e evidente que as reticências postas pelo JoséSR têm todas as razões para serem colocadas.

Simplesmente, o conceito de "tolerância" que eu entendo dever ser aplicado, aquele que entendo ser imprescindível nos princípios e na conduta do maçon nada tem a ver com essa relação de superioridade. Essa Tolerância já a defini, de passagem, no meu texto intitulado Beleza, publicado em 26 de Outubro último, quando aí mencionei a tolerância para com os outros como contrapartida da necessidade de dos outros vermos toleradas nossas próprias imperfeições.

Ou seja, na minha opinião, o correcto entendimento do conceito implica, não uma relação de superioridade, mas uma relação de paridade
: eu devo tolerar as imperfeições dos outros, porque eu próprio também as tenho e espero que as minhas imperfeições, apesar de reconhecidas como tal, sejam toleradas pelos demais. A necessidade de tolerância radica assim no reconhecimento de que a perfeição humana não existe e, portanto, temos que admitir como um facto da vida que todos e cada um de nós temos os nossos defeitos,as nossas imperfeições e é, por conseguinte, até mais do que imperativo ético, um acto de inteligência tolerar o Outro com os seus defeitos, pois só assim posso esperar que os meus sejam, por sua vez, tolerados.

E, assim sendo, também não existe um problema de medida da tolerância: devo dedicar aos outros a tolerância na mesma e exacta medida que reivindico, que espero, para mim. Nem mais, nem menos!

Este o entendimento que julgo acertado do conceito. E, se o JoséSR se colocar nesta perspectiva, estou certo que não tem rebuço em concordar que a Tolerância é, deve ser, tem de ser, não pode deixar de ser, uma virtude cultivada pelos maçons.

A outra noção de "tolerância", a que implica uma relação de superioridade, a que o JoséSR foi levado a utilizar, não tem nada a ver com isto, não passa de uma máscara para esconder outros comportamentos: a "tolerância" do branco em relação ao negro (ou vice-versa) não é mais do que racismo comprometido; a do homem para com a mulher (ou vice-versa), não passa de machismo (ou feminismo) mentecapto; a do cristão para com o judeu ou o muçulmano, ou do judeu para com o muçulmano ou o cristão ou a do muçulmano para com o cristão ou o judeu, mais não significam do que a tentativa de ocultar sectarismo religioso; a do rico em relação ao pobre apenas disfarça o sentimento de culpa pela sorte do conforto material ou desejo de continuar a explorar o deserdado.

Porque o branco e o negro são ambos Humanos e ambos têm carne e ossos e sangue vermelho e coração e cérebro.

Porque homem e mulher se complementam e são mutuamente indispensáveis.

Porque cristão, judeus e muçulmanos crêem no mesmo Deus.

Porque o rico e o pobre só se enobrecem pelo trabalho.

Eis, no meu entendimento, a fundamental diferença entre a "tolerância" e a Tolerância.

Rui Bandeira

02 janeiro 2007

Olhando a "concorrência"

Liberdade, Igualdade, Fraternidade é uma divisa que, orgulhosamente, o GOL (Grande Oriente Lusitano) partilha com a Revolução Francesa. E é também o nome deste blogue!

Trata-se de um blogue animado por alguém ligado ao GOL (veja-se a nota do autor do blogue a um texto ali publicado em 24/11/2006, intitulado "Maçonaria cria Fundação"), dedicado, como o nosso A Partir Pedra, à temática da Maçonaria e matérias similares, que trata sem sectarismos e numa perspectiva de formação e informação. Na altura da publicação deste texto, o último texto colocado no L:.I:.F:. noticia o resultado final do recente processo eleitoral para a escolha do próximo Grão Mestre da GLLP/GLRP. E, dos últimos seis textos, três foram dedicados ao mencionado processo eleitoral!

Também verificámos, sensibilizados, que, no local destinado à colocação de atalhos de navegação para diversos blogues, se encontra colocado um atalho para o nosso A Partir Pedra. Retribuímos o gesto com gosto mas, mais do que isso, porque a leitura deste interessante blogue permitiu verificar a sua qualidade e interesse.

O autor do blogue usa o pseudónimo de "Aprendiz Maçon", feliz escolha ilustrativa de que o maçon consciente sabe que é e será sempre um aprendiz trilhando o seu caminho.

Apreciámos também o sentido de humor do autor do blogue, visível no texto "Carta de um profano a outro" (texto que já conhecíamos de o ter lido no Blog do Maçom, que é outra das nossas escolhas para a nossa selectiva lista de atalhos de ligação) e, particularmente, a fina ironia que ressuma, designadamente, do texto de Boas Festas. Brilhante como um texto que seria banal cumprimento do hábito social de desejar Boas Festas no final do ano se tornou em duas deliciosas linhas, graças à oportuna utilização do duplo sentido nos advérbios "regularmente " e "irregularmente"!

Permitimo-nos apontar, porém, uma deficiência técnica, que esperamos possa ser em breve resolvida: é que, aparentemente, o L:.I:.F:. está tão optimizado para o Internet Explorer que... não fica legível quando se utiliza o Mozilla Firefox! Quem, utilizando este motor de ligação, aceder ao blogue, verifica que os textos da coluna da esquerda (a coluna de atalhos de ligação), os textos principais e a caixa do título estão sobrepostos! Deixo aqui um apelo ao Aprendiz Maçon para corrigir a situação, por duas grandes e egoístas razões: a primeira é que o motor de ligação que normalmente uso é precisamente o Mozilla Firefox; a segunda, é que estou ouvindo o eco da sonora gargalhada que o indefectível adepto de Internet Explorer JoséSR soltou quando leu isto!!!

Rui Bandeira

01 janeiro 2007

Gerald Ford - a Passagem ao Oriente Eterno

Não entrarei em meritos politicos, não é esse o assunto de hoje.

Gerald Ford era maçon. Iniciado em 1949 chegou a Mestre em 1951, tendo depois sido sucessivamente elevado nos graus filosoficos do Rito Escoces Antigo e Aceite ( REAA), chegando ao grau 33 - o mais alto deste Rito em 1962.

Estes dados e mais alguns poderão ser lidos na pagina da Grande Loja da California aqui .

O passamento em linguagem Maçonica é chamado de Passagem ao Oriente Eterno, numa clara alusão à passagem de grau e a entrada num local sem tempo regido pela eternidade, seja ele Paraiso ou outra coisa que as religioes comuns lhe chamem.

Ser Maçon não é incompativel com o desempenho das mais altas e importantes responsabilidades politicas, sociais ou outras. Ser Maçon é estar melhor preparado para o desempenho dessas funções.

A Maçonaria enquanto fraternidade Universal fica assim mais pobre com a perda deste ilustre Irmão que durante o seu tempo contribuiu para o desenvolvimento deste Mundo.

À sua Loja de Origem, sua Loja actual e evidentemente a toda a sua familia os nossos respeitos.

JoseSR

31 dezembro 2006

Bom ano de 2007!

Que a Paz impere em 2007!

Que cada um se realize em Liberdade!

Que se caminhe para uma vera Igualdade de oportunidades!

Que o espírito de Fraternidade ilumine os homens!

Que todos e cada um vivam 2007 com saúde!

Que o Grande Arquitecto do Universo ilumine os corações da Humanidade!

Rui Bandeira

29 dezembro 2006

Duodécimo Landmark



Os Maçons devem-se mutuamente, ajuda e protecção fraternal, mesmo no fim da sua vida. Praticam a arte de conservar em todas as circunstâncias a calma e o equilíbrio indispensáveis a um perfeito controle de si próprio.

O último Landmark da Maçonaria Regular começa por enfatizar os deveres de fraternidade dos maçons. Fecha-se assim o círculo: relembremos que o primeiro Landmark define a Maçonaria como uma fraternidade iniciática.

Após a referência inicial ao conceito de Fraternidade, os Landmarks como que se dedicam a outros temas e delimitações, não desenvolvendo o conceito. Mesmo no sexto Landmark, a única relação que se pode fazer com o conceito de Fraternidade é de ordem omissiva: os Irmãos Maçons respeitam as opiniões e crenças de cada qual e, portanto, devem omitir todos os actos que possam afectar a harmonia fraterna entre eles.

Ficou reservado para o último Landmark, como que assinalando que o terreno da maçonaria Regular ficava assim integralmente delimitado, regressando-se ao ponto de partida, o desenvolvimento de como devem os maçons agir para preencher o conceito de Fraternidade: devem-se mutuamente ajuda e protecção, não de qualquer tipo, mas fraternal, ou seja, o tipo de ajuda e protecção que cada um de nós deve a seu irmão. Embora não irmãos de sangue, os maçons são Irmãos na Ética, na Busca do Aperfeiçoamento, na Prática da Virtude e no Combate ao Vício! Para tudo isso, para o fácil e para o difícil, para as boas e para as más horas, com os ventos bonançosos e arrostando com a borrasca, cada maçon deve, SEMPRE, e sem hesitação, ajudar e proteger seu Irmão.

Este dever de ajuda e protecção não é, porém, ilimitado: basta atentar no décimo Landmark para se ter presente que a ajuda e a protecção devem ser prestadas sempre com submissão às leis e respeito às autoridades constituídas.

O dever de ajuda e protecção permanece até e mesmo no fim da vida. Cada maçon deve auxiliar seu Irmão a viver com dignidade até ao fim da vida, para que a sua morte ocorra com igual dignidade. Perante a aproximação da morte, o auxílio de um Irmão que lembre que ambos acreditam que a morte não é um fim, mas apenas uma passagem - para o Oriente Eterno, dizem os maçons... - será porventura útil para auxiliar o moribundo a viver seus últimos momentos calma, serena e confiantemente e a morrer de forma tão digna como viveu! E, ocorrida a Passagem ao Oriente Eterno de um maçon, devem seus Irmãos aos seus restos mortais o respeito que em vida lhe consagraram e a homenagem devida a quem procurou com firmeza seguir os sãos princípios da Fraternidade Maçónica!

Finalmente, este último Landmark aponta o essencial meio para que seja possível ao maçon proficuamente trilhar o caminho de seu aperfeiçoamento: deve ele procurar manter sempre o perfeito controle de si próprio e, para tal, mister é que aprenda, que se esforce, que consiga, em todas as circunstâncias, manter sempre a calma e o equilíbrio para enfrentar qualquer situação. O simples enunciado deste dever dá-nos a noção de quão difícil de atingir ele é! Mas também a certeza da indispensabilidade da obtenção desse desiderato e da necessidade de envidar todos os esforços para, em todos os momentos, em todas as ocasiões, manter a calma e o equilíbrio. E os que, progressivamente, o conseguem, que enorme vantagem passam a ter sobre os demais!

Os Landmarks da Maçonaria Regular são, não só o estabelecimento dos limites entre o que é Maçonaria Regular e o que é outra coisa, mas também preciosos ensinamentos e princípios para serem por todos seguidos ao longo de suas vidas. Este duodécimo e último Landmark é bem o espelho disso!

Rui Bandeira

28 dezembro 2006

Undécimo Landmark


Os Maçons contribuem pelo exemplo activo do seu comportamento são, viril e digno, para o irradiar da Ordem no respeito do segredo maçónico.

Este Landmark fixa o objectivo de cada maçon perante a Sociedade: constituir, pelo seu comportamento de Homem que fez e faz um contínuo esforço de aperfeiçoamento, um exemplo para a Sociedade e todas as pessoas.

Menciona-se aqui, consequentemente, o objectivo de, além da construção do Templo Interior (o aperfeiçoamento individual), colaborar na construção do Templo Universal (o aperfeiçoamento global da espécie humana).

O comportamento do maçon deve ser são, isto é, saudável, isento de vícios que prejudiquem a saúde e o seu desempenho. Deve ser viril, digno de um homem que o é e sabe sê-lo. Deve ser digno, porque a dignidade é uma qualidade essencial para qualquer indivíduo.

Ao comportar-se de forma a ser um exemplo para os demais, o maçon contribuirá mais para o irradiar, o crescimento, da Ordem Maçónica do que com mil actos propagandísticos ou um milhão de palavras.

Faz como eu faço: esta a mensagem que o maçon deve implicitamente transmitir. E esta é a melhor forma de contribuir para o aperfeiçoamento geral.

O maçon deve guardar o segredo maçónico (desde logo, a identidade de seus irmãos e as formas de reconhecimento mútuo). Não necessita de o desvendar para exercer uma boa influência sobre os demais. Mais, o desvendar desse segredo em nada contribuiria para beneficamente os influenciar.

Em resumo: o melhor comportamento que um maçon pode ter é... comportar-se como um maçon, aplicando as qualidades que treina, evitando os defeitos que combate.

Rui Bandeira

27 dezembro 2006

Lupa maçónica

Este objecto foi descoberto neste sítio. Trata-se de um sítio de arte popular e de objectos curiosos. Esta lupa está catalogada nesta última categoria.


Trata-de de um objecto em bronze dourado, com a forma de um prumo, decorada nas duas faces. Numa, tem a representação de colunas, uma escada, uma pá de pedreiro, um prumo , três candelabros, esquadro e compasso e a inscrição "Glory be to God 1756" (Louvado seja o Senhor 1756), devendo os algarismos corresponder ao ano do fabrico da lupa.

Na outra face, pode apreciar-se a letra "G" no interior de um esplendor de cinco pontas, um malhete, o Sol, a Lua, a abóbada celeste, um anjo, o maná celestial, uma mão armada de uma espada e um aperto de mãos.

A lupa tem inscrito o nome "Mk Audley" (Mark Audley?), possivelmente o do seu fabricante ou o da pessoa que o encomendou e foi seu proprietário.

É uma peça do século XVIII, com a largura de 5,4 cm.

Este sítio, que divulga a venda em leilão de objectos curiosos, antigos ou simplesmente representativos de diversas profissões e actividades, crenças e costumes e objectos do quotidiano, entre outros, permite visualisar um conjunto de objectos diversificado e, clicando sobre a fotografia de cada um deles, verificar a sua descrição, mais ou menos pormenorizada.

Um sítio interessante para coleccionadores, onde não podia faltar um objecto de matriz maçónica.

Rui Bandeira