06 dezembro 2006

Eleiçoes na Maçonaria

Podemos dizer com quase total propriedade que todas as Grandes Lojas elegem o seu Grão Mestre. Eventualmente elegem também outros Irmãos para outros cargos, mas a unica eleição que é transversal a todas é de facto a do Grão Mestre. Os métodos e os regulamentos são os mais diversos e por isso podemos dizer que não há uma tese unica quanto à forma de eleição de um Grão Mestre.

As que conheço são :

Eleição directa e universal ou quase - porque só os membros com o grau de Mestre podem votar e nalguns casos mesmo de entre estes apenas os que o sejam há pelo menos um certo tempo. Estas restriçoes à Universalidade vêm de questões rituais e iniciaticas em que apenas os Mestres têm direito a falar e consequentemente emitir opinião e votar. Quanto ao facto de nem todos os mestres votarem a questão prende-se essencialmente com o momento de referencia dos cadernos eleitorais.

Eleição por Colegio - Existem varios tipos de colégios possiveis constituidos por Grandes Oficiais, representantes das Lojas ou outras Inerencias Rituais. Estes Colégios podem assumir varias formas e constituiçoes, sendo mais ou menos "democraticos" consoante tenham mais ou menos representantes das Lojas. Da minha experiencia pessoal conheci já Colegios inteiramente nomeados pelo Grao Mestre e colégios constituidos por Inerencias nomeadas e representantes das Lojas. Esta ultima versão pode ainda ter alternativas pois pode ou não haver limitaçoes ao numero de Inerencias.

Eleição por Inerencia - pode parecer um paradoxo, mas na verdade o caso mais paradigmatico deste tipo de eleição é a Grande Loja Unida de Inglaterra - que como sabemos é a Grande Loja mais antiga - em que o Grão Mestre é o REI ( quando este é Maçon - o que não falhou até agora). Ora actualmente o Rei não é Rei é Rainha e como foi já explicado em Post anterior a Ordem é Masculina. Por isso o GM de GLUI é o Duque de Kent ( primo da Rainha) que é eleito e re-eleito para o mandato. Um outro caso de Inerencia é a Suécia em que o GM é sempre o Rei.

A Eleição de um Grao Mestre é sempre um assunto de relevo na vida das Organizações Maçónicas, pois representa a escolha de um lider para um periodo mais ou menos longo ( dependendo dos regulamentos) e com poderes bastante vastos. Os poderes de um Grao Mestre podem ir para além dos regulamentos pois estão-lhe também acometidos poderes rituais especiais.

Pela Natureza simbolica associada à escolha de um lider de uma organização como a Maçonaria o acto em si reveste-se de uma caracteristica quase esoterica. Mas é também um acto interno e interior. É o assegurar a continuidade das tradições e o progresso da ordem, assuntos que em primeiro lugar dizem respeito apenas aos membros da Obediencia.

Como tal devem em minha opinião ser tratados internamente e com a reserva necessária à manutenção da discreção, mesmo que possam haver divergencias internas. Não sendo um assunto comum, e sobretudo não estando a base eleitoral noutro sitio que a propria instituição maçónica ( independentemente do tipo de eleição) tenho alguma dificuldade em entender o uso de Mass Média para derimir questões eleitorais, ou mesmo outras questões internas quaisquer que elas sejam.

Creio que a Instituição, e as pessoas que a compõem, têm que ser respeitadas. A Maçonaria tem internamente formas de resolver todas as questões e tem resposta para todas as questões, mesmo que em ultima analise a unica resposta possivel seja " se a Instituição já não corresponde as suas aspirações pode sempre optar por sair", pelo que e nos anos que levo ( 15 ) sempre me ative às normas que escolhi ( de livre vontade) respeitar.

Estamos em periodo eleitoral. Tanto quanto sei decorre com toda a normalidade, não fosse a vontade de alguns de quererem parecer mais que o que são e com isso terem manchado por 2 vezes este processo, que se adivinhava pacifico, com investidas nos Media.

Mas a Maçonaria e em particular a GLRP / GLLP prevalecerão uma vez eleito o novo Grão Mestre, pois a estabilidade de uma vasta maioria não será seguramente posta em causa por uma minoria que apesar de andar por cá há muito tempo, ainda não conseguiu combater os seus vicios nem aplacar as suas paixões.

Resta-nos ajudá-los a encontrarem o seu caminho, qualquer que ele seja, que se aparte quer se junte.

JoseSR

O Regressado ...

Queridíssimos visitantes, tenho andado muito por outras bandas, em termos de ocupação do tempo e das preocupações, certinho como estou que o nosso Rui Bandeira com uma inesgotável capacidade de partilhar, muito bem, o saber, muito, que tem, mantém diàriamente, ou quase, a chama viva do "A PARTIR PEDRA".
Acontece que estou a aterrar de novo e é bom que tomem isto como uma ameaça !
Para já resolvi que não posso deixar de "blogar" aqui, para Vocês partilharem, dois textos que me chegaram por mãos mais do que Amigas.
Infelizmente não posso, agora, pôr aqui os nomes dos mandantes, mas certamente algum dia eles próprios o farão.
De qualquer forma só mesmo gente muito boa tem preocupações destas.
Então aí ficam para a "posteridade" ( e isto é verdade, não é só publicidade...) :

1 - "Redacção"

A professora do ensino básico Ana Maria pediu aos alunos que fizessem umaredacção sobre o que gostariam que Deus fizesse por eles.
Ao fim da tarde, quando corrigia as redacções, leu uma que a deixou muitoemocionada.
O marido, que nesse momento acabava de entrar, viu-a a chorar e perguntou:
- "O que é que aconteceu ?"
Ela respondeu:
-"Lê isto."
Era a redacção de um aluno.

"Senhor, esta noite peço-te algo especial: transforma-me num televisor.
Quero ocupar o lugar dele. Viver como vive a TV da minha casa.Ter um lugar especial para mim e reunir a minha família à volta....Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e serescutado sem interrupções nem perguntas.
Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona.
E ter a companhia do meu pai quando ele chega a casa, mesmo quando estácansado.
E que a minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez deme ignorar.
E ainda que os meus irmãos se peguem para estar comigo.
Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez emquando, para passar alguns momentos comigo.
E, por fim, faz com que eu possa diverti-los a todos.Senhor, não te peço muito...Só quero viver o que vive qualquer televisor !"
Naquele momento, o marido de Ana Maria disse:
- "Meu Deus, coitado desse miúdo! Que pais"!
E ela olhou-o e respondeu :
- "Essa redacção é do nosso filho".

PS- Talvez valha a pena ler outra vez...
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2 - "O Professor"

Um professor, diante da sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra, pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golf.
Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e imediatamente todos disseram que sim.
O professor então pegou uma caixa de bolas de gude e esvaziou-a dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir dos seus alunos que sim.
Em seguida, pegou uma caixa de areia e esvaziou-a dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio.
O professor pegou um copo de café (líquido) e derramou-o sobre o pote humedecendo a areia. Os estudantes riam da situação, quando o professor disse:
-'Quero que entendam que o pote de vidro representa as nossas vidas.As bolas de golf são os elementos mais importantes, como Deus, a família e os amigos. São com as quais as nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade. As bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo, etc... A areia representa todas as pequenas coisas. Mas se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golf e para as de gude. O mesmo ocorre com as nossas vidas. Se gastamos todo o nosso tempo e energia com as pequenas coisas nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes. Prestem atenção nas coisas que são primordiais para a vossa felicidade. Brinquem com os vossos filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo a vocês mesmos, busquem a Deus e creiam nEle, busquem o conhecimento, estudem, pratiquem o vosso desporto favorito... Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar. O resto é apenas areia.'
Um aluno levantou-se e perguntou o que representava o café. O professor respondeu:
-'que bom que me fizestes essa pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja a nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com um amigo'.

"Ainda tomaremos um café juntos".

Vamos todos fazer bom uso destes textos, valeu... ?

JPSetúbal

05 dezembro 2006

Quinto Landmark


A Maçonaria impõe a todos os seus membros a prática exacta e escrupulosa dos ritos e do simbolismo, meios de acesso ao conhecimento pelas vias espirituais e iniciáticas que lhe são próprias.

A preparação do maçon, a sua evolução, a aquisição dos conhecimentos que lhe servirão de utensílios para o seu esforço de aperfeiçoamento não é realizada através de aulas, lições, conferências ou estudos.
O maçon trabalha praticando, repetindo situações e textos que, por essa repetição prática, vão abrindo horizontes.
Quantas vezes, ao revermos um filme não descortinamos detalhes, significados, que nos tinham escapado da(s) vez(es) anterior(es)? Ou ao relermos um poema, tantas vezes lido e lembrado, se nos ressalta uma réstea de beleza, que anteriormente nunca nos captara a atenção? Ou ainda, ao ouvirmos a nossa música favorita pela enésima vez, damos conta de umas notas tocadas em fundo por um instrumento, que melhor completam a Harmonia da peça musical?
O método maçónico baseia-se assim numa forma oral de transmissão de elementos, repetida, permitindo a cada um que, daquilo em que assiste e participa, vá retirando o que, na ocasião, lhe é útil retirar. A própria evolução do maçon lhe permitirá descortinar novos significados no que antes apenas um caminho lhe abria.
Os maçons trabalham, pois, segundo um ritual, textos de há muito estabelecidos, que exaustiva, escrupulosa e pormenorizadamente repetem. E disso beneficiam, assim aprendem, assim evoluem.
Uma das minhas frases preferidas, quanto à Maçonaria, é a de que a Maçonaria não se ensina, aprende-se. E aprende-se por esta tão particular via.
Os ritos (há mais do que um, sendo cada Loja livre de utilizar o que entender) são textos carregados de significados simbólicos que, pela via da repetição, vão sendo naturalmente entrevistos pelo maçon.
Esta é a via, o modo de trabalhar, aprender e evoluir, que é característica da Maçonaria e que, portanto, não pode ser modificada ou abandonada. Se o fosse, estar-se-ia a realizar uma actividade porventura meritória, mas que não seria já Maçonaria.
Maçonaria é, pois, um método de aperfeiçoamento através da prática de ritos dotados de significados simbólicos, que são descobertos e apreendidos através da repetição cuidada dos rituais.
Rui Bandeira

04 dezembro 2006

Seis meses!!!

Este blogue teve o seu primeiro texto publicado exactamente há seis meses. Vale a pena um breve balanço e algumas curiosidades:

  • Em seis meses publicámos 196 textos, em média mais de um por dia, superando o compromisso de publicar pelo menos um texto por cada dia útil, excluindo férias.
  • Foram publicados textos de sete autores (Rui Bandeira, JPSetúbal, JoséSR, PauloFR, Fernão de Magalhães, Erato e Templuum Petrus, por ordem de "produtividade"), além de um texto do Mui Respeitável Grão Mestre da GLLP / GLRP, dividido em nove excertos, tendo-se conseguido o objectivo de obter variedade de estilos e de temas.
  • Entre Julho e Novembro praticamente duplicámos o número total de visitas mensais.
  • Embora, como é natural, o maior número de visitas seja oriundo de Portugal, cerca de um quarto do total de visitas chega-nos do Brasil; aliás, o motor de busca que mais visitas originou ao blogue foi precisamente o Google do Brasil.
  • Recebemos visitas oriundas de 25 países: Portugal, Brasil, França, Suíça, Canadá, Alemanha, Argentina, México, Bélgica, Itália, Peru, Reino Unido, Angola, Espanha, Noruega, Austrália, Grécia, Índia, Estados Unidos, Japão, Venezuela, Chile, Vietnam, Colômbia e Lituânia (por ordem de número de visitas).
  • O número de visitantes vindos de visitas ao sítio da Loja Mestre Affonso Domingues e do Blog do Maçom praticamente equivalem-se (ligeira vantagem para a primeira).
  • Excluindo os arquivos mensais (naturalmente os mais consultados), os três textos directamente mais visitados são, por ordem: MIA COUTO e o mendigo Sexta-feira, publicado em 25 de Outubro por JPSetúbal, Maçonaria e Maçonarias, um dos excertos do texto do Mui Respeitável Grão Mestre da GLLP / GLRP, publicado em 6 de Novembro, e Vídeo de Promoção da Maçonaria, publicado em 18 de Outubro por Rui Bandeira.
Agradecemos a todos os nossos visitantes. Manifestamos o propósito de continuar a publicação do blogue, com textos de tanta qualidade quanta formos capazes. Cremos estar cumprindo os propósitos enunciados nos dois primeiros textos, que vale a pena relembrar:

CHEGÁMOS ! Com Alegria, Fraternidade, Justiça e Amor cá estamos prontos a dar início a um recanto da blogosfera destinado à discussão das ideias, à apresentação de trabalhos, ao anúncio dos progressos dos Homens que, connosco, quiserem participar na construção de um Mundo, uma Sociedade, mais justa e mais perfeita. Procuraremos que a Alegria permaneça nos corações, que a Paz se espalhe sobre a Terra.Para Bem da Humanidade.Para Felicidade dos Homens. JPSetúbal

E

APRESENTAÇÃO


Este espaço é colectivo. Todos os que nele colaborarem são maçons e integram a Loja Mestre Affonso Domingues.

No entanto, este espaço não é, não quer ser e não vai ser, um "blogue maçónico". É, quer ser e vai ser, simplesmente, um blogue feito por maçons.

Este espaço não é, não quer ser e não vai ser, um meio de proselitismo. É, quer ser e vai ser, simplesmente, um espaço onde os seus colaboradores exprimem livre, mas responsavelmente, as suas opiniões sobre qualquer tema, maçónico ou não.

Este espaço não se destina a ser lido por maçons - nem sequer assim poderia ser, pois quando se publica um blogue a ele acede quem quiser e esta é uma das grandes virtudes deste ambiente de Liberdade que é a blogosfera! Este espaço destina-se a ser lido por quem quiser fazê-lo.

Tudo o que aqui for escrito é, obviamente, susceptível de ser comentado, com a mesma liberdade e exigência de responsabilidade que os colaboradores reivindicam para si próprios.

Esperamos que quem aqui aceder goste do conteúdo e se habitue a voltar!

Rui Bandeira

A todos um bem hajam por nos visitarem. Esta é uma casa às vossas ordens!

Rui Bandeira

30 novembro 2006

Quarto Landmark

A Maçonaria visa ainda, pelo aperfeiçoamento moral dos seus membros, o da humanidade inteira.

Este Landmark postula o objectivo essencial da Maçonaria e dos Maçons Regulares.
Constitui pedra de toque na distinção entre a Maçonaria Regular e a maçonaria irregular ou liberal.
Conforme faz notar Luís Nandin de Carvalho, Past Grão-Mestre da GLLP / GLRP, in A Maçonaria Entraberta,

Para um maçon "regular" a sociedade só será mais perfeita se isso decorrer do processo de aperfeiçoamento individual, de cada um, enquanto para um maçon "irregular", o essencial é ser ele o agente da transformação da sociedade. Isto é, passa o maçon em vez de ser o destinatário das suas reflexões e consciência, para procurar o auto aperfeiçoamento, a considerar-se o agente de transformação e da perfeição da sociedade.
Bem se compreende que esta atitude possa gerar desde logo, a quebra de harmonia entre os maçons. Ultrapassada a intimidade de cada um, em que só cada qual é juiz de si próprio, e de acordo com os parâmetros da sua autodefinição, sendo portanto responsável pela sua própria consciência, os maçons irregulares confrontam-se exteriormente sobre as várias actividades que poderão contribuir para transformação e aperfeiçoamento da sociedade...e estas serão tantas quantas as percepções do que é a perfeição da sociedade.
O maçon deve procurar o seu aperfeiçoamento e, pela sua transformação, dar o exemplo e actuar no mundo profano, contribuindo, por essa via, para o aperfeiçoamento geral da sociedade.
Rui Bandeira

29 novembro 2006

Selo da Grande Loge Nationale Française

Assinalando a VIII Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares, foi acordado entre a Grande Loge Nationale Française (GLNF) e os Correios de França a emissão por estes de um selo dedicado àquela Grande Loja (imagem junta).

O primeiro dia de circulação será o próximo dia 1 de Dezembro, sexta-feira. Nesse dia, ocorrerá a venda de sobrescritos com o selo com o carimbo de primeiro dia, uma popular variante da filatelia, no Museu da GLNF, sito em 12, rue Christine de Pisan, 75017 Paris. Aí será instalado um posto de correios destinado especificamente a esse fim, entre as 10 e as 17 horas. O artista criador do selo, Jean-Paul Cousin, estará igualmente presente entre as 10 e as 13 horas, para autografar o selo.

A edição do selo é acompanhada de documentos de interesse para os filatelistas: Document philatélique officiel e Notice 1er jour. Exemplares destes documentos poderão ser obtidos aqui, a partir do dia do lançamento.

A Grande Loge Nationale Française (GLNF) é a Grande Loja mãe da GLLP / GLRP.

Rui Bandeira

28 novembro 2006

Terceiro Landmark



A Maçonaria é uma ordem, à qual não podem pertencer senão homens livres e de bons costumes, que se comprometem a pôr em prática um ideal de paz.

A primeira noção que o terceiro Landmark nos transmite é a da masculinidade da Maçonaria Regular. Esta regra possibilita a crítica de que a Maçonaria seria misógina, na medida em que exclui a possibilidade de integração de pessoas do sexo feminino. Apontam ainda os críticos que, se se percebe a adopção desta regra no século XVIII e antes, não tem ela já cabimento nos dias de hoje, com a emancipação da mulher inerente à evolução da sociedade (de tipo ocidental, digo eu, já que, infelizmente, por esse mundo fora, em muitos locais não é bem assim...).
Não está, porém, caduca nem anacrónica esta regra. Nem revela a mesma qualquer misoginia. A masculinidade da Maçonaria Regular resulta de uma constatação que se afigura evidente: a diferença na forma de pensar e sentir entre os sexos. É comum ouvir-se e ler-se a frase de que "os homens são de Marte, as mulheres de Vénus", a qual pretende, precisamente, ilustrar essa diferença entre os sexos. Essa realidade é incontornável: os homens e as mulheres são diferentes, reagem diferentemente, e isto independentemente das diferenças causadas pelas influências sociais ou de educação (que também contribuem, e muito, para acentuar as diferenças entre sexos).
Buscando a Maçonaria Regular o aperfeiçoamento individual dos seus membros, todas as normas de conduta, todos os ensinamentos, todas as formas de estímulo a esse aperfeiçoamento têm em conta a mentalidade masculina, as reacções masculinas. Não são, assim, adequados ao género feminino que não seria por eles motivado.
Vi já escrito - com uma inteligente ironia, reconheça-se - que, assim sendo, então estaria demonstrada a misoginia dos maçons, que considerariam que só os homens são susceptíveis de aperfeiçoamento. Também esta crítica não é justa. Poder-se-ia devolver a ironia, retorquindo que isso sucedia porque os maçons reconheciam serem as mulheres já perfeitas... Mas, de ironia em ironia, ganharia o debate da questão em humor o que perdia em seriedade. A razão da injustiça dessa crítica é outra. Ao defender-se que a organização e a forma de funcionamento e de interacção entre os maçons está dirigida a influenciar a mentalidade masculina no sentido do aperfeiçoamento do indivíduo, não se está a extrair a consequência da impossibilidade de aperfeiçoamento das mulheres. Afirma-se apenas que o aperfeiçoamento de pessoas do sexo feminino deve ser induzido, influenciado, por diferentes formas de estímulo. Tão só.
Daí que, reclamando os Maçons Regulares para si a masculinidade da Maçonaria, não deixam estes de respeitar e saudar estruturas semelhantes que as mulheres criaram destinadas a idêntico objectivo e que são designadas por Maçonaria Feminina. Que, naturalmente, é interdita aos homens... Sem que isso autorize considerar tais estruturas como viciadas de feminismo e antagonismo ao género masculino...
Uma corrente de pensamento criou o que chama de Maçonaria mista, o Direito Humano, isto é, uma estrutura integrando homens e mulheres e destinada ao seu aperfeiçoamento. O objectivo é respeitável, ainda que, pessoalmente, me permita duvidar da eficácia da utilização do "mínimo divisor comum" entre ambos os sexos para a obtenção de tal desiderato. Mas tal não é Maçonaria, muito menos Maçonaria Regular. Será algo de semelhante, algo de aparentado, seguramente respeitável, mas tão só.
Mas este terceiro Landmark não estipula apenas a masculinidade da Maçonaria. Expressamente menciona que a Maçonaria integra homens livres. Originalmente, esta expressão excluía os escravos. que não dispunham de liberdade em sua pessoa. Hoje, abolida a escravatura, a menção respeita à liberdade de determinação dos membros da Maçonaria. Que devem, consequentemente, abster-se de todos os actos que afectem essa liberdade de determinação, designadamente o consumo de substâncias que a prejudiquem ou alterem.
Têm ainda os maçons de serem "de bons costumes", isto é, em especial de serem honestos, mas também que terem um comportamento socialmente aceitável, até porque só poderá influenciar a sociedade o maçon aperfeiçoado que pela sociedade seja aceite... Há quem entenda que esta menção aos bons costumes visa a exclusão da Maçonaria dos homossexuais. Não irei tão longe. Digo apenas que, onde for socialmente aceitável a homossexualidade, não existe exclusão; onde for socialmente inaceitável, ela existe.
Finalmente, este Landmark afirma expressamente que a Maçonaria é reservada aos que se comprometem a pôr em prática um ideal de paz. Esta afirmação não exclui o acesso à Maçonaria dos militares. Embora profissionalmente se preparem para fazer a guerra, se necessário, tal não exclui que pretendam assegurar e garantir a Paz e que, muitas vezes, sejam necessários para a assegurar.
Este Landmark implica assim um permanente trabalho dos maçons em prol da Paz e da resolução dos problemas entre homens e sociedades por via pacífica, isto é, no seio da Legalidade Democrática.
Rui Bandeira