21 agosto 2020

Recordando Alexis Botkine (2)


“RAMO DE FLORES E DANÇA”

Conforme prometido aqui Vos deixo um momento que é bem a recordação de um grande interprete, na verdade de dois grandes interpretes, da música do mundo. O título da peça pode muito bem representar a imagem do caracter do Alexis. Ele que foi um amante da vida, que espalhou as flores da sua alegria por todos os que com ele conviveram. Fica-me para todo o meu sempre, a memória do sorriso vivo e malandro com que pegava no violino ou na balalaika e andava entre as mesas dos nossos ágapes brancos, tocando para todos, mas com dedicatória especial junto do elemento feminino. Nunca perdeu a oportunidade de um piropo musical, ele que sobrepôs sobre tudo, o respeito pelas pessoas e pelos seus sentimentos.

20 agosto 2020

Recordando Alexis Botkine (1)


 

No arquivo histórico da RLMAD existem peças de inestimável valor histórico e sentimental com valor absoluto, claro, mas especialmente valorizadas pelos mais antigos da “casa” que por isso mesmo, tiveram maior convivência com a história da Loja. Tem acontecido que Irmãos deixem os seus espólios ao cuidado da Loja por sentimento, ou por passagem ao Oriente Eterno. É este o caso do nosso queridíssimo e saudosíssimo Irmão Alexis Botkine. Ele foi um exemplo para todos nós e é uma saudade permanente para quem com ele conviveu, participando da sua enorme sabedoria, da sua permanente alegria, da sua espantosa disponibilidade para participar e ajudar.

Sobre a sua memória escreveu José Ruah:

Alexis era o mais velho, o mais antigo, o mais conhecedor de todos nós, e era talvez o mais otimista e alegre de todos.

E era assim de facto o Irmão Alexis.

O Alexis quis que parte importante do seu espólio ficasse à guarda da Loja, e desse conjunto extraí 2 peças da sua música que ajudam a recordá-lo. Hoje deixo uma peça com um grupo de dança organizado e dirigido por ele, em Geneve.

Numa próxima mensagem incluirei uma peça com Balalaika e Piano, sendo que ao piano estará a nossa Cunhada Maria Delfina Botkine.