Atalhos

27 junho 2016

Eleição do Muito Respeitável Grão-Mestre para o triénio 2016/2018...


Foi eleito para desempenhar o cargo máximo na estrutura da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP, o candidato e anterior Muito Respeitável Grão-Mestre que se encontrava em funções, o Querido e Muito Respeitável Irmão Júlio Meirinhos, dando acento assim a um processo de continuidade na Obediência; algo que o mesmo vinha desenvolvendo até então e que apartir de agora poderá dar seguimento às suas propostas para este novo mandato e continuar a executar as que já vinha desenvolvendo de forma oportuna.

Neste momento, a Grande Loja terá como meta principal consolidar a sua presença no país e na Maçonaria Regular internacional, seja através do "levantamento de colunas" de novas Lojas bem como do aumento de Templos disponíveis para o trabalho das mesmas, para além do seu labor constante na "relações públicas" com as demais Potências Maçónicas Regulares. Não esquecendo que a breve trecho se irão celebrar os 300 anos de Maçonaria (Especulativa, fundada em 1717) e que Portugal terá um papel primordial na organização destas celebrações.
Mas para já, o mote será prosseguir e concluir alguns do projetos internos que finalmente virão a "luz", ao fim de algum tempo de delineamento.

A Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues nº5, estará, como sempre esteve, à Ordem e às ordens do Muito Respeitável Grão-Mestre, e faz votos para que este novo mandato seja frutuoso e de um vigor tal, que contribua também ele para auxiliar a mudar a percepção e a imagem que a sociedade tem da Maçonaria nacional.
Se pelo menos este último ponto que sugeri se alterasse um pouco, tal seria estupendo, pois e apesar de lés-a-lés virem a público notícias sobre atitudes ou comportamentos "menos maçónicos" (e nem sempre verdadeiros !) de obreiros de alguma Obediência e que geralmente são resolvidos internamente, uma coisa deveria ter a sociedade a noção, é que não se "deve condenar uma árvore por um fruto podre nos seus ramos", esse é um dos erros crassos que existem e que com a ajuda dos maçons se poderia mudar, e muito... 
Por isso, com um Muito Respeitável Grão-Mestre que entre outras coisas, elucide tanto internamente como profanamente o que é e do que (se) trata a Maçonaria, as "coisas" iriam decorrer de uma forma tão mais fácil, quase justa e perfeita...

Terminando, aos dois candidatos e suas equipas, envio o meu triplo abraço fraterno, e ao "eleito" digo que estou à Ordem. 

E agora vamos a trabalhar...

2 comentários:

  1. Merecida missão, Senhor Doutor!
    Votos de boa continuidade nos respeitáveis trabalho!
    Marcolino Félix Pereira

    ResponderEliminar
  2. Aos irmãos de Portugal, por ocasião de término do pleito eleitoral mencionado, reproduzo, para reflexão, as sábias palavras do nosso Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo / Brasil:

    Sejamos maçons sempre !

    Meus Queridos Irmãos,

    Desmistificar a Maçonaria fazendo a sociedade comum conhecê-la como uma entidade comprometida com a ética, a cidadania e a construção social do País.

    Desmistificar a Maçonaria desvinculando-a das opiniões que a confundem com religiões e seitas secretas de caráter duvidoso e ignóbil.

    Despertar no Maçom o seu comprometimento para com a nossa Instituição, fazendo-o compreender que não somos uma associação de auxílio mútuo, um clube de serviço ou um simples grupo de amigos.

    Fazer compreender que somos membros de uma Instituição que tem sua historicidade de 193 anos na Construção Social e política do nosso País.

    Compreender que somos membros de uma Instituição  cujos associados 100% são homens alfabetizados; muitos com nível superior e quem não o possui certamente concluiu o diploma da adversidade da vida; uma renda per capita.significativa e uma maravilhosa capilaridade que reúne diversos Irmãos em vários seguimentos profissionais, políticos e culturais de nossa Nação.

    Precisamos fazer com que nossos Irmãos entendam que Maçonaria não se faz em duas horas semanais na Loja e sim nas 166 horas lá na sociedade em que foram pinçados, fazendo a diferença, realizando seu papel de verdadeiro líder social, cujos caráter, ética e retidão são o produto que a Maçonaria põe à disposição para essa tão propalada Construção Social.

    É importante conscientizar a todos que o maior patrimônio da Maçonaria é nossa fraternidade e cumpre-nos a manutenção dessa, sob pena de sucumbir seus propósitos e natureza.

    É preciso conscientizar que nossos inimigos estão “lá fora” e não dentro de nossos Templos, no qual deve reinar a fraternidade e a amizade pura e desinteressada.

    Para aqueles que embora iniciados não entenderam o significado de nossa missão e os princípios Sacrossantos de nossa Instituição, que adormeçam em nossas Colunas.

    “As calamidades do presente não vencidas, são o ônus terrível do amanhã” e “é pelo ideal é só pelo ideal que nos dedicamos”, assim, mais do que simples leitura de um ritual, façamos dessas máximas o norte de desenvolvimento e progresso de nossa Instituição, que continuará ser imorredoura enquanto todos nós estamos apenas de passagem, portanto, façamos o nosso melhor a favor dessa Sublime Instituição que tanto amamos.

    Sejamos maçons !

    Sempre

    Honremos nossos antepassados !

    Vamos cumprir nossa missão de espargir paz, amor e fraternidade neste mundo onde impera a ganância, a inveja e a intolerância.

    Sejamos Maçons !

    BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO

    GRÃO-MESTRE ESTADUAL

    GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO – GOSP

    ResponderEliminar